NextPit

Dobre a autonomia da bateria no seu Android com estes sete aplicativos!

AndroidPIT Smartphone Overheating 2588
© NextPit

Quase todos os meses um novo dispositivo Android é apresentado, chegando ao mercado como o portador de novidades. No entanto, a bateria se mantém há anos como o ponto fraco dos smartphones, sejam novos ou antigos. Separamos alguns aplicativos para auxiliar na economia da bateria do seu dispositivo, confiram a seguir.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Com efeito, sempre estamos diante de processadores cada vez mais velozes, memórias de trabalho cada vez maiores, resoluções de tela nas alturas e baterias… iguais ou menores! Claro, existem baterias com mais capacidade do que outras, mas na quase totalidade dos casos o resultado da autonomia é o mesmo. Assim, temos agora sete apps para ajudar a manter a sua bateria.

1. dfndr battery: energia economizada sem recursos capados

O PowerPRO é um aplicativo que tenta ajudar o usuário sem comprometer sua experiência com o software. O app não deixa o smartphone superaquecido ou com o sistema lento, mas, nem por isso, o dfndr battery é um aplicativo ineficiente.

De modo geral, o dfndr battery oferece um modo de economia que se divide em situações, como modo de poupança noturno ou em horários pré-determinados pelo usuário. O modo mais radical se chama "Ultra", e pode ser encontrado no menu de "Economia" do dfndr battery.

dfndr
dfndr battery / © NextPit (captura de tela)

2. DU Battery Saver: um dos melhores

O DU Battery Saver é um dos otimizadores de bateria mais conhecidos, no entanto, sua fama não é das melhores. Fizemos alguns testes com aparelhos diferentes e, curiosamente, o app se mostrou mais eficiente em modelos com o processador Snapdragon e Mediatek.

A opção "monitor" informa quais aplicativos podem ser encerrados e quais funções precisam ser desativadas. A recomendação para encerramento de funções contribui para que o usuário não precise desativar opções úteis, como os serviços de localização. Você pode fazer o download do DU Battery Saver através do botão abaixo.

du baterry
DU Battery Saver / © NextPit (captura de tela)

3. Greenify: fechando os apps em segundo plano

É impressionante o fato de que muitos usuários do Android ainda não conheçam o Greenify. Graças a esse fantástico aplicativo, você poderá economizar grandes quantidades de energia, sobretudo se tiver muitos apps instalados no seu dispositivo. Isso sem precisar ajustar muitas configurações - basta apertar um botão.

O poder do Greenify consiste em fazer “hibernar” aplicativos selecionados por você, sempre que a tela estiver desativada. Isso quer dizer que seu dispositivo consumirá níveis mínimos de energia quando a tela estiver apagada, de acordo com os apps que tiver escolhido. A autonomia irá crescer de maneira significativa.

greenify
Greenify / © NextPit (captura de tela)

4. Deep Sleep Battery Saver: interrompendo as conexões

Também esse aplicativo fará com que você economize muita energia quando não estiver utilizando o seu dispositivo. Diferentemente do Greenify, contudo, ele não intervém diretamente nos apps fazendo-os hibernar, mas gerencia de modo inteligente as conexões com a internet que estão ativas em segundo plano.

Como você bem sabe, o uso das redes é um dos fatores mais incisivos para o consumo da bateria, e os nossos smartphones estão constantemente conectados à internet. Pense no WhatsApp, nos emails ou em todas as notificações das redes sociais: tudo chega graças aos serviços em segundo plano que continuam a usar a rede para conferir novas mensagens.

ds baterry saver
Deep Sleep Battery Saver / © NextPit (captura de tela)

5. Pixel Battery Saver: apagando os pixels da tela

Se até agora sugerimos aplicativos para economizar a bateria enquanto não estiver usando o smartphone, com o Pixel Battery Saver você poderá aumentar a autonomia do seu dispositivos durante a sua utilização. Um dos principais consumos energéticos dos smartphones atuais se deve ao display, sobretudo aqueles de alta resolução.

O Pixel Battery Saver intervém em particular nas telas AMOLED, “apagando” um determinado número de pixels. Nas telas com tal tecnologia não existe retroiluminação: cada pixel é dotado de luz própria. Por consequência, quanto maior for o número de pixels, maior será o consumo energético derivado da iluminação, além de outros fatores.

pixel
Pixel Battery Saver / © NextPit (captura de tela)

6. Advanced Task Manager: criando ações de economia inteligentes

O Advanced Task Manager é um aplicativo com o qual é possível automatizar qualquer aspecto do seu dispositivo, e em si não tem influência direta na bateria. Contudo, graças às suas incríveis propriedades, você poderá criar seu perfil pessoal de economia energética avançada, que se adapte melhor às suas exigências e que não precisa de outros apps.

