Android vs iOS: quão diferente é o gerenciamento da RAM?

AndroidPIT iphone 7 vs google pixel 0837
© nextpit

Existem sim diferenças entre o Android e o iOS, mas nem por isso um sistema operacional é necessariamente melhor ou pior do que o outro. Por outro lado, preferências existem, e para melhor embasa-las é preciso conhecimento. Se você acha que as fabricantes que usam Android oferecem mais capacidade de RAM porque o sistema operacional demanda mais memória do que o iOS, hoje você poderá rever este conceito.

Enquanto os Google Pixel XL, Samsung Galaxy S7Asus Zenfone 3 chegam ao mercado nas variantes com 4GB de memória RAM, o iPhone 7 foi lançado em outubro com 2GB de RAM (3GB no iPhone 7 Plus). Isso faz qualquer pessoa questionar como smartphones de mesmo preço ou até superior podem entregar praticamente a mesma performance tendo características de hardware tão distintas. Isso, aliás, também corrobora para a ideia de que o iOS seja uma plataforma mais otimizada do que o Android. Contudo, a história não se conta bem assim.

O que é memória RAM?

Antes de prosseguir, primeiro é preciso definir o que é memória RAM e como ela funciona. A memória RAM (Random Access Memory/ Memória de Acesso Aleatório) é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no seu computador ou smartphone. Ao contrário da memória do HD, a RAM não armazena conteúdo de forma permanente. Contudo, essa é responsável pela leitura de conteúdos quando estes forem requisitados pelo sistema. Logo, quanto maior for a memória RAM, maior será a sua capacidade de trabalho, não necessariamente velocidade.

Em smartphones, por se tratarem de dispositivos com tamanho limitado, temos uma pequena diferença de uso da RAM em comparação a que fazemos em um computador. Porém, o objetivo final é praticamente o mesmo: entregar ao processador instruções e dados para serem processados, reduzindo o tempo de espera para carregá-los e permitir que possamos passar de um aplicativo para outro de forma rápida e eficiente.

Por fim, a memória RAM não pode ser confundida com a capacidade de armazenamento de um smartphone. O armazenamento interno ou externo será sempre maior do que a RAM, algo como 16, 32, 64 e 128GB. Nos tempos atuais, um smartphone como o Zenfone 3 Deluxe pode vir com até 6GB de RAM embarcados.

Android vs iOS: quão diferente é o gerenciamento da RAM?

Para tornar o entendimento sobre como se dá o gerenciamento da RAM no Android, vou usar a explicação do editor Gary Sims (vídeo aqui), do canal Android Authority. Em recente vídeo, Gary usou um Nexus 5X (2GB de RAM + versão mais recente da plataforma Android) e um iPhone 7 (2GB de RAM + versão mais recente do iOS), para mostrar as semelhanças e as diferenças entre o processo de gerenciamento do RAM em cada um desses sistemas operacionais.

O primeiro fato encontrado é que ao reiniciar ambos os aparelhos, o iPhone 7 usou mais RAM do que o Nexus 5X. Isso, na prática, desmente a prerrogativas de que "o Android usa mais memória que o iOS". Mas para entender melhor o que isso significa, preciso elaborar o que é "RAM livre".

ram ios android
A RAM livre em si é muito pequena, o que realmente importa é a RAM disponível / © Android Authority

O que significa RAM livre?

De acordo com Gary, no passado, computadores possuíam uma porção da RAM apenas para o sistema operacional e outra apenas para executar programas e seus dados. Hoje, a coisa ficou mais complexa devido aos recursos de multitarefas e à memória virtual. Essa última, permite que cada programa (aplicativo) possam rodar em seu próprio espaço virtual. No caso de Android ou do iOS, também temos parte da memória dada ao sistema e outra que se divide para uso de cada aplicativo. Logo, qualquer RAM que não estiver em uso, é dita livre.

Entretanto, RAM livre não significa eficiência, pelo contrário. Assim, um bom sistema operacional não possui RAM livre, mas RAM disponível, pois sabe gerenciar o uso desta para armazenamento de cache, por exemplo, o que faz com que quando você reutilize um aplicativo, este abre rapidamente, da tela em que você o deixou pela última vez. Isso não significa que não se tenha memória livre, ela só será realmente quase insignificante, visto que o sistema vai usar a RAM para realocar dados o tempo todo. E essa eficiência é vista tanto no iOS quanto no Android.

Voltando para a comparação entre o uso da RAM no Android e no iOS, depois de reiniciados, o iPhone 7 oferecia 730MB de memória disponível, enquanto o Nexus 5X ainda tinha 840MB dos 2GB.

Android vs iOS: uso da RAM rodando os mesmos aplicativos

Outro teste pretendeu mostrar o comportamento da RAM quando os mesmos aplicativos eram executados pelos dois sistemas. Olhando para o resultado, a diferença de maior uso da RAM pelos apps desenvolvidos para Android existe, mas não justifica, por exemplo, a disparidade tão grande entre a quantidade de RAM do iPhone 7 e do Zenfone 3 Deluxe, que chega até 4GB de diferença.

residenty set size android ios 16x9
iOS vs Android: uso da RAM rodando os mesmos aplicativos (quanto menor, melhor) / © Android Authority

Aqui, no entanto, é importante ressaltar que aplicativos desenvolvidos para iOS possuem metade do tamanho daqueles para Android. Contudo, a forma como a Google e a Apple lidam com aplicativos, desde como são feitos até o comportamento em segundo plano, deixam isso tudo muito mais complexo do que usar ou não mais RAM.

Por exemplo, no Android os aplicativos são mais livres, ou seja, quando em segundo plano podem acessar serviços ou realizar pós-processamento, o que por um lado é bom e ao mesmo tempo ruim para o usuário, visto que é este que terá que analisar se o aplicativo prejudica mais do que ajuda estando instalado no aparelho. Já a Apple possui uma política mais controladora neste sentido, podendo dar a chance do app fazer algo ou não quando roda em segundo plano.

E tudo isso me leva ao último fato verificado pelo editor do Android Authority:

Android vs iOS: duas tecnologias eficientes de gerenciamento da RAM

Basicamente, o uso e gerenciamento da RAM em ambos os sistemas operacionais é muito parecido e eficiente, com uma diferença significativa na forma como cada plataforma opta por trabalhar os aplicativos em segundo plano. Em uma análise ainda mais aprofundada, é possível verificar como estas duas experiências se diferenciam entre si.

