NextPit

Android KitKat - Problemas & Soluções

Android KitKat - Problemas & Soluções

O Android KitKat tem seus problemas. E nós tivemos mais trabalho para resolver esses bugs do que o recomendável, mas aprendemos algumas lições valiosas no processo. Então, compilamos esta lista com os problemas mais comuns nesta versão do sistema operacional do Google e como corrigir um a um. Confira!

Otimize seu tempo e vá direto ao que interessa

A bateria se esgotando rapidamente no Android KitKat 

Problemas de bateria após uma atualização de sistema são comuns, então não se desespere. E a descarga rápida da bateria no KitKat foi um dos primeiros problemas encontrados quando nós baixamos essa versão do sistema.Esse bug tende a diminuir com o passar do tempo, mas você pode acelerar a resolução dele com estas dicas: 

  • Verifique quais os apps estão causando os problemas. Veja as estatísticas do uso de bateria no menu de Configurações;
  • Limpe o cache do sistema. Isso pode ser feito através do Recovery Mode, específica para o seu dispositivo;
  • Finalmente, a única opção restante, mas que sempre funciona melhor, é o reset de fábrica. Mas, não reinicie o seu telefone até que seja feito um backup de todos os dados.
androidpit battery low 1
Resolva os bugs que drenam a sua bateria / © ANDROIDPIT

O "crash" da galeria de fotos do Android KitKat

Para solucionar o problema de crash da Galeria de Fotos do KitKat - quando este recurso para de funcionar - é simples: basta limpar o cache do aplicativo em questão. Vá até Configurações > Aplicativos > Galeria e limpe o cache. Se o problema persistir, você também pode limpar os dados do app, mas certifique-se que exista um backup de segurança antes de fazê-lo.

Você pode também checar nosso artigo de como transferir fotos se você precisa realizar o seu backup de fotos. Seria uma boa ideia de qualquer maneira.

Se o problema persistir, você também pode tentar desinstalar e reinstalar o app - ou instalar um programa similar e que você esteja mais familiarizado. 

AndroidPIT how to transfer pics 10
O crash da Galeria de Fotos é algo que enche a paciência / © ANDROIDPIT

Reboots aleatórios do Android KitKat

Um reboot aleatório é quando o seu telefone trava e reinicia sem que você tenha feito nada de errado e, no caso do KitKat, se tornou algo constante e irritante. Claro que, às vezes, isso acontece por causa de um app ou uma ação ilegal, mas nunca é divertido. Há um milhão de razões para rolar um reboot aleatório, mas a maneira mais fácil de pará-los é limpar o dispositivo.

Copie os arquivos mais importantes do telefone no seu PC ou em algum serviço de nuvem. Depois, basta ir no menu Configurações e dar um reset no dispositivo, seguindo os passos indicados pelo aparelho. É muito mais simples apenas restaurar os dados em um dispositivo "limpo", do que gastar horas e mais horas para descobrir como resolver o bug dos reboots aleatórios do KitKat.

AndroidPIT backup 9981
Não esqueça de fazer o bom e velho backup antes de "resetar" seu dispositivo / © ANDROIDPIT

Acesso ao cartão microSD no Android KitKat SD para armazenar apps

Cartões microSD e o Android KitKat, infelizmente, nunca se deram muito bem e um dos principais bugs é a impossibilidade de usar o primeiro como memória externa para salvar aplicativos. Mas existem maneiras de contornar o problema.

Você pode conferir nossa matéria "Como remover o bloqueio do KitKat ao cartão microSD" ou pode baixar uma série de apps que foram desenvolvidos para essa função no Google Play. 

O único problema é que você precisa ter acesso root para fazer isso acontecer. E, já bem sabemos: você vai anular a garantia do seu aparelho se realizar o processo. Confira mais informações sobre isso no artigo abaixo:

androidpit sd card 2
Problemas com cartões microSD são uma constante no KitKat / © ANDROIDPIT

Problemas nas redes móveis com Android KitKat 

Se a conexão às redes de dados móveis falhar ou o aparelho não se conectar automaticamente a elas quando o Wi-Fi estiver desativado, há algumas soluções para resolver esse problema. A primeira é simplesmente alternar o Modo Avião para interromper todas as conexões  - e tentativas fracasadas das mesmas  - e depois religar o aparelho novamente. Isso tende a restaurar a comunicação com as redes. 

Outra medida é simplesmente reiniciar o seu telefone. Mas se isso também não funcionar, entre em contato com a assistência técnica do seu provedor. É provável que o problema não esteja relacionado com o KitKat.

androidpit airplane mode
Uma rápida ida ao Modo Avião corrige vários problemas de conexão / © ANDROIDPIT

Problemas do GPS no Android KitKat 

Problemas com o GPS também são constantes no KitKat, mas não só nele. Para corrigi-los, vá até Configurações > Localização e certifique-se que a opção Acesso à localização esteja ligado e no modo Alta Precisão.

