Review do Asus ZenWatch: o Android Wear mais elegante?

Asus zenwatch teaser
© nextpit

Ler em outras línguas:

Grande, complicado e inútil: os primeiros adjetivos que me vieram à mente depois de abrir a caixa deste dispositivo, e pensava que teria de escrever um review inteiramente negativo. Este relógio inteligente é o primeiro fabricado pela Asus, e devo admitir que depois do meu tempo de teste, fui transportada a uma realidade paralela, uma dimensão em que o smartwatch se tornou indispensável para mim. Dessa forma, mudei a minha opinião inicial sobre os dispositivos vestíveis e a sua utilidade. Confira abaixo o meu review do ZenWatch.

Asus ZenWatch

Prós

  • Design elegante
  • Acabamento impecável
  • ZenWatch Manager app

Contras

  • Preço
  • Android ainda instável
Asus ZenWatch
Asus ZenWatch
Asus ZenWatch: Todas as ofertas

Asus ZenWatch – Desenho & Qualidade de Construção

Não podemos julgar um livro pela capa, mas isso acontece às vezes, e devo dizer que eu tinha as minhas reservas. Os smartwatches nunca me convenceram, e sempre apoiava a opinião de que “não servem para nada e só nos fazem gastar mais dinheiro”. Mas antes de tratar da sua real utilidade, falarei primeiro da sua aparência (justamente a “capa do livro”).

O dispositivo é bem grande, e a forma retangular pode não agradar a todos. Ao segurá-lo pela primeira vez, pensei em como pareceria ridículo no meu pulso fino, mas supreendentemente ao usá-lo a aparência ficou ótima. Pude notar claramente o bem-cuidado conceito da Asus na criação desse acessório tecnológico.

Asus zenwatch front
O design é cuidado nos mínimos detalhes e realizado com materiais exclusivos. / © ANDROIDPIT

A tela vem depositada num corpo de aço inoxidável, e uma elegante faixa cor de cobre circunda sua carcaça e lhe dá um aspecto mais leve e fino.

Asus zenwatch frame
A faixa cor de cobre dá um toque extra de leveza e elegância. / © ANDROIDPIT

A pulseira de couro e costura à mostra nos remete a um design mais clássico, de tradição italiana. O detalhe mais interessante está na fivela, que pode ser regulado através de um mecanismo de fechos quase imperceptíveis, de acordo com a medida do pulso. O couro da pulseira é muito delicado e mostra sinais de usa (rugas) quase imediatamente.

Asus zenwatch strap
O fecho metálico retoma o design da carcaça. / © ANDROIDPIT

Voltando à carcaça, o ZenWatch mostra na parte inferior a sua certificação de resistência à água, os conectores para carregamento da bateria no dock e, por fim, um botão físico que permite acessar as configurações e desativar a tela (útil no caso de um possível travamento nas reações da tela). O sensor de frequência cardíaca também foi integrado, mas em vez de encontrar-se na parte inferior do dispositivo, a Asus decidiu inserir os sensores nas laterais do display (apoiando os dedos sobre ele você já obtém o monitoramento).

Asus zenwatch metal clasp
Na parte traseira temos os conectores para o dock de carregamento. / © ANDROIDPIT

Asus ZenWatch – Tela

A tela AMOLED do ZenWatch conta com 1,63 polegadas de diagonal, mas não ocupa toda a superfície da carcaça. O relógio inteligente, com efeito, possui uma moldura bem larga, sobretudo nas partes superior e inferior. Para torná-lo resistente a choques e arranhões, a Asus recobriu a tela de Corning Gorilla Glass 3. A resolução está na média dos dispositivos do gênero, oferecendo 320 x 320 pixels e 278 ppi. Suas imagens são ótimas de qualquer ângulo, mesmo a céu aberto sob a luz direta do Sol.

Asus zenwatch home
A tela é brilhante e oferece imagens com cores vivas. / © ANDROIDPIT

A era de super resoluções nos relógios inteligentes ainda não chegou, e devo dizer que pixels individuais são visíveis no ZenWatch, como é o caso de todos os outros smartwatches do mercado. As imagens, contudo, são brilhantes, nítidas, com boa representação de cores e ótimo contraste, servindo bem às funções de um relógio inteligente.

