Alguém ainda se importa com os acessórios modulares?

AndroidPIT lg g5 friends 0428
© nextpit

O projeto ARA vem gerando muito furor desde 2013. A possibilidade de substituir módulos individuais em um smartphone seria certamente uma revolução no design intocável dos dispositivos de hoje. Mas agora, em 2016, já estamos vendo aparelhos modulares surgirem. A pergunta é: são realmente modulares?

Os falsos módulos

Os modelos modulares do momento são o LG G5, com seus "Amigos" - que incluem uma câmera 360, um módulo de áudio com auto falante B&O, um módulo de câmera e um módulo de aumento de bateria, e o Moto Z, que foi anunciado esta semana, e veio com os Moto Snaps ou Moto Mods, o mesmo conceito dos "amigos" da LG. 

MOTOSNAPS
Os Moto Snaps não são mais do que acessórios glorificados / © Lenovo

Enquanto estes dispositivos parecem ser modulares, à primeira vista, eles são pouco mais do que acessórios exclusivos. Embora haja um benefício direto em possuir estes módulos do LG G5, eles não se adaptam ao mesmo conceito ou design de um smartphone realmente modular como o Project Ara.

Os módulos são pouco mais do que acessórios exclusivos

Estes módulos só trazem um aumento para recursos que você já encontra no dispositivo.

Perspectivas do Projeto Ara

O Projeto Ara parecia muito promissor quando veio à luz. A ideia de se ter uma base de telefone que pode ser adaptada com módulos individuais a qualquer necessidade agradou a quase 21 milhões de pessoas que assistiram o vídeo viral.

O Projeto Ara começou como um projeto de desenvolvimento da Motorola, que logo foi herdado pelo Google. Se trata de um codinome para um smartphone modular que é esperado para 2017. Contudo, as últimas notícias informam que o dispositivo não será tão modular como esparávamos, sendo que ainda não está claro como o aparelho funcionará.

project ara 04
O Projeto Ara é o celular perfeito para qualquer pessoa / © Google

O que faz esse conceito ser tão promissor é que as especificações do disposito estariam nas mão do usuário, que poderia então dar ênfase ao recurso que mais lhe beneficiaria. Há também um benefício ambiental, com componentes individuais que podem ser atualizados à medida que envelhecem, ao invés de comprar um celular totalmente novo, simplesmente porque no antecessor alguma parte está quebrada ou datada, por exemplo. É como um computador.

Computadores são modulares desde que eu me entendo por gente

Computadores modulares não são um conceito. Se você já usou um computador, um sistema modular não é algo novo para você. Você poder ser um gamer hardcore que constrói plataformas de jogos, ou alguém que simplesmente adiciona um novo módulo de disco rígido ou memória RAM para aumentar o armazenamento e desempenho do seu PC. Não é preciso muito conhecimento para ter uma idéia de como o Projeto Ara pode funcionar.

Smartphones como o LG G5 e o Moto Z não são realmente modulares.

Com um mercado gigante de peças originais e de segunda mão, as possibilidade de modificação de um PC são vastas. Isso agrega riqueza à experiência do usuário no desktop, da mesma forma que um design modular que é tão prometido para os smartphones o faria. Mas com dispositivos como o LG G5 e o Moto Z proporcionando experiências quase-modulares - um sombra do que poderia ser o Projeto Ara - fica a pergunta: alguém realmente se importa com os acessórios modulares? Até agora, a reação foi bem menos entusiamada do que com o Projeto Ara. 

Qual a sua opinião sobre os módulos?

E você, acha mesmo que o LG G5 e o Moto Z são mesmo modulares? Deixe-nos saber nos comentários.

