O Android pode deixar de ser código aberto?

shutterstock lock
© Pavel Ignatov http://www.shutterstock.com/gallery-372148p1.html shutterstock.com http://www.shutterstock.com/de/pic-82383217/stock-photo-lock-full-collection-of-icons-like-that-is-in-my-portfolio.html

Todos nós sabemos do que se trata o Android. É sobre individualidade e liberdade. Trata-se de personalização e uma grande variedade de hardware. E agora, há o risco de ele ser "trancado" e perder tudo isso que acabei de mencionar. Isso não vai acontecer esse ano, mas, um importante analista da indústria mobile avalia que o elemento open source do SO está com os dias contados. 

android 6 marshmallow 3
O Android está prestes a mudar? / © ANDROIDPIT

Opa! Mas que papo é esse?

O Android significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Para nós, é um sistema operacional mobile aberto. Para o Google, é um cavalo de Tróia projetado para fazer com que o maior número de pessoas possível use os seus serviços. E para a Oracle, é uma galinha dos ovos de ouro de US$ 9 bilhões. 

Recentemente, a Oracle tentou - e falhou - em processar o Google por usar os APIs do Java no Android. Mas, a ação está em aberto e a empresa ainda tem chances de vencer ao apelar. A Oracle alega que o Google teria copiado e usado seu código para criar um sistema operacional baseado no Java para competir com a própria plataforma Java". 

Um processo judicial movido pela Oracle pode mudar todo o conceito de código aberto do Android

Tudo ainda está em estágio inicial, mas trata-se de uma questão muito importante para o Android. Se a Oracle convencer o tribunal de apelações que o Google está usando de má-fé para fazer algo legal, mas ruim, isso poderia ter um efeito em cadeia desastroso sobre as APIs em geral, o Android em especial.  

De acordo com Richard Windsor, analista do mercado de TI, o Google já está trabalhando em uma solução: abandonar o Android Open Source Project (AOSP) e adotar um novo Android, em um formato completamente proprietário. Como afirmou o The Register,  site britânico de TI: "[Richard] Wilson diz que trata-se de um projeto altamente confidencial e que está em andamento para reescrever a execução ART, removendo qualquer dependência remanescente do AOSP do seu código-fonte". Se - e quando -  os tribunais decidirem em favor da Oracle, o Google terá a desculpa perfeita para dar às fabricantes de smartphones parceiras (OEMs) uma escolha simples: o nosso jeito ou caia fora". 

E a razão disso é a nossa velha amiga, cujo nome começa com F de...

Fragmentação

DeviceFragmentation2
A fragmentação de smartphones é o ponto fraco do Android / © ANDROIDPIT

O que o Google quer

Se tiver de abandonar a filosofia open source, o Google quer, finalmente, resolver o - cada vez mais sério - problema da fragmentação de versões do Android espalhadas pelos smartphones. As fabricantes não são exatamente grande fãs de "entrega rápida" ou seja, das atualizações frequentes do Android. Isso porque elas preferem vender novos smartphones que tragam a versão mais atual, substituindo aparelhos defasados.  

E como as margens de lucro na venda da maioria dos aparelhos são apertadas - com exceção dos topos de linha - permitir atualizações frequentes em um curto espaço de tempo pode fazer com o usuário fique mais tempo com um smartphone. Normalmente, as fabricantes preferem segurar a atualização por, em média, dois anos, a ponto do usuário não ter outra opção a não ser comprar um novo modelo se quiser ter a nova versão do sistema operacional.

O Google sabe disso e, por isso, tem movido cuidadosamente mais e mais recursos-chave para a sua plataforma proprietária, o Google Mobile Service, em detrimento do AOSP, que tem sido largamente ignorado alguns anos. Isso tem tornado a plataforma open source inútil para quase todo mundo, menos para as fabricantes chinesas, que a usam muito em seu mercado doméstico. 

Wilson acredita que o próximo passo é usar o caso da Oracle para fazer as fabricantes abraçaram um Android fechado.

androidpit samsung galaxy s5 25
Um processo bilionário da Oracle pode tornar o Android um SO fechado / © ANDROIDPIT

Como o Google pode fazer isso

Com o AOSP inutilizado, o Google pode, como dissemos antes, oferecer uma escolha simples às fabricantes: usar o seu SO proprietário - líder de mercado e que já conta com mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo - ou que elas desenvolvam seu próprio sistema e aplicativos. E o único que tentou ir por esse caminho foi a Samsung, com o seu Tizen, cujos planos foram abandonados em 2014, quando a empresa assinou um acordo de patentes de 10 anos com o Google. E o que sobrou? Sailfish? Windows Phone?

