100 dias usando o Pixel 3a: uma escolha fácil

AndroidPIT google pixel 3a case glare
© nextpit

O Google decidiu voltar às raízes da época Nexus quando resolveu lançar um Pixel com valor mais acessível. A faixa de preço do dispositivo é a mais disputada em muitos mercados, de R$ 1.600, onde concorrentes como Xiaomi e Oppo aparecem com ótimos aparelhos. Minha experiência com o Pixel 3a foi bastante positiva nos últimos meses. Conto detalhes a seguir.

O Pixel 3a foi uma agradável surpresa que o Google anunciou em maio de 2019. Assim, a empresa estava se colocando ao lado de concorrentes como Apple, Samsung e Huawei, com a vantagem de estar entregando um modelo reconhecido por sua câmera eficiente. 

Um dos últimos compactos do mercado

Eu usei o Pixel 3a durante os últimos quatro meses, mas não exclusivamente. Isso porque eu sempre preciso testar outros smartphones para o site, alguns mais simples e outros mais sofisticados. Acontece que eu sempre voltava para o Pixel 3a automaticamente.

AndroidPIT google pixel 3a case glare close
Pixel 3a e seu tamanho compacto / © NextPit

O tamanho compacto do modelo era o ponto que mais me agradava e me fazia retornar. Sua tela de 5,6 polegadas OLED ficava perfeito nas minhas mãos, sendo uma das menores telas do mercado em 2019. O corpo do aparelho é bem otimizado a tela, com bordas reduzidas e espessura fina. A presença de plástico em partes do revestimento colabora para o resultado final mais confortável.

Pouco dinheiro e muita câmera

O grande destaque do Pixel 3a fica por conta da inclusão do mesmo software de câmera presente nas versões topo de linha Pixel 3 e Pixel 3 XL. Além disso, o dispositivo vem com a mesma lente desse modelos, ou seja, o melhor conjunto fotográfico que o Google pode fabricar.

O chip de processamento de imagem dedicado, o Pixel Visual Core, não está presente neste modelo, mas sua ausência não é perceptível. O Google fez um ótimo trabalho aqui e entrega um app de câmera simples e rápido. Usar o Pixel 3a para fazer fotos rapidamente foi uma experiência excelente.

IMG 20191001 223744
Modo noturno do Pixel 3a / © NextPit

Processamento intermediário

Quem escolhe o Pixel 3a abre mão do processador topo de linha dos outros modelos da série para ter o Snapdragon 670. Felizmente, o software puro do Google faz um ótimo trabalho ao ser totalmente integrado ao hardware. É claro que você não irá encontrar a mesma velocidade ou a fluidez de um Pixel 3 XL ou de um OnePlus 7 Pro.

Sou um usuário avançado, ou melhor, multitarefa, estou sempre lendo e respondendo e-mails, acessando mensagens, usando serviços de localização e executando outras tarefas ao mesmo tempo. Não sou do tipo de usa o celular para jogos, confesso, e raramente me deparei com algum problema de performance do Pixel 3a.

O Pixel 3A é aquele tipo de smartphone intermediário que, ao contar com um sistema eficiente, acaba sendo tão eficiente quanto um modelo topo de linha. É a tal mágica do software otimizado. Posso atestar que o modelo é capaz de servir muitos usuários sem quaisquer problemas.

Dragontail Glass não substitui o Gorilla Glass 5

Por mais que eu goste do Pixel 3a, existem alguns aspectos no modelo onde seus pontos negativos começam a pesar. É o resultado da economia que o Google fez para entregar um aparelho de 400 dólares aos usuários. A primeira delas foi a troca do Gorilla Glass 5 pelo Dragontail Glass.

AndroidPIT google pixel 3a front speaker
Ausência do Gorilla Glass 5 / © NextPit

Definitivamente, o Dragontail Glass não substitui o Gorilla Glass 5 em termos de resistência. O Pixel 3a que estou usando esta parecendo um modelo com 2 anos de idade devido aos riscos perceptíveis na parte superior e inferior da tela. No display os riscos são menos perceptíveis, mas eles aparecem através das bordas escuras ao redor.

O Pixel 3a não é o tipo de aparelho que pode ser usado sem capa ou película, principalmente se você passa muito tempo com o aparelho no bolso.

Desbloqueio à moda antiga

O segundo ponto negativo que tive durante o período que usei o Pixel 3a foi ter que precisar usar o sensor biométrico físico na traseira. Outra escolha do Google para não modificar seu preço. Nada de reconhecimento facial ou biometria sob a tela aqui.

Essas tecnologias devem ser um dos destaques do Pixel 4, que deve contar com um novo sistema de reconhecimento facial. Aqui na Europa, aparelhos de 400 dólares já trazem sistemas de desbloqueio mais aprimorados, como o Xiaomi Mi A3, de 200 dólares. Quando você se acostuma com um tipo de tecnologia, não tem jeito...você sempre vai querer o melhor.