Enquanto o sistema operacional Android (com base no Linux) opta por terminar um aplicativo em segundo plano quando a memória disponível chega ao seu limite para liberar espaço para um novo app, o iOS consegue comprimir um número maior de dados dos aplicativos rodando no background em comparação com o Android no nível do sistema e acaba por conseguir oferecer o carregamento de mais aplicativos até ter que terminar com estes.

Não vou entrar nos detalhes técnicos deste processo, mas vou usar o mesmo exemplo de Gary para identificar como o Android continua abrindo um aplicativo na mesma tela mesmo este tendo sido terminado: se o navegador é fechado, quando ativado novamente estaremos olhando para a mesma tela de antes, pois o sistema salvou a url, mas não teremos uma cópia da página salva. Isso acontece por que o Android possui um mecanismo que envia um aviso ao aplicativo em segundo plano para salvar o mais importante, pois a RAM está sob estresse e o app será terminado. Logo, este app pode manter apenas o que é extremamente importante e carregar essa "imagem" no futuro.

ram ios android 1
Esquema mostrando o término de um app em segundo plano sob estresse de RAM / © Android Authority

Desta forma, a Google e as demais fabricantes optaram por adicionar mais memória RAM aos seus dispositivos como uma alternativa para manter os processos rodando de forma eficiente, sem ter que terminar processos com frequência. E se olharmos para o mercado de smartphones Android, podemos dizer que isso tem dado certo. Já a Apple possui uma solução voltada para o comportamento do software, ou seja, menos hardware dependente. Ambas usam maneiras diferentes e inteligentes de lidar com a mesma limitação.

Sinceramente, poucas vezes tive problemas com o gerenciamento de RAM nos meus dispositivos, contudo é claro que para se ter mais RAM em um aparelho, este se torna mais caro, com boas excessões como o Quantum Fly, o Zenfone 3 e o LG G4, por exemplo.

Para conferir o vídeo de Gary Sims com a explicação completa sobre este tema, clique aqui. O vídeo está em inglês, mas você pode facilmente ativar o recurso de legendas em português no Youtube. Divirta-se!

E aí, qual das soluções faz mais sentido dentro da sua experiência de usuário?

Ir para o comentário (105)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
105 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rogério Dias 25
    Rogério Dias 08/02/2017 Link para o comentário

    Escolhi o Android por causa do custo-benefício. Aplicativos básicos (vide Twitter e Facebook) têm um desempenho melhor no IOS, o visual padronizado dele também me agrada bastante. Cansei de customizações. Caso um iPhone 7 custasse o mesmo que um Oneplus 3T, não hesitaria em escolher o primeiro.


  • Franco 1
    Franco 08/02/2017 Link para o comentário

    Android com processador Hélio. Custa um quarto do iPhone e não deve em nada.


  • 10
    Eduardo França 08/02/2017 Link para o comentário

    Apesar de saber o quão melhor é , não só o gerenciamento da RAM, mas a otimização do sistema ao hardware disponível nos aparelhos da maçãzinha, prefiro o Android, pois a liberdade que tenho neste sistema faz com que eu possa "tunar" meu aparelho (atualmente um Moto G LTE - xt1040 peregrine rodando CyanogenMod 14.1 nightly - nenhum bug notado). Este aspecto negativo do gerenciamento da RAM pode ser melhorado, sabendo a configuração correta (e claro, ter aparelho rooteado).
    Antes deste Moto G eu tive um Galaxy Y (GT-S6102B - processador single-core 832 MHz, 290 MB de RAM e 170 MB de armazenamento), com overclock a 1.1 GHZ, swap para 512 de RAM e armazenamento interno de 4 GB. Antes ainda tive um LG L1 II (e410f - processador single-core 1 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento), com overclock a 1.5 GHZ, swap para 768 de RAM e armazenamento interno de 8 GB) .
    É possivel "rootear" os iPhones (jailbreak), mas ainda assim prefiro infinitamente o Android, por ser um sistema aberto a quaisquer modificações desejadas/necessárias, nos tornando donos dos nossos smartphones, ao contrário da Apple, que nos entrega o aparelho, que continua sendo deles.
    Estou pensando em fazer overclock (Snapdragon 400 Cortex A7 quad-core 1.2 GHz para 1.5 GHz, swap de 1 GB RAM para 1.5 GB e aumentar o armazenamento interno para 32 GB).
    Para fazer tudo isso, claro que preciso ter rooteado o aparelho, coisa que fiz no segundo dia de uso hehehehehehehe.


    • 10
      Maurício Milasi 08/02/2017 Link para o comentário

      Só uma dica: Overclock só estressa o dispositivo e diminui sua vida útil, além disso a diferença de desempenho é imperceptível, a não ser que seja um Overclock extremamente agressivo! Estou citando isto baseado em minhas experiências e em vários Artigos que li no Tom's Hardware (nem preciso comentar a autoridade que esse Site tem quando se fala em Overclock), no Guru3D (outro Site especializado em Overclock) e no How-To Geek! Agora se você é um Entusiasta com muita grana para se arriscar e gosta muito de comprar outros dispositivos que surgem no mercado (um Geek), aí a história é bem diferente e lhe dou meus parabéns!


      • 10
        Eduardo França 08/02/2017 Link para o comentário

        Cara, quando se trata de aparelhos com baixas frequências, a diferença é perceptível. Não sei se apenas 300 MHz farão diferença no Moto G, mas no SGYD fez, e muita, mas tratava-se de um single-core. Rodando o aplicativo oficial do Facebook, o aparelho travava menos que o L1 nas configurações default.
        Justamente por não ter dinheiro pra desperdiçar em aparelhos frequentemente não faço overclocks agressivos, mas desde que me dêem um desempenho considerável, não vejo problemas. Não sou engenheiro de hardware, mas sou da área da tecnologia da informação e sei os riscos que corro, mas, muitas vezes, é preciso recorrer a estes artifícios para que possamos utilizar as ferramentas que temos em mãos.