Se os planos derem certo, o Google mata a questão da fragmentação e ainda afasta o risco de processos judiciais por causa de vulnerabilidades de segurança não corrigidas. E ainda faz com que cada telefone seja, de fato, um Google Phone, reduzindo a quase zero as possibilidades das fabricantes mexerem na plataforma, com seus bloatwares. Se o analista estiver correto, esse "admirável mundo novo" deve ser anunciado no Google I/O 2017. 

Você abandonaria o Android se ele deixasse de ser um sistema de código aberto?

Nós podemos ver todas as vantagens para o Google, mas será que essa mudança será boa para nós? Diga o que você acha nos comentários.

 

Artigo seguinte
117 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 3
    Davi zinho 21/09/2016 Link para o comentário

    wtf? qual seria o sentido disso? o bom do android é ser diferente do ios. quem quer um sistema fechado q compre um iphone e pronto


  • 8
    wesley 29/06/2016 Link para o comentário

    Vai lançar outro sistema, porque o Android é público. A google pode criar um sistema chamado "Google Now", com todas as melhorias q eles queriam q fosse para o Android


  • Cássio Moreira 4
    Cássio Moreira 20/06/2016 Link para o comentário

    Acho que ela vai acabar criando outro SO pra isso! Open Source é o sucesso do Android !


  • 7
    Conta desativada 20/06/2016 Link para o comentário

    Eu odeio esse tipo de artigo no estilo "Revista Contigo de TI".

    Quando vc tiver uma declaração oficial da empresa, amigo, faça uma matéria comentando.

    Amplificar fofocas podem até trazer tráfego para o site, mas estragam a reputação da sua marca.


  • Bruno A. Vieira 5
    Bruno A. Vieira 20/06/2016 Link para o comentário

    Também pudera. A Google já sugou tudo que podia das fabricantes pertencentes à OHA (principalmente da Samsung). E agora que o calo pode estar apertando, ela está se movendo para tornar seu SO semi-aberto (no mínimo), para poder limitar a fragmentação, ditar um padrão e assumir o controle que nunca teve do Android.

    Porém, acho que o grande atrativo do robozinho pode se perder, causando a debandada de investimentos e fabricantes, levando à popularização de substitutos, como o próprio Tizen, um Sailfish ou, quem sabe, um Ubuntu Phone da vida, fora o fato de entusiastas poder utilizar os códigos ultrapassados do AOSP para criar um derivado do Android, mas compatível com o mesmo (o que é bem possível).

    Davi zinho


  • Rogério Valente 29
    Rogério Valente 20/06/2016 Link para o comentário

    Viva o Windows Mobile! \o/


  • 33
    Luiz Henrique 20/06/2016 Link para o comentário

    Não sei se exatamente viraria um sistema fechado, talvez a Google esteja reescrevendo o código do Android para separar a base da interface, assim as fabricantes só mexeriam no design. Ou então algum meio de tornar o sistema "semi-aberto", se é que isso é possível.


  • Marcelo Bastos 9
    Marcelo Bastos 19/06/2016 Link para o comentário

    Espero mesmo que se torne um SO fechado pois assim eu voltarei a usá-lo imediatamente!!


  • 3
    Ygor Costa 19/06/2016 Link para o comentário

    Bom, por um lado isso é uma ótima notícia, pois realmente, a coisa mais frustrante no android é o abandono do aparelho pelas fabricantes. Ninguém aguenta ficar trocando de celular pra testar as inovações a todo android lançado, então essa é a simples solução! Por outro, não sei o quanto isso poderia atrapalhar a criação de ROMs personalizadas, por exemplo (acredito que muito)...


  • Anttonio Netto 20
    Anttonio Netto 19/06/2016 Link para o comentário

    então, um novo sistema "open source" deve ser criado..


  • ???? 3
    ???? 19/06/2016 Link para o comentário

    Se o Android ficar restrito que nem o iOS, as outras empresa vai ter que aceitar o Android puro de fábrica sem chorar, eu não acho ruim, prefiro Android puro do que modificado.

    Marcelo Bastos


  • 9
    Conta desativada 19/06/2016 Link para o comentário

    Mais ai no caso de acontecer isso, e os aparelhos antigos iriam receber a atualização do android mais recente já fechado?


  • Yure S. 35
    Yure S. 19/06/2016 Link para o comentário

    Engraçado que quando eu levantei essa hipótese alguns céticos diziam que eu estava cagando pelos dedos, agora estão vendo que o caminho até mesmo para segurança melhor do android como as medidas anti roubo necessitam de um sistema fechado, só assim teremos atualizações frequentes e iremos parar de reclamar das fabricantes, vai matar vários ninchos? sim e muitos! CM e outros dev´s, vai matar o Root, Custom Recovery e etc.

