Fabricantes Android também reduzem o desempenho de modelos antigos?

AndroidPIT Samsung Galaxy S8 vs iPhone 7 2366
© nextpit

A Apple se envolveu em uma grande polêmica no final do ano passado, talvez a maior no histórico da empresa envolvendo iPhones. A marca assumiu que começou a desacelerar o processador dos modelos iPhone 6, 6S e SE como forma de evitar desligamentos repentinos. A repercussão negativa sobre o caso foi tão grande que as principais fabricantes Android se pronunciaram sobre o assunto nos últimos dias.

A Apple passou a reduzir o desempenho da CPU de modelos antigos devido a bateria, que não é capaz de oferecer uma tensão maior de energia aos aparelhos com o passar do tempo. Acontece que, segundo sites especializados, até mesmo o iPhone 7, lançado há um ano, já está tendo seu desempenho reduzido. Apesar de assumir e se desculpar sobre o ocorrido e prometer uma atualização no iOS para agora, início do ano, a Apple mantém a recomendação principal de troca da bateria como solução do problema.

Após a divulgação dessa polêmica, muitos questionamentos foram levantados em torno das fabricantes de smartphones Android. Os modelos que embarcam o sistema geralmente contam com hardware mais parrudo em comparação com iPhones, incluíndo a capacidade da bateria na maioria dos casos, o que por si só não justificaria um procedimento semelhante ao da Apple.

Até o momento, não tínhamos nenhum relato ou conhecimento oficial desse tipo de "obsolescência programada" entre modelos Android, apesar de ser bastante difundido que dispositivos com o sistema da Google costumam ficar mais fracos a partir do recebimento da primeira atualização que venha a mudar a versão do SO. Estes problemas, contudo, são ocasionados, tradicionalmente, pela baixa quantidade de memória RAM, processador ultrapassado em relação aos novos recursos do sistema ou armazenamento limitado, dependendo do modelo; o que acaba reduzindo a performance a curto prazo.

iphone side xperia z3
iPhone 6 (à esquerda) roda com desempenho reduzido atualmente / © NextPit

Para não gerar dúvidas entre os usuários do robô verde, as principais fabricantes resolveram se pronunciar sobre os procedimentos adotados após a liberação de atualizações do sistema ou pacotes de correções. As primeiras foram HTC e Motorola, em declaração concedida ao site The Verge. A fabricante taiwanesa disse, por meio de porta-voz, que diminuir o processamento de um aparelho com o envelhecimento da bateria “não é algo que nós fazemos”. Já a Lenovo declarou, também via porta-voz: “Nós não regulamos a performance de CPU baseado em baterias mais velhas”.

Ao site Phone Arena, LG e Samsung deram declarações semelhantes. “Nunca fizemos, nunca faremos! Nós ligamos para o que nossos consumidores pensam”, foi a declaração dada pelo porta-voz da LG. A Samsung foi mais enfática e detalhou um pouco o processo de durabilidade da bateria de seus dispositivos, o que não inclui redução da CPU:

“A qualidade de produto tem sido e sempre vai ser a prioridade máxima da Samsung Mobile. Nós garantimos uma vida de bateria estendida de dispositivos móveis da Samsung através de múltiplas camadas de medidas de segurança, o que inclui algoritmos de software que governam a corrente de carregamento de bateria e duração de carregamento. Nós não reduzimos a performance de CPU através de atualizações de software através dos ciclos de vida do celular.”

É válido lembrar que, recentemente, devido aos problemas com o Note 7, a Samsung desenvolveu um novo padrão de qualidade para a bateria dos dispositivos Galaxy, o que inclui a manutenção dos modelos à longo prazo. Sony, Google e Xiaomi também foram convidadas a se explicarem sobre os procedimentos internos adotados a respeito da manutenção da bateria de seus modelos, e devem se pronunciar ainda em janeiro.