      • 10
        Maurício Milasi 08/02/2017 Link para o comentário

        Gostei do "Cara"! rsrsrsrs Ainda bem que você conhece muito bem os riscos de um overclock pois qualquer que seja ele, certamente vai haver maior consumo de energia e desgaste de bateria, além disso o smartphone pode queimar se houver uma alteração nas tensões superior àquelas suportadas pelo dispositivo! No passado, eu já fiz muito Overclock em processadores, memórias e placas de vídeo de PCs! Em smartphones também, mas só naqueles smartphones já ultrapassados! Atualmente, não faço mais porque acredito que seja muito trabalho para pouco desempenho, nem perco mais meu tempo com esse tipo de coisa! Em PCs, já cheguei a fazer rodar um Intel Core i7-920 de 2,66GHz em 4,1GHz, só que há mais de 2 anos que deixei de fazer overclock em qualquer dispositivo que seja!


    • Arthur Immich 4
      Arthur Immich 21/02/2017 Link para o comentário

      "Este aspecto negativo do gerenciamento da RAM pode ser melhorado, sabendo a configuração correta (e claro, ter aparelho rooteado)." Qual a configuração correta? aehueahe


      • 10
        Eduardo França 21/02/2017 Link para o comentário

        Vai da quantidade de memória disponível no seu aparelho. Algum app tipo Kernel Tuner facilita o trabalho, mas o primeiro passo é ter o aparelho rooteado. Basicamente você estará removendo memória dedicada aos apps em segundo plano para usá-la no aplicativo exibido na tela, passando os apps em segundo plano para o swap.
        Normalmente guardo as configurações em prints, mas deixo no pc em casa. No momento estou no trabalho digitando o último comentário para ir pra faculdade.


  • 20
    KcoP 08/02/2017 Link para o comentário

    Definitivamente o iOS está anos luz em relação ao Android. Tanto que a Apple vende muito por causa do sistema operacional.
    A única coisa que sinto falta no iOS é a possibilidade de abrir 2 aplicativos na mesma tela. Isso às vezes me faz falta.
    Por exemplo, assistir a um vídeo no YouTube e ao mesmo tempo redigir um e-mail.

    Cristian S


  • Felix 18
    Felix 07/02/2017 Link para o comentário

    Eu como utilizador dos dois sistemas posso dar a minha opinião, ambos os sistemas são muito bons mas diferentes, na questão da fluidez tenho de admitir que o iOS é ligeiramente melhor, quando falamos ao longo do tempo como 6 meses sem fazer reset a ambos os sistemas, noto que no Android ele começa a ficar um pouco mais lento, não que seja muito significante mas fica, no iOS isso não acontece, e uso um Galaxy S6 Edge Plus e um iPhone 6s Plus.

    Quanto à questão da liberdade isso não passa de um mito hoje em dia, com a quantidade de Apps que dão para fazer partilha entre Android e iOS..... o uso do Bluetooth quase ninguém usa isso hoje em dia entre smartohones, o NFC é praticamente nulo seja quem for, ninguém usa isso no dia a dia, nada que o WhatsApp ou outra app do género não resolva o problema de partilhas, liberdade para mudar temas? Isso já enche tanto o saco que já nem altero nada no meu S6 Edge Plus, e perfeiro ficar com o tema standard, isto é um facto que muita gente faz no dia dia, no início existe sempre aquela cruisodade de quer fazer e mexer em tudo, mas com o passar do tempo ( 3 ou 4 anos de uso em Android) não dá para perder tempo a mexer muito na máquina, a única liberdade que ainda não existe sim no iPhone ou iOS, é ter a possibilidade de ter carregamento rápido, e não ter carregamento sem fios, e ainda não ter a qualidade de foto como os topo de gama Android, quanto ao resto quando se tem um iPhone topo de gama na mão, falo pelo menos por mim, ficas com a sensação que tens ali uma coisa para durar e durar a nível de qualidade do aparelho e de sistema operativo, e pela simplicidade que ele nos oferece de fazer as coisas que mais usamos no dia a dia comparado ao Android, são daquelas coisas que são difícieis de entender para muitos principalmente os Haters, são situações que só com a pratica e uso podem chegar as conclusões que exprimi no meu post, adoro os dois sistemas, sou um felizardo por poder usufruir dos dois sistemas em dois bons equipamentos, por isso não sou Hater nem de Android nem de iOS, entendo bem o que eles me tem para oferecer no que preciso diariamente.

    Só vos posso dizer isto, usem o sistema que mais adoram ao vosso belo prazer, ambos oferecem coisas muito boas.

    Eslim FahlBruno El MarouniIlan E.Sergio T.


    • 10
      Eduardo França 08/02/2017 Link para o comentário

      Cara, igual a você, não sou hater, mas sou fã do Android. Tenho uns 5 anos de experiência com o sistema e discordo com você no quesito "ficar mexendo". Cara, cada semana estou com uma ROM diferente. Gosto muito de customizar o aparelho, tanto que desenvolvi alguns bashs (arquivos de execução do Linux, assim como os EXE do Windows) para fazerem algumas configurações por mim, como, por exemplo, mover certas pastas para outros caminhos e ajustar algumas configurações de build.prop.


      • Felix 18
        Felix 08/02/2017 Link para o comentário

        Oi, eu não posso discordar contigo por estares todas a semanas a mudar de ROM, se gostas e te da prazer tudo bem, eu também já cheguei a fazer isso algumas vezes, apanhei sustos nos inícios até chegar ao ponto de aprender a fazer tudo correcto, mas hoje em dia já não perco tempo a fazer isso, já não tenho pachorra para isso, e sabes porque, porque isso não fazia nada de mais, e até pelo contrario por vezes até estava a ter vários problemas por andar sempre a inventar, como muitos erros de software bugs, e drenagem de bateria constantes pela má optimização das Roms, cheguei à conclusão que não passava de um desafio as minhas capacidades e nada mais, parei de fazer isso, e se fores fazer uma pesquisa muita gente não sabe fazer isso, e muitos nem querem saber disso para nada como um utilizador comum, e sim perferem a simplicidade das coisas e que funcione bem, tal como eu gosto depois de testar as minhas capacidades no mundo Android.

        Eu prefiro o bom funcionamento do equipamento tal como ele bem de fábrica hoje em dia, tal como digo mais em cima, para mim a liberdade que ainda não se pode ter no iPhone é não poderes ter carregando rápido nos dias de hoje, e carregando sem fio, e ainda não ter a capacidade quando falamos em qualidade da foto quando comparado com um topo de gama Android, quanto ao resto da liberdade podes fazer praticamente tudo o que fazes no Android, é preciso é saber fazer isso no iOS, coisa que muitos falam por mitos e não verdades, repito hoje em dia o mundo iOS não é o mesmo de anos anteriores.


