5G no iPhone 12: o que muda de verdade?

5G no iPhone 12: o que muda de verdade?

O iPhone 12 foi lançado em outubro deste ano e, embora não tenha apresentado muitas novidades para além do que já era esperado, ele foi um dos primeiros modelos a oferecer a tão sonhada conexão 5G. 

No entanto, algumas perguntas são feitas - ainda que inevitavelmente: o que muda com o 5G? A conexão é realmente útil no momento atual? Se você tem alguma dúvida a respeito da nova geração de rede móvel, confira algumas respostas a seguir.

5G no iPhone: o que muda? 

O 5G em geral representa uma mudança significativa na internet móvel não só do Brasil, mas do mundo inteiro. Isso porque, enquanto o 4G alcança cerca de 45 Mbps em velocidade, o 5G - a princípio - ultrapassa com facilidade os 1 Gbps. Isso é só o começo, já que a conexão pode chegar a uma velocidade que varia entre 10 e 50 Gbps no futuro.

Assim, em termos de qualidade e velocidade, o 5G pode se tornar, em breve, superior a maioria das redes Wi-Fi que temos no trabalho ou em casa.

Essa mudança significativa na velocidade pode contribuir muito para o ramo da Internet das Coisas e para novas tecnologias de Casa Conectada e na indústria. É um avanço e tanto.

O 5G já está disponível no Brasil? 

Embora a Apple e outras fabricantes já estejam comercializando smartphones com capacidade para tecnologia 5G, a conexão é (ainda) de difícil acesso em vários países - mesmo naqueles onde já foi adquirida.

O leilão para a aquisição do 5G no Brasil está previsto para o início do ano que vem. Assim, não podemos afirmar que já temos acesso à rede 5G, mas sim a uma versão "menos potente" da rede: o 5G DSS. 

moto g 5g
Smartphones com 5G já são comercializados no Brasil e no mundo / © Motorola

O 5G DSS nada mais é do que uma tecnologia que permite aos aparelhos 5G usarem a mesma frequência do 4G LTE. De fato, os smartphones com 5G já são mais rápidos do que os demais, mas ainda não podemos afirmar que a rede disponível se trata do 5G de fato. 

Isso nos leva a mais uma pergunta:

Vale a pena comprar um smartphone 5G? 

A resposta para essa questão é pessoal, uma vez que envolve planos para os próximos anos: se você planeja manter o mesmo smartphone por mais 4 anos, então vale sim a pena garantir o seu 5G. Isso porque, depois do leilão da nova rede, o Brasil deve ter alcançado total alcance dentro desse período. 

Por enquanto, pagar muito mais caro por um celular 5G vai somente garantir que você tenha acesso a uma internet mais rápida - o que, para alguns, já é o suficiente. 

Vale lembrar que, além da Apple, outras fabricantes como a Samsung e a Motorola já iniciaram a venda de aparelhos com 5G no Brasil.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.