O Android Nougat será algo bem raro de se ver mesmo após seu lançamento oficial

O Android Nougat será algo bem raro de se ver mesmo após seu lançamento oficial

O Google liberou versões prévias do Android N com antecedência inédita, divulgou novidades sobre a nova versão do sistema no Google I/O 2016 e parece estar empenhado em promover suas funcionalidades. Mas a política de fragmentação da plataforma continuará a ser a pedra no sapato de quem sonha em ter a nova versão do SO no seu smartphone. 

O gráfico que você vê logo abaixo mostra como o ritmo de adoção de novas versões do Android continua (muito) lento. A penúltima edição do sistema – a Lollipop – segue sendo a mais usada do sistema operacional mobile, com 35,6% de presença. Já o KitKat – antepenúltima versão do SO – está em segundo, com 32,5% de participação. 

androifragmentacao
Lollipop e Kitkat têm quase 70% do mercado Android / © Google

Ou seja, quase 70% do mercado de smartphones Android está dominado por edições do SO de 2013 e 2014. 

Marshmallow a passos lentos. O que compromete o Android Nougat

Já o Android Marshmallow, versão mais atual do SO do Google, está presente em somente 7,5% dos smartphones. Ainda que a versão final do Android Nougat esteja prometida para o final do ano, esses meses a mais que o Marshmallow tem pela frente para ganhar mercado não devem significar grandes mudanças em sua participação no mercado. Sendo muito otimista, ele pode chegar a 10% do mercado.

android 6 0marshmallow teaser
Mesmo sendo o Android mais atual, o Marshmallow não está nem em 10% dos smartphones / © Google

Com toda essa lentidão no processo de atualização do Marshmallow, teremos apenas uma pequena leva de privilegiados que irá desfrutar dos novos recursos do Android Nougat nos próximos meses, talvez nos próximos anos. Mais precisamente aqueles que planejam comprar um smartphone no final do ano ou os proprietários de topos de linha lançados no começo deste ano, como o Galaxy S7, LG G5, o Huawei P9 e, em última instância, o Nexus 6P. 

A "lista da vergonha" que o Google quer divulgar não promete ser tão eficaz para pressionar as fabricantes

Sim, as gamas de smartphones de entrada e intermediário continuarão sofrendo com a defasagem do sistema operacional. 

A “lista da vergonha” do Google e a arte de jogar para a torcida

Para fazer com que as fabricantes forneçam a atualização do Android com mais rapidez, para mais dispositivos, o Google ameaçou divulgar mundo afora a chamada “lista da vergonha”: trata-se de uma relação que denuncia a velocidade de liberação dos updates do SO de cada empresa. Saiba mais sobre ela no link abaixo:

O problema é que essa ação de "humilhação pública" parece ser apenas um ato de "jogar para torcida”. Primeiro, porque o Google – ainda que queira ver o Android Nougat espalhado no maior número de aparelhos possível – não vai entrar em conflito com suas principais clientes: as fabricantes. 

sony xperia z2 android lollipop close
Quantas atualizações você acha que seu smartphone pode receber? / © ANDROIDPIT

Segundo, porque o processo de liberação de updates do Android já segue uma ordem que é de conhecimento público: o Google prepara a atualização do SO e o envia para as fabricantes de processadores, que escrevem códigos para que o sistema operacional converse com os componentes de hardware. A seguir, essas linhas de comando são enviadas para as fabricantes de smartphones, que as adaptam aos seus modelos e UIs. 

Com tudo isso pronto, as operadoras recebem a atualização de software das fabricantes e precisam realizar todo o processo de verificação – que é a parte mais demorada – para só então liberar o update aos usuários. E é nessa última parte que está o gargalo, já que os testes precisam ser feitos em uma infinidade de modelos de telefone, regiões e redes.

AndroidPIT survive android updates 7540
Haja paciência para esperar seu smartphone ganhar uma atualização do Android / © ANDROIDPIT

Para completar, também já sabemos como cada fabricante prossegue com as atualizações. Aqui está um resumo rápido: o Google, obviamente, libera as atualizações para as linhas Nexus e Pixel assim que elas são liberadas, a LG se esforça em liberar os updates para os seus dispositivos topo de linha e a HTC também é geralmente bem rápida. A Lenovo e a Sony também costumam liberar as atualizações de forma relativamente rápida. Já a Samsung é conhecida por sua lentidão e privilegia os smartphones mais recentes com a liberação do update.

Em resumo, é possível que boa parte do público só consiga “brincar” com o Android 7.0 Nougat daqui um ou dois anos. Ou se os usuários decidirem comprar um novo smartphone no final de 2016 e que já traga o SO embarcado. 

