5 lançamentos da tecnologia que jamais vamos esquecer

5 lançamentos da tecnologia que jamais vamos esquecer

Existem alguns lançamentos que revolucionaram a tecnologia quando aconteceram - e, justamente por isso, se tornaram memoráveis. Quem nunca se lembrou, nostálgico, do passado, quando algumas tecnologias ainda não existiam? A maioria dos adultos provavelmente já contou para uma criança sobre "sua época", onde a tecnologia de hoje ainda era uma mera possibilidade. 

Pensando nisso, nós do NextPIT reunimos uma lista de lançamentos marcantes da tecnologia, que mudaram de uma vez por todas o nosso modo de ser e estar no mundo. Confira a seguir.

5 lançamentos da tecnologia que jamais vamos esquecer*

*Alerta de nostalgia!

Celular

O primeiro celular lançado no Brasil foi o Motorola PT-550, em 1990. Na época, os aparelhos já contavam com tecnologia CDMA e TDMA, além de GSM (os chips que conhecemos hoje). 

Antes do celular, era impossível encontrar alguém se a pessoa não estivesse em casa, perto de seu telefone fixo. Hoje em dia, a realidade é bem diferente: existem pessoas que nem sequer possuem telefone fixo em casa.

As pesquisas antes do celular também eram bem diferentes: era comum que as pessoas recorressem a bibliotecas para fazer pesquisas acadêmicas e aos guias de rua para se localizarem - algo impensável para a geração atual. Só quem pegou um guia na mão sabe o quanto ele pesava. 

Os jogos, por sua vez, eram de tabuleiro (ou em consoles do tipo Atari e Nintendo). Ter um jogo à mão em um dispositivo pequeno como os celulares de hoje em dia parecia algo futurista demais.

Esses são alguns dos motivos que comprovam que a invenção do celular revolucionou a tecnologia - e a nossa vida em sociedade. Por isso, é impossível esquecer este acontecimento tão marcante.

celular22
Um dos primeiros celulares do mundo, maior do que um telefone sem fio atual / © HUM3D

Wi-Fi

A conexão sem dezenas de cabos de rede era definitivamente algo impensável antes da invenção do Wi-Fi, que completou 20 anos no ano passado.

Só quem teve que enfrentar a época da internet discada lembra o incômodo que era quando estava navegando na web e alguém precisava usar o telefone. Era o fim da diversão! 

Depois disso, é claro, os modens foram se tornando mais modernos e a conexão com a internet foi separada da linha telefônica. Mesmo assim, porém, era necessário conectar o cabo de rede ao computador e ao laptop, o que acabava nos deixando presos em um local específico enquanto usávamos a web.

Não demorou muito para que a possibilidade de uma internet sem fio fosse contemplada, já que a proposta dos laptops era justamente facilitar a locomoção. Por isso, o lançamento do Wi-Fi é mais um que nós provavelmente não esqueceremos tão cedo, dada sua importância e a liberdade que nos trouxe.

wifi
Símbolo do WiFi / © Pixabay

Bluetooth

Hoje em dia poucas pessoas se lembram que ele existe - a não ser quando querem conectar uma caixa de som no estilo JBL ao seu smartphone -, mas o Bluetooth já foi muito mais importante do que isso.

Criado em 1994, ele foi a primeira tecnologia a propiciar a troca de dados entre dois dispositivos sem o uso de fios. Antes do Wi-Fi, das redes sociais e todas as outras funcionalidades que permitem o compartilhamento de arquivos, ele era usado para enviar fotos, músicas e vídeos.

wifi2
Bluetooth, que permite conectar vários dispositivos sem usar fios / © Pixabay

Internet móvel

A ideia de uma internet que poderia ser usada em qualquer lugar, mesmo na rua ou em uma viagem, era sem dúvida algo incrível antes da criação da internet móvel (com as tecnologias 1G, 2G, 3G, 4G e, agora, 5G). 

O 1G foi criado em 1980, antes mesmo do primeiro celular chegar no Brasil. Sua frequência era de 800 MHz e 900 MHz, com tecnologia analógica. 

Nem é preciso dizer que a conexão, na época de seu lançamento, não era "lá essas coisas", mas sem dúvida a presença de internet no próprio dispositivo, usando a tecnologia da operadora, foi algo que mudou para sempre o nosso acesso à informação - a qualquer hora ou lugar.

wifi3
Internet móvel 5G, lançada recentemente / © Pixabay

Impressora (e copiadora)

Reproduzir documentos e imagens usando um único aparelho - e com boa qualidade - mudou para sempre a vida de muita gente, facilitando processos como a obtenção de documentos em um prazo muito menor e a comercialização em massa de livros.

A primeira impressora, ao que tudo indica, foi inventada em 1938. Desde então, os modelos posteriores foram sendo aperfeiçoados, até chegar no que temos hoje.

wifi4
Primeira impressora de que se tem notícia, inventada por Chester Carlson / © Timetoast

Esses são alguns dos lançamentos na tecnologia que jamais vamos esquecer. Quais outros você conhece? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários! 

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.