Lembrando que inúmeras evidências e testes foram realizados pela comunidade de usuários iOS e sites especializados em torno dos iPhones nos últimos meses - e anos - até que os resultados chegaram a grande imprensa e ganharam repercussão. Toda fabricante está sujeita a este tipo de analise a partir de agora, portanto será bastante difícil esconder dos usuários Android qualquer mudança em seus aparelhos nesse sentido. 

Você já sentiu o desempenho do seu smartphone cair após alguma atualização?

Ir para o comentário (69)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
69 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rafael Borges 11
    Rafael Borges 06/01/2018 Link para o comentário

    O problema de desfragmentação do Android é principalmente a modelos chinêses mesmo que tenham qualidade, a marca não é conhecida e não existe custom rom para eles e geralmente a fabricante destes aparelhos não atualizam , não só para eles mas para muitos principalmente Samsung, que lançou tantos modelos ao longo dos anos que não despertaram o interesse de desenvolvedores em muitos aparelhos dela de criarem uma custom rom mais atualizada. Vejo no AliExpress várias marcas chinesas com aparelhos de especificações boas até, porém penso no dia que comprar um desses como vou fazer para colocar uma versão mais recente.


    • 20
      Johnny 07/01/2018 Link para o comentário

      Sabe de nada inocente kkkkk


  • AC&MM 72
    AC&MM 05/01/2018 Link para o comentário

    Pra quê se preocupar com redução de desempenho de processador pra não consumir muito a bateria se o que eles fazem mesmo é nem atualizar o aparelho?


  • 19
    job Marques 04/01/2018 Link para o comentário

    kkkkkk agora a prática veio a tona . natural a indústria quer faturar ,portanto povão ,as compras sempre...


  • André Pereira 25
    André Pereira 03/01/2018 Link para o comentário

    Depois dessa historia da Apple, devemos entender pq o Android dar pouco tempo de suporte (ta, poderiam colocar suporte mais 1 ano somando 3 anos até porque tem smart que tem 2 anos e ainda tem hardware top). Eles atualizam de acordo com o limite do aparelho e outra pior que nao atualizarem o SO seria os apps nao atualizarem, isso sim seria a "morte" do aparelho

    SidneyConta desativada


    • Sidney 72
      Sidney 03/01/2018 Link para o comentário

      A Samsung me deu 3 anos de atualização no S5. Acho que algumas outras também dão.


  • 62
    Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

    Vamos lá, é bem verdade que a tecnologia avança com o tempo, os sistemas ficam mais pesados, assim como o hardware também evolui, podem e vão sofrer com o tempo, depois de muitas atualizações, até ai é normal. Mas como já comentei também em outro tópico, já vi melhorias de atualização após mudanças sistêmicas, como interface mais otimizada, nesse ponto, houve uma evolução com a Samsung.

    Quando percebi ou notei alguma lentidão ou problema, bastaria fazer um Wipe Data que corrigia aquela situação. Pelo menos no Android tem esses macetes, o qual com a Apple, a mesma afirma reduzir o desempenho após a atualização, algo bastante condenável e suficiente para ninguém comprar nenhum produto Apple.

    Para quem troca constantemente de aparelho, isso é irrelevante, mas quem busca ficar de 3 a 4 anos com um aparelho, pode notar uma diferença sim, mas não acho que o desempenho piore tanto assim não. O Android hoje dá uma aula no IOS. Até hoje, pelo que conheço e mexo em aparelhos Android, nunca vi grandes problemas, então ele aguenta de fato um longo período. Cabe também ao usuário, fazer um Wipe após a mudança sistêmica e usar o SD Maid Pro, pronto, o sistema roda liso, sem nenhum problema. Aliás, como sempre costumo salientar, alguns aplicativos são fundamentais, e o SD Maid Pro, é um deles, pois ajuda na limpeza de cache de aplicativos, instalações e desinstalações de aplicativos.