Ir para o comentário (91)
Omar Hamwi

Omar Hamwi
Diretor de conteúdo

Omar é um usuário dedicado do Android desde 2011. Ele começou sua carreira como jornalista dos media impressos antes de passar para as publicações digitais. Ele adora tecnologia e, desde sua mudança de Sydney para Berlim, compartilha seus interesses com a equipe do AndroidPIT. Sua missão agora é ajudar os leitores do site a encontrar os melhores aparelhos e serviços para as suas necessidades.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
91 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Pamella Scramin F. 32
    Pamella Scramin F. 14/06/2016 Link para o comentário

    Ainda estamos engatinhando no sentido modular da coisa. Mas acho super legal ver a evolução.
    Quanto a comprar, prefiro investir em algum VR

    Raphael Barbosa


  • 13
    Jonathas Queiroz 14/06/2016 Link para o comentário

    A questão é que ainda não fizeram um aparelho realmente modular, o Projeto Ara só dá pra ter algumas características retiradas do aparelho como câmera ou som, mas, o que poderia realmente importar como processador e memória ainda não será possível. Acho os módulos da Lenovo mais interessantes, não por mudarem o que está dentro do aparelho e sim como acrescentar novas experiências, como um projetor ou áudio melhorado, a mudança de aspectos no próprio smart ainda não é algo que anime tanto por já termos aparelhos que possam ser usados por anos.

    Tiago Hastenteufel


  • Paulo Vinícius 21
    Paulo Vinícius 14/06/2016 Link para o comentário

    Se não encarecessem tanto o produto final e os próprios módulos seria uma boa...


  • 35
    Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

    Módulos servem sim, pra encarecer o produto.


  • Reginaldo T. 15
    Reginaldo T. 13/06/2016 Link para o comentário

    Eu não acho graça nos acessórios, pois são gastos a mais. Pra mim, a graça do smartphone é o mesmo vir completo. Ser quase um pc portátil. Hoje ele faz as vezes de computador, agenda, videogame portátil, player de música, entre outras funções. Algumas com maior sucesso, outras nem tanto. Mas como está havendo uma falta de inovação grande no setor, esses módulos são uma ferramenta de marketing que serve só pra arrancar dinheiro daqueles ávidos por novidades.
    Na prática, poucos gastarão dinheiro em um acessório de um aparelho que já é muito caro.


  • Raimundo Natalier 7
    Raimundo Natalier 13/06/2016 Link para o comentário

    Aparelhos modulares são o futuro, isso é inegável, e o que está acontecendo é apenas o começo, mesmo eu achando que a Motorola e a LG não souberam fazer da maneira correta, ou pelo menos com o preço justo. Assim não vai haver popularização do uso e consequentemente é possível que essa evolução, tão bela, não decole.

    M S


  • 26
    KARALBPIN 13/06/2016 Link para o comentário

    Esses módulos sevem apenas para tomar um pouco mais da grana dos otários que compram tudo que essas empresas oferecem.


  • Caio Gracco Abrantes 10
    Caio Gracco Abrantes 13/06/2016 Link para o comentário

    Acho engraçado esse ''módulo de bateria'' essas capinhas com bateria já existem há tempos aí agora querem vender mais caro com esse nome novo de ''módulo'', é?

    Lewis


  • 24
    Tiago Hastenteufel 13/06/2016 Link para o comentário

    Concordo com o editor da matéria, os "friends" do G5 são apenas acessórios e os "Moto Mods" são "apenas" módulos que ampliam as funções do Moto Z. Porém gostei muito dos "mods" e compraria todos com certeza, visto que os considero úteis sim, têm outra proposta/utilidade que os módulos do ARA, porém os achei muito práticos e que só valorizam o dispositivo da Motorola by Lenovo.


  • Rodrigo Reinaux 27
    Rodrigo Reinaux 13/06/2016 Link para o comentário

    Até agora não me interessa nenhum (talvez o que transforma o Moto Z num "PC", mas a praticidade dele é algo muuuito relativo). O dia que fizerem o módulo de câmera decente, que acrescente um zoom óptico e controles bons, aí a gente conversa.


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 13/06/2016 Link para o comentário

    cartão de memória é modular? senão não me interessa


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 13/06/2016 Link para o comentário

    Excelente matéria.
    É interessante ver tal atenção ao conceito modular (talvez isso dê uma apressada na Google com o Ara), mas isso não são módulos. Parecem mais acessórios, como a própria matéria diz.

    Para um smartphone ser "modular", que seja totalmente "modular" (vide Ara), não para acrescentar uma coisinha aqui, outra ali.

    A ideia de ambas (LG e Lenovo/Motorola) é boa, mas não vejo utilidade alguma em nenhuma delas.

    CAVLewis


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 13/06/2016 Link para o comentário

    o problema que os módulos são caros ...

