"O aplicativo parou de funcionar"? 5 dicas para solucionar este erro

Atualizado: 23/3: Incluído problema com o app WebView
"O aplicativo parou de funcionar"? 5 dicas para solucionar este erro

Um problema que assombra até o usuário mais avançado do Android é a mensagem "Infelizmente o aplicativo parou de funcionar". Essa mensagem de erro aparece quando você está usando um app e ele se fecha sozinho na sua cara. Irritante, não é? Felizmente, há algumas dicas para resolver esse erro, evitando que ele destrua os seus nervos. Confira a seguir.

Atualização em 23 de março de 2021: diversos usuários relataram problemas ao tentar abrir aplicativos, que eram simplesmente fechados, acompanhados da mensagem "O aplicativo parou de funcionar". Segundo o Google, o problema foi causado por uma incompatibilidade de atualização do aplicativo de sistema WebView, resolvida com uma nova versão do app disponibilizada na madrugada desta terça-feira (23).

O serviço de sistema é usado por diversos outros apps, o que provocou um efeito em cascata de aplicativos fechados sem motivo aparente. Para solucionar o problema, basta atualizar os aplicativos "WebView do sistema Android" e "Google Chrome" na loja de apps Play Store:

  1. Abra o app "Play Store";
  2. Toque no botão de menu "≡";
  3. Escolha a opção "Meus apps e jogos";
  4. Atualize os apps "WebView do sistema Android" e "Google Chrome";
  5. Após a atualização, recomenda-se reiniciar o smartphone.
2021 03 23 Webview update2
Atualização do serviço WebView na Play Store resolve problemas de travamentos em apps / © NextPit

Confira outras dicas para corrigir problemas relacionados à mensagem de erro "o aplicativo parou de funcionar".

Pegue um atalho

  1. Reinicie o seu dispositivo
  2. Limpe os dados do aplicativo
  3. Atualize o aplicativo
  4. Desinstale e reinstale o aplicativo
  5. A opção nuclear: restauração de fábrica

1. Reinicie o seu dispositivo

Às vezes tudo o que você precisa fazer é reiniciar seu aparelho, ou seja, desligar e ligar novamente. Com isso o sistema se livra de arquivos temporários que podem estar causando o problema. Basta segurar o botão liga/desliga por alguns segundos e selecionar a opção Reiniciar.

erro app 4
Às vezes, um reinício é tudo o que você precisa / © NextPit (captura de tela)

2. Limpe os dados do aplicativo

Esse problema pode afetar apps de sistema, como Contatos e Galeria, mas também pode acontecer com apps de terceiros como Instagram e muitos outros apps. Mas o processo para resolvê-lo é quase sempre o mesmo:

  • Vá até Configurações (ou Ajustes ou Configurar);
  • Selecione Aplicativos (ou Apps e notificações no Oreo/Pie) > Todos os apps (ou Ver todos os apps no Oreo/Pie);
  • Procure o aplicativo que deu erro e toque nele;
  • Toque em Armazenamento;
  • Toque em Limpar cache. Se isso não resolver, repita o processo e toque em Limpar dados (ou Limpar Armazenamento no Pie).
erro app 1
Limpe os dados de apps periodicamente / © NextPit (captura de tela)

Todos os apps tem um "cache", um "repositório" com dados frequentemente usados, que ajuda o aplicativo a iniciar mais rápido quando você o abre. Um arquivo corrompido no cache pode causar ser a causa do problema, e "Limpar o cache" significa excluir estes dados.

Com isso o app precisará de alguns segundos a mais para abrir na próxima vez que for usado, já que ele terá que "repovoar" o cache com novas cópias dos dados excluídos. Mas se a causa for um arquivo corrompido, o problema irá embora.

Já o botão Limpar dados vai apagar todos dos dados do aplicativo, incluindo pastas, configurações e contas, então não o use se não for necessário. Você precisará logar novamente e seguir todos os passos de configuração do app após realizar este procedimento.

3. Atualize o aplicativo

A atualização de um aplicativo ajuda em muitos dos casos de erro em apps e pode eliminar grande parte dos travamentos e congelamentos causados por eles. Muitas vezes, quando um app começa a dar erro há uma atualização disponível justamente para consertar isso.

Se seu smartphone não tem a atualização automática ativada, abra a Play Store, toque no menu com três linhas no canto superior esquerdo da tela e em Meus apps e jogos. Encontre na lista o app que deseja atualizar e toque no botão Atualizar ao lado dele. Experimente abrir o app e veja se o problema foi embora.

