NextPit

Enquete: o Android já tem prazo de validade?

android 60 marshmallow hero devil 2
© NextPit

Durante a última semana tivemos novas informações sobre o sistema Fuchsia que, além do nome estranhíssimo, deve ser o grande responsável por integrar os serviços do Google entre múltiplos aparelhos, como em TVs, carros e smartphones. Algo que me chamou atenção no dia em que uma leva de screenshots do novo SO foi divulgado foi a recepção dos nossos leitores, que pode ser resumida em único sentimento: frustração

Não preciso me estender a respeito dos comentários que dominaram nossas redes sociais e o artigo com informações sobre o Fuchsia (link acima), mas, de modo geral, muitos usuários não se empolgaram com a novidade, e sobrou até para o Android. Isso porque parte dessas pessoas acham que o Android 'já deu o que tinha que dar', e que o Fuchsia pode ser uma mera continuidade do que vimos ao longo dos últimos anos, apesar do sistema trazer mudanças profundas em sua estrutura.

É verdade que o Android pouco mudou desde o Lollipop e, para muitos leitores do site, as melhorias que o Google tem implementado são básicas, e que já deveriam estar presentes na plataforma há anos. De fato, o Big G sempre altera algo no código do Android e também em suas APIs, mas para o usuário final, a sensação que fica é a de que se espera muito tempo por algo que já não surpreende mais.

O Android pouco mudou desde o Lollipop

O Android já se igualou bastante ao iOS em otimização com o hardware, visto que em usabilidade ele sempre esteve na frente, mas precisamos olhar para a evolução do sistema como um todo. Alguns comentários foram bem enfáticos a respeito do sistema do robô verde que, segundo alguns deles, já está com prazo de validade.

Sabemos que o Fuchsia não representa o fim do Android e nem mesmo sua substituição na prática, mas hoje, quero saber de você: estaria o Android em via de se aposentar?

Enquete: o Android já tem prazo de validade?
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe Lima 13/05/2017

    Como algo que está em constante mudança possui prazo de validade? O android só acaba quando surgir um sistema tão flexível e melhor que o SO móvel da Google, algo que pode demorar um bom tempo para acontecer.

  •   76
    Conta desativada 13/05/2017

    Claro que um dia acaba, mas o Windows já tem mais de 20 anos e está aí firme e forte. Então, estamos perdendo tempo discutindo isso.

  •   99
    Conta desativada 13/05/2017

    Não tão cedo

  • Roger Olivier 13/05/2017

    É obvio que não! O Android permanecerá por muito tempo ainda, não seria razoável a Google descontinuá-lo. Sendo um dos sistemas operacionais mais difundidos e popular do mundo, o Android está bem consolidado e já é preferência mundial. Mudá-lo seria algo insano. Por trás desse (SO), existe uma marca, um nome. Logo, isso é intangível. O que eu acredito é que a Google estaria desenvolvendo um novo SO, mas que funcionará, concomitantemente, com o atual. A ideia é trazer ao público uma nova experiência e saber se dará certo. Acredito também, que esse novo SO será algo mais personalizável e pessoal, esse é o foco.

62 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rogerio Droid Tec 15/05/2017 Link para o comentário

    Que um dia vai mudar isso e certeza, mas não vai ser tão cedo

    Conta desativada


  • Ricardo Barbosa 15/05/2017 Link para o comentário

    A tendência dos SO como foi o caso do Windows e do Android é ficarem cada vez mais pesados graças a perfumarias de todo o tipo. O próprio LINUX, vide caso do Ubuntu, repetiu os erros do Windows... hoje no mínimo um Core i5 pra rodar liso a última versão do Ubuntu, o que me parece absurdo. Eu apostaria em um SO híbrido que funcionasse tanto em PCs de uso comum (não empresariais) quanto em Smartphones, mas que contasse com 2 versões: uma completa e outra mais enxuta, light. Poderíamos instalar a mais leve em aparelhos antigos e reverter o upgrade sempre que necessário caso o desempenho não agradasse (com informações detalhadas para realizarmos esses procedimentos nas páginas das fabricantes).