    Se eu deixaria de usar o android? se não for ele vai ser o que? Windows ? Ios? claro que vai continuar sendo Android!


  • 23
    Shunsui 18/06/2016 Link para o comentário

    Se as fabricantes quisessem mesmo vender mais Smartphone e por isso mantém os antigos desatualizados, elas venderiam os novos já com o Android 6.0, pois é mais fácil encontrar Smartphone com o Lollipop que com o Android 6.0 e a maioria dos novos com o 5.0 não irão ser atualizados, e concordo com a Google, pois a fragmentação nem suja a imagem da fabricante e sim da Google.


  • Paulo Melo 15
    Paulo Melo 18/06/2016 Link para o comentário

    Código fechado? Creio que a Google não seguiria essa linha. Mas, vale ressaltar que não é qualquer que deve fazer alteração de código no SO mobile Android. No meu ponto de vista, sim apenas Google pode alterar o código do sistema. Também não faço rosto no meu smartphone, pois prefiro sistema operacional original e puro. E não modificado


  • Claudio Sanchez 6
    Claudio Sanchez 18/06/2016 Link para o comentário

    Pra mim prefiro código fechado. Não faço root e não troco launcher.


  • Rafhaela Marques 22
    Rafhaela Marques 18/06/2016 Link para o comentário

    Não abandonaria o SO por causa disso. Olhando por um lado até há pontos positivos (atualizações e segurança, por exemplo), mas vejo mais pontos negativos do que positivos, afinal é o fato do Android ser aberto que fez e faz o sistema ser o que é hoje. Particularmente não acredito que o Google acabaria com o diferencial do seu robozinho assim tão drasticamente, mas vai que...


  • Clênio Abreu 13
    Clênio Abreu 18/06/2016 Link para o comentário

    Acho que pra mim não faz diferença. Só fico preocupado com as custom roms que gosto tanto.


  • 14
    Diego Guimarães 18/06/2016 Link para o comentário

    Sinceramente não creio que o Android vire um sistema fechado igual ao IOS. Acredito que o sistema vai continuar sendo aberto, só que não dependerá em nada da Oracle, será somente do Google. Muitas funcionalidades são criadas por desenvolvedores independentes e que algumas são até incorporadas pelo SO em novas versões. A filosofia do Google é aberta para justamente compartilhar ideias e conectar pessoas.


  • Blind 40
    Blind 18/06/2016 Link para o comentário

    No caso eu que era purista mas hj adoro a MIUI como fica?

    :/


    • david guimaraes 10
      david guimaraes 18/06/2016 Link para o comentário

      Eu também gostava e gosto muito do Android puro mas depois diretamente MIUI nunca mais me importei tenho um redmi note 3 excelente


  • Matheus Criscuolo 14
    Matheus Criscuolo 18/06/2016 Link para o comentário

    Acredito que vai continuar assim, ele faz sucesso pq cada fabricante faz da forma que bem entende. Fechar o sistema vai limitar o Android e perder o diferencial de cada fabricante fazer algo diferente.

    Messias de Carvalho S.


  • Deco Portella 19
    Deco Portella 18/06/2016 Link para o comentário

    Tem uma galera viúva do Root e Cyanogen dizendo que isso é um tiro no pé... menos de 10% de toda a base de usuários Android rootam ou fazem procedimentos avançados em seu dispositivos. Pode ser ruim pra vocês, os quase 10%, mas pra TODO o resto vai ser muito benefício.

    Se tem algo que seduz os usuários Android no iOS é o formato como ele trabalha. Se tivermos um sistema consistente, intuitivo e familiar em todo os dispositivos, aliados com updates por anos, o Android vai se tornar muito mais atrativo pro usuário comum.

    Eu mesmo, não entendo a frescalhada de querer mexer no design do drawer, da central de ações, dos menus, criar atalhos e essas firulas. Quero um sistema que funcione bem e que esteja atualizado. Quase todas as funções que as interfaces de fabricantes trazem são bobagens relacionados a "personalização", que é nada mais uma diversão de "vestir sua barbie - Android" pra um monte de marmanjo que ainda fala dos usuários frescos do status da maçã. Ao dizer que o Android é melhor hoje por deixar você brincar de "deixar ele bonitinho" ao seus singelos gostos é tão fresco quanto comprar um celular porque tem uma maçã mordida atrás.

    Cassiano GMarcelo BastosYure S.FlávioClênio AbreuConta desativadaSEVERINO LIMA JR.


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

      Ui!!!
      Alguém se mordeu à toa...