    Rodrigo Reinaux


    • David CD 80
      David CD 13/06/2016 Link para o comentário

      Lá fora não é.

      Victor LimaRodrigo Reinaux


      • Rodrigo Reinaux 27
        Rodrigo Reinaux 13/06/2016 Link para o comentário

        Cara, depois do seu comentário fui ver o preço lá fora. Dá tristeza, raiva e frustração ao mesmo tempo! Os preços aqui são uma vergonha!! Cada módulo o preço de outro smart, enquanto lá fora vc pode comprar todos e fazer um kit. =,(

        Victor LimaDavid CD


      • David CD 80
        David CD 13/06/2016 Link para o comentário

        Por isso que acho que fará sucesso. Lá fora é outro esquema.

        Victor Lima


  • daniel black 19
    daniel black 13/06/2016 Link para o comentário

    Isso ai é só mais um monte de trambolho pra carregar

    Rosane O.joeliton Santos Junior


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 13/06/2016 Link para o comentário

    Um aparelho modular de verdade é algo bem interessante, mas ainda não vimos isso no mercado. Como o artigo "Novo Moto Snap permite o uso do Moto Z como um computador" disse, nós temos aparelhos com acessórios exclusivos, e isso me preocupa.
    Tendo em vista que cada "modulo" tem seu preço bem salgadinho, a fabricantes podem usar disso para lucrar. Imaginem que a Motorola lance o Moto Z com uma câmera que deixa bastante a desejar só para vender seu módulo de câmera, viram a safadeza? Imaginem a LG lançar o G5 com áudio horrível só para vender seu módulo de som, olha o lucro novamente.
    Assim elas (fabricantes) podem até diminuir o valor do aparelho em si para ter um chamariz e lucrar em cima dos "módulos".

    Bernardo Júnior


  • André C. 21
    André C. 13/06/2016 Link para o comentário

    Vantagens não faltam aos smartphones modulares. Incluiria outra.
    Como nos PCs, a modularidade ajudaria exponencialmente ao fim da fragmentação do Android, haja vista a necessária padronização das chamadas "portas" de cada módulo.
    Esse é o ponto fulcral do "problema".
    As "montadoras" desses aparelhos (não dá pra chamar de fabricante quem compra hardware de fornecedores distintos para "fabricar" seu produto) perderiam sua reserva de mercado, ou seja, quem fabrica telas ou autifalantes ou baterias ou câmeras estaria livre das "fabricantes de smartphones" e poderia realizar suas vendas diretamente ao consumidor final.


  • Ademar Junior 8
    Ademar Junior 13/06/2016 Link para o comentário

    Quem que pensou nas perguntas da enquete? srsrsrs Eu gostei dos módulos, mas nem por isso eu compraria todos.... e opção Acho legal mas não vejo necessidade também não encaixa porque eu vejo uma necessidade, adoraria o modulo de som e de mais bateria, e vejo necessidade sim...


  • 20
    jgasxcv 13/06/2016 Link para o comentário

    Esses aparelhos da Moto são feios!

    Conta desativada


  • Matheus Criscuolo 14
    Matheus Criscuolo 13/06/2016 Link para o comentário

    Tanto o moto z como o lg g5 considero apenas como acessório esses"modulos" , estou no aguardo do projeto ara. Esse sim será modular

    raphael m.Conta desativada


  • 30
    Lordney 13/06/2016 Link para o comentário

    Essa onda de módulos não pode pegar porque vai ser só uma brecha para as fabricantes lançarem aparelhos incompletos para impulsionar a venda de vários acessórios cuja as funções já deveriam vir num único lugar, o próprio flagship.

    CAVLewisConta desativadaConta desativada


  • David CD 80
    David CD 13/06/2016 Link para o comentário

    Muita gente tá se esquecendo de uma coisa bem básica, nos outros países será bem, mas bem mais barato. E sem falar que os módulos da lenovo são bem mais aceitáveis do que o da LG, que sim, são bugigangas que incomodam muita gente, pois são grandes e de difícil transporte. A LG viajou tanto, que fez um módulo de câmera 360, what???? Ham??? Quem será o louco que irá querer um treco daquele e caro.
    Agora a lenovo, foi bem mais pé no chão, lançou apenas três módulos, que se conectam através de capinhas, aliás são capinhas, só encaixar, e sem necessidade de desligar o aparelho, e pronto. Creio que a lenovo será feliz com seus módulos, pois são três que fazem diferença no dia a dia. O da bateria, o alto falante, e o menos importante, o projetor.


