NextPit

Android 5.0 Lollipop e a bateria: o que muda?

Android L lollipop interface pink lol
© NextPit

O aspecto mais útil do Android 5.0 Lollipop não é o seu novo visual: são as melhorias que aumentarão a duração da bateria nos dispositivos. Confira abaixo o que irá mudar com a mais nova versão do Android.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
Android L lollipop interface pink lol
O Android 5.0 Lollipop promete otimizar a bateria do seu dispositivo. / © ANDROIDPIT

A tecnologia móvel está se tornando cada vez mais rápida, barata e eficiente, mas o calcanhar de Aquiles de qualquer smartphone continua sendo a sua bateria. Todas as melhorias efetuadas nesse setor são superadas pela lista de demandas de novas funções (banda-larga mais rápida, telas maiores, mais pixels, etc.). É por isso que a maioria dos smartphones ainda precisa ser recarregada todos os dias, isso sem falar dos smartwatches.

Não seria ótimo se, ao atualizar seu sistema operacional, a duração da bateria também aumentasse? É exatamente isso que promete o Android 5.0 Lollipop.

Energia para todos: Android 5.0 Lollipop e o Projeto Volta

android 5 0 lollipop nouveautes batterie
O Project Volta faz o Android consumir menos energia. / © ANDROIDPIT

A mudança mais significativa no Android 5.0 é o Projeto Volta, o sucessor do Projeto Butter (iniciado para fazer com que a interface do Android se tornasse mais fluida) e do Projeto Svelte (iniciado para fazer com que o Android rodasse com menos memória RAM). Desta vez, o foco está na duração da bateria, e foram feitas diversas mudanças-chave que farão com que seu dispositivo gaste menos bateria.

Uma das coisas que o Google descobriu sobre o Android é que, ao “acordar” o dispositivo por um segundo apenas consumia dois minutos de bateria em standby. Isso se deve ao fato de que o processo não envolve apenas o acendimento da tela: o processador também é ativado, e a antena começa a checar dados que chegam. O Projeto Volta criou uma nova API que organizará melhor as tarefas-padrão e de baixa prioridade, para que a bateria seja gasta de maneira mais eficiente.

A mudança do ART

nexus4 android lollipop battery
Em testes, a prévia do Android 5.0 L economizou 36% a mais de bateria do que o KitKat. / © Google; ANDROIDPIT

O segundo aspecto importante é o ART, a nova máquina virtual para os aplicativos Android. Ele é mais rápido e mais eficiente do que o antecessor Dalvik, e quando o dispositivo precisa trabalhar menos, ele também gasta menos energia.

Há alguns meses, o site Ars Technica decidiu testar a versão prévia do Android L, e constatou que o Nexus 5 economizava 36% de bateria com a nova máquina virtual, e isso com o modo de economia de energia desativado. Para entender melhor as mudanças trazidas pelo ART, acesse o seguinte artigo:

O bug da bateria do Android 5.0 Lollipop

Nexus5 Android5
O bug da bateria do Android atrasou a distribuição do Lollipop para os Nexus. / © Google

Por causa das diversas melhorias do Android 5.0 no quesito bateria, é uma pena que seu lançamento tenha sido ofuscado por relatos de um grande bug na bateria: com a Wi-Fi ativada num Nexus 5, o bug começaria a devorar energia de maneira devastadora. A boa notícia é que o bug foi consertado no dia 6 de novembro.

Battery Historian

Quando o assunto é bateria, um dos aspectos mais importantes do Android 5.0 Lollipop passa despercebido, a não ser que você seja um desenvolvedor: ele é chamado Battery Historian, e fornece aos desenvolvedores informações detalhadas a respeito de como seus aplicativos irão afetar a bateria de cada dispositivo. Com isso, espera-se que os desenvolvedores comecem a fazer ajustes e adaptar funções que consomem bateria exageradamente (não é, Facebook?).

Agora só nos resta esperar a chegada do Lollipop e ver na prática se a nova versão do SO é mesmo tudo o que promete no quesito bateria.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Mark 10/11/2014

    Sei que não tem nada a ver com o post, mas já que vocês do AndroidPIT gostam de ajudar os leitores, façam uma matéria de urgência alertando o povão sobre as artimanhas da Black Friday brasileira, do qual deveria se chamar Black Fraude, a data está se aproximando e empresas como Americanas já aumentou o preço dos aparelhos absurdamente, o Moto G 2014 pulou pra R$849, o Moto X 2014 foi pra R$1599, acorda povo brasileiro, e fica a dica aí AndroidPIT, façam urgentemente uma matéria sobre isto!!!!

  • Mael Psitas 10/11/2014

    Perfeito Artigo! Parabéns!!!

  • Lupa Branches 10/11/2014

    Pior que tá de 1.799,00 por 1.599,00, na Americanas. Falta de vergonha na cara dessas empresas.
    A boa notícia é que nos outros sites continua o mesmo preço. Pelo menos por enquanto.