      Por que alguém iria sair do windows 3.11? Ele num faz tudo que é essencial? O resto é firula.

      Se gosta de ficar preso num sistema, beleza, não critique quem compra um aparelho para si e não um comodato em que você só pode usar o bem e nada de mexer nele.

      Carlos AlbertoFernando LimaLuiz de SáConta desativada


    • 22
      Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

      ...

      "Liberdade de escolhas"!

      Carlos AlbertoFernando LimaLuiz de Sá


    • 23
      Shunsui 18/06/2016 Link para o comentário

      Concordo e discordo, muitos dos recursos que vem sendo colocado no Android hoje, no Android Puro já é usado nos modificados, nos concorrentes como IOS e até mesmo o Windows 10 Móbile vem mostrando recursos e novidades que nem o Android Puro tinha, então discordo que os modificados só trazem personalização, o aplicativo de câmera deles são superiores ao do Android Puro, e assim segue o roteiro e concordo que a fragmentação atrapalha, você pega um LG e depois num Sony ou Samsung, você fica perdido também, mesmo sendo o mesmo sistema e a mesma versão do sistema e fragmentação atrapalha justamente nisso, e os modificados trazem muitas porcarias que ninguém irá usar, este é um problema e o fato de que muitos aplicativos nem possam ser removidos, outro defeito do Android. Então é bom que a Google feche mesmo, porém deixa algumas coisas para poderem ser modificados, porém acho que a interface, é uma coisa que a Google nunca deveria permitir mexer, acho que todo Android tinha que ter a mesma cara, o que irá mudar é os recursos extras.


    • 3
      Davi zinho 21/09/2016 Link para o comentário

      então pq vc n compra um iphone logo?


  • 19
    Andrey 18/06/2016 Link para o comentário

    vai ser um tiro no pé root ROMs etc

    Mateus Savez


  • 6
    Kleber Vinicius M 18/06/2016 Link para o comentário

    Esse AndroidPit é mais falso que nota de 3... escrever isso "Para o Google, é um cavalo de Tróia..."
    Esse site não admira o Android nem a empresa que o mantém, se aproveitam da popularidade do sistema para obter acesso e lucro e só.


    • 17
      ditom 18/06/2016 Link para o comentário

      Kleber, já viu como a Google coleta dados de usuários Android? Chega a ser constrangedor...


  • Alex silvah 6
    Alex silvah 18/06/2016 Link para o comentário

    Adeus Cyanogenmod Adeus Root Adeus Customizações de Todas E Quis Quiser Espécies AFF Se For Para Ficar Em Um Sistema Bloqueado Prefiro Ir Para A Porcaria Do Ios ..

    Davi zinho


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

    O Android só é o que é hoje, esse canivete suíço, com inúmeras possibilidades, graças a ele ser código aberto!


  • Felipe Lima 28
    Felipe Lima 18/06/2016 Link para o comentário

    Lendo esse texto só me veio a mente benefícios, contanto que todos os atuais smartphones suportem essa versão fechada do Android, eu só vejo vantagens nessa estratégia.

    Ader Marcelo


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

      Ué! Por que não comprar um iOS então?

      Davi zinho


  • Jamson Silva 2
    Jamson Silva 18/06/2016 Link para o comentário

    O Tzen ñ é da Samsung. É da Linux Fundation.
    A Samsung ainda pode apoiá-lo.
    O ponto chave para o sucesso de um SO, alem do próprio desepenho, são os apps que estão em seu repositório. Alem disso, existem outros SO como ubuntu e firefox, que já estão no mecado.
    E mais! Só o fato de já ter sido livre possibilita a criaçao de forks a partir do código aberto.
    Esse tipo de atitude, no estilo Microsoft, é algo que nem a própria conssege mais sustentar. Acredito que a google ñ arriscaria tanto.

    Davi zinho


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

      Firefox já desistiu.


  • Maurício Rodrigues 25
    Maurício Rodrigues 18/06/2016 Link para o comentário

    Com toda certeza eu preferia o Android como sistema fechado.

    Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

      Porque pensa que seria melhor brother?


  • 35
    Maicon Bruisma 18/06/2016 Link para o comentário

    Tão provável quanto a Apple tornar o IOS um sistema aberto, ou seja, não é impossível, porém não nesse século.


  • daniel black 19
    daniel black 18/06/2016 Link para o comentário

    Acho que a Xiaomi faria um S.O proprietário também, aliás a MIUI já quase é um um.


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

      Não brother! A MIUI é apenas um Android com maquiagem!
      Ela usa toda estrutura e códigos Android. E os aplicativos são no formato APK, nativos do Android!


