5 sinais que o seu celular foi hackeado e como se proteger

5 sinais que o seu celular foi hackeado e como se proteger

Se você está na dúvida se o seu celular pode ter sido hackeado está é a lista certa para você. Existem algumas formas de identificar esses ataques e nós vamos falar sobre 5 delas.

Lentidão sem motivo aparente

A forma mais fácil de identificar que algo está estranho é com lentidões e travamentos. Se o celular demorar para responder ou estiver abrindo apps do nada, vale dar uma olhada em sua pasta de downloads ou cache para ver se algum arquivo mais pesado apareceu, o que pode identificar um malware.

Aplicativos que você não lembra de ter baixado

Caso você perceba algum app novo, ou que você não se lembra de ter feito o download, pode ser outro sinal de um ataque. Muitos aplicativos espiões vem disfarçados com nomes como "Internet" e "Galeria", por exemplo. Vale ficar de olho sempre nos aplicativos no seu aparelho para não ter nenhuma surpresa.

Muitos pop-ups

Nesse caso, um adware pode ter invadido seu celular. Feito com o próprio intuito de aumentar a quantidade de propagandas divulgadas para você, ele é mais inofensivo do que outros tipos de vírus.

Seu GPS alterou as coordenadas

O GPS estar errando a localizando seu smartphone também um indício de ataque hacker. Seus dados podem estar sendo controlados remotamente e ele pode estar sendo utilizado através de um VPN para simular uma nova localização.

Você não consegue logar em algum aplicativo ou site

Hackers podem ter alterarado sua senha e você pode estar sendo vítima de um ataque de keylogger. Um malware é instalado para passar para uma fonte externa tudo que você digita no seu aparelho. Inclusive sua senha.

hacker privacy password crack access security infringe spy 02
Proteja os seus dados / © Minerva Studio / Shutterstock

Como evitar ataques?

  • Baixe apenas aplicativos conhecidos na sua app store. Os APKs são muito perigosos, pois eles passam por uma etapa a menos de verificação de segurança.
  • Cuidado com as redes públicas. Elas são disponíveis para todos e muitas vezes não passam pelo controle de ninguém, assim são mais suscetíveis a ataques.
  • Tenha um bom antivírus. A recomendação é sempre para o Karspersky, ele tem um preço justo para te manter protegido.
  • Fique longe dos aplicativos milagrosos. Nada vai deixar seu celular mais rápido em apenas alguns segundos. Esses apps podem desligar recursos de segurança imporantes.
  • Não clique em links eviados por SMS. Essa é a forma mais comum dos hackers conseguirem invadir um aparelho.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.