E você está disposto a esperar pela atualização do Android 7.0 Nougat?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Os comentários favoritos dos leitores

  • Wrecked Machines 27/05/2016

    Culpa do google? Não
    Culpa das Fabricantes? Sim
    Isso Vai mudar ? Não
    Tenha algo que possa Fazer ? Sim
    O que ?

    Comprar um Nexus.

    Mora no Brasil ? sim

    se fodeu .

  • Lazaro Rocha 27/05/2016

    Eu prefiro as Funcionalidades do TW da Samsung, mesmo que demore!!! tinha S4 comprado 2013 Sempre Rodava Liso sem trava, usei por quase 3 anos caiu e paro de funciona esta semana, pois já encomendei NOTE4, quem reclama de travamentos no TW é por que tem Pucket/Win/Prime....etc.

  • Anderson de Assis Nunes 28/05/2016

    Já estou há três anos com meu LG G2 rodando KitKat 4.4.2 e sinceramente não vejo a necessidade de migrar para outras versões do Android. Tenho recebido as atualizações dos aplicativos numa boa, a bateria do G2 é o ponto positivo do aparelho sua autonomia chama muita atenção. Não atualizei para o lollipop porque li relatos que com a versão do SO a bateria tinha sua energia drenada rapidamente.

    Enfim, vou seguir com meu G2 velho de guerra mesmo rsrs Ahh, curto pra caramba também a câmera fotográfica do smartphone da LG :D

98 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • #HelloMoto


  • Falando em atualizações, preciso tirar uma dúvida: como eu uso bastante o Office da Microsoft, gostaria de saber se o Android Marshmallow tem suporte para o Word, Excel e PowerPoint. Penso em comprar o Moto G4 Plus mas preciso ter esta resposta antes.


  • Por isso mudei para o iOS, Apple lança a atualização no mesmo dia ja esta disponível, e não tem essa frescura de dar preferencia a aparelhos novos .


    • Eu também estou no iOS no momento. Quero voltar pro Android mas fico com medo de me arrepender de abrir mão desta eficiência nas atualizações pela qual a Apple sempre prezou. E sem falar na Microsoft, que cuida do iOS como se fosse seu... rs
      O maior exemplo está justamente no Office. Se você digita um trabalho de faculdade no notebook mas não tem como levá-lo, joga pro OneDrive que a configuração no iPhone ou no iPad não muda em nada.
      Quero saber se no Android teria estas mesmas vantagens.


  • 7,5% considerando que grande parte dessa porcentagem vem das custom roms (principalmente Cyanogenmod). Não acho que a Google deveria diminuir o ritmo de atualizações, afinal, do que adiantaria ela ficar com o SO defasado? Quem tem que se adaptar ao sistema que usa são as fabricantes!


  • Como o ritmo de evolução dos smartphones está diminuindo, o interessante seria uma nova versão acada 2 ou três anos. Isso diminuirá a fragmentação e dará um tempo considerável para as fabricantes atualizar os seus aparelhos.
    Outro problema da Google é que ela dá muita liberdade para as fabricantes alterarem a fundo o seu sistema. Isso dificulta o trabalho das empresas que tem que fazer todo esse trabalho novamente a cada nova versão. E para as empresas não é interessante fazer o mesmo trabalho de desenvolvimento em atualizações de sistema. Se as personalizações fossem simples como é o caso da Motorola, aí sim os updates sairiam rapidamente.


  • Essa atualizações hoje em dia não muda mais quase nada


    • É verdade, por isso eu acho que a Google tem que mudar e fazer uma nova versão a cada 2 ou 3 anos. A evolução dos smartphones está lenta agora, um top de linha de 2014 dá conta do recado até hoje.


  • Meu próximo smartphone vai ser um Nexus,canse de esperar por atualizações.


  • "Malditos ninjas (Versões do android), mal consigo ver seus movimentos (updates)".


  • Não para Motorola. #MotoXForce


  • Compre um Nexus, e pronto.

    * Tem na loja DougShop


  • Acho que a google devia parar lançar novas versões de Androids tão rápido, para poder da um tempo de uma quantidade considerável de usuários desfrutarem da versão.


    • A Google lança novas versões do Android em tempo curto?
      Gabriel, por favor, o que você realmente sabe sobre os lançamentos das novas versões do Android? Você leu a matéria ou somente o título dela?