      • 10
        Eduardo França 08/02/2017 Link para o comentário

        Sei que há inúmeros mitos no iOS, mas ainda assim prefiro Android, em suas versões mais próximas de puro (por isso a CM).
        Faço isso, realmente, por prazer, mas gosto de ter meu telefone diferente sempre, outro layout, outros apps.
        Quanto à liberdade do iOS, nunca abri a root do mesmo, mas só de imaginar ter que aprender como é a estrutura de pastas dá preguiça. Já conheço a estrutura do Android e vivo me aventurando nas "pastas proibidas", restritas aos usuários root, descobrindo cada vez mais como se organiza o sistema.
        Em breve espero abrir o source do kernel e compreendê-lo, para que eu possa desenvolver a melhor versão do sistema, mais adaptadas às MINHAS necessidades.


      • Felix 18
        Felix 08/02/2017 Link para o comentário

        Mas tu para teres liberdade no iOS igual ao Android não precisas usar jailbraik, isto quando falamos em ter o Android standard sem root e o iOS sem jailbraik, compreendo que isso seja difícil de compreender para muitos, mas a realidade e os factos no dia a dia para o bom funcionamento do aparelho é essa, repito não sou contra o que gostas de fazer no Android pelo prazer que te dá, também já fui assim a muito tempo atrás.

        Eu não uso jailbraik nem tenciono usar, valeu pela minha experiência no Android com roots, e as dores de cabeça que por vezes tive.


      • 10
        Maurício Milasi 08/02/2017 Link para o comentário

        As ROMs do CyanogenMod (agora LineageOS), por exemplo, são sempre problemáticas e não é qualquer aplicativo que roda nelas, não é à toa que a cada mês sai uma ROM nova e existem outros Desenvolvedores de Custom ROMs como o Paranoid Android, MIUI etc...


      • 10
        Maurício Milasi 08/02/2017 Link para o comentário

        Já usei Jailbreak em um jurássico iPhone 5 que tenho, mas dá muito trabalho, apesar de ser um Entusiasta em vários quesitos de TI não uso mais tais artifícios, prefiro mais a praticidade! Já foi embora o tempo em que eu "abria o motor de uma Ferrari para saber porque ela corria tanto"!


  • 76
    Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

    Só acho que estão querendo comparar duas coisas completamente diferentes. Cada um age do seu jeito e tem suas vantagens e desvantagens. O povo que usa iOS e participa do AndroidPit pode escrever o que quiser que jamais vai me convencer a sair da minha liberdade para usar um sistema que fala tudo o que você deve fazer.

    Eduardo FrançaJorge L. MachadoConta desativadaHenrique P.Conta desativada


    • 93
      Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

      Concordo Steven!

      Conta desativada


    • 10
      Eduardo França 08/02/2017 Link para o comentário

      Alguém lembra da propaganda da Oi: "O telefone não é seu, ele é nosso."? A Apple entendeu o recado, pois quem ama, bloqueia.
      hahahahahahahahahahahahahahahahaha

      Conta desativada


  • 26
    KARALBPIN 07/02/2017 Link para o comentário

    Usei durante 15 meses um LGG3 com apenas 2 de RAM e ele nunca travou. Nunca mesmo.


    • 10
      Eduardo França 08/02/2017 Link para o comentário

      Usei durante um ano um LG L1 II com processador single-core de 1 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, mas claro, com overclock para 1.5 GHz e swap para 768 de RAM .
      Nunca travou.


      • Franco 1
        Franco 08/02/2017 Link para o comentário

        Cara, olha o que você escreveu. Capacidade de 1,0 GHz, como vc ajustou pra além do que o processador pode oferecer? Não existe isso.


      • 10
        Eduardo França 08/02/2017 Link para o comentário

        De acordo com a Wikipédia:
        "Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizar de maneira imprópria."


  • Diego 35
    Diego 07/02/2017 Link para o comentário

    Boa matéria, esse último exemplo me tirou uma p*ta dúvida, hehe

    Conta desativada


  • Wrecked Machines 32
    Wrecked Machines 07/02/2017 Link para o comentário

    se o curupira fizer moonwalk ele vai para frente ou para traz??

    Conta desativada


    • 12
      Claudio 07/02/2017 Link para o comentário

      Moonwalk tradicional: As costas e os pés do praticante deslocarão-se para trás.
      Moonwalk curupiral: Também, mas como as costas são para uma direção e os pés para outra, então o curupira irã girar verticalmente, como se fosse uma hélice, já que uma parte do corpo se deslocará para uma direção, enquanto que a outra irá para a direção oposta da parte anteriormente citada.

      Eduardo França


    • 76
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Acho que vai pra frente...hahahaha


  • Sergio T. 20
    Sergio T. 07/02/2017 Link para o comentário

    Excelente artigo.
    Como comentei com um colega aí abaixo, pelo que vejo em diversos comparativos, o IOS no Iphone é muito mais eficiente em uso de RAM do que os celulares Android. Vemos celulares Android com o dobro ou o triplo de RAM do que um Iphone matando processos, quase que inexplicavelmente.
    Claro que a vantagem do IOS é que este é usado em apenas um tipo de hardware, o que não acontece com o Android.


    • 73
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Essa é somente uma parte da verdade. O iOS gerencia melhor a RAM porque os aplicativos têm limites e são muito controlados pela Apple. Se você pudesse usar aplicativos com os mesmos recursos do Android em um iPhone veria que ele travaria rapidamente.

      Jorge L. MachadoSergio T.Conta desativadaAdilson Magalhães


      • Sergio T. 20
        Sergio T. 08/02/2017 Link para o comentário

        Tecnicamente falando, o que você disse é verdadeiro. Mas, para o usuário final, acredito que isso não faça a menor diferença. O importante (para mim) é a usabilidade. E, mesmo sendo como você explicou, o IOS o faz muito bem.

        Agora, uma coisa é fato. O Android tem evoluído muito mais que o IOS nos últimos anos. Antes se dizia que o IOS era "muito superior" ao Android, que não travava e tal, mas, como usuário dos dois sistemas posso afirmar que comentários assim, não são verdadeiros.

        Conta desativada


    • Franco 1
      Franco 08/02/2017 Link para o comentário

      Mito. Vide Youtube. O zenfone 2 é mais eficiente no multitarefa do que o iPhone 6.


