NextPit

Oi? Apple é nomeada como empresa mais inovadora do ano por "antecipar o futuro"

AndroidPIT Apple iphone 8 0066
© NextPit by Irina Efremova

A Apple é uma companhia bastante inovadora, não há o que contestar. Mesmo aqueles que acreditam que a empresa só costuma tornar usual algo que já existe no mercado sabe que o histórico da companhia de Cupertino é recheado de criações em diferentes áreas, como na indústria da música, softwares e hardware. Acontece que, atualmente, a Apple, apesar de manter seu viés de empresa inovadora aquecido, está alguns passos atrás de ser considerada a mais inovadora do ano.

Quem acompanha de perto o mundo tecnológico sabe que a Apple tem se dedicado a otimizar seus produtos nos últimos dois anos, pelo menos, ficando atrás de outras empresas que se esforçaram mais para implementar tecnologias novas ou até mesmo imaturas em seus produtos. OLED, USB-C, carregamento sem fio, design sem bordas e realidade aumentada são algumas dessas tecnologias que recém chegaram aos MacBooks e iPhones, por exemplo, mas que já estão em outras plataformas e produtos há alguns anos.

O argumento em torno dessa demora em apresentar novidades ou em se arriscar são inúmeros, tanto do lado dos usuários quanto da própria imprensa. O mais comum é que ''a Apple demora pois só usa tecnologias funcionais'' ou "essas tecnologias não estavam prontas para serem usadas", deixo aqui o espaço pra você fazer seu julgamento (___).

Além do uso de tecnologias em si, tanto em usar algo do mercado como em criar algo realmente novo, a empresa da maçã tem ficado para trás também em algumas soluções de design. Não estou me referindo exatamente a beleza estética dos produtos, mas levando em consideração as soluções que a empresa encontrou para justificar algumas de suas criações. Apenas olhem essa imagem com atenção que vocês irão entender do que estou falando:

iphone battery case apple pencil magic mouse
Soluções de design incompreendidas / © BGR

MacBooks novos, por exemplo, não contam com USB convencional, logo, eles precisam de um adaptador para conseguirem carregar os próprios produtos da Apple, como mouses e iPhones. Foram dois anos entre o iPhone 6 e o 6S para, no sétimo, a Apple descobrir que passar as antenas por cima e por baixo do dispositivo - e não pelo meio da traseira - era uma solução estética melhor, ainda que mantendo a mesma abordagem visual por quatro anos.

Mesmo assim, com o argumento de que a empresa "entrega o futuro hoje", a Fast Company resolveu dar o primeiro lugar do seu ranking das mais inovadoras do mundo a empresa de Tim Cook:

Criatividade é algo mais profundo do que a estética. A abordagem da Apple para a engenharia de hardware e software que cria suas experiências nunca foi tão ambiciosa.

A premiação ainda mandou um recado para as concorrentes da Apple, como Samsung e LG, dizendo que a Apple desenvolve processadores (oi, Exynos) e grande parte do seu hardware, além de otimizar melhor esses elementos ao software. Não discordo disso, mas o site não levou em consideração, por exemplo, que a tela do iPhone X é fabricada pela Samsung, o sensor dos iPhones é fabricado pela Sony e, com relação a otimização, digamos que ela não é tão excepcional assim, visto que recentemente a Apple teve inúmeros problemas e bugs envolvendo a segurança do MacOS (que usa processador Intel).

Como disse no início do artigo, a Apple tem seus méritos mas, talvez, a premiação não tenha sido tão criteriosa como deveria, principalmente por estar avaliando a marca para um ranking com as mais inovadoras de 2018. É claro que a Fast Company é uma revista de empresas voltada para o mundo corporativo, que leva em consideração processos de gestão e fabricação e outros pontos para classificar as empresas nesse sentido. Acontece que a revista foi bastante categórica ao dizer que a classificação feita aqui foi com base na experiência que a Apple vem entregando aos usuários, descrevendo o resultado como "mais ambicioso que nunca".

Você concorda com a premiação? Acha que a Apple está com essa corda toda?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Gustavo L. 21/02/2018

    Precisamos reconhecer que no Brasil a Apple inova todo ano, no preço! Cada ano está mais caro.

  • Phelipe B. 21/02/2018

    Mas gente, o único futuro que a Apple antecipou é o de colocar o nome da galera que compra iPhone em 24x no SPC/Serasa mais rápido.
    Desde o iPhone 5 a Apple não inventa nada de novo, muito pelo contrário, tem se espelhado bastante no Android.