    • Fellipe Paz 40
      Fellipe Paz 13/06/2016 Link para o comentário

      A melhor parte da lenovo foi tornar a tecnologia dos módulos open source permitindo qualquer pessoa se quiser criar módulos também não se limitando apenas aos dela

      David CD


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

    Dai a pessoa compra um Smartphone modular, compra vários módulos e a novidade não vinga!
    Dai pra não ficarem perdidos, esquecidos. Dá pra pegar e comer eles!

    Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

      Tem toda razão.


    • raphael m. 24
      raphael m. 13/06/2016 Link para o comentário

      é amigo pra min módulos deveria atingir um outro público, porque como a gente que somos usuários de smartphones normais isso com o tempo iria perde a graça, porque gostamos de coisas práticas, agora para uma pessoa que entre esse módulos como esse projetor para uma pessoa que faz workshop e palestra tenha isso como profissão ae sim isso seria ideal para essa pessoas


  • Yure S. 35
    Yure S. 13/06/2016 Link para o comentário

    esses módulos só servem para mostrar o quanto somos sacaneados, as fabricantes não conseguem entregar um produto com som estéreo de qualidade, bateria de qualidade, aplicativo de câmera e para isso quer ganhar dinheiro com acessórios que os próprios celulares já deveriam trazer, sinceramente quem bate palma pra modulo está dizendo que aceita celular mal construído.

    Conta desativada


  • 22
    airton 13/06/2016 Link para o comentário

    Não sei não!
    Os módulos sairiam muito caro, melhor adquirir um smartphone novo mesmo.

    Conta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Compartilho do mesmo pensamento brother!

      airtonConta desativada


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 13/06/2016 Link para o comentário

    Na boa? O lance do módulo de som, eu prefiro um Speaker portatil potente com conexão Wi-Fi (um bom esta por volta de 800/900 reais) do que esse modulo de som. Por isso as vezes acho que não vai vingar essa ideia da LG e Moto. Um carregador portátil (ou bateria portátil como queiram) esta mais barato que o módulo de bateria.

    Conta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Carinho esse Speaker em brother!

      Conta desativadaNeto Castro


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 13/06/2016 Link para o comentário

        Sim cara bem carinho. Mas voce tem um som perfeito. Digno. Te garante tranqüilo 80 a 100db depende o modelo. E é muito mais bonito e prático que o módulo. As melhores são da JBL, Bose Soundlink, Ultimate Ears, Beats Pill. Tem algumas que não tem suporte Wi-Fi. Somente Bluetooth. Mas esses fabricantes aí tem os dois tipos de conexão.

        Deivis SchumanConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 14/06/2016 Link para o comentário

        Uhh! bom saber brother! Obrigado pelo feed back


    • André C. 21
      André C. 13/06/2016 Link para o comentário

      Rapá, por esse valor um ser humano residente num país "com vergonha na cara" compra um box com bluetooth da Marshall com 40 e tantos watts de potência RMS.

      Neto Castro


      • Neto Castro 52
        Neto Castro 14/06/2016 Link para o comentário

        Não brother na verdade um ser humano com vergonha na cara é o mais correto dizer. Um ser humano que luta pela suas leis e reclama menos.


  • David CD 80
    David CD 13/06/2016 Link para o comentário

    A proposta é interessante. A forma como a lenovo abordou os módulos, foi extremamente superior à LG. Eu tenho certeza que me interessaria pelo módulo do som, e do projetor.

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Sim até concordo brother!
      O problema é o preço!