    E as atualizações de aplicativos NÃO deveriam tornar os sistemas antigos tão lentos, ou seja, deveríamos ter sempre em mente a compatibilidade entre o SO e os aplicativos (é isso o que torna a fragmentação tão problemática). Não precisamos ter sempre o SO mais atual, nem todos precisam disso. Particularmente, acho que não existem grandes recursos a serem inventados... e nem existe a necessidade de um processador Snapdragon 930 de 3.5Ghz (evoluções que só fazem disparar os preços com recursos que 90% dos usuários nunca irão utilizar).

    Um exemplo disso é a longevidade do Snapdragon 410 que funciona mal em aparelhos antigos, mas se comporta relativamente bem em aparelhos lançados em 2016, com um pequeno acréscimo de memória RAM (o eterno problema da adequação entre software e hardware que elogiamos nos Iphones). É só diminuirem a quantidade de perfumarias quando quiserem privilegiar o desempenho. Se persistissem problemas de desempenho, deveríamos poder culpar somente a Interface de Usuário... aí, condenaríamos a fabricante. Um processador como o Snapdragon 615 e 2Gb de RAM já deveria conseguir controlar um drone sobre o curdistão iraquiano, e nós o utilizamos apenas pra ler mensagens no WhatsApp! Como um aparelho com esse processador pode ficar obsoleto (lento) em 3 anos?!? Tem algo errado nessa lógica...


  • Giordano Santiago 14/05/2017 Link para o comentário

    Duvido muito que vá existir os dois sistemas simultaneamente. Creio que um será otimização do outro e não fará sentido manter dois sistemas com mesmas funcoes. Porém não vejo uma migração acontecendo nos próximos 2 anos.


  • Artur Canabarro 14/05/2017 Link para o comentário

    Só uso o Android porque o Windows Phone não vingou. Tive uma ótima experiência com meus dois Lumias.


    • Everton Lima 15/05/2017 Link para o comentário

      eu tbm tive uma boa experiencia com ele pra falar a verdade foram meus primeiros smartphones. ate hj minha esposa espera que ele volte. ta tipo viúva.


  • partenoppi 14/05/2017 Link para o comentário

    Acho que precisa de uma modernidade no Android pois não muda quase nada de um para outro


    • Everton Lima 15/05/2017 Link para o comentário

      Acho que em parte isso se deve pq todo ano eles se obrigam a lançar uma nova versão acho que seria melhor mudar esse cronograma. Ai sim teria mais tempo para ser planejado e vim com mais melhorias


      • Julliano Lobão 15/05/2017 Link para o comentário

        Concordo com vc. Essa obrigatoriedade de lançarem uma nova versão todo ano não se justifica, poderiam focar em lapidar melhor o sistema atual, dando também mais tempo para as fabricantes poderem adotá-lo e assim diminuir a fragmentação.


  • Fretrlipe RetrKill 14/05/2017 Link para o comentário

    É só pegar de ex do windows, a Microsoft lançou o seu sistema "final" e ainda continuar tendo máquinas com windows XP acho difícil, então não tão cedo isso acontece.


  • Gerson S ✠ 14/05/2017 Link para o comentário

    Não tão cedo. O que acabou foi o Windows Phone (já foi tarde).


    • Fretrlipe RetrKill 14/05/2017 Link para o comentário

      A cara eu gosto do windows phone acho melhor q ios pode ter seus pontos negativos mas ele melhor MT depois do windows 10 mobile (hj uso o wp e android)


    • Tenente Zureta 15/05/2017 Link para o comentário

      a pessoa tem q ser MUITO limitada como usuario p gostar de Windows Phone... Ja foi tarde mesmo.