      • Lucas Mercedes Palomanes 2
        Lucas Mercedes Palomanes 21/09/2016 Link para o comentário

        Por isso ele disse "quase".
        Interpretação de texto, meu amigo...


  • Josué dos Santos J. 25
    Josué dos Santos J. 18/06/2016 Link para o comentário

    Acho perfeito, mais atualizações e menos aplicativo de operadoras ou marcas.


  • Rafael Oliveira 10
    Rafael Oliveira 18/06/2016 Link para o comentário

    E como fica meus esquemas? Root, custom ROMs, Xposed, custom kernel, TWRP, ports, mods, etc. ;-;

    Davi zinhoDeivis Schuman


    • Lucas Pinheiro O. 14
      Lucas Pinheiro O. 18/06/2016 Link para o comentário

      É o fim

      Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

        Infelizmente vai ser tenso!


  • Gabriel 32
    Gabriel 18/06/2016 Link para o comentário

    Se isso acontecer , pode acabar voltando a ser como era antes , cada fabricante com um sistema diferente , agora eu não sei dizer se isso e bom ou ruim

    Davi zinho


    • Jamson Silva 2
      Jamson Silva 18/06/2016 Link para o comentário

      Se todos forem linux, e houver colaboração mútua como acontesse no desktop, ñ haverá problema.


      • Lucas Mercedes Palomanes 2
        Lucas Mercedes Palomanes 21/09/2016 Link para o comentário

        Como se alguém usasse linux no desktop kkkk


  • 10
    Raphael Prado 18/06/2016 Link para o comentário

    Ou outro caso caso pode acontecer é o Pai Google criar seu próprio AOSP com um código novo sem um script de terceiros sem prejudicar ninguém, eu apoio o fato da Google ser fechada assim haverá menos problemas, falhas e principalmente erros de sistema, att chegariam rápido e maioria dos aparelhos poderiam ter vida útil maior e mais equipamentos antigos serem compatíveis por mais tempo.

    Lucas Mercedes Palomanes


  • 10
    Raphael Prado 18/06/2016 Link para o comentário

    Vejo que cyanogenmod está com o forebs na mão com essa notícia, eles que abusam e usam do AOSP para atacar os "velhos" telefones,agora com essa idéia vejo que a CM está com dias contados...

    ditomLucas Pinheiro O.


  • 82
    Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

    Seria uma reviravolta no mercado. Agora se seria bom ou ruim ñ sei...

    えもうちゃんConta desativada


  • Pedro S. 6
    Pedro S. 18/06/2016 Link para o comentário

    Eu aprovo.

    Lucas Mercedes Palomanes


    • 82
      Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

      Eu fico com um pé atrás...

      Davi zinhoDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

        Eu tbm fico com o pé atrás brother Andreu!


  • Hiago Dalmolin 15
    Hiago Dalmolin 18/06/2016 Link para o comentário

    Seria até melhor

    Conta desativada


    • 82
      Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

      Sei ñ hein...


  • 76
    Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

    O Google não é tão inocente a ponto de pensar que todos vão seguir sua cartilha e deixarão de colocar seus bloatwares. Grande parte da receita de venda de um smartphone vem das porcarias que eles colocam dentro. As chances das fabricantes abandonarem o Android nesse caso são muito grandes e o Google não é inocente e não é líder do mercado a toa.

    Lucas Mercedes PalomanesDavi zinhoJabez SoaresConta desativada


  • Rauanser Jhony 17
    Rauanser Jhony 18/06/2016 Link para o comentário

    Sinceramente se isto acontecer, a google acaba, pois a maior vende fora de androids hj é a Samsung e se isso acontecer ela vai ficar com o tizen, igual a xiomi que vai pular fora tbm, sem contar varias empresas que estao tentando emergir com o Android sera uma discussão Tremenda, e eu aposto que a google nao vai querer perder tanto, até pq uma das maiores empresas que reclamar sofrendo preconceito é a Samsung, axo que se ela adotar o tizen e o povo nao tiver outra escolha ela Ira bater de frente com a aple no quesito hardware +software, e a google vai sofrer com varias empresas tentando se adaptar ao novo Sistema, tirando a Motorola que manda seus aparelhos Quase puros... E se alguém acha que estou falando asneiras me digam qual o processador mais rápido do momento e quem fabrica.... Resposta :SAMSUNG AI TIREM SUAS CONCLUSOES


  • Spike Spiegel 33
    Spike Spiegel 18/06/2016 Link para o comentário

    Quer dizer que pra Google se dar bem ela tem que perder nos tribunais? Kiko: "Que coisa não!"

    Lucas Mercedes Palomanes


  • 45
    Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

    E o pior é se for o android simples de nexus em todos os aparelhos...