    SidneyDeivis SchumanConta desativadaConta desativada


    • 93
      Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

      Eita Vinícius, começou 2018 inspirado nos textos!

      SidneyDeivis SchumanConta desativadaConta desativada


      • 62
        Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

        Obrigado Marcelo, mas a gente costuma evoluir com o tempo, após tantos anos já mexendo com isso, a gente aprende, mas continuo sendo um aprendiz ou autodidata mesmo.

        FabianoSidneyDeivis SchumanConta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

        Bastante inspirado rsrs

        SidneyDeivis SchumanConta desativadaConta desativada


    • 99
      Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

      Brother Vinícius
      Também uso o SD Maid Pro...
      Ele é muito bom!

      SidneyDeivis SchumanConta desativadaConta desativada


      • 62
        Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

        Sem dúvida Claudio, o SD Maid Pro, não é santo, mas já me ajudou muito a resolver problema, quando as pessoas não querem restaurar o aparelho, ele consegue realmente deixar o sistema novo de novo, é incrível, ainda teve gente que perguntava, que feitiçaria é essa?

        SidneyDeivis SchumanConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 03/01/2018 Link para o comentário

        Brother Guerra arrebentando! \O/

        SidneyConta desativadaConta desativada


      • 62
        Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

        Obrigado Deivis, a gente tenta, um abraço!

        SidneyConta desativada


  • 3
    Fabio 03/01/2018 Link para o comentário

    Tenho A5 2016 veio no android 5 e apesar de não gostar do 5 funcionava perfeitamente! logo foi para o android 6 e percebi um pouco de lentidão mas curti muito o android 6 e por fim veio o android 7 e percebi mais lentidão e pior alguns jogos ficaram com erro e sim fiz todo tipo de restauração mas o problema continua. não posso generalizar outros aparelhos mas meu A5 6 era ótimo quando era android 5 rodava sem 100% e todos os jogos que eu gosto mas agora no 7 perdi um pouco de desempenho e deixei de jogar alguns jogos porque simplesmente não funciona mais isso deve ser por causa otimização dos aplicativos que alguns ainda não tem suporte para o android 7

    Sidney


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 03/01/2018 Link para o comentário

    Tenho um humilde Moto G3 rodando o Android 7.1.2 fluidamente com uma bateria de 2470 Mah durando um dia e meio longe da tomada! Isso graças a Custom Rom que é infinitamente melhor do que Stock Rom!
    Antes sempre tive um desempenho igual em todas as versões do Android que saiu pra ele na Stock Rom!
    Ou seja ele nunca teve desempenho reduzido e rodaria tranquilamente a versão atual do Android!
    O fato dele não atualizar é por conta da safadagem das fabricantes pra vender mais e mais modelos atuais!
    Isso é ruim sim, mas fazer o que Apple fez é muito pior!

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaSidneyDanielConta desativada


  • Carlos Felipe Araújo 41
    Carlos Felipe Araújo 03/01/2018 Link para o comentário

    Prefiro android "desatualizado", que no fim das contas RODA AS MESMAS COISAS, principalmente para quem tem ROM customizada pela fabricante, a ter a última versão do sistema e ser uma tartaruguinha. Tenho um MOTO X 2013 100% funcional. Também tenho um LG G6 para aplicativos e jogos mais pesados.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaFabiano Novaes FerreiraDanielDeivis SchumanSidney


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/01/2018 Link para o comentário

      Tbm prefiro o Android desatualizado!

      Conta desativadaFabiano Novaes FerreiraDanielSidney


    • Daniel 70
      Daniel 03/01/2018 Link para o comentário

      Com ou sem absolesncia programada, com ou sem redução de desempenho, ainda sim fico com o android.

      Conta desativadaDeivis SchumanConta desativadaConta desativadaConta desativadaSidney


      • 99
        Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

        Somos 2 Daniel

        SidneyDeivis SchumanDanielConta desativada


    • Fabiano Novaes Ferreira 22
      Fabiano Novaes Ferreira 03/01/2018 Link para o comentário

      Perfeito Carlos.

