NextPit

Android Oreo, Go e One: você sabe qual é a diferença entre esses sistemas?

AndroidPIT HTC U 11 life 2685
© NextPit by Irina Efremova

Atualmente, existem três versões do Android que são baseadas no Oreo, última versão principal do sistema do Google. Portanto, muitos usuários acabam confundindo o real benefício de cada uma dessas apostas do Google e também para quais tipos de smartphones são desenvolvidas essas variantes. Agora, iremos ao básico: as diferenças entre o Go, One e Oreo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Android Oreo

O Android Oreo é a principal versão do sistema operacional do Google, lançada oficialmente no dia 21 de Agosto de 2017. Essa plataforma é responsável por implementar os recursos que são a base do Android para os próprios smartphones da Google, alguns já conhecidos por usuários de outras fabricantes. O ponto forte dessa versão é o desenvolvimento do ecossistema do Android como um todo, o que incluiu alterações no código-fonte e a criação de novas API que oferecem maior suporte a novos hardware, serviços e integração com soluções.

Por se tratar de uma versão, teoricamente, nova, o Oreo não está presente em muitos aparelhos de fábrica. Nós já falamos sobre isso aqui no site e, até o momento, somente o Xperia XZ1 oferece essa versão do SO pré embarcada no Brasil. Outros modelos chegarão em breve rodando o Android 8, como o Galaxy S9 e o Zenfone 5, e muitos outros estão na fila para receber o update. Moto Z2 Force, Galaxy S8 e Zenfone 4 são alguns dispositivos que já foram atualizados e estão à venda no país.

AndroidPIT Google Pixel 2 1661
O Pixel é o smartphone base do sistema / © NextPit

O próximo passo, se tratando de uma versão base, é o Android 9.0 P que será apresentado em breve. O lançamento em si dessa versão deve acontecer em meados de setembro. As novidades sobre o Android P estão aqui:

Android One

Esse é o novo esforço do Google para tentar acabar com a fragmentação do sistema mas, aparentemente, o One está tendo uma baixa adesão por parte dos grandes fabricantes. Basicamente, o Android One leva o software puro a dispositivos intermediários e topos de linha. Essa seria – ou será, quem sabe – a chance de usuários ao redor do mundo de experimentarem a essência do Google Pixel no "corpo" da sua fabricante favorita.

A administração do software é feita pelo Google, ou seja, quem atualiza e faz alterações no sistema operacional é a própria gigante das buscas, em conjunto com a fabricante do modelo. Até o momento, apenas os seguintes modelos fazem parte do projeto Android One:

AndroidPIT xiaomi android one 2048
Xiaomi Mi A1 / © NextPit

Por fim, no que diz respeito ao One, o que você deve ter em mente é que estamos falando de uma portabilidade do SO puro para outros dispositivos, o que é uma mão na roda para os usuários. Não existem limitações básicas de hardware para seu funcionamento, apenas requisitos mínimos e condições comerciais entre o Google e a empresa parceria. Logo, o One serve para tops também. Os básicos ficam com o Go:

Android Go

O Android Go é uma versão lite do Android One – notem que todas as variantes aqui levam o Oreo como base – projetada para rodar em dispositivos com até 1 GB de memória RAM. Agora você deve estar pensando: que sentido faz lançar um smartphone com 1 GB de RAM em pleno ano de 2018? Pois bem, a verdade é que muitos usuários desconhecem as especificações dos aparelhos – usuários comuns – e em muitos países ainda existem modelos que saem com uma quantidade de RAM limitada.

O jeito que o Google encontrou aqui foi enxugar o Android mantendo seus principais recursos, embarcando versões leves de apps e garantindo uma performance "ok" a longo prazo para esses dispositivos. O Go é uma iniciativa bem interessante, o software é parcialmente controlado pelo Google e os apps rodam em versões web, ao menos os serviços do Google. Comercialmente a versão Go é conhecida como Android Oreo (Go Edition) e, até o momento, apenas o Nokia 1 roda com essa versão mini do Android. 

AndroidPIT Nokia 1 7136
Nokia 1 é o primeiro com Android Go / © NextPit

A Google prometeu que lançará outros produtos com o Oreo Go em 2018 mas, assim como o Android One, eu não ficaria na expectativa de termos algum dispositivo rodando com a plataforma no Brasil.

Qual dessas três versões é a melhor, na sua opinião? Qual delas você tem vontade de testar?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Agnaldo 15/03/2018

    O one já vinha sendo lançado sob o pseudônimo "Google Play Edition" desde por volta de 2013 (época do S4).

    E eu não botaria tanta fé, acabar com a fragmentação implantando o Android puro seria acabar com a personalidade das fabricantes em seu SO, portanto não acredito que as mais renomadas irão aderir.