      • Everton Lima 15/05/2017 Link para o comentário

        Não diria limitado tem gente que gosta do simples e não precisa de muita firula no celular


      • Julliano Lobão 15/05/2017 Link para o comentário

        Tem público para sistema mais simples e, consequentemente, mais fluídos. O que acabou com o WP foi a pouca e má qualidade dos apps.

        Conta desativada


      •   93
        Conta desativada 15/05/2017 Link para o comentário

        Concordo totalmente Julliano!


  • raphael m. 14/05/2017 Link para o comentário

    Sabe quando o Android vai acabar? Quando o Windows acabar para os computadores


  • André Gustavo 14/05/2017 Link para o comentário

    De jeito nenhum!!! Enquanto estiver dando lucros bilionários vai continuar existindo!!!


  • José Luís Silva Martiniano 14/05/2017 Link para o comentário

    Acho que validade se dá ao sistema que será atualizado por um mais novo e que, a priori, corrigiu as falhas da versão anterior.


  • Blind 13/05/2017 Link para o comentário

    Acredito que o fuschia mais a frente sera o substituto do Android mas mantendo a marca Android, um passo a revolução do sistema.


  • Vagner Gonçalves Pereira 13/05/2017 Link para o comentário

    O Android já superou o Windows em popularidade


    • Tenente Zureta 15/05/2017 Link para o comentário

      só pq existem mais celulares do que desktops... apenas por isso.


  • Victor Lima 13/05/2017 Link para o comentário

    eu acho que ainda não... mas só vendo...o mundo muda constantemente


  • Emerson Morais 13/05/2017 Link para o comentário

    pra ameaçar o android, no minimo precisa oferecer um grande e chamativo diferencial, ir na contramão das coisas que aborreçam os usuários de android, tipo não ter fragmentação, atualização garantida e sem demora, entre outros coisas, ai talvez possa chamar atenção, quem dirá ameaçar o android


  •   76
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Claro que um dia acaba, mas o Windows já tem mais de 20 anos e está aí firme e forte. Então, estamos perdendo tempo discutindo isso.


    •   99
      Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

      Também acho brother Girafinha

      Henrique P.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


      •   60
        Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

        Nao e?


  • arthur4g b. 13/05/2017 Link para o comentário

    Se fosse comestível, aí sim teria prazo de validade. Ainda fico 100 entender essas perguntas.

    Vinicius R.Conta desativadaConta desativada


  • Iuri Francisco 13/05/2017 Link para o comentário

    acredito que vamos ficar muito tempo ainda com o Android não vai ser substituído por hora não vai levar um tempo ainda

    Conta desativadaConta desativada


  •   60
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Espero que nao

    Conta desativadaConta desativada


  •   99
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Não tão cedo


  •   22
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    sim,SIM!!!


  • Angelo Giuseppe Reck 13/05/2017 Link para o comentário

    Não sou técnico na área, mas pouco se fala de uma alternativa que, aos poucos está avançando. A Microsoft está trabalhando muito em algo diferente, que não simplesmente o W10M. É muito provável que ela aproveite essa mesmice do Android para entrar com esse novo produto. Já fui usuário do Windows Phone, que era um sistema bem legal, mas que pecava pela falta de apps e bons aparelhos disponíveis. Talvez esteja chegando a hora da virada desse jogo, não acham? A Google também precisa ser mais ambiciosa. Ficar sentada em cima do sucesso do Android, atualmente, é uma temeridade!

    Conta desativada


  • Naelton 13/05/2017 Link para o comentário

    NA MINHA OPINIÃO, DEVE SER INTEGRADO E NÃO ACABADO. JÁ QUE AS TECNOLOGIAS ATUAIS SÃO FEITAS DE VÁRIAS PARTES. TIPO SMART TV CÂMERAS DE SEGURANÇA REALIDADE AUMENTADA. ESSAS TECNOLOGIAS SÃO DIFERENTES. JÁ QUE É IMPOSSÍVEL UMA SÓ TECNOLOGIA. DOMINAR UM MERCADO . JÁ PENSOU UMA SÓ TECNOLOGIA ? IRIA SER PERFEITO, IRIA ACABAR COM FATOS DE INCOMPATIBILIDADE. ENTRE PLATAFORMAS.