      Conta desativadaSidneyDanielDeivis Schuman


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 02/01/2018 Link para o comentário

    Acredito, que com o tempo, o desempenho dos dispositivos vai ficando mais lento, devido as inovações que ocorrem rotineiramente, assim, um conjunto de hardware de dois anos atrás, não terá a mesma performance de antes em dias atuais, mesmo recebendo atualizações do sistema. Um exemplo claro, o S4 e S5, da Samsung, saíram com processadores com 4 núcleos (pelo menos, aqui no Brasil), o primeiro, saiu com versão do SnapDragon 600 e o outro com a 801. Atualmente, os tops só saem com 8 núcleos, memórias Ram tipo DDR4 e até com cache de memória já vem. Acho, que essa medida já é para garantir uma performance maior, com o passar dos anos. E sem falar, que a cada ano que passa aumente a quantidade de Ram e Rom. No início, o padrão era 512 MB para os tops, que passaram para 1 GB, depois 2, 3, 4 e atualmente, se tem 6 e 8. Já os dispositivos de acesso, vem com, pelo menos, 2 GB.

    Conta desativadaDeivis SchumanSidney


    • Sidney 72
      Sidney 02/01/2018 Link para o comentário

      Faz sentido o seu raciocínio, mas o que vejo como problema não é cada aparelho mais novo ser mais rápido e eficiente que o mais antigo, e sim uma fabricante diminuir propositalmente a velocidade de processamento do aparelho.

      Conta desativadaDeivis SchumanConta desativadaConta desativada


  • Leo DG 27
    Leo DG 02/01/2018 Link para o comentário

    Interessante que o Galaxy s6 só ficou mais rápido e otimizado conforme foi sendo atualizado. Hoje posso dizer que ele está mais “esperto” do que antes.

    Conta desativadaConta desativadaDanielDeivis SchumanConta desativadaSidney


    • Sidney 72
      Sidney 02/01/2018 Link para o comentário

      Não sei dizer do S5, mas tenho certeza que ele não está mais lento do que quando foi lançado.

      Conta desativadaDeivis SchumanConta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 02/01/2018 Link para o comentário

    o ruim dos Androids é a falta de atualização e abandono rápido de aparelhos... isso é chato... quanto a desempenho acho que não

    Conta desativadaConta desativadaCandidoDeivis SchumanSidneyConta desativada


  • 12
    Paulo Ricardo 02/01/2018 Link para o comentário

    nada supera o 4.4.4, foi o Android mais rápido de história.

    Conta desativadaSidneyLígia B.Deivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/01/2018 Link para o comentário

      O Android KitKat era ótimo mesmo!

      Conta desativadaSidney


    • Lígia B. 31
      Lígia B. 03/01/2018 Link para o comentário

      KitKat, saudades... Em compensação, Lollipop foi o mais odioso. Detestei profundamente e nunca desejei tanto um downgrade quanto na época que atualizei para 5.0 e 5.1 - esse último achei que iria resolver, mas deixou tudo a mesma mer@&%#.

      SidneyDeivis SchumanConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 03/01/2018 Link para o comentário

        Deu merda quando atualizou Sister?

        Lígia B.Sidney


      • Lígia B. 31
        Lígia B. 04/01/2018 Link para o comentário

        Achei inferior ao KitKat. E arrastado demais no desempenho.