  • Marlon Silva 15/03/2018

    "QUE AJUDA MUITAS PESSOAS NA AFRICA"... EU SOU AFRICANO(ANGOLANO) E OS SMARTPHONES QUE MAIS SE USAM AQUI SAO GALAXYS E IPHONES (TOPS) NAO SEJA RACISTA AFRICA NAO E SO SOFRIMENTO E GUERRA SE VIERES PARA ANGOLA VERAS QUE OS NOSSOS CARROS POPULARES SAO DA HYUNDAI E KIA, TOYOTA E OUTRAS MARCAS QUE VOCES AI NO BRASIL CONSIDERAM MARCAS LUXUOSAS MAIS PARA NOS SAO CARROS DE CLASSE MEDIA/BAIXA AINDA TENHO MUITO A DIZER MAIS N VOU PERDER O MEU TEMPO ALIAS ESTE COMENTARIO FOI ESCRITO A PARTIR DE UM MACBOOK PRO(ISSO NAO E IMPORTANTE E SO PARA SABERES MESMO)

  • Jonscravit 16/03/2018

    Então falar que celular barato é bom para paraísos pobres é ser Racista?
    então toda a africa esta cheia de ricos que só usam iphones e galaxy Top?
    Africa é só angola? Zimbábue estão todos com iphone e galaxy top?
    no brasil aqui todo mundo aqui ta usando galaxy Top e iphones..
    aqui se vende muito celular médio e de entrada, mas deve ser que é para dar para os gatos e cachorros de estimação...

  • Agnaldo 15/03/2018

    Android Oreo: Versão Principal

    ONE: Tentativa de levar o Android Puro aos aparelhos

    GO: SO capado para celulares com Hardware Capado.

  • Jonscravit 15/03/2018

    Android GO é otimo para celulares de 1GB de ram, celulares de 50 dolares que ajudam muitas pessoas na africa e outros paises pobres

65 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Diego Albuquerque 11/06/2018 Link para o comentário

    Android One, sem dúvida! louco pra testar uma versão pura do sistema...Mas infelizmente a linha Pixel não chega em nosso país.


  • Phelipe B. 16/03/2018 Link para o comentário

    Resumindo:

    Android Oreo: Sistema Full alterado pelas fabricantes;
    Android One: Sistema sem alterações que poucas fabricantes irão abraçar, infelizmente;
    Android Go: Sistema que as fabricantes irão oferecer só nos aparelhos mais básicos.


  • Hiago M. 16/03/2018 Link para o comentário

    Moto G5S Plus funfa esse Android One?


    • Phelipe B. 16/03/2018 Link para o comentário

      Não, infelizmente. A Lenovo oferece um sistema alterado.


      •   40
        Conta desativada 17/03/2018 Link para o comentário

        Alterado? O Android da Motorola é quase puro, mas infelizmente o Moto G5S Plus não está fazendo parte do programa Android One!


  •   62
    Conta desativada 16/03/2018 Link para o comentário

    Seria melhor ainda, se as fabricantes adotassem o Android One e a sua interface, na hora da instalação, o usuário escolheria qual iria usar. Seria mais democrático.


  • Ralf Alencar 16/03/2018 Link para o comentário

    Top de linha com Android one eu consideraria comprar.

    CAV


    • CAV 18/03/2018 Link para o comentário

      Então o Nokia 8 Sirocco pode te interessar.


      • josias silva 06/05/2018 Link para o comentário

        o problema é o preço e a taxação, a demora na importação...rsrs


  • Deivis Schuman 16/03/2018 Link para o comentário

    Eu creio que o Android vai ser um sucesso por aqui!
    Pois a maioria das pessoas compra um Smartphone pra Whatsapp, Facebook e Candy Crush. Então tanto faz a versão do Android desde que ela funcione o que citei!


  •   41
    Conta desativada 16/03/2018 Link para o comentário

    Realmente é o Android Oreo fragmentado. Particularmente, não gosto dessa versão, pelo fato dela ser enfeitada demais, mas é uma boa o Google dar o suporte expresso à
    a todos os aparelhos.

    Agora, pra mim, se aparecer Oreo no meu aparelho, volto pro Nougat.


  • AC&MM 16/03/2018 Link para o comentário

    Eu, particularmente, não vejo dificuldade em usar o Android One pelo fato dele ser considerado um sistema sem personalização ou Android puro, como é chamado por muitos, eu vejo a possibilidade de uma agilidade no que diz respeito a atualização. Alguns dirão que ele é ruim devido a falta de recursos extras que algumas fabricantes implementam nele, mas, no meu caso, eu daria acesso raíz e instalaria esses mesmos recursos através do Xposed ou aplicativos e os colocaria a nível de sistema. Coisa que tenho feito há bastante tempo. Sem contar o ganho de espaço de armazenamento que teria com um sistema mais enxuto.
    Quanto ao Android Go, eu acho melhor deixar quieto.


    • Deivis Schuman 16/03/2018 Link para o comentário

      Fio me perguntando o Android Go em um Top de linha! Acho que iria voar!


    •   54
      Conta desativada 16/03/2018 Link para o comentário

      Também usaria o Android One, não tenho problema quanto a sistema puro, sem personalização das empresas.


  •   84
    Conta desativada 16/03/2018 Link para o comentário

    Facil um promete otimizaçao e android puro " q alias muita gnt acredita q as atts sao coisas boas quando na vdd as build sao bugadas e por isso recebe tantas atts.." e a outra e um sistema capado e lagado


  • Victor Lima 16/03/2018 Link para o comentário

    enfim né... o problema são as att demoradas em um mundo onde pra se ter atualizado compre um novo...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.