      Marcello BeckmannDavid CD


      • David CD 80
        David CD 13/06/2016 Link para o comentário

        Sim Deivis, vc está certo.
        Porém provavelmente irá vingar nos outros países, pois o preço não será tão salgado, e os módulos apresentados pela lenovo não são módulos desnecessários, ela acertou em cheio. Agora a LG lançou muitas bugigangas, coisas que incomodam ao transportar até em uma mochila, já a lenovo transformou em capinhas, por isso o motivo do moto z ser extremamente fino, e ter a entrada p2 abolida, por essa boa causa.
        Eu acho que esse conceito inaugurado pela lg, e sendo melhor aproveitado pela lenovo, seja a transformação mais inovadora dos últimos anos do mundo mobile.
        Agora como vc mesmo disse, o problema é o preço, e vai vim caro, nos moldes das bugigangas da lg.


  • 4
    Gabriel Nascimento 13/06/2016 Link para o comentário

    Ainda tenho esperanças com o Ara, apesar das últimas notícias não serem tão boas...

    CAVAline SouzaGabriel S.Conta desativada


    • 82
      Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

      Pra mim é o que resta em termo de aparelhos modulares...

      David CD


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

        Sei lá brother. Mas tbm não boto fé não!

        Conta desativadaDavid CD


  • 32
    Luiz Carlos Magno Coelho 13/06/2016 Link para o comentário

    Prefiro um smartphone com bateria grande, câmera foda e som stereo de qualidade com um bom fone intra auricular do que pagar caro por acessórios, porque esses "módulos " são apenas acessórios mesmo! Um módulo de câmera que só tem uma bateria extra e libera recursos da câmera nativa do aparelho sem acrescentar nenhuma lente ou sensor extra não é um módulo, é apenas um acessório caça níquel caro e dispensável!

    Conta desativadaDavid CDDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Falou e disse brother Lebre!
      Perfeito seu comentário!

      Conta desativadaConta desativada


      • 76
        Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

        Panda, girafa e agora lebre. Isso está virando um zoológico.

        Aline SouzaDeivis SchumanConta desativada


      • 82
        Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

        ZooPit msm...

        Conta desativadaDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

        Hahahahahahaa!

        Conta desativada


  • Neto Castro 52
    Neto Castro 13/06/2016 Link para o comentário

    Excelente. Projeto ARA é ate agora o único que pode ser considerado um verdadeiro modular. Concordo que trouxeram acessórios, que chamamos de módulos. Legais porém desnecessários.


  • Renato Santos Camargo 12
    Renato Santos Camargo 13/06/2016 Link para o comentário

    Eh um pouco de exagero nesses módulos.
    Ou seja, uma forma que a fabricante usou pra ganhar mais $$$.

    Conta desativadaDeivis SchumanLuiz Carlos Magno Coelho


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Quanto a isso não tenha dúvidas brother!

      Conta desativada


  • 6
    Marcus Lopes 13/06/2016 Link para o comentário

    Não vejo necessidade. As empresas devem investir em aparelhos modernos a cada dia. Sem precisar de módulos.

    Conta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Tbm acho!

      Conta desativada


  • Felipe de Carvalho 35
    Felipe de Carvalho 13/06/2016 Link para o comentário

    Atualmente, insiro um pequeno componente (cartão de memória), e pronto, tenho mais espaço de armazenamento.

    No dia em que eu inserir um pequeno componente, e com ele conseguir aumentar a memória RAM, ou acrescentar alguns núcleos ao processador, talvez aí, eu tenha um smartphone modular.

    Este atuais são um bom começo, mas não queremos acessórios, e sim componentes do sistema.

    CAVEduardo BernardesRafhaela MarquesConta desativadabrunoDeivis SchumanLuiz Carlos Magno CoelhoGabriel Nascimento


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Que visão brilhante brother! Assino embaixo no que vc disse!

      Felipe de CarvalhoEduardo BernardesConta desativada


    • David CD 80
      David CD 13/06/2016 Link para o comentário

      Todos nós sonhamos com isso. Porém isso tá tão longe de acontecer.


    • Eduardo Bernardes 14
      Eduardo Bernardes 13/06/2016 Link para o comentário

      Grande Felipe, me identifiquei com vc, exatamente o ki penso e kero de um celular, kkkkkkkkkk, embora meu deluxe 2 tenha sido um grande passo nesse quesito, o deluxe 3 ficou quase do jeito ki quero, kkkkkkkkk, por isso aposto na Asus...