Com base no conceito “Acontecendo um evento > realiza-se uma ação”, você pode, por exemplo, fazer com que as conexões de dado se desativem automaticamente quando você chegar em casa ou quando a bateria atingir certo nível, ou então reduzir a luminosidade, desativar o Wi-Fi, etc.

advanced task
Advanced Task Manager / © NextPit (captura de tela)

 7.  3C Battery Monitor

Se até agora nos concentramos nas consequências, com o 3C Battery Monitor iremos verificar as causas do problema de autonomia do smartphone. Sim, a luminosidade da tela e a conexão consomem muitíssima energia, mas o problema principal poderia estar ligado à própria bateria.

Como você sabe, as baterias de lítio possuem uma vida limitada, e sua autonomia se reduz com o tempo. Contudo, é possível retardar esse processo, principalmente se evitarmos que a bateria se aqueça de maneira exagerada.

3c baterry
3C Battery Monitor / © NextPit (captura de tela)

Quanto dura a bateria do seu smartphone? Compartilhe conosco o que faz para aumentar sua duração!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

14 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Douglas Charles Cunha 23/10/2018 Link para o comentário

    Esse Greenify é o maior papo furado que já vi na história do Android. Nem com root esse aplicativo presta. Depois de vários anos eu achei um que melhora um pouco a autonomia: Hibernator (do Youssef Ouadban). Melhorou em cerca de 40% a duração do meu aparelho.


  • Rogerio Droid Tec 22/10/2018 Link para o comentário

    O unico que realmente ja testei e vi diferença foi o Greenify, principalmente o pago e com root.


    • Caique Moraes 22/10/2018 Link para o comentário

      Eu também mano. E agor ao Greenify não precisa mais de Root. A diferença é que ele não fechará os Apps com o celular bloqueado, mas isso é de menos, eu executo o atalho dele e problema resolvido.


  • Tiago Morais 21/10/2018 Link para o comentário

    Desse aplicativos o único que acho realmente útil é o Greenify, o resto é perfumaria, e em alguns fabricante não é preciso nem mesmo dele, exemplo em aparelhos Xiaomi (interface MIUI) já hiberna quse todas as funções de um app por padrão, por isso os aparelhos xiaomi (sem ser android one) batem recordes de autonomia.


  • José Luís Silva Martiniano 21/10/2018 Link para o comentário

    Muito bons, mas, geralmente eu configuro para o mínimo de consumo possível, ou, desligo por completo o dispositivo.


  • Junior Fornazi 21/10/2018 Link para o comentário

    esses aplicativos são realmente desnecessários. o único desses que eu acabei usando quando eu tinha root era o greenify. não adianta a pessoa viver com apps de rede social abertos o tempo todo (que também vai acarretar o uso maior de internet contribuindo para o gasto de bateria), + brilho torando no máximo, aplicativos duvidosos dizem que vão aumentar a vida útil da bateria ou a velocidade do aparelho.


  • Marcos 21/10/2018 Link para o comentário

    Custom kernel também pode ajudar


  • Mateus Barbosa 21/10/2018 Link para o comentário

    Querem dobrar a autonomia? Para de usar a tela com brilho máximo. De nada.


  • Léo Walk 21/10/2018 Link para o comentário

    Acredito que a melhor forma de poupar bateria é usar apps que sejam realmente uteis para o usuário e descartar apps desnecessários (aqueles que você só usa uma vez na vida e depois fica lá esquecido no seu aparelho) de todos da lista a melhor opção é sem dúvidas o Greenify. Uma pena que pra ele funcionar em sua plenitude o usuário tenha que ter root no smartphone.

    Conta desativada


  • Leandro Pinheiro 21/10/2018 Link para o comentário

    No primeiro parágrafo, fala que " No entanto, a bateria se mantém há anos como o ponto fraco dos smartphones, sejam novos ou antigos.", ele não de conhecer os zenfone da linha Max... Usando Internet, assistindo Netflix, o meu aguenta desde cedo até o final do dia...


    • Yago Silva 21/10/2018 Link para o comentário

      Cara, se for parar pra pensar o tanto que os smarts evoluíram, 1 dia ainda é muito pouco. Autonomia de bateria é um fator que praticamente não evolui no decorrer dos lançamentos.


  • Nivaldo Cavalcante 21/10/2018 Link para o comentário

    Pra mim são todos app de marketing, na real não cumprem o esperado


  • Guilherme 21/10/2018 Link para o comentário

    Acredito que poucos deles são realmente eficientes. Todavia, uso o Greenify há anos e recomendo (pela otimização de RAM, não bateria!).


  • Jairo rios 20/10/2018 Link para o comentário

    É só ativar "economia de energia" nativo e problema resolvido.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.