  • além de chegar em poucos aparelhos, quando chega é com funções novas desabilitadas, com por exemplo a função usar o SD Card como memoria interna prometida no MM chegou "capada" no meu Xperia Z2, frustrante


    •   45
      Conta desativada 28/05/2016 Link para o comentário

      Sim.... Sony, Lg e Samsung fizeram isso..... Justificam que ficar na memoria interna é mais rápido que no sd.


  • Me lembro no lançamento do lollipop, a maioria dos lançamentos seguintes vinha com a versão anterior, com o marshmallow a mesma coisa, o k5 por exemplo, e com o Android N não será diferente, se o iPhone não fosse tão caro..........


  • a única vez que me senti obrigado a atualizar o Android foi do gingerbread para o ICS pois muitos aplicativos que eu usava pararam de ter atualização, depois disso Android novo só serve para sugar mais bateria e uma interface nova a única coisa que deu certo para mim foi o doze até agora, de resto o update foi apenas "visual"


  • Essa discussão já caducou. Quem comprar um Android novo,mesmo sendo top de linha, tem que se contentar com uma atualização no máximo. Não gosta? Compra um iPhone, que é atualizado na hora porque roda um SO feito só pra um aparelho. Aceitem.


  • querem atualização ? comprem um nexus
    mora no Brasil ? comprem no mercado livre que la tem o nexus 5x e o 6p


  • Já estou há três anos com meu LG G2 rodando KitKat 4.4.2 e sinceramente não vejo a necessidade de migrar para outras versões do Android. Tenho recebido as atualizações dos aplicativos numa boa, a bateria do G2 é o ponto positivo do aparelho sua autonomia chama muita atenção. Não atualizei para o lollipop porque li relatos que com a versão do SO a bateria tinha sua energia drenada rapidamente.

    Enfim, vou seguir com meu G2 velho de guerra mesmo rsrs Ahh, curto pra caramba também a câmera fotográfica do smartphone da LG :D


  • Sinceramente ....o Android N não me surpreendeu nem um pouco , este se vier para o meu gadget não me deixaria entusiasmado , o que eu gostaria seria receber as atualizações mensais de segurança , isto sim é importante .


  • Se eu receber o N no meu Z3 Compact já vou estar feliz. Queria muito pegar um 5X para ficar uns anos sem me preocupar, mas como não tem no Brasil, estou considerando um iPhone SE.


  • Engraçado Rui, segundo os dados que o Tecnoblog analisou, a LG e Sony foram as piores por aqui no Brasil. Samsung e Motorola são as mais rápidas em solo brasileiro.


  • sim embora não sei se meu moto Maxx vai pega essa atualização ainda dizem que ele já tá no "m" mais o meu continua no lollipop


  • Esses 2,2% do Android GingerBread são do Galaxy Young kkkk


  • Por falar em atualização, o S5 N E está recebendo agora, a Marshmallow.


  • Espero sim. Fazer o que?


  • O Lollipoop e o Marshmallow já são raros de se ver, quem dirá o N.


  • Já uso essas betas já a 4 meses.


  • Isso depende das pessoas. há pessoas que desde que o sistema esteja a funcionar, não querem saber se é marshmallow ou lollipop. Eu permaneci 3 anos com o android 4.1.2 e nunca tive queixas do sistema, mas sim do hardware.


  • Google tambem deveria estar na lista, pois varios nexus ela exclui da lista de atualizações... Nexus ainda potentes.


  • Aí as pessoas me perguntam "Por que comprar um moto *?" ATTS RÁPIDAS MORES


  • Não se esqueçam que existe cyanogenmod


  • Updates sempre serão bem-vindos mas espero mesmo que as fabricantes melhorem a sua política de atualização..


  • Um bom plano seria a Google disponibilizar o SO como a Microsoft, a ISO pra Download


  •   45
    Conta desativada 27/05/2016 Link para o comentário

    Muita gente sequer sabe o nome do SO do celular que usa. Também que devemos manter os apps atualizados.
    É bem comum a pessoa prestar atenção em X mp da cam, Y gb de espaço para apps e Z " de tela.
    Por isso modelos básicos da Samsung vendem muito. São feitos para os que querem o simples e nem sequer sabem ou se importam com versão de SO.
    Agora se vc faz questão , ou vc comprar um mais caro ou um que vc sabe que pode recorrer a CM.

    Não entendo essa gana por querer novo SO dias depois de lançado, sabem que é cheio de bug. É o wifi que não conecta, bluetooth não liga, o volume que fica baixo em ligações, a bateria acaba mais cedo etc... Todo ano as reclamações são as mesmas.

