Fatality! ARM também interrompe relacionamento com a Huawei

kirin980 press conf
© nextpit

Ler em outras línguas:

A Huawei está tendo uma semana difícil. Alvo de sanções impostas pelo governo dos EUA, a empresa viu nesta semana fornecedores como o Google, Intel, Qualcomm e Microsoft cortarem relações comerciais, colocando em dúvida o futuro de seus negócios. Mas agora outra empresa foi forçada a entrar no boicote: a ARM, que fornece tecnologia fundamental usada nos processadores produzidos pela Huawei e sua subsidiária, a HiSilicon.

Para quem não conhece, a ARM é uma empresa inglesa que desenvolve e licencia a arquitetura ARM, usada nos processadores de praticamente todos os smartphones do mercado. Sim, todos: Qualcomm, Broadcomm, Apple, Samsung, MediaTek, Unisoc, Nvidia e a própria Huawei usam a arquitetura ARM como base para seus processadores.

E embora a ARM seja uma empresa inglesa desde sua fundação, a arquitetura ARM contém “tecnologia originada nos EUA”, que é coberta pelos termos das sanções impostas pelos governo norte-americano. Por isso, a empresa foi forçada a interromper o “suporte, entrega de tecnologia (seja código, software ou outras atualizações) e discussões técnicas” com a Huawei, a HiSilicon e quaisquer outras empresas relacionadas.

Kirin 980 3
O processador Kirin 980 contém tecnologia ARM / © Huawei

Quando a Qualcomm rompeu o relacionamento com a Huawei, muitos apontaram o fato de que ela não seria uma fornecedora tão essencial, visto que a Huawei produz seus próprios chips (a família Kirin) e modems (a família Balong). Mas sem o suporte da ARM, o futuro destes produtos está ameaçado. 

A Huawei tem uma “licença de arquitetura” da ARM, ou seja, pode modificar e estender a arquitetura para continuar o desenvolvimento de seus próprios processadores, mas sem o suporte técnico da empresa inglesa e licenças para futuras versões da arquitetura, tudo fica muito mais difícil.

A Huawei é atualmente a segunda maior fabricante de smartphones no planeta, atrás apenas da Samsung e à frente da Apple. Mas sem um sistema operacional (Android) e processadores (ARM), esta linha de negócios está seriamente ameaçada. 

Será que a Huawei conseguirá sobreviver às sanções e continuar no mercado de smartphones? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.
 

Fonte: BBC

Artigo seguinte
33 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    Ecotronicos 24/05/2019 Link para o comentário

    Na minha opinião os EUA tem alguma coisa com a apple por que ela esta perdendo o posto de 2 maior fabricante de smartphones para Huawei.
    Para não deixar a Apple ficar para traz, os EUA estão forçando todas as empresas americanas a corta os laços com a Huawei.


  • Gustavo borges de souza 4
    Gustavo borges de souza 23/05/2019 Link para o comentário

    O Android é um sistema de código aberto então ela pode continuar a usar , só que sem as bibliotecas e api da Google, coisa que ela já faz muito bem lá na china, só precisa expandir para o mercado global e desenvolver o sistema da própria forma dela se tiver capacidade, sobre os processadores aí já é problemático, essa guerra comercial vai causar muito dano para os EUA, eles acham q vão sair por cima mas dificilmente eles vão se sair melhor do que a china dessa guerra, porque a china pode acabar boicotando a Apple tambem

    Roger S.


  • 23
    Shunsui 23/05/2019 Link para o comentário

    Tudo isso é por quê a empresa é a única que avançou na tecnologia 5G, já que as empresas americanas estão bem atrás, esta desculpa de espionagem é conversa para boi dormir, pois todos os países espionam, aliais, os americanos espionam todo mundo, mas, ama se fingir de santo, esqueceram daquele americano que criou um site denunciando o governo americano que espionaram empresas de outros países e etc. Até parece que Google, Microsoft não coleta dados e repassam para o governo americano, tudo isso é por que a China esta crescendo.

    André Filipe


  • 21
    Rogério S. 23/05/2019 Link para o comentário

    Huawei ocupa segunda posição de maior fabricante graças à fraude e espionagem industrial, pois atua sem ética e sem princípio básico empresarial.

    Esta empresa é financiada e ligada ao departamento militar do governo socialista da China.

    Além dos EUA, países da Europa e Índia estão boicotando equipamentos da Huawei e ZTE, pois foram detectados serviços especiais de rede sendo fornecidos ao departamento militar cibernetico da China.

    Basta ver o caso de 2016, onde milhões de aparelhos vendidos nos EUA tinham backdoors instalados.


    • 23
      Shunsui 23/05/2019 Link para o comentário

      Nossa, sério, como se os americanos não fizessem isso, ou você é tão paranoico que esqueceu que aquele americano denunciou e criou até um site para mostrar as espionagens dos americanos?

