A pequena lista dos aparelhos que tem ou terão suporte ao Projeto Treble e porque isso interessa a você

A pequena lista dos aparelhos que tem ou terão suporte ao Projeto Treble e porque isso interessa a você

Quando a Google anunciou o Android O, que depois teria o nome de Oreo, mostrou junto com as novidades o Project Treble (pronuncia-se "trébou"), que pode diminuir substancialmente o tempo das atualizações em casa aparelho. Mais quais smartphones terão acesso a esse recurso?

Sim, infelizmente não é algo que e obrigatoriamente embutido no Android ao ser feita a sua atualização. As fabricantes e fornecedores escolhem se quer fazer a atualização dos seus aparelhos com ou sem o Treble. Por sorte, os smartphones que são lançados já com o Oreo tem o Treble em suas entranhas.

project treble changes
Infográfico da Google mostra como é o Project Treble / © Google

Porém, muitos smartphones (esperamos) ainda serão atualizados para o Oreo, e vale a pena saber quais deles terão suporte ao Treble para entender se a fabricante e o fornecedor estão dando esse passo em direção a updates mais rápidos.

Por enquanto, temos poucos aparelhos como os Google Pixel 2 e Pixel 2XL, além do Sony Xperia XZ1, com Oreo nativo (entre outros), e que por isso já têm o suporte ao Treble. Vamos conhecer os próximos:

  • Essential Phone PH-1
  • Google Pixel 1
  • Google Pixel 1 XL
  • Huawei Mate 9
  • Huawei Honor 8 Pro

Acontece que alguns outros aparelhos, até mesmo da Google, já foram atualizados para o Android Oreo sem o suporte ao Treble. São alguns deles:

  • Google Nexus 6P
  • Google Nexus 5X
  • Google Pixel C
  • Nokia 8
  • OnePlus 3
  • OnePlus 3T
  • OnePlus 5
  • Samsung Galaxy S8/S8+
  • Sony Xperia XZ/XZs

Como padrão, devemos ver muitos dos aparelhos atualizados para o Oreo sem o Treble, uma vez que adicionar esse suporte dá mais trabalho, e as fabricantes e fornecedores não querem isso.

A maior vantagem do Treble é permitir atualizações muito mais rápidas, sem que a Google precise depender das fabricantes e fornecedores para implementar melhorias, sem que uma fique atrasando a outra. E isso, obviamente, também garante um suporte mais duradouro às novas versões do sistema a aparelhos mais antigos.

A revolução das custom ROMs

Quem pensou nelas também não pensou errado. Alguns leitores do AndroidPIT citaram essa vantagem, e ela é verdadeira. Se fabricantes, fornecedores e Google terão mais liberdade, essa modularização do sistema só vai beneficiar as ROMs customizadas para smartphones.

AndroidPIT best custom roms 1526
Treble vai contribuir muito para a evolução das custom ROMs / © ANDROIDPIT

Voluntários e desenvolvedores poderão trabalhar mais rápido para portar ROMs em smartphones variados, o que agrada muito a comunidade que gosta de ter mais controle do aparelho. Houve até mesmo um caso em que um usuário do site XDA Developers conseguiu bootar o Android Oreo puro em um Mate 9 da Huawei em algumas horas.

Então uma vez que é possível instalar facilmente o Android puro em qualquer smartphone com suporte ao Treble como podemos instalar o Windows em qualquer computador, as possibilidades para ROMs customizadas são gigantescas.

A sorte é que os aparelhos que já saírem com Oreo já virão com esse suporte, pois se dependêssemos de fabricantes e fornecedores, seria bem diferente. Essa é uma mudança que levará alguns anos até se estabelecer normalmente, e muitos aparelhos ficarão de fora, mas é empolgante pensar nas possibilidades para os aparelhos que virão.

Você vê importância no Project Treble?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

Os comentários favoritos dos leitores

44 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.