  • Lucas Vinícius 13/05/2017 Link para o comentário

    Acho que só acaba quando chegar na última letra do alfabeto kkkkkk


    •   76
      Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

      Que nada, é como furacão. Volta para a letra A.


  • JULIANO DA SILVA LOCATELLI 13/05/2017 Link para o comentário

    Acho que não em pelo menos tão cedo isso não vai acontecer, tirando a Apple os resto das fabricantes em todo o mundo usa o Android como sistema operacional acho que o Android reinará a muito tempo ainda não levo muita fé nesse novo sistema operacional da Google acho que ao invés de criar um novo sistema deveria melhorar o que já tem otimizar melhor e sobre tudo dar a opção de remover app nativos desnecessários que vem pre instalados algo que no IOS ja e posivel no IOS 10


  • Fernando Henrique 13/05/2017 Link para o comentário

    O nome pode ser que sim, já o sistema não!!

    Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • Roger Olivier 13/05/2017 Link para o comentário

    É obvio que não! O Android permanecerá por muito tempo ainda, não seria razoável a Google descontinuá-lo. Sendo um dos sistemas operacionais mais difundidos e popular do mundo, o Android está bem consolidado e já é preferência mundial. Mudá-lo seria algo insano. Por trás desse (SO), existe uma marca, um nome. Logo, isso é intangível. O que eu acredito é que a Google estaria desenvolvendo um novo SO, mas que funcionará, concomitantemente, com o atual. A ideia é trazer ao público uma nova experiência e saber se dará certo. Acredito também, que esse novo SO será algo mais personalizável e pessoal, esse é o foco.


  • Jairo rios 13/05/2017 Link para o comentário

    Acredito que o Fuchsia será um OS para a "internet das coisas", smartphones , PCs , com total integração entre os inúmeros gadgets , é sim , seria o fim do Android como o conhecemos assim como o Chrome , neste quesito a MS está a um passo na frente.


  • Daniel 13/05/2017 Link para o comentário

    A google vive querendo inovar a cada update que lança, mais não tem conseguido corrigir falhas antigas como fragmentação, falta de uma otimizacao eficiente, acessibilidade em conjunto com as fabricantes por Updates mais ágeis, menos Bloatwares embargados no software, o sistema Android pra mim é o melhor que existe em termos de software mobile, mais a anos vem empurrando com a barriga seus problemas evidentes, android tem vida longa ainda na minha opinião! Mais nunca se sabe o dia de amanhã em relação a concorrência.


  •   41
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    O Material Design está sendo a interface padrão do Android há 3 anos, seguindo também para o Android O. Ou seja: não sofreu nenhuma mudança drástica no design. O Google está pegando pesado com os seus patch's de segurança, visto que o módulo Factory Reset Protection está evoluindo muito rápido, passando uma sensação de segurança aos seus usuários.
    Mas isso não é o bastante. Estamos vendo muitos sistemas operacionais se desmembrando do Google para repaginar o Android, como a MIUI e Flyme, criando caminhos diferentes, já que o SO tem código-fonte aberto.

    Visto que o Sailfish OS é um sistema operacional com base no Android que está se fortalecendo muito lá fora, acredito que se o Google não der uma repaginada drástica no Android, o SO vai ficar pra trás logo logo.


    • viktor santos 13/05/2017 Link para o comentário

      Sailfish é baseado no linux e não no Android


  • Ronaldo 13/05/2017 Link para o comentário

    O google nem consertou ainda os bugs do android 7 e já anda anunciando o android 8. É só pra induzir as pessoas a trocar de aparelho mesmo. Ridículo!


    • CAV 15/05/2017 Link para o comentário

      Ué? A Microsoft trouxe o Windows 10 1703 (Creators Update) em Abril e já avisou que terá uma nova grande atualização em Setembro, e não vi o pessoal reclamando.