      André Filipe


    • Gustavo borges de souza 4
      Gustavo borges de souza 23/05/2019 Link para o comentário

      Ah sim, isso é oque os EUA fala, mama ovo do Trump

      André Filipe


  • Henrique Guimarães 27
    Henrique Guimarães 22/05/2019 Link para o comentário

    E se essa guerra do Trump continuar e ele perseguir outras empresas chinesas como a Xiaomi?


  • R Prebianca 15
    R Prebianca 22/05/2019 Link para o comentário

    Não defendo nenhum dos dois lados, ambos tem problemas, entendo que vai atingir muita gente.

    Stella Dauer


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 22/05/2019 Link para o comentário

    A solução para a Huawei continuar no mercado será o desenvolvimento de um sistema seu próprio. Tanto no software, quanto no hardware.


    • 36
      Jonscravit 23/05/2019 Link para o comentário

      e quem ganha nisso?


  • 30
    Tarlisson Jose 22/05/2019 Link para o comentário

    Proximo são as outras Chinesas se Trump for esperto o sufuciente


    • Gustavo borges de souza 4
      Gustavo borges de souza 23/05/2019 Link para o comentário

      Esperto? Jkkkkkk Trump tá doidinho pra se foder e foder toda nação americana, porque o custo dos impostos sobre os 200 bilhões são repassados aos cidadãos americano, e logo logo, a coisa vai ficar pior de aumentar impostos sobre os outros 300, além de que se ele sair capando tudo da china, uma hr ele vai sofrer um revés, o presidente da china já deve estar de saco cheio com o Trump com essa brincadeira de impor economia


  • Edinho K. 31
    Edinho K. 22/05/2019 Link para o comentário

    O ocidente está claramente se movendo para esvaziar os cofres dos chineses e tirá-los da corrida pelo 5G, tecnologia da qual são líderes em desenvolvimento até o momento. Apenas dois tipos acreditam mesmo no papinho da espionagem contra as angelicais instituições dos EUA: idiotas.

    ShunsuiJonscravit


  • Victor T 11
    Victor T 22/05/2019 Link para o comentário

    Medo disso acontecer com a Xiaomi, agora que saí da Apple e investi na marca.


    • Gustavo borges de souza 4
      Gustavo borges de souza 23/05/2019 Link para o comentário

      Pode ter certeza que uma hr ou outra a china vai boicotar a Apple no país, usar iPhone na china agora com essa guerra comercial para alguns é motivo de vergonha kkk apesar de alguns não ligarem, tem muitos patriotas chineses que podem largar os iPhones para usar um Huawei só por conta do atrito comercial


  • João Vitor Araújo 4
    João Vitor Araújo 22/05/2019 Link para o comentário

    Isso que dá uma empresa espionar os EUA e financiar um país socialista (que paradoxalmente se sustenta através do capitalismo). Huawei deveria sair da China (se é que isso tem como acontecer) se quiser entrar na briga.

    Giordano Santiago


    • Giordano Santiago 38
      Giordano Santiago 22/05/2019 Link para o comentário

      João, observe que todos esses pontos gravíssimos e escandalosos que voce apontou, parece ser convenientemente invisível a algumas pessoas, restando apenas a pecha de "malvado, feio, cabeça de mamão" ao Trump. Por mais que eu lamente mesmo a situação, esse problema tem uma raiz com nome e sobrenome, e é o governo socialista chinês. Que a Huawei saia da china, se é que isso tem como acontecer (2).


      • 23
        Shunsui 23/05/2019 Link para o comentário

        Mais um que deve ler Olavo de carvalho e fica nesta teoria da conspiração, basta ver o tipo de linguagem, governo socialista, tão socialista que é mais capitalista que os americanos, governo socialista não existe empresa privada, não existe nada disso, e na China você compra uma casa, ela é sua, você compra um carro ele é seu e tudo mais, ela já foi socialista, não é mais. Americanos espionam todo mundo e sabemos que teve vazamento grave mostrando isso, onde até a Petrobras foi espionada, eles sabiam tudo sobre ela, espionaram Alemanha entre outros países concorrentes diretos deles, e fica ai, com esta mania da China malvadona e americanos os bonzinhos, seu iludido.

        André FilipeLeandroHenrique Chagas Leite


    • 36
      Jonscravit 23/05/2019 Link para o comentário

      NSA espionava todo mundo e deve continuar...
      negocio dos EUA é proteger empresa Apple que tras mais de 300 bilhões de fora para os EUA...

      André Filipe


    • Gustavo borges de souza 4
      Gustavo borges de souza 23/05/2019 Link para o comentário

      Larga de ser otario, Huawei é a empresa que representa a china, china é um país comunista não socialista, e apesar do comunismo lá ser severo o país deles lá funciona muito melhor que esse bosta de pais em que vivemos, agora vem acreditar em Papinho da Huawei estar sendo usada para espionar os estados unidos? Eles que espionam todo mundo? Até o e-mail da Dilma Rousseff invadiram, fica aí mamando ovo dos estados unidos capitalista, quando vive em um país que foi governado pelo pt por 16 anos


  • Chris 23
    Chris 22/05/2019 Link para o comentário

    A Huawei está sendo estrangulada aos poucos. Por maior que seja a empresa, ela não é autossuficiente. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos....