  • 45
    Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

    Mas aí fica que nem pc..
    Ai tbm possivelmente nao haveriam os apps do fabricante.


  • 8
    Rafael 18/06/2016 Link para o comentário

    E quem resolver abandonar o Android,pra onde vocês vão bonitões ? Kkkkk o Windows phone já faliu,iOS é 100% fechado e sem customização nenhuma (sou usuário de um) e não tem nenhum outro sistema !

    Davi zinhoえもうちゃんConta desativadaPedro S.Renato Lima


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

      Se, e somente se, isso acontecer, tenho uma palavra: Tizen.


    • 3
      Davi zinho 21/09/2016 Link para o comentário

      para o ios


    • Lucas Mercedes Palomanes 2
      Lucas Mercedes Palomanes 21/09/2016 Link para o comentário

      Windows phone realmente "faliu", Windows 10 Mobile não.


  • 8
    Rafael 18/06/2016 Link para o comentário

    Acho maravilhoso... É frustrante ficar com um dispositivo desatualizado para sempre. E comprar smartphones atualizados no Brasil,não é lá uma tarefa fácil !

    Deivis SchumanえもうちゃんRodrigo Gomes G.Leandro Da Silva AlvesPedro S.


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

      Creio ter muito mais desvantagens do que vantagem brother!

      Jabez Soares


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

      O problema é que o povo não procura saber nada da máquina que tem nas mãos. Só quer o melhor celular do mundo para ver 'face', 'insta' e 'zap'.
      Cara; se parou de receber atualização, taca uma cyanogem no bicho e seja feliz. Hoje em dia é absurdamente fácil fazer isso.

      Agora, se acha "maravilhoso" o sistema fechado, por que não usa iOS???


      • Lucas Mercedes Palomanes 2
        Lucas Mercedes Palomanes 21/09/2016 Link para o comentário

        Concordo em partes. Não é tão fácil assim trocar a rom, principalmente em dispositivos "desconhecidos". Eu mesmo tenho um tablet (HP Slate 7) que sequer tem um método de rootear, imagina uma rom.


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 18/06/2016 Link para o comentário

    Ou... Adeus, custom ROMs e ainda há a possibilidade de fragmentação, visto que não haver modificações de software e ser compatível com a nova versão da plataforma não significa que a fabricante vai de fato atualizar (vide o exemplo do Galaxy S2, que oficialmente parou no 4.2, mas via Cyanogen já possui o 6.0. Suporta, mas não foi atualizado). Fora que, em termos de interface gráfica, eu detesto esse negócio de tudo igual a todo mundo. No meu aparelho, além da Cyanogen, tem um belíssimo tema aplicado (Coalfield) que dá um ar de exclusividade ao sistema.

    Jabez SoaresDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

      Falou e disse brother! Adeus Custom Roms!
      E sobre o tema citado. Ele é show!


  • André Sousa 17
    André Sousa 18/06/2016 Link para o comentário

    A Oracle já perdeu o processo duas vezes, e acho dificil que o Google vá trabalhar o Android na hipótese de que a Oracle ganha esse processo em um recurso. Aliás, isso só está queimando o filme da Oracle, que foi reduzida à condição de patent troll.

    Deivis SchumanえもうちゃんRafael OliveiraConta desativadaCelino Dourado


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

      Bem observado e lembrado brother!


  • 15
    Márcio 18/06/2016 Link para o comentário

    A Apple faz isso e não tá quebrada, tá na hora de surgir o Google Phone e sumir com a fragmentação e ter estabilidade.

    えもうちゃんPedro S.Celino Dourado


    • 76
      Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

      E o Google vai virar fabricante de samartphone e abandonar um mercado gigantesco de fabricantes que usam seu sistema e vendem os apps de sua loja? Inocência sua e de quem escreveu o artigo.


      • えもうちゃん 18
        えもうちゃん 18/06/2016 Link para o comentário

        Cara, não culpe o redator, outros sites já falaram sobre isso. Pesquise no Android Headlines e no The Register.


      • 76
        Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

        E isso é desculpa para ser inocente?


  • 30
    Lordney 18/06/2016 Link para o comentário

    Tudo que o android precisa, fechar a porta para essa bagunça e tornar o sistema melhor e favorável ao usuário. Sempre achei o windows phone um sistema muito bem bolado, tirando o design claro e o iOS também. Com isso só falta a google dar um tempo nessas atualizações sem noções de "novos" androis e reescrever o sistema abandonando não só a fragmentação que só favorece as fabricantes como também resolvendo os problemas que a atual linguagem do android nos oferece. E quem gosta dessa palhaçada de customização que aprenda a se contentar com aquelas capinhas ridículas, eu sei que gosto é pessoal mas não tem nada melhor do que usar as coisas em seu modo padrão, não basta um wallpaper no fundo para diferenciar? Para mim sim.

