NextPit

Apple deve abandonar tecnologia 3D Touch e ninguém irá sentir falta

apple iphone 6s plus 3d touch 1
© NextPit

Junto com os iPhones 6S, a Apple implementou uma nova tecnologia de tela chamada 3D Touch, conhecida também pelo mercado como Force Touch. Pouco mais de três anos após a chegada desta novidade, a empresa de Cupertino deve aposentá-la com a chegada dos próximos iPhones, prevista para setembro.

O vai e vem sobre o suposto fim do 3D Touch não é novo, e começou quando o analista Ming-Chi Ku lançou suas previsões a respeito dos próximos lançamentos da Apple, há alguns meses. Segundo o especialista, a Apple estaria abrindo mão do recurso no modelo de 6,1 polegadas de tela que trará painel LCD, diferente de outras duas variantes que devem vir equipadas com OLED.

Para deixar o suposto iPhone X "de entrada" com custo/benefício atraente, a tecnologia seria descartada e mantida com exclusividade nos demais modelos. Agora, contudo, outro analista, Blayne Curtis, da Barclay’s, aposta que a Apple deve descartar o uso do 3D Touch em toda série que está por vir. O analista visitou a linha de produção da empresa de Cupertino na Ásia recentemente e, segundo ele, os modelos de 5,8 e 6,5 polegadas com OLED virão sem o recurso.

AndroidPIT Apple iphone 8 0071
iPhone 8 foi lançado com o 3D touch / © NextPit

3D Touch perdeu força

Sabemos que muito do êxito de recursos do iPhone vem das próprias fabricantes Android, que repercutem algumas de suas características em seus aparelhos. O notch é um belo exemplo disto, uma vez que centenas de fabricantes embarcaram na "tendência" visual da Apple e contribuíram para tornar toda a cadeia de produção mais viável e o entalhe mais popular. No caso do 3D Touch, contudo, o mesmo não aconteceu.

A Apple está sozinha no mercado com essa tecnologia que sequer pegou entre seus próprios usuários. Raríssimos jogos usam o 3D Touch e até mesmo alguns aplicativos da própria Apple tiram proveito da função. A Huawei foi uma das poucas marcas que fez sua versão Force Touch para o Mate S e o Huawei P9, por exemplo. O Google adicionou atalhos rápidos sobre ícones do Android Oreo que, por sua vez, não requerem nenhuma pressão extra com os dedos para funcionarem.

androidpit force touch 1
Recurso Force Touch do Mate S / © NextPit

De fato, a Apple foi pioneira com a tecnologia que era tratada como uma espécie de evolução das telas touchscreen.  O próprio iOS 12 beta 10, lançado ontem, retirou do botão de "limpar todas as notificações" a ação de limpeza mediante pressão, o que já é um forte indício da saída do 3D Touch do sistema.

Você conhecia essa tecnologia ou acha que ela fará falta?

Via MacRumors

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   41
    Conta desativada 28/08/2018

    E irá perder para as duas em alguns anos.

    Prevejo iPhones sendo vendidos pela metade do preço por falta de consumidores.

    Ass: um oráculo... kkk'

19 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Tony 03/11/2018 Link para o comentário

    Amigos sejamos justos em alguns artigos bem como nos comentários. A Apple não vai descontínuar o 3Dtouch pq não pegou, nem muito menos pq não os usuários não gostaram, pelo contrário, nada se compara esse recurso, nem mesmo a Samsung ou o Android conseguiu ao menos copiar. Quem tem iPhone sabe o qto é fantástico pressionar a tela e perceber que funciona com pressão sim,e tem varias funcionalidades, desde a foto ao vivo( coisa que Android nenhum tem) como pesquisas, conversas em apps, pré-visualização, leitor de QRcode e etc. não opinem naquilo que desconhece, principalmente o autor do post. Segundo a descontinuidade do 3D Touch se da por causa da incompatibilidade do 3D Touch com as telas Oled. O Android é um baita sistema, mas sejamos franco, nada se compara com o IOS. Mesmo com menos memória e processador inferior, iPhone 8 tem performance melhor que o S9, isso acontece pela real integração software e hardware da maçã. Abs a todos


  • Leandro Alves 01/09/2018 Link para o comentário

    Bah mesmo se eu pudesse não teria iPhone sei lá não gosto


  • Rogério Dias 30/08/2018 Link para o comentário

    Tive um iPhone 6S e mal utilizei o 3D Touch. Não considero a função imprescindível, ademais o Android facilitou a utilização do recurso: nos iPhones é necessário exercer uma pressão exata para ativar o recurso, o que exige uma certa curva de aprendizado. No Android é muito mais fácil.


  • Eduardo S. 29/08/2018 Link para o comentário

    Para aparelhos com iOS bastaria os desenvolvedores se empolgarem com a ideia, a fragmentação é pouca. No Android é loucura. Tenho o recurso no meu Mi 5S e ele só funciona com os apps nativos. Perde totalmente a graça e fica um recurso quase inútil.

    Sobre a implementação de menus aparecerem no Android 8.1, o Symbian Belle fazia isso há muitos anos atrás e era criticado. Hj é algo elogiado. Vai se entender.