    Estou de boa com o 5.0.2, meu aparelho talvez receba o N. Nem sei se instalarei o MM. Vai que fica um lixo depois e a bateria que dura 26h passa a durar 14h por causa do Doze ineficiente.

    Pelo que eu vi, Nexus faz sucesso pelo android zerado e atualização, nunca vejo alguém elogiar as especificaçoes deles.


    •   82
      Conta desativada 27/05/2016 Link para o comentário

      Compartilho desse msm pensamento, até pq essa última atualização do LP pro MM ñ tem nenhuma diferença significativa. O N acredito q será igual, pq uma das funções principais q está sendo divulgada é a multi janela e isto eu já uso há tempos.


      •   45
        Conta desativada 27/05/2016 Link para o comentário

        Sim colega, no meu caso o MM tem somente as permissões dos apps de interessante.
        Muita gente se arrepende do upgrade. Tem quem fique satisfeito e diga que o aparelho melhorou, para outros ficam pior.
        A Camila Rinaldi disse num post sobre o motivo de ter um high end que seu z2 ficou melhor no MM, mas aqui mesmo no site tem donos de z2 que se arrependem do upgrade.
        Meu aparelho tem menos de 2 meses, se baixo o MM e fica ruim, não vou fazer root e gambiarra para voltar ao L e correr o risco de zoar o telefone.


      • Eu também penso semelhante à vcs. Meu smartphone está no KitKat, e ele está excelente, e ele vai receber em breve o 6.0 em breve. Mas a questão é, eu já não atualizei ele para o lollipop, pois vi muitas reclamações sobre a performance que cai drasticamente, por isso preferi ficar com o KitKat. Mas o 6.0 vou aguardar, e se o retorno dos que forem atualizar for positivo, irei atualiza-lo.


    • Os Nexus são o ápice do modelo que o Google acredita ser chamado de smartphone, então as especificações são sempre as que trazem o melhor conjunto da época, exemplo é o Nexus 4 (2012) que já trazia 2GB RAM, tela 4.7" e NFC, daí veio 2014 e o lançamento do iPhone 6 que trouxe essas mesmas especificações, e caiu na zueira, tem até um gráfico na web ref a isso, Apple atrasada 2 anos. Os Nexus são feitos para serem superados pelas fabricantes, mas nem sempre isso acontece, e por isso, não precisamos ficar falando de especializações, sabemos que temos o melhor equipamento em nossas mãos.


  • Se não houvesse 10 variantes de um tipo, um modelo speed, master, gold ou uma versão capada de tal celular não seria necessário meses de testes apenas em um modelo, sobraria algum tempo para outros antes de chegar o novo android. mas como é bom ter um beat um stylus um edge ou um plus pra ter mais opções, fica por ai mesmo uma correria com atrasos.


  • Será qui eles vão lançar essa nova atualização pro moto g2


  • De quem é a culpa?
    Google ou fabricantes?


  • Eu prefiro as Funcionalidades do TW da Samsung, mesmo que demore!!! tinha S4 comprado 2013 Sempre Rodava Liso sem trava, usei por quase 3 anos caiu e paro de funciona esta semana, pois já encomendei NOTE4, quem reclama de travamentos no TW é por que tem Pucket/Win/Prime....etc.


    •   82
      Conta desativada 27/05/2016 Link para o comentário

      Correto! Quem realmente conhece a TouchWiz ñ larga mais.


    • ai fica a pergunta, o win/prime não é samsung? a marca tem de aprender que update é respeito pelo usuário, ou será que o maior volume de vendas dela vem dos topos de linha? aprende com a Motorola que atualiza todos os seus modelos.


  • Culpa do google? Não
    Culpa das Fabricantes? Sim
    Isso Vai mudar ? Não
    Tenha algo que possa Fazer ? Sim
    O que ?

    Comprar um Nexus.

    Mora no Brasil ? sim

    se fodeu .


  • Pelo que eu vi, o Android N será mais para aparelhos novos e os antigos sem chances. Mas tomara que seja o contrário.


  • Uma vergonha pros fabricantes e pra Google. 😑


  • Quem é o cara que sempre tira as fotos como modelo do Android pit? muito engraçado kkk


    •   26
      Conta desativada 27/05/2016 Link para o comentário

      Eh o Scott Adam Gordon do Androidpit em inglês. Digite no Google "best offline apps Androidpit" e veja uma matéria feita por ele.


  • A fragmentação do sistema é o preço que se paga pela sua popularização. Isso já era previsível. Desta forma o Windows popularizou-se e se consolidou como sistema operacional dominante. Em tempos de Windows 10, muitos PCs ainda rodam Windows XP ou até anteriores.