    Lucas Mercedes PalomanesPedro S.Daniel Pinheiro


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

      Falaste muito bem! Pra ti, a caixinha fechada está ótima. Para muitos outros, não.
      Se gosta de usar uma coisa "padrão", por que não usar iOS?

      Nem eu nem ninguém somos obrigados a aprender a nos contentar com nada.
      E por favor, respeite o gosto alheio e não chame de palhaçada.


    • Lucas Mercedes Palomanes 2
      Lucas Mercedes Palomanes 21/09/2016 Link para o comentário

      Concordo totalmente, mas ainda acho o design da MIUI mais bonito 😝.


  • Josiley Dantas Batista 19
    Josiley Dantas Batista 17/06/2016 Link para o comentário

    Uhm, novas plataformas... eita, imagina como as empresas teriam que adaptar suas aplicações para outros trilhões de SO's? hrurhrudhhe


  • 45
    Conta desativada 17/06/2016 Link para o comentário

    Se todos ficarem iguais em funçoes etc, só diference em hardware, ai fica zoado..
    Vc paga 2000 no aparelho e fica igual ao da outra marca que custa 600, muda SoC ram e cam..


    • 73
      Jairo rios 17/06/2016 Link para o comentário

      Ficaria igual ao W10M , horrivel


    • 7
      Luís Silvério 18/06/2016 Link para o comentário

      Mas você acha mesmo que um aparelho vai custar 2000 e o outro 600? Se tudo ficar mais próximo, um aparelho mais parecido com um mais simples não terá mais condições de custar mais de 3x o valor do mais simples que trabalha da mesma forma. para cobrar mais, o aparelho vai ter que ter um hardware digamos, 3x melhor pra custar 3x mais. Dessa forma acredito que os valores serão mais próximos e fabricantes como a Samsung não terão mais dezenas de aparelhos lançados todos os anos.

      Jabez Soares


      • 45
        Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

        Digo que seria no caso igual quem usa CM.. Tudo igual.
        Imagina o LG G6 que custara mais de 3000 ter as mesmas funçoes do Moto G5 que seria uns 1600 por exemplo.
        Muda display, ram, chip, camera e acabamento.
        Seria como um pc da Dell e um HP com mesmo windows. Muda o hardware.


      • Waldiney S. 25
        Waldiney S. 18/06/2016 Link para o comentário

        Acho que essa é a ideia, o sistema seria o mesmo, e os extras seriam hardware, ou seja menos fragmentação. Acredito que seriam liberadas poucas personalizações, assim os updates chegariam mais rápidos, pois viriam diretamente da Google.


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

      Por mim não teria problema. Quero algo que seja bem construído e me agrade. Não compro para ter exclusividade. Na verdade até gosto de passar despercebido. Mas isso sou eu. Cada um na sua.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 17/06/2016 Link para o comentário

    O interessante do Android e do jeito que é, mas se não tiver opção e for mesmo preciso ser fechado, ainda sim, permaneço nele.

    えもうちゃんLuís Silvério


  • 5
    Raphael Barreiros 17/06/2016 Link para o comentário

    Eu não sei quem é pior, o analista de ter falado essa merda ou o Android Pit de ter escrito e repassado isso.
    O Google já deixou bem claro que jamais tiraria das fabricantes e dos usuários o poder de de customização pois é isso o diferencial do Android. O usuário básico nem sabe o que é Android. Pra ele é o Galaxy, o Moto X, Z, o xperia...

    Lucas Mercedes PalomanesConta desativada


    • 76
      Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

      Falou tudo.


    • Jabez Soares 14
      Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

      Empresas são dirigidas por pessoas e pessoas mudam de ideia...
      Torço para não acontecer isso.


  • Arthur S. 40
    Arthur S. 17/06/2016 Link para o comentário

    Eu abandonaria, é o ponto forte do android!


    • 8
      Rafael 18/06/2016 Link para o comentário

      E ia para qual sistema ? Kkkkk


      • Jabez Soares 14
        Jabez Soares 18/06/2016 Link para o comentário

        Tizen


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 17/06/2016 Link para o comentário

    eita isso pode enfurecer as fabricantes hein


  • Diego Nascimento 42
    Diego Nascimento 17/06/2016 Link para o comentário

    Acho essa hipótese bem inviável de acontecer. A Oracle tá sendo extremamente gananciosa e creio que eles vão continuar com o aparecer desfavorável em relação à ação movida contra o Google.