  • Jerry Wendel 33
    Jerry Wendel 13/06/2016 Link para o comentário

    Que chororo da LG heim... Comprá quem quer. LG fiz a maior vergonha, e agora quer melhorar sua imagem tentando denegrir a do concorrente que "sambou de salto 15 na cara dazinimiga" kkkkkk


  • 76
    Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

    No caso da Lenovo, essas capas já existem há muito tempo, tanto para os aparelhos da Samsung como para da Apple. Tive uma para meu 3GS e outra para meu S3. Depois descobri que conseguia passar um dia inteiro com a bateria original e não comprei mais.

    Eduardo Bernardes


  • 76
    Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

    Não vejo nada de interessante em um aparelho modular. Acho que as pessoas sonham que poderão trocar os módulos indefinidamente, mas acredito que um aparelho desses vai ter vida útil de uns dois anos, quando lançarão outro em que os módulos mais modernos serão compatíveis, obrigando o usuário a trocar o aparelho para usar os últimos lançamentos.

    Renato Santos CamargoEduardo BernardesRafhaela MarquesbrunoDeivis SchumanNeto Castrodaniel blackConta desativada


    • daniel black 19
      daniel black 13/06/2016 Link para o comentário

      É verdade aposto que esses "módulos" só vão durar uma geração e acabou :)

      Rafhaela MarquesConta desativadabrunoDeivis Schuman


    • 13
      Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

      Eu acho que esses módulos só tornam o celular mais feio. Eu acharia o G5 muito bonito se ele não tivesse esses módulos e também não tivesse aquela parte inferior removível.

      Conta desativadaDeivis Schuman


    • Neto Castro 52
      Neto Castro 13/06/2016 Link para o comentário

      Concordo com você mano Girafinha. Pode até ser que uma nova geração do Moto Z suporte, mas lançado uma nova linha, Moto L por exemplo, mais top, mais evolução, o celular virá com acessórios novos e incompatíveis com certeza. Como Games, jogos de PS3 não rodam em PS4. Como Xbox e Xbox One.

      Rafhaela MarquesConta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Não acho que vire tendencia!

      Conta desativada


    • David CD 80
      David CD 13/06/2016 Link para o comentário

      No começo vai pegar, vai ser modinha.

      Conta desativadaConta desativada


  • Hebert Freitas 10
    Hebert Freitas 13/06/2016 Link para o comentário

    Adoro e compraria todos se não fosse caros.

    Conta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Dai aproveita e compra uma bolsa tbm brother!
      Vai precisar pra carregar todos!

      Neto CastroConta desativada


      • 76
        Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

        Quem tá impossível hoje, panda?


  • 73
    Jairo rios 13/06/2016 Link para o comentário

    Um bom smartphone com specs condizentes não necessita destes módulos , a não ser em raros casos de nicho, o que vai ocorrer é que capacidade/autonomia de bateria , som , câmeras etc terão suas specs reduzidas obrigando o usuário a adquirir os módulos caso queira um gadget com desempenho bom , e outra , com certeza estes módulos entrarão na obsolescência programada, ou seja , o módulo para o moto z ou LG , etc , 2016 não servirá para modelo similar da versão 2017 , as fabricantes agradecem , irão encher os bolsos.

    Conta desativada


  • 99
    Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

    Acho legal, mas não vejo a necessidade
    Vamos ver se vai dar certo mais na frente...

    Deivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

      Pois eu não vejo necessidade e nem acho legal brother!

      Conta desativadaConta desativada


      • 76
        Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

        Tá parecendo eu ontem com o adaptador para fone da lenovo... hahaha

        Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 13/06/2016 Link para o comentário

        Hahahahahaha


  • Eduardo Bernardes 14
    Eduardo Bernardes 13/06/2016 Link para o comentário

    Completamente desnecessario...

    Conta desativada


    • 35
      Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

      Somos 2 Du. :)

      Eduardo Bernardes


  • Osmar C. 14
    Osmar C. 13/06/2016 Link para o comentário

    Qual a diferença entre as baterias de ÍONS DE LÍTIO e POLÍMEROS DE LÍTIO?


    • 35
      Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

      www.largaapreguicaevaipesquisar.com/huehue


  • Michell Q. 15
    Michell Q. 13/06/2016 Link para o comentário

    adoro tecnologia! não vamos falar de preço, mais, se eu pudesse teria todos! infelizmente os preços aqui no Brasil são altos. fazer o quê...