  • 3
    David Machado 07/02/2017 Link para o comentário

    Tudo muito bem... tudo muito bom... Porém, por mais que se explique todos os detalhes de funcionamento de cada sistema, o que interessa mesmo é: Quando o usuário pega o celular e usa, qual a sensação? E nisso, não tem o que se dizer... o IOS passa a sensação muito mais fluída... Muito mais leve... Muito mais suave de navegar. Tecnicamente o Android é tão bom quanto, ok... Mas na prática, meu amigo, usando no dia a dia, não tem o que se contestar...O IOS é mais fluído e ponto. Mas eu uso os dois no dia a dia e ambos me atendem.

    FelixSergio T.


  • 4
    John LennoN 07/02/2017 Link para o comentário

    Só vim pela treta. :=)


  • 84
    Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

    Ios usa mais ram eu entendo mas tenho um iphone aki que possui 1 giga e eu duvido um android com o mesmos 1 giga fazer oq ele faz é surreal a fluidez do sistema o fato de ficar varios apps e jogos abertos sem nenhum problema ....

    po no android que tenho se eu abri 3 apps ja começo a sentir a lentidao

    Vinicius


  • 99
    Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

    Excelente matéria!
    Continuarei usando Android...

    FrancoConta desativadaHenrique P.Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativada


    • 62
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Isso mesmo Claudio, o mais importante é usarmos aquele sistema que nos atende bem e sem as '' amarras ''.

      IOS pode ser muito bom, mas na hora de precisar passar um arquivo para um outro aparelho, no caso Android, ai é impossível.

      Em termos de fluidez sistêmica, não vejo mais nenhum abismo como existia a alguns anos atrás, o Android, '' nosso ''robô verde, segue livre e soberano!

      Conta desativadaHenrique P.Conta desativadaConta desativadaConta desativadaAdilson MagalhãesConta desativada


      • 99
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Isso mesmo brother Vinicius!

        Conta desativadaHenrique P.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • Wrecked Machines 32
    Wrecked Machines 07/02/2017 Link para o comentário

    Sendo usuario de ambos sistema. hj atualmente IOS, vejo que o android tem muito a melhorar neste quesito entendi como funciona ambos, porem mesmo gastando mais ou menos o IOS se sobressai no multitarefas, chega ser espantoso apps que vc abre na parte da manha a tarde ainda estão lá em segundo plano, outra coisa que não foi mencionada e que no android os apps em segundo plano consomem muito mais energia do que no IOS, agora o IOs poderia melhorar a parte da usabilidade do multitarefas o duplo clique no home ou no caso quem tem 3d touch pressionar a borda para ver o multitarefas as vezes vc precisa alternar rapidamente entre os apps e isso perde alguns segundos, claro questão de costume mas e uma das coisas que sinto falta quando uso o IOS eh o botão virtual ''quadrado'' no qual posso clicar e ver os apps abertos, ainda falando de gerenciamento de ram, vejo que o ios em questao de navegação web seja no chrome ou no safari ele não fecha a pagina ou seja nao recarrega se vc viu e fechou o app e abre de novo ela continua la aberta as vezes chega atualizar mas não carrega tudo novamente, no android ela carrega tudo novamente e se tiver uma net ruim dai da uma penada, estava usando o nougat esses dias no moto g plus e gostei bastante achei bem fluido e o multitarefas parece estar melhor, vou fazer mais testes comparativos.

    Sergio T.


    • raphael m. 24
      raphael m. 07/02/2017 Link para o comentário

      amigo testa um nexus e veras que o IOS não chega perto do Android

      Jorge L. MachadoConta desativada


      • 84
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Testa vc um ios e vera que o nexus n chega perto do iphone ...... por favor n seremos fanboy aki todo mundo sabe que sistema x sistema o android perde ate pro windows phone no que diz respeito a otimizaçao e velocidade só sendo muito fanboy pra querer argumentar algo , o Android é mais popular é mais customizavel e ponto agora desempenho? ate windows phone e melhor e eu posso provar compara ai um asphalt 8 rodando no lumia 520 que so tem 512 de ram contra um moto G de 1 giga por exemplo ve quem se sai melhor .........


      • Wrecked Machines 32
        Wrecked Machines 07/02/2017 Link para o comentário

        ja usei nexus eu ja tive o 4 e estava com um 5p , são otimos aparelhos, tudo muito rapido e fluido , sao realmente muito parecidos a fluides mas ainda assim o ios e mais fluido que o android mesmo nos nexus

        Conta desativada


      • 84
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Exato o android ate hoje n acertou a mao na otimizaçao, vc v q tem algo errado quando no android vc precisa de no minimo 2 a 3 gigas pra ter uma boa navegaçao enquanto q nos concorrentes 512 ja ta otimo


      • Sergio T. 20
        Sergio T. 08/02/2017 Link para o comentário

        Quanto a fluidez do sistema eu acredito em sua experiência. Também uso ambos os sistemas e não vejo diferença no IOS x Android.

        E vejo que você ainda fala de um Android "de referência", pois, os Nexus, realmente são excelentes.

        Eu só percebo diferença nos sistemas, na forma como o IOS gerencia (melhor) a memória RAM.


  • AC&MM 72
    AC&MM 07/02/2017 Link para o comentário

    Esclareceu ainda mais a ideia que tínhamos a respeito do funcionamento e gerenciamento de memória RAM em um smartphone, no caso, iOS e Android.

    Conta desativadaConta desativada


  • Henrique Ariel 29
    Henrique Ariel 07/02/2017 Link para o comentário

    Sempre soube que era por não rodar os apps 100% em background mas essa matéria complementou e é ótima pra quem vem falar que android é mal otimizado. Parabéns pela matéria, por matérias desse tipo que o AndroidPit vira referencia em conteúdo .

    Conta desativadaAdilson MagalhãesAder MarceloConta desativada


  • 22
    Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

    Ótima matéria. A verdade é que só senti problemas com aplicativos em segundo plano quando usei modelos de entrada. Essa tal fluidez que faz os usuários de iPhone ganhar alguns décimos de segundo nunca me causou inveja. Tenho inveja mesmo é da App Store :x

    Henrique ArielSergio T.Ader Marcelo


  • 10
    irareup 07/02/2017 Link para o comentário

    E porque a Google não investe em comprimir mais dados dos aplicativos rodando no background?
    Para o usuário final não faz diferença em um celular iOS com 2GB de RAM e um celular Android com 4GB de RAM, porém seria muito útil para os celulares com pouca RAM.
    Outra dúvida que tenho é a Google "sofre" de alguma forma por ter um sistema com base no Linux?