  • Sidney 21/02/2018

    Caramba. Isso é absurdo. Mas tem que levar em conta que o mundo está infestado de pessoas doentes pela Apple e que não conseguem enxergar com a razão, somente com a emoção. E deve ser o caso dessa revista. Claro que a Apple inova, mas as outras têm inovado muito mais que ela.

  • Daniel 21/02/2018

    PIADA_DO_ANO..........!!!!!

  • Carlos G. 21/02/2018

    Tá vendo? E o brasileiro acha que só existe politicagem no Brasil...

120 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Douglas Charles Cunha 04/06/2018 Link para o comentário

    Sinceramente, qual a inovação da Épow desde janeiro de 2017? Animojis?


  • Fabiano Novaes Ferreira 27/02/2018 Link para o comentário

    não precisamos de telas grandes!


  • Thales Raja 25/02/2018 Link para o comentário

    realmente o futuro é o animoji haususussus


  • Danilo 23/02/2018 Link para o comentário

    Pode não ser.
    Mas lançou o IPhone com o recorte na parte de cima da tela,o que de primeira todos falaram que era horrível um lixo etc..ai saem os primeiros rumores do Android P e adivinhem só....Compatível com "Notch".
    A apple pode não inovar,mas que todos copiam tudo que eles "inventam",isso é fato.


  • Renato 23/02/2018 Link para o comentário

    Galera, é só olhar o registro de patentes. Inovação não é só no que está presente hoje nos equipamentos, mas sim o que ela registrou antes de todas as outras empresas utilizarem.
    Infelizmente o mercado tecnológico é assim. Por mais que a Samsung fabrique as telas, processadores e etc para os produtos Apple, quem faz a engenharia desses equipamentos é a Maça.
    Paciência. Querendo ou não, o título é merecido.

    Agora só falta as outras grandes empresas se mexerem mais.


  • xeyco 23/02/2018 Link para o comentário

    space-x cria um foguete reutilizável sendo o melhor e mais barato atualmente e fica em 14, Nintendo cria o melhor console atualmente e também nem no top 10 ficou.


    • Vinicius 23/02/2018 Link para o comentário

      Melhor console para vc né?


      • xeyco 23/02/2018 Link para o comentário

        ps e xbox nao compensa, voce pode pagar barato no começo mais dps sai caro, com 2,3k vc monta um pc otimo que vai durar 5 anos +, console vc paga 1,6k(700 reais mais barato) porem soma ae o valor do xbox life ou psn, soma a diferença de preços de games do console vs pc e vc vai perceber que console e mais caro, overwatch na black friday paguei 50 reais, para console estava 100 reais, paguei 25 reais do far cry 1 ao primal, sao varios games que sempre pra pc esta pelomenos 50 reais de diferença. somando tudo isso ao logo prazo console sai mais caro do que pc. entao sim, pra mim apenas o switch vale a pena por causa da sua portabilidade genial.( sem contar que pc vc pode fazer outras coisas como trabalho)


  • Bruno Monin 22/02/2018 Link para o comentário

    Só vim confirmar que a Apple só torna popular o que já existe. Beijos.


  •   99
    Conta desativada 22/02/2018 Link para o comentário

    Que inovação?!


  • André Pereira 22/02/2018 Link para o comentário

    Inovadora pode ate ser afinal pq o conceito de smartfone partiu dela, agora dizer que a Apple "antecipa o futuro" pera lá! A Samung por exemplo tem recursos nem o iPhone tem!



    - Galaxy S8 tem reconhecimento pela íris
    - iPhone não tem
    - iPhone "antecipa o futuro"

    Tá serto!


  • Deivis Schuman 22/02/2018 Link para o comentário

    Nem de longe ela é a empresa mais inovadora!
    Fazem uma pesquisa com meia duzia de gato pingado e querem a qualquer custo que todos acreditem e concordem com isso!
    Dai podem dizer: Mais ela não faz só o Iphone, faz outros produtos!
    Ta e dai? A Xiaomi faz até papel higiênico pra limpar a bunda!


    • André Pereira 22/02/2018 Link para o comentário

      Fora que se for por fazer mais produtos entao a Samsung ta bem a frente ja que a Samsung alem de celular e computador, faz TV tambem, Philips, até a Sony com seu PlayStation!

      Titulo comprado pela Apple ou entao foi "Maçãzista" que deu esse reconhecimento


    • Lucas Goulart F. 22/02/2018 Link para o comentário

      Acho que só fizeram a pesquisa com usuários da Apple :V

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.