O ideal é deixar a atualização automática de apps sempre ativa, mas como este recurso consome energia e dados, o que é importante se você está sempre em uma rede 3G ou 4G, recomendamos configurar a Play Store para atualizar os apps apenas quando você estiver sob a cobertura de uma rede Wi-Fi.  Para isso abra a Play Store, toque no menu com três linhas no canto superior esquerdo da tela, e em Configurações. Toque em Atualizar apps automaticamente e escolha a opção Somente por Wi-Fi.

erro app 3
Mantenha seus apps atualizados / © NextPit (captura de tela)

4. Desinstale e reinstale o aplicativo

Se o aplicativo que está com problemas não veio pré-instalado no seu dispositivo, você também pode tentar desinstalá-lo e reinstalá-lo usando a  Play Store. Abra a Play Store, toque no menu com três linhas no canto superior esquerdo da tela e em Meus apps e jogos. Toque no nome do aplicativo que deseja remover e clique em Desinstalar, o que pode levar alguns segundos. Depois é só instalar novamente.

erro app 2
Remova e reinstale apps / © NextPit (captura de tela)

5. A opção nuclear: restauração de fábrica

Esta é a alternativa para quando tudo mais falhar, ou se vários apps estiverem parando de funcionar insistentemente. Pode ser que algum arquivo do sistema esteja corrompido, e o jeito mais rápido de fazer as coisas voltarem a como eram antes é com uma "restauração de fábrica". Ou seja, apagar todos os apps, arquivos e configurações do aparelho, retornando-o ao estado original que tinha quando saiu da fábrica.

Antes de começar, faça um backup de todos os dados do seu dispositivo, já que tudo o que está nele será apagado. Siga os dois tutoriais abaixo para fazer tudo corretamente.

erro app 5
Faça um reset de fábrica / © NextPit (captura de tela)

Resumindo a história: primeiro tente reiniciar o smartphone, e se não resolver limpe o cache. Isso pode resolver 70% dos problemas relacionados. Se não adiantar, limpe os dados. Ainda não funcionou? Atualize o app, ou desinstale e instale novamente. Por fim, e apenas em último caso, tente uma restauração de fábrica. 

E aí, conseguiu solucionar os erros com as nossas dicas? Você sabe de mais alguma dica que pode ajudar com este problema?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

11 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luiz Fernando há 2 dias Link para o comentário

    Eu estou besta: o meu app do Banco Inter estava com este problema de interrupção de funcionamento. Eu entrei em contato com o banco e, aparentemente, nem eles sabiam o porquê disso. Acabei de atualizar o Google Chrome e o app voltou a funcionar. Que loucura


    • Rubens Eishima
      • Equipe
      há 1 dia Link para o comentário

      Muitos apps usam o Chrome ou o WebView para exibição de telas (às vezes páginas inteiras).
      Aí quando o Google solta uma versão bugada do Chrome na Play Store.......


  • Sofie Fernández há 5 meses Link para o comentário

    Quando um dispositivo eletrônico começa a se comportar mal... 99,99% do tempo ele é resolvido com a primeira solução... é extraordinário! hehe


  • Vinicius Guerra há 5 meses Link para o comentário

    Um dos problemas do Google, é a falta de otimização dos seus aplicativos. Quem usa o YouTube sabe, que vive dando erro fechando e etc. Chrome nem uso mais, recomendo o Brave, mais rápido, seguro, além de economizar franquia e bateria.


  • Roberta Inacia (Beta) há 5 meses Link para o comentário

    Obrigada, o meu deu certo!! EEEEeeeee!!!


  • Douglas Lima Carla Klein há 5 meses Link para o comentário

    O meu aparelho só dava 'tal app parou' pesquisei na Internet achei esse post, atualizei o Chrome e resolveu...


  • Gutemberg Arrais há 5 meses Link para o comentário

    Atualizando o Google Chrome resolveu. Muito Obrigado!


  • Benildo De Jesus há 5 meses Link para o comentário

    O meu problema foi o primeiro, Obrigado por ter ajudado!👍🏼☺️


  • Bruno Pires há 6 meses Link para o comentário

    O meu problema foi esse primeiro, mas o app, ao invés de ter ficado desatualizado, ficou desativado e oa opção de ativar está inválida (clara, como sinal de impossibilitado de modificar). Se descobrir como reverter isso, agradeço muito!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.