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 02/01/2018 Link para o comentário

    já tive um xperia z1 que virou um lixo depois de um ano e meio

    Conta desativadaLucas Goulart F.Conta desativada


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 02/01/2018 Link para o comentário

    As fabricantes não limitam o poder de processamento dos aparelhos, em compensação não atualizam o sistema.
    E aí, quem está pior?

    ditomAugusto A.Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaDeivis SchumanLucas Goulart F.R PrebiancaAgnaldoWrecked MachinesSidneyJunior FornaziDaniel


    • Sidney 72
      Sidney 02/01/2018 Link para o comentário

      Não tenho dúvida que é a desonestidade da Apple. Como já disse em outro post, o que gasta mais energia no aparelho não é o processador e sim a tela. Então a Apple deveria diminuir o brilho e a resolução da tela em lugar do processamento. É muito claro que essa sempre foi a jogada dela para fazer os consumidores trocarem de aparelho após dois anos de uso.
      Eu tenho um S5, ou seja, um aparelho de 2014, que roda perfeitamente e está com todas as atualizações que a Samsung mandou. E não precisa de uma versão tão atual do Android para isso.

      Francisco José Trevisan NettoJunior FornaziAlexandre AbreuConta desativadaConta desativadaCandidojoao paulo emilianoLígia B.Deivis SchumanConta desativadaLucas Goulart F.Conta desativadaAgnaldoPhelipe B.


      • 84
        Conta desativada 02/01/2018 Link para o comentário

        nao mano Sidney eu entendo seu comentario mas eu como usuario apple e android eu posso afirma q ela ta certa , eu tive problema com bateria ainda no ios 10 e meu aparelho nao ligava ele dava loop na tela da maça reiniciava direto ai eu abri o aparelho desconectei o cabo da bateria e liguei direto na tomada e ele ligou normal , ai percebi que era a bateria e troquei Se isso acontecesse hoje comigo meu cel nao desligaria pq ele reduziria o processador e com isso tiraria o estresse da bateria

        Como eu disse uma vez a atitude da apple foi boa sim pra quem ja teve problema assim sabe q seria otimo na epoca isso pra vc n gasta mais de 400 conto numa bateria nova com urgencia , o problema foi obrigar o recurso e nao por como opcional no sistema

        Deivis SchumanConta desativada


      • 26
        Conta desativada 02/01/2018 Link para o comentário

        Isso deveria se opcional e não obrigatório e escondido por cima, ela errou e fim....

        Phelipe B.Alexandre AbreuConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaCandidoDeivis SchumanConta desativadaLucas Goulart F.Lucas LeiteSidney


      • 26
        Conta desativada 02/01/2018 Link para o comentário

        E deveria se opcional né, se compramos um cel nós que devemos decidir se queremos ou não fazer algo...

        Francisco José Trevisan NettoPhelipe B.Alexandre AbreuConta desativadaDeivis SchumanConta desativadaLucas Goulart F.Lucas LeiteSidney


      • Sidney 72
        Sidney 02/01/2018 Link para o comentário

        Mas é como eu disse, o problema do desgaste da bateria está na tela e não no processamento. Veja no seu Android o quanto a tela gasta de bateria em relação ao resto. Acabei de ver no meu aparelho que dos 45% gastos da bateria a tela gastou 40% e o sistema todo somado gastou 5%. Isso foi desonestidade sim e faz parte da obsolescência programada que ela vergonhosamente impôs aos consumidores. Tomara que leve processos poderosos nas costas para servir de exemplo para todas as outras empresas de tecnologia que queiram fazer algo parecido com seus usuários. Não vejo como defender uma empresa que pratica esse tipo de safadeza, e também não vejo outra palavra que exprima melhor o que ela fez: safadeza.
        Como foi pega no pulo inventou essa história de bateria. Mas qualquer usuário mais experiente sabe que ela está mentindo.

        Francisco José Trevisan NettoAlexandre AbreuConta desativadajoao paulo emilianoLígia B.Ramon VargasDeivis SchumanConta desativadaConta desativadaConta desativadaLucas Goulart F.