    • Sergio T. 20
      Sergio T. 08/02/2017 Link para o comentário

      Não que o Google "sofra" por usar o Linux como base do Android.
      Em meu ponto de vista o Android é muito mais competente que o IOS, por trabalhar com diversas empresas e diversos tipos de hardware, todos diferentes.
      Na Apple, a sua otimização "mais eficiente" se deve a não ter que lidar com esta situação, já que o hardware e o software são produzidos por ela.


  • 82
    Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

    Excelente matéria, bastante explicativa. Nunca tive problema algum com gerenciamento de RAM em meus aparelhos, portanto concordo com o sistrma adotado pelo Android. Ainda continuo achando que quanto mais hardware melhor.

    Henrique P.Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaHenrique Ariel


  • 73
    Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

    Resumindo o que sempre digo aos amigos que perguntam a diferença entre iOS e Android: O iOS funciona melhor porque não te deixa trabalhar livremente, e por isso necessita de menos RAM. Ele escolhe o que você pode e o que não pode fazer. O Android é livre e você pode pagar um preço por isso. Eu sempre recomendo o iOS para aquelas pessoas que vão somente consumir conteúdo e o Android para aquelas mais exigentes e que gostam de mexer no aparelho.
    Assim como a Camila, eu nunca tive problema com RAM.

    Sergio T.Henrique P.Conta desativadaFernando LimaAdilson MagalhãesConta desativadaConta desativadaConta desativada


  • 35
    Maicon Bruisma 07/02/2017 Link para o comentário

    Acho que depende dos apps, no IOS eles são mais leves, no Android já percebi que o mesmo aplicativo pode usar até o dobro de RAM se observado o uso do mesmo em um aparelho com 2 gb de RAM e outro com 4 gb. Aí não adianta nada ter 8 gb de RAM e a utilização continuar igual. Claro que o sistema ajuda, no Android puro dos Nexus a RAM é melhor trabalhada, mas ainda sim os apps são mal otimizados. No W10M também, a maioria é leve mas tem apps como Facebook que ocupam 300 mb de RAM, aí acaba fechando na cara da pessoa, e isso também ocorre no IOS e android com 1 gb de RAM. Cada vez mais os apps e o sistema ficam mais pesados, por isso que a utilização tanto do IOS quanto do W10M em aparelhos com 512 mb de RAM ficou uma merda, é falta de otimização, no caso do IOS é a Apple que quer vender mais aparelhos, no W10M são os devs que estão fazendo seus apps para 2 gb de RAM, e qualquer aparelho com menos do que isso sofre.


  • 10
    Fabio souza 07/02/2017 Link para o comentário

    Finalmente um artigo útil :)

    Conta desativadaConta desativadairareupLuck


    • 73
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Fabio, este ano praticamente todos os artigos estão muito bons, com exceção daquele que mandava procurar um aplicativo na play store.

      Henrique P.Conta desativadaAugusto SilvaConta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Aquele artigo foi dureza Sidney! rs....

        Henrique P.Conta desativadaConta desativada


      • 76
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Doeu nozóio!

        Conta desativadaHenrique P.


  • Marcos Champloni 33
    Marcos Champloni 07/02/2017 Link para o comentário

    Depois de usar iPhone desde o seu lançamento, em 2015 comecei a buscar qual seria meu Android. O primeiro foi um Sony, depois um Motorola e agora que estou no Note 5 nem lembro mais do antigo amigo da maça...

    Otávio AugustoConta desativada


  • Bruno da Silva Santos 31
    Bruno da Silva Santos 07/02/2017 Link para o comentário

    Na prática não há diferença entre um bom android e um iPhone.
    A não ser que você seja um imbecil que se gaba por que seu iPhone abre um app 1 segundo mais rápido do que no Android...


  • Mickael Fernandes 23
    Mickael Fernandes 07/02/2017 Link para o comentário

    Pelo parágrafo inicial é que uso ambos os sistemas, eles se completam. Recomendo para os entusiastas que façam o mesmo.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 07/02/2017 Link para o comentário

    Moral da história, iOS continua sendo lixo!

    Conta desativadaHenrique P.


  • cleyton Ferreira 9
    cleyton Ferreira 07/02/2017 Link para o comentário

    Bela matéria Camila! Bill, parabéns pelo comentário. Muito bem colocado, o ISO é um ótimo sistema mais deixa a desejar quando se trata da liberdade do usuário.

    Conta desativadaConta desativada


  • T.Silva08396 14
    T.Silva08396 07/02/2017 Link para o comentário

    Ótima matéria, parabéns Camila e ao Androidpit.

    Conta desativadaConta desativada


  • 43
    Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

    Desculpem os outros editores, pois gosto de todos, mas uma matéria de Camila Rinaldi é outro LEVEL!!

    Conta desativadaConta desativadaCamila Rinaldicleyton Ferreira


    • 3
      Gustavo Betarelli 07/02/2017 Link para o comentário

      O problema é que a materia não é dela... ela somente traduziu e publicou... materia original é gringa... kkkk

      Henrique P.Conta desativadaAdilson Magalhães


      • 76
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Tirou a graça...hahahaha

        Henrique P.


  • 30
    Tarlisson Jose 07/02/2017 Link para o comentário

    Adorei , sugestão de artigo os Impactos causados pelo fim da Google Now Launcher , adotado o tema com um todo que prejudica que se beneficia


  • Moisés 41
    Moisés 07/02/2017 Link para o comentário

    Se eu limpar o meu dos 3gb(2,7) vai ter 0,8 ocupado.
    Com 35 apps abertos ainda tinha uns 600MB livres


  • Moisés 41
    Moisés 07/02/2017 Link para o comentário

    Antes 3gb otimizado do que 4gb usados porcamente.
    E justo o Galaxy que mais gosto é o exemplo de ram porca...

    PC faz muito com 4gb.

    6 ou 8gb em celular só para lucrar.

    sloopjohnb


    • 73
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Moisés, em algum momento a RAM da linha Galaxy S te deixou na mão? Olhar o uso de RAM e achar que o aparelho não vai funcionar direito porque ela está quase toda em uso é um pouco limitado. A explicação para funcionar corretamente está logo acima, no artigo da Camila.