      • Ronaldo 15/05/2017 Link para o comentário

        Uma nova atualização, não o Windows 11!


  • Ronaldo 13/05/2017 Link para o comentário

    Pela pressa do google, qualquer nova versão do android já nasce vencida. Não tenho essa ansiedade por novos sistemas operacionais, eu só quero um dispositivo que funcione bem!


  •   62
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    O Android segue muito bem no mercado e dificilmente será ultrapassado por qualquer outro sistema. A Microsoft tentou com o Windows Mobile, mas não passou de uma poeirinha. O IOS é caro e estritamente fechado, para os usuários avançados, não é o melhor sistema a ser usado. A Apple está no controle e se quiser usar, terá que ser assim.

    A mudanças a se fazer no Android? Sim, acredito que a chegada do Fuchsia, deverá ser o futuro do Android, mas isso irá levar um longo período. Só espero que seja algo para melhor, mas o nome Android, soa melhor. E que o Google melhore e possa solucionar alguns problemas como a atualização, sendo mais dinâmica no Android, isso já seria um belo avanço.

    Henrique P.Conta desativadaConta desativada


  • Elias@Ts 13/05/2017 Link para o comentário

    Pode ser que algo mude porém é cedo demais pra isso, não acho que a Google trocaria logo de cara


  • david guimaraes 13/05/2017 Link para o comentário

    eu acho que o Android tinha que mudar a linguagem de programação pra ficar mais leve e consumir menos ram só isso estaria ótimo


    • viktor santos 13/05/2017 Link para o comentário

      E como vc acha isso seria possível? Alterar o sistema inteiro, a compatibilidade dos apps entre outras coisas........ Não é simples


  •   93
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Acho difícil, quem sabe quando o IOS acabar também!


  • Henrique P. 13/05/2017 Link para o comentário

    Todo software, seja ele um aplicativo ou sistema operacional, tem um prazo de validade. As atualizações são apenas para aumentar a vida, por assim dizer, do mesmo. Não vai ocorrer tão cedo, mas que alguma hora o Android morre, isso é fato, bem como Windows, iOS, MacOS e cia.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativada


    • viktor santos 13/05/2017 Link para o comentário

      Não, existem software e plataforma usados hj em dia desde a criação da computação


      • Henrique P. 13/05/2017 Link para o comentário

        Sim, mas quantos já foram esquecidos? Quantos hoje estão preste a não serem mais utilizados?

        Resposta: Muitos.

        Conta desativada


    • Felipe Lima 13/05/2017 Link para o comentário

      Achei meio fraco esse seu argumento. Desde quando o Windows foi criado? Ele morreu? Desde quando o MacOS foi criado? É mais fácil eu e você morrermos e esses sistemas ainda estarem no mercado firme e forte.


      • Henrique P. 13/05/2017 Link para o comentário

        Alguma hora vai acabar. Não disse quando. O software sempre tem um tempo de utilização. Depois passado esse tempo, seria o que você disse em seu comentário logo abaixo, as pessoas procuram outro software que cumpra as necessidades porém melhor. Esse tempo pode ser longo ou pode ser curto, não importa, quando esse tempo passa o software está morto, ou seja não é mais utilizado.

        Conta desativada


  • Felipe Lima 13/05/2017 Link para o comentário

    Como algo que está em constante mudança possui prazo de validade? O android só acaba quando surgir um sistema tão flexível e melhor que o SO móvel da Google, algo que pode demorar um bom tempo para acontecer.


  •   84
    Conta desativada 13/05/2017 Link para o comentário

    Na verdade o android sempre muda o problema é que o android puro nao muda é por essas e outras que nao podem acabar com as versoes custom do android como touchwiz e afins sem isso a google n teria o que pegar pra por no puro


  • AC&MM 13/05/2017 Link para o comentário

    Mas o que, hoje em dia - ainda mais no que diz respeito a tecnologia - que não tem prazo de validade?

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.