    Arthur S.


  • 2
    Conta desativada 17/06/2016 Link para o comentário

    isso me deixou com uma ansiedade ta vindo revolução ai ein


  • Nanderson Tavares Ormindo 44
    Nanderson Tavares Ormindo 17/06/2016 Link para o comentário

    Daí surgirão não só o Tizen, e sim outros novos S.O.'s, será uma grande bagunça, imagina cada fabricante optar por um S.O. exclusivo? Mais empregos para o desenvolvimento de S.O.'s e menos conectividade entre as marcas.

    Ou... se não houver saída... apelar pelo o Android de uma forma bem mais cara, onde os smartphones topos de linha atingirão valores acima de R$7000,00.

    Está bom da forma que está... mas infelizmente nessa questão a opinião do consumidor não tem tanta força agora, teremos que esperar pra ver.


  • 2
    Conta desativada 17/06/2016 Link para o comentário

    Tô vendo futuro inovador chegando


  • 13
    Black 17/06/2016 Link para o comentário

    se isso se torna vdd a Google vai ficar meio parecida com Apple.

    Conta desativada


  • 99
    Conta desativada 17/06/2016 Link para o comentário

    Qual será o futuro do Android?...

    Nanderson Tavares OrmindoConta desativada


  • Jabez Soares 14
    Jabez Soares 17/06/2016 Link para o comentário

    Daí vem à tona a conversa da Samsung em trazer o Tizen.
    Veremos...

    [off]
    fui o 1º :)

    Fernando LimaDeivis SchumanDanilo DelmiroConta desativadaNanderson Tavares OrmindoDenys M.Conta desativadaRui Maciel


    • Rui Maciel 24
      Rui Maciel 17/06/2016 Link para o comentário

      Faz sentido mesmo, Jabez...e vale lembrar que eles são líderes do mercado mundial de smartphones. O que conta a favor do Google é que o Android tem quase 90% de participação entre os sistemas operacionais.
      Os desdobramentos dessa queda de braço serão interessantes.

      Um abraço e obrigado pelo comentário

      Fernando LimaConta desativadaConta desativadaDenys M.


      • 99
        Conta desativada 17/06/2016 Link para o comentário

        E sei que terá suas vantagens e desvantagens...


      • 21
        Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

        Posso estar enganado,mas ,se isso realmente acontecer e não for mais vantajoso trabalhar com Android... creio que mais fabricantes vão querer utilizar o Tizen ou criarem seu próprio OS ...


      • 21
        Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

        Desses 90% de participação entre os sistemas operacionais, quantos ℅ pertence a Samsung?!


      • Luiz de Sá 30
        Luiz de Sá 23/06/2016 Link para o comentário

        Huawei também está trabalhando para criar seu sistema próprio como medida de contingência. Na China eles tem outras lojas de aplicativos, e nem há Play Store por lá.
        http://www.androidpolice.com/2016/06/22/huawei-reportedly-working-mobile-os-contingency-measure/


    • 47
      Conta desativada 17/06/2016 Link para o comentário

      .

      Conta desativadaConta desativada


    • 13
      Black 17/06/2016 Link para o comentário

      nesse caso a Samsung não pensa duas vezes e coloca seu próprio sistema no mercado para adquirir o público e os desenvolvedores descontento com a mudanças.

      Conta desativada


    • Danilo Delmiro 12
      Danilo Delmiro 17/06/2016 Link para o comentário

      A Samsung já sabe do que está por vim, por isso um de seus executivos fez aquele pronunciamento a respeito da volta do Tizen nos atuais aparelhos dela...

      Deivis SchumanConta desativada


      • 76
        Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

        Na verdade isso foi um aviso para o Google que não é trouxa e sabe que não pode perder a Samsung.

        Danilo DelmiroDeivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

        Tbm creio que foi mais como um aviso! Assim como o brother Steven Girafinha disse!

        Danilo Delmiro


    • Nanderson Tavares Ormindo 44
      Nanderson Tavares Ormindo 17/06/2016 Link para o comentário

      Voltaremos aos tempos do Nokia ( Symbian ), alguns Motorolas eram o Linux disfarçado, outras marcas o Java e assim por diante. Agora o rumor do Tizen para os Samsung's e quais serão os outros S.O.'s que supostamente virão? Já pensaram em uma hipótese semelhante?

      Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

        Pois é brother Nanderson!


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 18/06/2016 Link para o comentário

      Faz sentido mesmo o que o brother Jabez disse!


    • 21
      Conta desativada 18/06/2016 Link para o comentário

      Caraaaaaa... !!!! Pensei a mesma coisa quando comecei a ler!!!😃

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.