NextPit

Apple corrige bug que desativa o Wi-Fi - mas não totalmente

Apple corrige bug que desativa o Wi-Fi - mas não totalmente

Os iPhones tiveram seu módulo de Wi-Fi desligado ao se conectar a pontos de acesso com certos nomes de rede. A Apple já tem uma solução para isso — mas levará um tempo até que chegue a todos os iPhones vulneráveis.

  • Beta do iOS/iPadOS 14.7 corrige o bug no Wi-Fi;
  • A implantação da solução para usuários não beta ainda não está definida;
  • Até lá, não se conecte a redes com nomes suspeitos.

Recentemente, um desenvolvedor de software descobriu um bug curioso: o módulo Wi-Fi de um iPhone pode ser completamente desativado ao se conectar a uma rede com certos nomes — e em boa parte dos casos, apenas uma redefinição completa do celular pode reativar a conexão sem fio novamente. A Apple corrigiu este erro para dispositivos iOS e iPadOS, mas ele ainda não está disponível para todas as pessoas

A Apple conserta o problema. Mas somente no beta

Na nova versão beta do iOS e iPadOS 14.7, que está disponível desde a semana passada, o problema agora está resolvido. Entretanto, não está claro quando todos os iPhones e iPads receberão oficialmente a nova versão e, assim, a solução para este problema.

Portanto, até lá, se você quiser evitar dores de cabeça, evite SSIDs (redes Wi-Fi) como "%p%s%s%s%s%n". Aparentemente, o sistema entende o nome de rede como um comando e assim produz um erro incompreensível internamente: O módulo Wi-Fi é desativado e não pode mais ser ligado.

Somente um reset completo das configurações de rede pode resolver o problema e apagar a área danificada. Entretanto, também há comandos (strings) que desativam permanentemente o Wi-Fi. O pesquisador de segurança Carl Shou, por exemplo, foi capaz de desligar permanentemente a função WLAN com o SSID "%secretclub%power". Somente a importação de um backup permitiu reativar a conexão novamente.

Nunca se conecte a redes Wi-Fi com nomes estranhos

Independentemente da solução da falha de segurança, você deve evitar se conectar a redes desconhecidas, especialmente sem senha. Os hackers podem usar o descuido para pôr as mãos em seus dados pessoais, ou mesmo informações de logins e até bancos.

Fonte: heise

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 4 meses Link para o comentário

    Hum, dá para zoar no shopping com esta senha