    • 82
      Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

      É Brasil né...


  • 82
    Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

    Por enquanto nd me interessou, até pq os preços ñ ajudam e esses módulos teriam pouca ou nenhuma utilidade para mim. O que mais me chamou atenção até agora foi o da Lenovo que funciona como um projetor.

    Conta desativadaConta desativada


  • 35
    Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

    Bobagens com o único e verdadeiro fim: vendas.

    Conta desativada


  • 9
    jonas 13/06/2016 Link para o comentário

    Acho legal, mas não vejo necessidade:)


  • daniel black 19
    daniel black 13/06/2016 Link para o comentário

    Esse "módulos" só fazem coisas que bom aparelhos já fazem sem nenhuma gambiarra, para mim aparelho modular é só o conceito do projeto ARA mesmo, os da Lenovo são umas capinhas hipertrofiadas, e os da LG, bem são os da LG né...:)

    CAVConta desativadajovem tranzante iluminati marxistaConta desativada


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 13/06/2016 Link para o comentário

    Acho legal, mas no momento, não tenho interesse, visto que, estou plenamente satisfeito com o meu atual smartphone.


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 13/06/2016 Link para o comentário

    Essa crítica vale para os power bank?
    Por que não tem a opção, na pesquisa, "acho interessante e compraria algum"?
    A maioria dos PCs vem com tudo que precisa, quem quer aumentar o poder pode e por isso existem placas off board, placas de vídeo, placas de som, mas tudo já tem numa on board. Achei a comparação entre PC e celular com módulos ridícula. Afinal, você usar os módulos em um celular é exatamente como num PC: é só para melhorar alguma função.
    Ah, não compare Moto Z com LG G5. O Moto Z não precisa ser aberto para se usar os módulos, são conceitos bem diferentes.
    Talvez a comparação correta do LG G5 seja com o PC.

    Jerry Wendel


  • Spike Spiegel 33
    Spike Spiegel 13/06/2016 Link para o comentário

    Realmente, o Projeto Ara como foi idealizado no início permitiria o consumidor ter o aparelho ideal pro seu gosto pessoal, mesmo que fosse melhorado aos poucos. Mas acho que pensam que isso não vai ser tão vantajoso assim, pra quem vende, já que o consumidor não teria a obrigação de comprar um aparelho novo e sim só o módulo que ele quer upar. No meu ver isso seria bom pra todo mundo, mas acho que a ganância das fabricantes os cegou... Infelizmente!

    Conta desativada


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 13/06/2016 Link para o comentário

    Olá, também acho desnecessário.

    Giovanna D'Oliveira - DFMaya J.M.JTravelDr. Oliveira OABConta desativadaConta desativada


    • 82
      Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

      Concordo, ñ me convenceu ainda.

      Giovanna D'Oliveira - DFConta desativada


  • daniel black 19
    daniel black 13/06/2016 Link para o comentário

    Acho bem inútil ter que andar com umas bugigangas e penduricalhos por ai, poderia ser como o projeto ARA, que eram módulos de verdade e ainda bem portáteis, teria bem mais vantagens se seguissem na linha do projeto ARA com certeza a evolução seria muito maior com uma total possibilidade modificação do software e hardware dos aparelhos.
    Imaginem só poder acoplar um modulo pequeno com uma câmera laica ou lentes carl zeiss seria muito top, até mesmo a apple teria que produzir hardware para outros aparelhos se não quisesse ficar para trás, e quem sabe até mesmo o software, ia ser bom de mais poder escolher qual software usar em uma aparelhos desse IOS ou Android, talvez até windows 10 mobile.
    É uma pena mas os supostos "modulos" apresentados pela LG e Lenovo não me convenceram parecem mais umas capinhas extras com funções medianas, falei.

    Conta desativadaMuraque O.


  • jovem tranzante iluminati marxista 23
    jovem tranzante iluminati marxista 13/06/2016 Link para o comentário

    o único aparelho modular que eu quero ver é o do google


    • 76
      Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

      Nem o deles. Acho perda de tempo e dinheiro. Quero chegar na loja e já comprar o aparelho completo.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.