      Henrique P.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


      • 82
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        É isso mesmo Sidney. Fora que o S7 Edge fica com bastante memória RAM livre, portanto não há motivos para reclamações. Outro dia até enviei uns prints por email para outro usurário aqui do site, que teimava em dizer o contrário. Tem pessoas que falam mal por falar, só para não perder o costume.

        Henrique BonfimHenrique P.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


      • 73
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Tem gente que até hoje fala mal da touchwiz, mas a última que usou foi há 5 anos em um aparelho de entrada.

        Henrique BonfimHenrique P.Conta desativada


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 07/02/2017 Link para o comentário

    A solução que encontrei para o meu Moto G2 fazer um bom uso da RAM foi instalar uma ROM pura, linkar todos os apps para o cartão sd classe 10, criar um arquivo swapper de 512MB com swappiness em 40 e usar o Maki for Facebook and Twitter. Nunca mais tive problemas com esse smartphone. 🙋


  • 21
    Lucas 07/02/2017 Link para o comentário

    Bom,que o iPhone gerencia melhor a RAM isso todos sabem. Uso um 5S desde fevereiro de 2014 e mesmo após atualizações de software e o tampo passando os 1GB de ram dele conseguem segurar todos os apps que abro,exceto quando se ativa o modo de economia de bateria !


    • 73
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Lucas, os dois gerenciam muito bem a RAM. E a explicação está logo acima. Os apps para iOS são limitados, a Apple diz o que eles podem ou não fazer. Como a Google trabalha com liberdade, é óbvio que os aparelhos dela necessitam de mais RAM. Cabe ao usuário de Android saber o que pode e o que não pode instalar.

      Henrique P.Conta desativadaConta desativada


  • 21
    MrBluUe 06/02/2017 Link para o comentário

    eu to aqui com meu Moto G2 com 1GB de RAM rodando Resurrection Remix Android 7.1.1 e ta super fluído (não tanto quanto um top de linha) não trava e roda todos os meus apps de boa

    Conta desativadaConta desativadaLéo WalkFernando Lima


  • 62
    Conta desativada 06/02/2017 Link para o comentário

    Cada sistema gerencia o uso de memória, mas mesmo assim não é nenhum demérito no Android, mesmo os que tem pouca memória, funcionam bem. Só acho um certo exagero aparelhos com 6 GB de ram, sendo que ainda não é necessário, pois só serve como '' novidade '' para encarecer o produto final.

    Hoje um bom modelo, seja com 2,3 e 4 GB de memória dão conta muito bem do recado, claro, se quiser rodar muitos aplicativos ao mesmo tempo, ai requer mais memória, mas para a grande maioria das pessoas, não precisa disso. Só se você quiser um uso mais intenso, profissional.

    Um bom gerenciamento de memória, otimização é interessante, afim de zelar também pelo agilidade do sistema, se não daqui a pouco teremos empresas querendo adicionar mais memória sem muita necessidade.

    Conta desativadaConta desativadaHenrique P.Adilson MagalhãesAugusto SilvaLéo WalkFernando Lima


    • 73
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Concordo. Só acho que não tem como fazer uso profissional de um smartphone, a não ser para comunicação. Tanto é assim que todos os executivos sempre viajam com seu smartphone e um notebook com Windows 10.

      Henrique BonfimHenrique P.Conta desativadaConta desativada


      • 18
        Henrique Bonfim 08/02/2017 Link para o comentário

        Pois é... até hoje entendo o que querem dizer com "uso profissional" de um smartphone.

        Conta desativada


  • Bill Machinne 21
    Bill Machinne 06/02/2017 Link para o comentário

    É tão rápido quanto o IOS, quando sai do iPhone e fui para a linha Nexus não senti diferença na fluidez, mas senti a diferença na liberdade que vc tem, afinal você passa a ser dono do seu smartphone e não prisioneiro.

    FrancoConta desativadaConta desativadaTiago HastenteufelLuis GustavoMaicon DiasConta desativadaHenrique P.cleyton FerreiraConta desativadaDenisNilson PalandiVinicius Da Silveiraitalo alexandreLeo DGOtávio AugustoAugusto SilvaLéo WalkFernando LimaAdilson MagalhãesRoger S.Conta desativadaConta desativada


    • Léo Walk 58
      Léo Walk 07/02/2017 Link para o comentário

      É justamente assim que me sinto por possuir um smartphone com sistema Android. Livre!!! 😎

      FrancoConta desativadaConta desativadaConta desativadaHenrique P.Bill MachinneConta desativada


    • Otávio Augusto 15
      Otávio Augusto 07/02/2017 Link para o comentário

      Falou tudo, não saio do Android de nenhuma maneira

      FrancoConta desativadaConta desativadaConta desativadaHenrique P.Bill MachinneLéo Walk


    • 73
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Bill, sempre digo aos amigos que a Apple aluga o aparelho para você, enquanto que as empresas que usam Android vendem o aparelho e deixam você fazer o que quiser.

      Eduardo FrançaLéo WalkConta desativadaHenrique P.Conta desativadaConta desativada


      • 93
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Concordo Sidney!

        Henrique P.Conta desativadaConta desativada


    • Maicon Dias 21
      Maicon Dias 07/02/2017 Link para o comentário

      Soldado promovido!!

      Conta desativada


    • Sergio T. 20
      Sergio T. 07/02/2017 Link para o comentário

      Bill, quanto a liberdade, você tem razão. Mas, que o gerenciamento de IOS é mais eficiente que o Android, acho que não dá pra discutir muito. Isso pode ser visto, por exemplo, em videos na internet comparando o Iphone 6S que tem 2GB de RAM ( se não me engano), com o Oneplus 3 que tem 6GB de ram. Depois de abertos vários aplicativos, o Iphone consegue abrir todos os aplicativos sem ter que carregar de novo, e o OP3, mesmo com 6GB de RAM "matou" alguns processos.

      É claro, que a vantagem do IOS é que o sistema é desenvolvido apenas para um tipo de hardware o que explica a otimização. O Android é um sistema que serve para vários tipos de hardware, então talvez seja uma justificativa.

      Só lembrando que não disse que um sistema seja melhor que outro. Eu prefiro Android e tenho um Moto Z. Mas, pelo que vejo, neste quesito o IOs me parece bem mais eficiente.