    •   45
      Conta desativada 27/05/2016 Link para o comentário

      Mais de 50% usam W7, boa parte desses usuários o fazem por vontade própria. Quem tinha W7 original pode ainda migrar de graça ao 10, nem todos têm interesse.


  • Quem nasceu pra ser Lollipop, Marshmallow, Nutella, nunca vai ser Kit Kat...


  • Bem se a Google cobrasse um valor em cima do prazo das atualizações aí quero ver não atualizar os aparelhos e meio ridículo isso principalmente a Samsung


  • Os tops de linha da Samsung estão num tempo bom, mas os de entrada.....


  • Se você quer resolver esse problema da maneira mais fácil é só comprar um Motorola, você pode não gostar do Design mas no quesito atualizações ela é a única empresa que te garante com rapidez uns dois updates oficiais e uma oferta imensa de Custom Roms para você se aventurar após ela finalmente oficializar o abandono de updates para um determinado aparelho.


    • Exatamente. Saí de um LG G2 para um Moto G3 (foi o que deu na época), mas não imaginava que o choque de realidade seria tão grande.

      Sem comentar a respeito de tela, bateria, câmeras e desempenho, pois top sempre será top, e intermediário sempre será intermediário.

      Hoje com o Moto G3 tenho Android M rodando perfeito e fluído, e sei que após o lançamento do Android N, em pouco tempo ele estará disponível.

      Mas qual a vantagem disto? Nenhuma. Hoje, prefiro muito mais o Sistema da LG ou da Asus, que esse da Motorola.

      Esse sistema é extremamente limitado, não tenho sequer uma ferramenta para calibrar a cor da tela que é quente e detesto isso.

      Meu próximo aparelho até o fim do ano será um Note 5 (se o bolso permitir) ou um S6 Edge se as coisas apertarem. Prefiro a TW super personalizavel, em um aparelho que sobra desempenho (logo nn tem problema ser pesada), e mesmo que demorando atualizar, que esse sistema da Motorola.

      Essa é minha opinião como usuário.


      •   45
        Conta desativada 27/05/2016 Link para o comentário

        Concordo, uso mais apps do fabricante do que da google.


      • Eu tbm saí da LG com aquela interface pavorosa e vim para um Moto G3, e sempre ouvi tanto sobre a Motorola e como os aparelhos são incríveis e quando comecei a usar o meu só pude tirar uma conclusão: São ok. Meu moto G trava sim com determinados apps e isso é justificável, atualizações eu até acho legal, a política da empresa é muito agradável mas ainda tenho certa desconfiança agora que a Motorola adotou essa estratégia de lançar aparelhos adoidados.


      • olha, nunca conheci ninguém pessoalmente que usa mais apps do fabricante, trabalho com suporte em TI e o que não falta é gente querendo tirar os do fabricante pois não compreende por que tem de ter se não usa


  • Quem não quer ter nenhum tipo de problema, compre um iPhone. PONTO!



    • Amigo, com o devido respeito, mas no Brasil, é idiotice usar produtos Apple, devido a ofensa que são os preços desta empresa.

      Pelo preço de um iPhone 6 (não é nem o 6S), eu consigo comprar um Note 5, que é incomparável.

      O Note 5 tem tela infinitamente superior, bateria melhor, acabamento tão bom quanto o do IPhone, capacidade de processamento tão boa quanto do iPhone, e a S-Pen que é extremamente útil.

      Além disto, particularmente utilizo muito arquivos PDF e Word no smartphone, para visualização, edição e compartilhamento, logo o IOS é quase inútil de tão limitado para além dos serviços Apple.


  • Uma pena não ter vendas dos aparelhos Nexus aqui no Briasil. Está aí uma coisa que eu não entendo o motivo. Alguém pode explicar ?


  • Por isso vou adquirir um moto. Os nexus já não aterrissam por aqui. #gomoto


  • nada como a cm14 com Android N flw Google rs


  • Ué! E a Motorola/Lenovo não era a fabricante mais rápida na atualização do SO?


  • Solução ideal é a da Sony de vender aparelhos com a opção de desbloquear o Bootloader e oferecer "ROMs Beta" e permitir instalação manual do que o consumidor quiser eliminando as barreiras das operadoras.


    • Já viu o Android Marshmallow da Sony como está agora? Ela acabou com a interface que ela tinha e colocou um Android inteiramente puro. Com apenas 19 Apps fixos. Até os Apps da Google podem ser excluídos.


  • só vai ter Nexus por enquanto mesmo

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.