      • Erick Terto 13
        Erick Terto 03/01/2018 Link para o comentário

        Sim, é ruim diminuir o processamento da bateria, mas eu cobraria por bateria melhores e maiores e não por manter o processamento. O problema não é a tela por um simples motivo o consumo de energia é uniforme, já o processador não, conforme a demanda ele "puxa" mais carga em um certo momento e a bateria não suporta. Por isso normalmente os aparelhos Android desligam do nada e as vezes com marcador indicando mais de 50% de bateria.

        Conta desativada


      • Sidney 72
        Sidney 03/01/2018 Link para o comentário

        A tela também demanda muita ou pouca energia. Depende se o brilho automático está ligado e também das cores que são exibidas. Mas olhando o consumo de energia é bem claro que a tela consome mais de 10 vezes o que o processador consome, chegando até a 20 vezes, como é o caso que relatei acima.

        Francisco José Trevisan NettoAlexandre AbreuConta desativadaConta desativadaConta desativada


      • 62
        Conta desativada 03/01/2018 Link para o comentário

        Eu penso que se a Apple fosse uma empresa mais respeitosa com o seu cliente, faria um meia culpa ou um recall. Oferecendo a troca da bateria gratuitamente, com pelo menos mais uns 2 anos de garantia. É muito melhor perder um pouco, do que perder todos os clientes e fora os processos que já está levando.

        Na minha visão como consumidor, o que a Apple fez é irreparável, empresa idônea, jamais faria isso. Se eu sou empresário, eu jamais iria querer ganhar dinheiro de forma nebulosa, para mim, a fidelização ao cliente o respeito recíproco, é o grande alicerce que uma empresa pode ter.

        Entendo que nenhuma empresa é perfeita, pois é composta por pessoas e elas tem defeitos, mas quando assume o erro e o repara, tem o meu respeito.

        Conta desativadaSidneyConta desativada


      • 26
        Alexandre Abreu 03/01/2018 Link para o comentário

        Sem falar das baterias com capacidade muito pequena e míseros 5GB de espaço no Icloud...

        Sidney


      • 26
        Alexandre Abreu 03/01/2018 Link para o comentário

        Um parente trocou a bateria de seu Samsung A5 2016 numa assistência técnica autorizada aqui em BH e pagou 89 reais (2900 mAh). É um valor até justo. Se todas fizessem assim...

        Sidney


    • R Prebianca 15
      R Prebianca 02/01/2018 Link para o comentário

      Nenhuma empresa é santa, não tem como ser cego e achar que não acontece.

      Conta desativadaConta desativadaDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 03/01/2018 Link para o comentário

      Ainda acho que sim foi sacanagem e uma coisa muito grave o que a Apple fez!
      Agora se ela tivesse dado a opção de escolha pra cada usuário ai era diferente!

      Alexandre AbreuConta desativadaSidneyConta desativadaLígia B.Ramon Vargas


    • André Pereira 25
      André Pereira 03/01/2018 Link para o comentário

      Cara, prefiro ter essa limitação de atualização de SO do que inflar de atualizações ate chegar ao ponto do SO estar lento... Depois dessa historia da Apple, devemos entender pq o Android dar pouco tempo de suporte (ta, poderiam colocar suporte mais 1 ano somando 3 anos). Eles atualizam de acordo com o limite do aparelho e outra pior que nao atualizarem o SO seria os apps nao atualizarem, isso sim seria a "morte" do aparelho

      Francisco José Trevisan NettoConta desativadaAlexandre AbreuConta desativada


    • Rafael Borges 11
      Rafael Borges 06/01/2018 Link para o comentário

      Prefiro um celular desatualizado ao invés de um limitado, e mais... Dependendo do modelo do aparelho, nada que uma custon rom com Android mais atualizado não resolva, mais uma vantagem do Android e aparelhos Android em cima do iPhone e seu iOS.