AndroidPIT google pixel 3a headphone jack
Pixel 3a tem sensor biométrico físico na traseira / © NextPit

Pixel 3a, sim

A combinação de um formato compacto com o software puro e uma câmera de alta qualidade faz com que o Pixel 3a seja uma ótima escolha. O modelo é um exemplar do AndroidPIT, então não comprei ele com meu dinheiro, mas confesso que eu investiria neste aparelho sem sombra de dúvida. 

Ter a melhor e mais nova versão do Android sempre a mão é um ponto sempre muito positivo

Ter a melhor e mais nova versão do Android sempre a mão é um ponto sempre muito positivo, sobretudo quando você sabe que é a própria Google atualizou e otimizou o software para o seu aparelho. Um investimento com mais prós do que contras.

Você teria um Pixel 3a? O que achou dele?

Artigo seguinte
13 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luciano 8
    Luciano 27/12/2019 Link para o comentário

    Eu tive um Nexus 4 e já achava um baita aparelho, apesar da pouca memória e bateria fraca gostava muito, imagino estes Pixel a partir do 2 devem ser uns monstrinhos, apesar de usar a Miui da Xiaomi a 3 anos se tivesse condição teria sim qq Pixel não tenho nenhum problema de sair de uma Rom modificada e ir para a stock novamente.


  • Henrique Guimarães 27
    Henrique Guimarães 15/10/2019 Link para o comentário

    E a bateria? Minha raiva na Apple é justamente a bateria..!
    Alem da duração, o carregamento é aceitável quanto ao tempo usado?


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 14/10/2019 Link para o comentário

    "O segundo ponto negativo que tive durante o período que usei o Pixel 3a foi ter que precisar usar o sensor biométrico físico na traseira. "

    Só eu acho esse método o mais prático? Acho que o sensor sob a tela deixa a tela muito suja e os sensores faciais falhos.


    • 3
      sardin3s 08/11/2019 Link para o comentário

      +1


  • Valdeci 1
    Valdeci 13/10/2019 Link para o comentário

    Hoje em outubro de 2019 o pixel 3 está 500 dólares, vale mais a pena pelo gorila glass, snapdragon 845, NFC, carregamento sem fio. Eu tenho um pixel 2 o melhor é a câmera, principalmente as sélfies, ele é melhor que o s10 que é muito mais caro. Agora concordo que o software poderia der mais customizado, meu sobrinho possui um Pocophone F1, ele conseguiu espelhar através da função display sem fios com a Smartv tv Samsung série 7, coisa que meu pixel 2 não consegue, um aparelho mais em conta ter mais recursos? Não acho justo!


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 12/10/2019 Link para o comentário

    Nunca pensei que iria dizer isso, mas depois que me acostumei com Androids customizados que trazem vários recursos interessantes sem precisar instalar apps de terceiros, nunca mais quis saber do Android puro do Google.

    sardin3sJotaB92Soterio Salles


    • Soterio Salles 57
      Soterio Salles 12/10/2019 Link para o comentário

      É dois.

      Léo Walk


    • 11
      JotaB92 12/10/2019 Link para o comentário

      Eu também. Anos eu só utilizando aparelhos da Motorola com o Android bem pouco customizado, resolvi migrar para Samy agora em 2019, me surpreendi com a one ui e os recursos disponíveis, me acostumei muito rápido. Depois da experiência satisfatória que tive acho difícil eu voltar pro Android mais puro de novo.

      Léo Walk


  • Victor L 6
    Victor L 12/10/2019 Link para o comentário

    Dragontrail é pessimo. Tenho o 3a XL, levou uma queda grande com as costas e tive que trocar o display. Outro dia teve uma queda pequena, de quina, e lá se foi o display de novo.

    Meu OnePlus 5 durou quase 3 anos, com várias pequenas quedas e em perfeito estado. Agora está com minha esposa, caindo duas vezes por semana no asfalto (exagero, mas não muito) e em perfeito funcionamento.


  • 73
    Jairo rios 12/10/2019 Link para o comentário

    Sim , teria um Pixel , principalmente pela boa câmera nativa , isto se ......se a Google o vendesse por aqui.


    • Valdeci 1
      Valdeci 13/10/2019 Link para o comentário

      Uma auternativa é comprar pelo Grabr!


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 11/10/2019 Link para o comentário

    Eu já amava o software limpo e direto do até então meu Nexus 6P, e o troquei pelo Pixel 2XL, foram grandes ganhos em relação a câmera. É muito difícil qualquer usuários já incluído na família Google se aventura em outras fabricantes...é uma outra cultura, um outro estilo.


  • 11
    Souza 11/10/2019 Link para o comentário

    A google deveria trazer aqui para o Brasil os Pixels, mas ela não tem em vista essa vontade, até pq a concorrência aqui e os preços que ela iria trazer podem ser um empecilho.

    Luciano

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.