  • Igor Arusa 10/11/2014

    Não sei se todo mundo vai entender! Mas todas formas de energia vieram de uma revolução industrial! Desde o vapor até a nuclear! Blz!
    A questão é que já fez mais de 20 anos que não há uma evolução do tipo! Na forma como fazemos energia! Não existe algo hoje que nos de muita energia e que seja armazenado! Isso impossibilita projetos promissores como carro voador que precisa de muita energia disponível pra pelo menos sair do chão!
    Pois bem! Evoluímos tanto em softwares nos últimos anos e baterias estão estagnadas em tecnologias dos anos 90 assim como todo sistema energético mundial! Baseado em petróleo e nuclear!

  • Igor Arusa 10/11/2014

    Verdade! Fui ver os preços!

92 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Charbel Dantas 29/09/2015 Link para o comentário

    Meu S4 a bateria ta indo embora rápido d+.


  • Wallace Fabiano 26/05/2015 Link para o comentário

    Meu Nexus 4 dura se eu não mexer.. se eu começar a mexer vai acabando muito rápido! Não vai acabando devagar.. vai acabando imediatamente.


  • Flávio Rezende 04/04/2015 Link para o comentário

    Meu s4 ta aquecendo muito, e a bateria não dura muito...


    • Mateus Marcia Miranda 24/09/2015 Link para o comentário

      Bah pior acho que vou instalar cyanogemMode ou fazer instalar do kitkat 4.4.2


  • Dhelio Ferreira 13/02/2015 Link para o comentário

    Particularmente,achei que consome muita bateria ja tentei de tudo...ja pensei em restaurar novamente..


  • Renata Oliveira 02/12/2014 Link para o comentário

    Boa tarde, tenho o Nexus 5 , atualizou para o Android 5, na atualização sumiu onde eu via as fotos e videos salvos, eu tive que baixar o ES FILE EXPLOR para que voltasse as fotos/videos, aconteceu isso mesmo? sumiu meu atalho das fotos?! é muito ruim toda vez ter que ir no programa, não gostei! alguém sabe me orientar? Obrigada. Renata Oliveira.


  • Rafael Costa 14/11/2014 Link para o comentário

    Gente atualizei o meu manualmente e a bateria esta horrivel, alguma solução? Camila o aparelho de vcs tbm esta assim? simplesmente nao chego a fazer 3hs de tela só com wifi e brilho no minimo! To quase voltando para o KK


    • Rodrigo Matos 07/12/2014 Link para o comentário

      qual o seu aparelho cara? eu fiz a atualização manual no moto g 2013 aqui, pra mim a bateria também está indo rápido, mas não tão rápido assim rs


  • Juniior Paiva (yExXe) 11/11/2014 Link para o comentário

    E pro moto G 2014 também ta demorando.


  • valdi tiago peres 11/11/2014 Link para o comentário

    se não vir essa att do lollipop amanha também não quero mais kkkkk ,a google ta igual político só promessa e nada mais..


  • Júlio H. 11/11/2014 Link para o comentário

    a google com esse lollipop e pior do que novela mexicana


  • Rafael G. Rodrigues 11/11/2014 Link para o comentário

    O problema é: Quando vai sair a atualização para o Nexus 5?

    Pois até o momento não vi sites e ninguém falando sobre a atualização para amanhã (dia 12/11/14). Será que vai ser adiado novamente?


    • Marcos Santos 11/11/2014 Link para o comentário

      Eu não acho isso difícil não...


    • Renata Oliveira 02/12/2014 Link para o comentário

      Rafael, o meu Nexus 5 atualizou esses dias, mas não gostei muito, sumiu meu atalho das fotos/videos, tive que baixar outro programa para poder visualizar! O seu já fez? notou essa diferença também?


  • Renan C. 11/11/2014 Link para o comentário

    To louco pra ver o ART nativamente nesse Android 5.0, tem que fazer jus as funcionalidades senão.... ;/


  • Thiago 11/11/2014 Link para o comentário

    No quesito bateria meu s4 é feroz mais em relação a atualização se vir veio se não vir que se foda...to nem aí 😴...tenho coisas mais importantes pra me preocupar...


  • valdi tiago peres 11/11/2014 Link para o comentário

    nossa nada desse lollipop , meu nexus 5 esta aguardando, nem uma noticia se ira sair essa att dia 12??


  • Lucas Polimante 11/11/2014 Link para o comentário

    Nenhum ADM do androidpit tem alguma informação sobre a atualização chegar via OTA hoje para os nexus 5?? Muito estranho isso, noticiaram que chegaria dia 12 e até agora nada de informação de usuarios (mesmo que de outros países) sobre a atualização via OTA, ou nem mesmo eles disponibilizarem as imagens.... Será q vão adiar de novo o lançamento??


  • Matheus Jesus 11/11/2014 Link para o comentário

    Uma dúvida que até agora não consegui por um fim. alguém poderia me explicar por que todos os prints mostrados do AL ainda estão com o kernel 3.4? desde a versão preview até o código AOSP compilado pelo Anderson e os outros devs ainda estão com o kernel 3.4. Foi divulgado print da PA pro N5 com o mesmo kernel. A Google só reciclou o kernel? Não iria vim com um novo kernel do AL? '-'


  • Will 11/11/2014 Link para o comentário

    Bom dia, sei que minha pergunta não se adequá ao tópico, mas existe alguma ROM para o Blu Life Pro? Tenho o mesmo e acho um excelente aparelho, então gostaria de dar uma mudada no visual do mesmo..obrigado a todos :)

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.