  • 73
    Jairo rios 02/01/2018 Link para o comentário

    As OEMs abandonam os seus clientes rapidamente , se até os Pixel somente possuem garantia de atualização por 2 anos ......., o que salva o Android são as custom roms

    ditomLígia B.Deivis SchumanConta desativadaDaniel


    • Daniel 70
      Daniel 02/01/2018 Link para o comentário

      Custom ROM vem se tornando uma válvula de escape há então Obsolescência programada Jairo.

      Francisco José Trevisan NettoDeivis SchumanLucas Goulart F.Conta desativadaJairo riosConta desativada


      • 14
        Fernando 03/01/2018 Link para o comentário

        Ainda que temos esta opção não? Meu A9 esta na garantia ainda, mas assim que sair, tacalhe lineage nele!! kkk. Realmente isso da uma sobrevida ao abandono Daniel. Uma curiosidade, fui usuário de windows phone por anos, e meus lumias( alguns ja mais antigos) ainda recebem atualizações! kkkkk. Meu Lumia 830 foi atualizado mes passado, e ja esta pra fazer 3 anos de vida. A curiosidade esta no fato de que a comunidade do windows se sente abandonada recebendo atualizações depois de muito tempo, enquanto algumas fabricantes de Android condenaram alguns modelos de fabrica com uma unica atualização do sistema! Meu A9 atualizou finalmente mes passado para o 7.0 kkk mes passado!!! Eita fragmentação. A verdade é que nao vejo a hora de colocar uma custom rom nele. Feliz ano novo a todos!

        ditomDanielFabianoSidney


    • Rafael Borges 11
      Rafael Borges 06/01/2018 Link para o comentário

      Exatamente, mais uma das vatangens de aparelhos Android em cima de iPhones, como disse em resonate ao comentário de uma outra pessoa daqui dos comentários, prefiro um smartphone desatualizado ao invés de um com processor limitado propositadamente. A fabricante não atualiza mais, procure uma custon com o Android mais recente e se divirta...


  • Daniel 70
    Daniel 02/01/2018 Link para o comentário

    E nem precisam! O abandono do suporte ao sistema naturalmente já faz isso por si…!!

    ditomRogério DiasDeivis SchumanLucas Goulart F.Conta desativadaConta desativadaJairo rios


  • 84
    Conta desativada 02/01/2018 Link para o comentário

    Ta maluco se a lenovo fizer isso o celular para de vez pq ele ja é lerdo de fabrica XD

    Deivis SchumanLucas Goulart F.SidneyConta desativadaConta desativada


  • 61
    Agnaldo 02/01/2018 Link para o comentário

    Tudo que espero e que seja verdade,já não basta a fragmentação eu não queria meu smartphone sendo drenado aos poucos também.

    Deivis SchumanLucas Goulart F.SidneyConta desativadaConta desativada


    • Sidney 72
      Sidney 02/01/2018 Link para o comentário

      Agnaldo, os Androids antigos continuam rodando com a mesma capacidade. O que muda são os aplicativos que estão mais exigentes. Mas até agora não encontrei nada que não rode no meu S5. Tudo que tenho no Note 8 tenho no S5 e rodando liso.

      DanielAlexandre AbreuDeivis SchumanLucas Goulart F.Conta desativadaAgnaldoConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 03/01/2018 Link para o comentário

        E o que direi eu do meu humilde Moto G3 rodando lindamente com Android 7.1.2?

        DanielAgnaldoConta desativadaSidney


      • 61
        Agnaldo 03/01/2018 Link para o comentário

        Tanto é que eu nem queria trocar meu S5 se a placa não tivesse ido pro beleléu...

        Sidney


      • Rafael Borges 11
        Rafael Borges 06/01/2018 Link para o comentário

        O que seu s5 não irá rodar são jogos novos que necessitam do API Vulkan, de resto realmente, praticamente tudo que seu note 8 roda o s5 também rodará mesmo que talvez com algumas limitações.


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 02/01/2018 Link para o comentário

    O Android não precisa disso... Basta não atualizar o smartphone e ele já vai ficando obsoleto por falta de compatibilidade....