      Eduardo FrançaConta desativada


      • 73
        Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

        Como comparar 2 sistemas que usam arquiteturas totalmente diferentes? Os aplicativos para iOS e Android só tem a mesma cara, porque dentro são muito diferentes. Além da arquitetura, muitos recursos presentes no Android são suprimidos no iOS para garantir a fluidez. Por isso, não há como comparar em um vídeo. É como comparar creme de mostarda com bolo de fubá.

        Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


      • Sergio T. 20
        Sergio T. 08/02/2017 Link para o comentário

        O seu comentário é verdadeiro. Porém, quem se preocupa se tem arquitetura diferente, ou algo assim? O que importa, ao menos para mim, é que independente do sistema que esteja usando, quero abrir o app e tê-lo funcionando correta e rapidamente. E nisso você deve concordar comigo, no IOS me parece ser bem mais fluído e principalmente, depois de vários apps rodando voltar nele e vê-lo da mesma maneira que você deixou.

        Conta desativadaConta desativada


      • 73
        Conta desativada 08/02/2017 Link para o comentário

        Concordo sim, o iOS é mais fluido. Mas existe um preço para isso que é a limitação. Meus aparelhos sempre rodaram de forma muito satisfatória, sem nenhum lag ou travamento, isso porque nunca uso apps mal feitos ou pesados, como por exemplo o Facebook para Android. Aquela joça nunca passaria no teste rígido da Apple.

        Sergio T.Conta desativada


    • Guilherme Vargas 5
      Guilherme Vargas 08/02/2017 Link para o comentário

      por este motivo que amo o Android kkk, faço o que eu quiser com este sistema!


  • André Gonçalves 24
    André Gonçalves 06/02/2017 Link para o comentário

    Só tenho uma coisa para dizera sobre esta matéria: parabéns Camila!!!

    Conta desativadaConta desativada


  • 13
    Wagner Costa 06/02/2017 Link para o comentário

    Após a implantação dos 2GB de ram no Android realmente nunca mais tive problemas com memória ram, mas com menos do que isso o sistema dava altos lag. kkkkk

    Conta desativadaAdilson Magalhãesjovem tranzante iluminati marxistaLéo WalkFernando LimaConta desativada


    • Otávio Augusto 15
      Otávio Augusto 07/02/2017 Link para o comentário

      Com 1,5 Gb de RAM tô tranquilo rodando 50 aplicativos em 2 plano

      Guilherme VargasConta desativada


      • 13
        Wagner Costa 10/02/2017 Link para o comentário

        Otavio, não tive nenhum com 1,5, só de 1 e 2Gb acima.


      • 10
        Eduardo França 13/02/2017 Link para o comentário

        Gente, parem de reclamar de barriga cheia. Já usei um SGYD com 200mb de RAM e um L1 com 512. Hoje estou com um Moto G LTE peregrine com 1GB de RAM e 512 de SWAP (logo, 1,5GB).


  • 12
    Paulo Freitas 06/02/2017 Link para o comentário

    Por se tratar de celulares, eu acho mais inteligente a solução do ios

    Lucas


    • 73
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Mas, Paulo, a solução deles é limitar o app para que esse não ocupe tanta memória e seja mais fácil compactá-lo. Eu, sinceramente, não acho isso inteligente. Não gosto que me limitem em nada.

      Conta desativadaConta desativada


      • 18
        Henrique Bonfim 08/02/2017 Link para o comentário

        Até entendo isso que vc tá falando, mas lembremos que estamos falando de telefones. Logo, acredito que a usabilidade esteja em primeiro lugar. Além do que, quem precisa de um App consumindo recursos desenfreadamente quando vc não está usando ele? A estratégia da Apple faz muito mais sentido, mantendo apenas os serviços essenciais do aplicativo.

        Sergio T.


    • 10
      Eduardo França 13/02/2017 Link para o comentário

      Inteligente não, limitadora.
      Com gerenciamento avançado no Android posso priorizar os apps em primeiro plano para utilizar mais RAM física, enviando os dados em memória dos aplicativos em background para um arquivo no armazenamento interno com função de memória RAM auxiliar.


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 06/02/2017 Link para o comentário

    "E aí, qual das soluções faz mais sentido dentro da sua experiência de usuário?" Android hoje, Android amanhã e até vir algo melhor que ele.

    Eduardo FrançaConta desativadaConta desativadaFernando LimaConta desativadaConta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 06/02/2017 Link para o comentário

    bem informativo gostei

    Conta desativada


  • diego souza ramos 24
    diego souza ramos 06/02/2017 Link para o comentário

    Meu primo Steve Jobs disse que os celulares iriam substituir os computadores, portanto que venha RAM ,SAPO, PERERECA menos bateria explosiva. Perdão Samy!

    Eduardo FrançaSergio T.Conta desativadaLéo WalkMarcos Santos


    • 73
      Conta desativada 07/02/2017 Link para o comentário

      Diego, teu primo estava errado. Uma coisa é tomar o lugar, como os smartphones fizeram com a geração que não sabe o poder de um computador, outra é realmente substituir. Quem usa computador para trabalhar sabe o que estou falando. O Smartphone é extremamente limitado e só serve para se consumir conteúdo. Não dá para criar nada.
      Uso do smartphone: apps de jogos simples, WhatsApp, Facebook, e-book.
      Uso de computador: Photoshop, Corel, AutoCad, Ilustrator, Office (todas as aplicações), Editores de vídeo, Editores de música, entre muitas outras aplicações.

      Eduardo FrançaMaurício MilasiSergio T.Henrique BonfimConta desativadaViniciusConta desativada


      • 10
        Maurício Milasi 10/02/2017 Link para o comentário

        Concordo plenamente, usar em um smartphone um App similar ao Photoshop para editar fotos e CorelDraw para criar uma logomarca seria uma loucura, muitos softwares de PCs de mesa, Notebooks etc... jamais rodarão em smartphones, jamais, com a mesma performance não acredito!

        Eduardo FrançaConta desativada


      • 10
        Eduardo França 13/02/2017 Link para o comentário

        Sem contar que mexer pixel a pixel da tela seria complicado com o toque dos dedos. Neste quesito o mouse é o melhor hardware a ser utilizado. Claro que com um cabo OTG você pode plugar o mouse, mas a experiência é péssima.

        Maurício Milasi


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 06/02/2017 Link para o comentário

    Sensacional essa matéria!!

    Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • Augusto Silva 34
    Augusto Silva 06/02/2017 Link para o comentário

    Ótimo artigo.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.