Alternar entre diferentes configurações existente na opção de GPS podem, ocasionalmente, resolver o problema. Mas, se isso não acontecer, você pode baixar um aplicativo no Google Play que diagnosticará o problema desta funcionalidade no KitKat. O Give GPS Status & Toolbox (link abaixo) é uma boa opção se você sentir que o seu GPS do seu telefone realmente não está funcionando a contento.

GPSKITKAT
Resolver os bugs de GPS do KitKat tende a ser bastante simples/ © ANDROIDPIT

E você conhece outros bugs e soluções presentes no Android? Compartilhe com a gente! 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

38 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Danubia Ferreira 17/01/2017 Link para o comentário

    Eu ainda estou na versão kk ,reiniciei meu celular essa semana e estou com dificuldades pra acessar alguns apps,eles baixam mais não abrem não sei o que fazer alguém pode me ajudar ?


  • João Victor Rodrigues 12/10/2016 Link para o comentário

    Ola!! Alguém Pode Min Dizer Pq Ainda Nao Recebi A Atualização Lollipop?? Meu Android Ainda Esta Na KitKat Pfv Se Souberem Mim Ajudem!!!😞😃


  • Sergio M. 22/05/2016 Link para o comentário

    Ô arrependimento de ter migrado para Android. Há 1 mês passando raiva. Saudade do IOS.


  • Vince 12/05/2016 Link para o comentário

    O KK pra mim ainda é o melhor, mesmo que eu tenha gostado da facilidades e recursos do lollipop.


  • Roberto Oliveira 11/05/2016 Link para o comentário

    Meu Maxx está no KK e eu nao pretendo atualizar ate ter ctz que o 6 está satisfatório.

    Disparado, e o melhor android junto do 2.3.x.

    CAV


    • CAV 14/05/2016 Link para o comentário

      Tipo Windows XP (Android 2.3.x) e Windows 7 (Android 4.4.x). hehehe


  • José Luís Silva Martiniano 11/05/2016 Link para o comentário

    Legal essas informações.


  • Elivaldo Medvedev 11/05/2016 Link para o comentário

    Todos estes problemas citados eu tive com o 4.1 Jellybean. No KitKat 4.4.2 ainda tive alguns poucos problemas, já na versão atualizada 4.4.4 tive a melhor experiencia pró-bateria no android. Gosto da repaginada na interface que o Lollipop deu (tanto é que ainda uso a 5.0.2) mas a autonomia de bateria a vitória é sem dúvida do KitKat 4.4.4. Não fui para o MM pois para o meu celular existe reclamações quanto ao descarregamento rápido. Então prefiro ficar poraqui com o Lollipop mesmo :)


  • Jonnattan Silva 11/05/2016 Link para o comentário

    Minha bateria acaba mais rápido que pagamento no começo do mês, e olha que é o Razr HD que na época era o que tinha mais capacidade, mesmo reduzindo os app em segundo plano mal dura até o meio dia, também 2 anos de uso contínuo já era de se esperar.


  •   31
    Conta desativada 11/05/2016 Link para o comentário

    Pra mim foi o melhor no quesito bateria. À noite, em stand-by, consumia apenas 1% da bateria. Quando atualizei pro Lollipop, o consumo, no mesmo período, deixando tudo desativado do mesmo jeito, subiu pra 5%. Prefiro o material design das versões novas, mas sinto falta do consumo de bateria menor do KitKat.


  • Marcos Augusto 11/05/2016 Link para o comentário

    Eu parei com essas frescuras de usar a ultima da ultima versão de qualquer sistema operacional agora estou no kitkat tunning e windows 7 start fazendo tudo que os atuais fazem de uma forma mais simplificada e com mais desempenho.


  • César F. 11/05/2016 Link para o comentário

    Apesar de nao ser o mais atual, é o melhor custo beneficio para celulares antigos de entrada (como o meu), oferecendo desempenho e usabilidade ao mesmo tempo.


  • Victor Lima 11/05/2016 Link para o comentário

    em termos de performance foi o melhor pra mim


  • Natanael Bodanese 11/05/2016 Link para o comentário

    nunca gostei do Android KitKat,, até o layout É paia kkkk..

    Conta desativada


    •   82
      Conta desativada 11/05/2016 Link para o comentário

      Tb ñ


    • CAV 11/05/2016 Link para o comentário

      É o mesmo layout do Android Ice Cream Sandwich e do Jelly Bean, só com o cabeçalho em branco e uma polida na faixa que mostra o título do app em execução.


  • Deivis Schuman 11/05/2016 Link para o comentário

    Eterno Guerreiro!


  •   16
    Conta desativada 11/05/2016 Link para o comentário

    faltou o Android 4.1 Jelly Bean


  • Junior Fornazi 11/05/2016 Link para o comentário

    matéria sobre o KitKat mas as imagens são do lollipop kkkkk........ só faltou uma materia do saudoso Android 4.0 ICS

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.