    SidneyDanielConta desativada


    • Sidney 72
      Sidney 03/01/2018 Link para o comentário

      Realmente as atualizações não chegam. Mas eu prefiro ficar sem atualização do que ser vítima dessa safadeza da Apple. Além do quê o aparelho com Android antigo funciona perfeitamente. Como citei antes, meu S5 já está com quase 4 anos e ainda tem muita lenha pra queimar. Não encontrei um app que não rode nele. Tá certo que se eu pegar algum jogo de última geração com gráficos poderosos ele pode não aguentar. Mas para o meu uso está perfeito. Só comprei outro porque sou viciado em tecnologia, como todos daqui, mas poderia passar muito bem só com o S5.

      Conta desativadaAlexandre AbreuConta desativada


    • Rafael Borges 11
      Rafael Borges 06/01/2018 Link para o comentário

      Mesmo assim raramente algum app recente não vai rodar em aparelhos mais antigos com o sistema antigo, pode ter um aqui, outro ali mas a grande maioria ainda rodam, com exceção de jogos que necessitem do API Vulkan


  • 47
    Conta desativada 02/01/2018 Link para o comentário

    Não acredito. O Android é muito fragmentado, e a gama de fabricantes é muito grande. A Apple pratica absolência programada e como desculpa usou a bateria. Todos querem máximo desempenho até a bateria acabar e pronto. Acabou a vida útil, troca... Mas a Apple agiu de má fé sim. Tanto que se o pessoal do Reddit não tivesse descoberto a Apple teria ficado em silêncio até hoje...

    Alexandre AbreuConta desativadaCandidoLucas Goulart F.SidneyConta desativadaConta desativada


    • Sidney 72
      Sidney 02/01/2018 Link para o comentário

      Concordo 100%

      Alexandre AbreuLucas Goulart F.Conta desativada


    • 26
      Conta desativada 02/01/2018 Link para o comentário

      Tem que se muito inocente/fanboy sei lá a palavra para descrever que ela fez isso sem segundas intenções ou com intenção boa...

      FabianoAlexandre AbreuConta desativadaSidney


    • Rafael Borges 11
      Rafael Borges 06/01/2018 Link para o comentário

      Com certeza, porque gado bom é gado manso... Ops, desculpe, estava me referindo aos clientes fanboys da apple


  • 33
    Luiz Henrique 02/01/2018 Link para o comentário

    Acredito que não reduzam, mas que soltam roms mal otimizadas para modelos que não são o carro-chefe isso é fato.


    • Thiago Lee 35
      Thiago Lee 02/01/2018 Link para o comentário

      Nem sempre, eu tive um moto maxx, que era o premium da motorola na época de lançamento, eles lançavam cada rom estragada pra ele... Nossa, me arrependi de pagar tão caro nele -.-

      Lucas Goulart F.Conta desativada


      • 33
        Luiz Henrique 02/01/2018 Link para o comentário

        Deveria ter instalado custom rom aí ficava sucesso. No caso do meu Razr D3 não teve salvação porque como não era um modelo mundial não saiu custom rom para ele.

        Sidney


  • Thiago Lee 35
    Thiago Lee 02/01/2018 Link para o comentário

    Não creio que isto venha a acontecer com modelos Android, o motivo é claro, elas não precisam danificar um aparelho para vender outro, visto que as fabricantes possuem uma gama de celulares para cada tipo de usuário, o que ela faz é simplesmente não atualizar o celular e deixa-lo morrer, porém como há a possibilidade de instalar uma custom rom esses aparelhos ganham uma sobrevida maior. Creio que dificilmente se encontrará alguma coisa do gênero em androids, não precisam disso :P

    Alexandre AbreuConta desativadaConta desativadaLucas Goulart F.Conta desativadaSidneyAgnaldoConta desativadaJosé U.Conta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.