Afinal, o Telegram é melhor do que o WhatsApp?

Afinal, o Telegram é melhor do que o WhatsApp?

Alguns aplicativos concorrentes do WhatsApp vêm ganhando muita notoriedade após o anúncio da mudança na política de privacidade do app. 

Entre eles, nomes como o Signal e o Telegram se destacam - mas o último consegue ter ainda mais evidência em terras brasileiras. 

A pergunta que não quer calar ultimamente é: afinal, o Telegram é melhor que o WhatsApp? Se você está pensando em baixar o mensageiro concorrente, confira o comparativo.

Telegram é melhor que o WhatsApp? Confira recursos extras no concorrente

A questão sobre o Telegram ser "melhor" do que o WhatsApp depende de muitos fatores, entre eles o próprio costume de usar um ou outro. No entanto, não podemos negar que o Telegram possui diversas funções que o seu concorrente ainda desconhece. Algumas delas são:

Grupos com número ilimitado de participantes

No Telegram é possível adicionar quantas pessoas o administrador quiser em um grupo. No WhatsApp, o número máximo é de pouco mais de 200. 

Assim, empresas e outros canais de comunicação que desejam ter suas mensagens recebidas por mais gente, acabam optando pelo Telegram para comunicação diária.

Chat secreto

Diferente do WhatsApp, o Telegram permite criar um chat secreto para conversas mais pessoais. Além de protegidas com criptografia de ponta a ponta, essas conversas incluem mensagens que se autodestroem, encaminhamento desativados e não deixam rastros nos servidores.

O WhatsApp até prometeu incluir o recurso de autodestruição, mas até agora não implementou efetivamente a novidade.

telegram
O Telegram permite convidar contatos para chats secretos / © NextPIT

Maior controle da web

Controlar a sua conta do Telegram pela web também é mais fácil. Tanto a versão da web quanto a versão para desktop permitem excluir sua conta e acessar demais configurações.

Conversas na nuvem

O Telegram salva suas conversas automaticamente na nuvem. No WhatsApp, o processo é feito manualmente, ativando a opção "Backup" pelo Google Drive ou até fazendo isso no próprio PC.

Bots

Essa é uma das principais diferenças entre o WhatsApp e o Telegram: o uso de Bots.

O Telegram pode ser programado para realizar diversos comandos, como buscar imagens, acessar notas no Evernote, rastrear encomendas, converter arquivos em PDF, traduzir mensagens, entre diversas outras funções importantes.

Geralmente, os bots são ativados usando uma palavra de comando antecedida pelo símbolo "/". Por exemplo, para rastrear uma encomenda, podemos usar o @rastreiobot usando o comando "/start", após encontrar o bot por seu nome de usuário. Para acessar seu histórico, use "/Pacotes".

rastreio bot telegram
Rastreando encomendas pelo Telegram / © NextPIT

Falando em nomes de usuário, esse é outro grande diferencial do Telegram: ao contrário do WhatsApp, você não precisa informar seu número de celular para que alguém lhe mande mensagens. Basta cadastrar um nome de usuário - como no Twitter.

WhatsApp ou Telegram?

Ambos são bons aplicativos, mas o Telegram, de fato, tem funções que ainda não estão disponíveis no WhatsApp - e não sabemos quando serão implementadas. 

No entanto, o WhatsApp ainda ganha em um quesito: sua criptografia de ponta a ponta abrange todas as conversas, enquanto o Telegram só usa a ferramenta quando chats secretos são abertos.

Se o que você procura é maior praticidade para o cotidiano, com mais comandos, o ideal é baixar o Telegram. Infelizmente, nem todos os seus contatos terão uma conta no mensageiro, mas o aumento no número de downloads indica que é só uma questão de tempo até que isso aconteça.

E você, prefere WhatsApp ou Telegram? Conte pra gente nos comentários.
 

ÚLTIMOS ARTIGOS

5 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   45
    Conta desativada há 3 meses Link para o comentário

    Existem vários outros meios para entrarem em contato ou enviar documentos/imagens/fotos que já estão no smartphone. Google Duo, SMS, E-mail e o mais importante: Telefone!


  • Neste pais infelizmente é difícil "nadar contra maré" Já utilizei o Telegram em 2019 mas foi uma luta inútil tentar convencer dezenas de pessoas migrarem para esse aplicativo. Resultado tive que voltar a usar o Whatsapp, mas o Telegram é dos aplicativos mais usados nos E.U.A e com muitos recursos, nada devendo ao Whatsapp e não expondo os dados dos usuários, como o Facebook pretende fazer.


  • Já tentei o Telegram 2 vezes e foi pura perda de tempo. Para mim, não passa de uma cópia do Whatsapp e, para meu uso, não tinha nada de novo ou melhor.


  • Só uma coisa sinto falta no Telegram: a criação de listas.
    No meu trabalho possuo diversas listas, específicas para funcionários de cada área.
    Sempre que preciso mandar avisos, eu envio nas listas. Os funcionários recebem como uma conversa privada, mas para mim é excelente porque não preciso passar o aviso dezenas de vezes.
    O pessoal fala que posso criar um canal, mas aí eu precisaria enviar links para todos os funcionários e eles entrarem como se fosse para um grupo.


  • O aplicativo em si, talvez seja melhor, em seus recursos e funcionalidades. Mas, infelizmente, pouquíssimas pessoas utilizam em comparação com o Whatsapp. Para algumas pessoas, que se comunicam dentro de um pequeno círculo de contatos, é mais simples apresentar o Telegram e tentarem utilizá-lo, mas para quem precisa entrar em contato o tempo todo com clientes e pessoas diversas, é mais complicado.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.