  • Paulo Ricardo 29/08/2018 Link para o comentário

    A ideia foi boa, mas fracassou por dois motivos simples:
    1) Não haviam funcionalidades em boa quantidade que tornassem o recurso atrativo.
    2) Exigia uma curva de aprendizagem com funções ocultas, o que é quase certeza de fracasso se não tiver um uso muito essencial, o que não era o caso.


  • José Luís Silva Martiniano 29/08/2018 Link para o comentário

    Para mim, não faz diferença alguma.


  • Leo DG 28/08/2018 Link para o comentário

    Uma pena, acho bem útil o recurso. No WhatsApp vc pode ler uma prévia de uma mensagem sem que a pessoa veja que vc já leu, nos ajustes vc pode entrar no Bluetooth por exemplo, sem precisar passar por todo o menu. Na minha opinião o que a Apple deveria aposentar eh o notch.


  • Vinicius Guerra 28/08/2018 Link para o comentário

    A Apple precisa focar em funcionalidades mais importantes, aumentar a amperagem da bateria, que vem sendo um grande problema. Ela otimiza bem o sistema é verdade, mas peca muito na bateria.

    Quase todo usuário de iPhone, pelo menos em blogs, isso é recorrente, unânime, a grande maioria reclama da bateria. Pelo preço que custa, deveria ser mais barato, mas infelizmente ela prefere vender mais para um público de nicho, isso inviabiliza a popularização da marca.

    Tim Cook, poderia ao menos rever certos conceitos, afinal, o cliente merece ser ouvido.


  •   41
    Conta desativada 28/08/2018 Link para o comentário

    Adianta a Apple produzir dispositivos otimizados em hardware se fica devendo sempre em software, principalmente em acessibilidade? Todo lançamento de funcionalidades da Apple sempre chega dois ou mais anos atrasado se comparado aos desenvolvedores Android. E o mais engraçado é que isto SEMPRE se repete, lançamento após lançamento. Fato provado por DEV's terceiros, como construtores de roms costumizadas. Vejo vários recursos no Android que só chegam lá na frente para um iPhone ou iPad. E isto sempre, sempre se repete.

    3D Touch não passou, assim como todas as estratégias para ganhar fãs não passarão.

    Aprenda a lição, Apple: não adianta colocar tecnologia inovadora no mercado mobile sabendo que não existirão usuários suficientes que pagarão por ela. Okay?!


  • Franco 28/08/2018 Link para o comentário

    O que não é usual deve ser descartado, assim a evolução reina e a Apple continua a ser o que é: uma grande empresa que constantemente vem aprimorando seus produtos, priorizando o consumidor, lançando produtos cada vez mais confiáveis, seguros, resistentes e de excelente qualidade. São aparelhos que possuem SO próprios o que garante atualizações constantes, bem como design e tecnologia. Os Iphones ditam as tendências do mercado, basta ver as marcas copiando descaradamente os Iphones. É óbvio que não é um SO perfeito, mas não vai te deixar na mão! Iphone, ou você tem, ou você não tem!


    • Felipe de Carvalho 28/08/2018 Link para o comentário

      Não que eu queira, mas a Apple continua contratando ou você ocupou a última vaga?


    • Leonardo Fellipe 28/08/2018 Link para o comentário

      O software é muito bonito e confiável, me passa confiança e tambem um suporte mais longo e abrangente, voce nao se preocupa se o seu dispositivo vai ser atualizado ou nao pois é instantâneo, a nao ser que voce use um IPhone com mais de 5 anos mas dificilmente alguém passa mais de 3 anos com aparelho, Apple é mercenária mas seus produtos tem qualidade sem dúvidas.


    • Jairo rios 28/08/2018 Link para o comentário

      Pois é né , pena que perdeu a 2a posição em vendas globais para a Huawei com a Oppo e xiaomi encostando

      Conta desativada


      •   41
        Conta desativada 28/08/2018 Link para o comentário

        E irá perder para as duas em alguns anos.

        Prevejo iPhones sendo vendidos pela metade do preço por falta de consumidores.

        Ass: um oráculo... kkk'


      • Vinicius Guerra 28/08/2018 Link para o comentário

        Seria bom mesmo Lucas, especialmente aqui no Brasil, onde ela coloca no mínimo R$1000,00 a mais pelo produto dela. O único que eu acho legal, é o modelo SE, o restante extremamente caro mesmo.


      • Leo DG 28/08/2018 Link para o comentário

        Amém!


      •   41
        Conta desativada 28/08/2018 Link para o comentário

        SE, o MELHOR custo beneficio da fabricante...

        Quanto ao resto, apenas nos nossos (não nos meus) sonhos.


      • Pedro Jr 29/08/2018 Link para o comentário

        E os tops da Samsung? e da Huawei? e os Pixel?...e sony? Os tops android são tb mt baratos....preço do note 9??....cada comentário....


      • Rodrigo Digão 31/08/2018 Link para o comentário

        Só se for no Brasil, pois na europa onde estive, 8 em 10 celulares era Iphone.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.