  • Penskemen 28
    Penskemen 22/05/2019 Link para o comentário

    Essa situação terá entraves muito drásticos para os dois lados, China e principalmente para o Sr. Trump, pois ele só esqueceu de um tremendo detalhe; todas as empresas "Americanas" que ficarão impedidas de vender ou ceder tecnologia para a Huawei, também terão um enorme prejuízo, pois essa empresa (Huawei) não são Blu, Positivo, ou Mirage da vida; estamos falando na "vice-lider mundial" na fabricação de dispostivos móveis, e isso causará um prejuízo enorme para toda cadeia produtiva, inclusive de fornecedores Americanos ! Daí se fosse eu, iria com menos sede ao pote, pois esse embargo pode ser um "tiro no pé em matéria de geração de empregos, impostos e produção de componentes para os E.U.A.


    • Giordano Santiago 38
      Giordano Santiago 22/05/2019 Link para o comentário

      Que a china continue escravizando as pessoas e espionando ilegalmente!


      • 1
        Lucas Melo 23/05/2019 Link para o comentário

        Giordano e os Eua são santos né? Não gostam que espionem eles, mas espionam o mundo todo.


      • 23
        Shunsui 23/05/2019 Link para o comentário

        Estados Unidos espionam todo mundo, ou você acha que Google coletas dados só para ela, ou a Microsoft, tenho pena destas pessoas que fingem de iludidos. Aliais, a dívida pública americana é de 21 trilhões, e para poder combater esta dívida, os Estados Unidos, coloca papeis da dívida pública deles para qualquer um comprar, assim eles conseguem trazer mais dólares de volta, sabe quem detém 3 trilhões da dívida americana? A China, se a China resolve cobrar a dívida, os Estados Unidos esta totalmente em maus lençóis. Isso tudo é por quê a empresa chinesa criou a primeira tecnologia 5G, enquanto as empresas americanas ainda nem tem sua 5G. A muitos anos americanos estão para trás, no setor automotivo, Ásia e Europa que mandam, são os que mais investem em novas tecnologias, na moda é a Europa, em eletrônico é a Ásia. E assim por diante, sem mencionar que o Android é baseado no Linux e Linux foi desenvolvido na Europa. É um sistema Open Source. Pois sistema proprietário dos americanos só tem o Windows.


  • 31
    Vinicius Da Silveira 22/05/2019 Link para o comentário

    Esse boicote já tinha começado muito antes, quando a china, garantindo o controle social, proibiu os serviços da google por lá. Era só questão de tempo pro tio sam juntar os motivo, pra abater a bola da vez. E não falta motivos pra isso estar acontecendo.

    Giordano Santiago


    • 23
      Shunsui 23/05/2019 Link para o comentário

      Mas a China fez isso por que americanos espionam, mas, a China não proíbe de empresas americanas estarem lá, Microsoft funciona lá e não tem este problema que o Android tem em ter uma loja diferente. Apple coitada, vai falir, por que se a Apple desenvolver uma fábrica nos Estados Unidos, onde o trabalhador americano é mais caro, imagina os produtos dela como ficariam caros.


    • Gustavo borges de souza 4
      Gustavo borges de souza 23/05/2019 Link para o comentário

      É o país deles, e funcionou muito bem, esse controle social, olha pro Brasil a merda que tá virando, movimento LGBT/ feminista, os cara enfiando imagens sabe lá em que buraco kkkkkk, mas isso ai é marra dos estados unidos por estar atrás em tecnologia em relação a china


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 22/05/2019 Link para o comentário

    Mas ontem não decidiram esperar 3 meses para colocar as sansões em prática, não entendi nada mais!


    • Rafael Rigues 20
      Rafael Rigues 22/05/2019 Link para o comentário

      Nivaldo, o prazo de 3 meses foi para que a Huawei possa encerrar os contratos de suporte que tem com empresas dos EUA, mas se um acordo não for feito as sanções vão acontecer. Diante da incerteza, a ARM agiu preventivamente.


  • Juliano Olivetti 27
    Juliano Olivetti 22/05/2019 Link para o comentário

    Desde o início da crise já se desenha que a única solução a Huawei é abrir negociação com o governo dos EUA, não existe outra solução para a empresa.


    • 24
      Tiago Hastenteufel 22/05/2019 Link para o comentário

      Ou investir em pesquisa visando desenvolver seus produtos de "cabo a rabo"...


      • Giordano Santiago 38
        Giordano Santiago 22/05/2019 Link para o comentário

        a china permite?

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.