Asus zenwatch cinema
Não quer ser incomodado pela luz do relógio no cinema? Ative o modo cinema! / © ANDROIDPIT

O brilho é regulável manualmente e a tela permanecerá sempre ativa a menos que você modifique as configurações. Uma vez desativada a opção “Tela sempre ativa”, você poderá desativá-la simplesmente apoiando a palma da mão sobre a tela. Para reativá-la, mover o pulso para olhar as horas (ou clicar no botão físico abaixo da carcaça).

Asus ZenWatch – Software

O ZenWatch roda com Android Wear, o sistema operacional desenvolvido pelo Google para tornar os smartwatches mais simples e eficientes, mostrando as notificações dos apps instalados em nossos smartphones diretamente no relógio.

A interface é muito simples de ser usada, mas não negarei que é preciso um pouco de prática. A partir da tela principal, que mostra a hora, a data e outras informações como pedômetro, previsão do tempo ou mostrador da bateria (de acordo com o tema configurado), se acessa facilmente as notificações recebidas deslizando o dedo de cima para baixo. Depois de visualizada a notificação, pode-se eliminá-la arrastando-a para a direita.

Asus zenwatch settings
As configurações do ZenWatch. / © ANDROIDPIT

As configurações podem ser acessadas com um toque duplo na tela de início ou clicando longamente no botão físico abaixo da carcaça. Nas Configurações Rápidas você encontrará algumas opções interessantes como o Modo Cinema, que desativará a tela até que receba um toque duplo, e o modo Luz Solar, que irá configurar a luminosidade ao máximo quando estivermos ao ar livre.

Até aqui estamos falando de como funciona a interface de qualquer smartwatch com Android Wear como sistema operacional, mas o que oferece a Asus para tornar o ZenWatch único? Você já deve saber que para conectar o smartwatch ao dispositivo é preciso instalar o app do Android Wear, compatível com qualquer versão do Android superior à 4.3, mas a Asus também disponibiliza o aplicativo ZenWatch Manager. Este app gratuito oferece a opção de modificar o aspecto do mostrador, instalar apps compatíveis recomendados e ativar algumas funções interessantes.

Asus zenwatch manager italian
O app ZenWatch Manager oferece serviços úteis para seu smartwatch. / © ANDROIDPIT

Entre as mais úteis está a de desbloquear o celular. Uma vez ativada configurando um PIN, você poderá desbloquear seu smartphone simplesmente aproximando-o do seu pulso. Se estiver muito distante, será necessário então inserir o PIN.

Além disso, a Asus põe à disposição diversos aplicativos personalizados, alguns pré-instalados e outros disponíveis na Play Store. Entre os já presentes no smartwatch encontramos o Wellness, que permite monitorar a nossa atividade física cotidiana e medir o batimento cardíaco.

Asus zenwatch heart
O sensor de frequência cardíaca fica nas bordas do display. / © ANDROIDPIT

Entre os outros aplicativos encontramos também uma lanterna, que me pareceu pouco prática. Ela pode mostrar uma tela branca e, com a luminosidade da tela configurada ao máximo, pode servir como um substituto de lanterna. Outras cores também estão disponíveis como o vermelho, ou o violeta.

asus zenwatch flashlight
O modo de "lanterna" colorida. / © ANDROIDPIT

Asus ZenWatch – Performance

Durante o meu teste de duas semanas, o ZenWatch não mostrou problemas relativos à fluidez do sistema ou à conexão com o smartphone (no caso, o PadFone S) através do Bluetooth. A única coisa com que tive algum problema foi a configuração inicial. O aplicativo do Android Wear não reconhecia o smartwatch, e depois de ter tentado mais vezes a busca de um dispositivo diretamente do ZenWatch, desisti e reiniciei o Asus. Depois disso, ele apareceu na lista e pude selecioná-lo.

Como sabem, o Android Wear funciona fundamentalmente através de comandos por toque e voz, e devo dizer que a busca “Ok, Google” funcionou muito bem. Outra história é se acostumar a falar com o próprio pulso em público para responder às mensagens ou emails. O dispositivo é embalado por um Snapdragon 400 quad-core, conta com 512 MB de RAM e 4GB de memória interna e em geral apresentou ótima performance.

Asus ZenWatch – Bateria

A bateria do ZenWatch disponibiliza uma potência de 369 mAh e a Asus promete uma autonomia que supera tranquilamente um dia de utilização. A fabricante não mente: o smartwatch leva cerca de duas horas para se recarregar e tem autonomia de um dia e meio com utilização moderada (verificação de notificações, algumas pesquisas de voz, respondendo às mensagens do WhatsApp e tudo com o modo “Tela sempre ativa”. O problema é que ele precisa ser carregado toda noite para que não haja risco de a bateria acabar no meio do segundo dia.

Asus zenwatch charger front
Il dock di ricarica è molto sottile e non si nota neanche. / © ANDROIDPIT

Deixando o ZenWatch com no modo de tela desativada, a autonomia pode chegar a até 4 dias.

Disponibilidade e preço

O ZenWatch ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Na Europa, o relógio inteligente custa o equivalente a R$ 620,00.

Asus ZenWatch – Especificações Técnicas

Veredito Final

O Asus ZenWatch é um belo relógio, algo que certamente não pode ser dito a respeito da maioria dos smartwatches disponíveis no mercado atual. Seu design é elegante, clássico, e pode ser usado também em situações informais. O fecho é uma obra de arte. O Android Wear ainda mostra alguns probleminhas, mas nada que não possa ser resolvido com um update de manutenção. A autonomia da bateria é boa, mas como para todos os smartwatches ela deve ser recarregada toda noite.

O relógio realmente mudou os meus hábitos. Passei a deixar o meu celular na bolsa por dias inteiros, sem precisar ativá-lo a cada 5 minutos para verificar possíveis notificações. Isso para não falar do fato que, com o pulso vibrando, passa a ser praticamente impossível perder uma notificação.

Ir para o comentário (9)
Daria Lombardi

Daria Lombardi
Diretora de conteúdo

Daria descobriu o que é agora seu sistema operacional favorito em 2011, quando decidiu comprar seu primeiro smartphone: um Samsung Galaxy Mini. Desnecessário dizer que dedica grande parte de seus dias a explorar diferentes configurações e funções para dar-se conta de que o Android é muito melhor do que à primeira vista pode parecer. O Android está cheio de segredos e possibilidades ocultas, e isso lhe fascina. Por isso juntou-se à equipe do AndroidPIT, para compartilhar todos os segredos com a comunidade Android.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
9 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Vitor Neves O. 22
    Vitor Neves O. 19/01/2015 Link para o comentário

    De todos Smartwatch que vi, achei o Moto 360 mais bonito, e com um design mais moderno de todos. Pena que também não é tão barato, e a bateria não é uma das melhores.


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 19/01/2015 Link para o comentário

    Achava ele bonito até ver uma imagem de alguém usando..
    Sei lá. Desproporcional, esquisito..
    Mas o ZenWatch 2 deve corrigir isso, e ser um dos mais bonitos smartwatches.


  • Davi Samuel 11
    Davi Samuel 17/01/2015 Link para o comentário

    Enquanto as fabricantes não investirem na duração de bateria dos smartwatch, pra mim ainda vai ser uma ferramenta inútil. Tem q botar mais funcionalidades tbm, a maioria das funções deles são totalmente sem utiladade alguma. Medidor cardiaco pra q? Se quer um monitor cardiaco basta comprar um smart q tenha um, tipo um smart da família galaxy.


    • José Marco Vilaça 16
      José Marco Vilaça 04/03/2015 Link para o comentário

      Concordo com a parte de colocar mais funções útil, mais não concordo com a de tirar o medidor de frequência cardíaca não.


  • Karlos S. 8
    Karlos S. 17/01/2015 Link para o comentário

    Onde ficou a elegância? Somente eu achei esse smartwatch feio e com um péssimo aproveitamento do tamanho da tela?

    José Marco Vilaça


  • Quack 19
    Quack 17/01/2015 Link para o comentário

    Nunca usei/testei um desses, mas se for pelo design eu vou de moto 360...

    Luiz Henrique Valadares


    • 33
      Conta desativada 17/01/2015 Link para o comentário

      Palavras de um vendedor do quiosque da Motorola, o moto 360 suporta 8 horas de bateria. Para um relógio não vale a pena.

      Leonardo Alves


  • 33
    Conta desativada 16/01/2015 Link para o comentário

    A ideia do smartwatch num todo é muito boa, mas tudo isso ainda esta muito no principio e tem que ser muito aprimorado ainda.


    • Vitor Neves O. 22
      Vitor Neves O. 19/01/2015 Link para o comentário

      Verdade. Nem como despertador ele serve, e a bateria é horrível!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.