As autoridades não precisam da ajuda do WhatsApp para acessar suas conversas

AndroidPIT ES WhatsApp end to end 3097
© nextpit

Há alguns dias, a justiça brasileira pediu a suspensão dos serviços do WhatsApp pela terceira vez no país alegando que a empresa se negou a oferecer dados da troca de mensagens entre suspeitos criminais investigados pela polícia. Contudo, de acordo com dois especialistas em segurança e criptografia, as autoridades brasileiras podem sim dar a volta em torno da criptografia de ponta a ponta do WhatsApp para acessar os dados e as comunicações dos usuários.

Há várias formas de as autoridades darem a volta em torno da criptografia de ponta a ponta

Neste final de semana, a revista ÉPOCA conversou com especialistas em segurança e criptografia Riana Pfefferkorn, pesquisadora responsável pela área de criptografia do Centro para Internet e Sociedade da Stanford Law School, e Robert Muggah, especialista em segurança e desenvolvimento e diretor de pesquisas do Instituto Igarapé. De acordo com ambos os especialistas, a justiça está perdendo o controle sobre o domínio de informação dos cidadãos e, por isso, muito provavelmente acaba fazendo exigências incabíveis, como no caso do bloqueio do WhatsApp no país:

"As autoridades pressionam as companhias de tecnologias a fornecer backdoor porque elas costumavam ter muita informação disponível de forma fácil. Criptografia forte significa que o trabalho da polícia não é mais tão fácil como antes", diz Riana em entrevista.

Mas é possível burlar a criptografia do WhatsApp?

Dizer que as mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta significa que apenas o remetente e o destinatário das mensagens são capazes de ler o seu conteúdo. Isso significa que, usando serviços como o WhatsApp e o Telegram, você pode falar, escrever ou enviar a imagem que quiser sem se preocupar se o servidor do WhatsApp ou terceiros irão interceptar e ler as suas mensagens.

Criptografia forte significa que o trabalho da polícia não é mais tão fácil como antes

Contudo, de acordo com o que foi dito pelo especialista Robert Muggah, é possível burlar a criptografia do WhatsApp:

"Há várias formas de as autoridades darem a volta em torno da criptografia de ponta a ponta para acessar os dados e as comunicações de seus usuários. Isso inclui backups, com informações salvas na nuvem e no Google Drive, por exemplo; intimação, que é o ato de requerer informações [não criptografadas] das próprias empresas, sem a necessidade de que elas acessem o telefone; "infiltração", quando autoridades podem monitorar assuntos ao conseguirem se infiltrar em grupos de conversas ou em canais; e a penetração, que é hackear um laptop, já que WhatsApp e Telegram também podem ser acessados pela web."

Bom, isso não bem novidade. Há um mês, publicamos aqui no site um vídeo mostrando um usuário que conseguiu hackear o WhatsApp e o Telegram ao burlar o SS7 (Sistema de Sinalização nº 7), um protocolo de telefonia que remonta à década de 1970, para poder utilizar a conta de um usuário qualquer e acessar às conversas nos dois serviços de mensagens.

Usando o SS7, o hacker faz com que o seu telefone seja "confundido" com o da vítima em questão. Desta forma, o usuário consegue acessar o WhatsApp e o Telegram com o número de telefone da pessoa que está sofrendo o ataque, e pode ter o controle total das conversas da vítima produzidas a partir de então. Como esse tipo de interceptação de dados é conduzido sem o consentimento do usuário, a privacidade aqui estaria sendo violada.

Logo, você pode estar se perguntando se existe uma maneira democrática e segura de burlar a criptografia de ponta a ponta sem violar a privacidade dos usuários? Bom, segundo Riana afirmou à revista, "não":

"Usuários estão se comunicando por criptografia de ponta justamente para proteger a privacidade, então medidas que burlam essa proteção são invasivas e desrespeitam o direito fundamental das pessoas à privacidade e à liberdade de expressão. É inconsistente com a democracia. Minar a segurança de um aplicativo criptografado, como inserir um backdoor ou hackear o smartphone, se torna uma medida insegura para todos os usuários."

Logo, como podemos ver pelas respostas acima, obrigar empresas como o WhatsApp e o Telegram a desabilitar o uso da criptografia ou simplesmente proibi-la não é a solução. Muito menos suspender o funcionamento dos serviços no país. O que as autoridades brasileiras poderiam - e deveriam - fazer é investir em tecnologia da informação para obter dados de forma mais efetiva.

E aí, você se sente realmente seguro com a criptografia de ponta a ponta de serviços como o WhatsApp e o Telegram?

Fonte: Época

Ir para o comentário (50)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
50 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 10
    Eduardo França 04/08/2016 Link para o comentário

    Se é assim, pra que bloquear, faz a %¨$¨&* do procedimento e pega, esquece a ajuda que não virá.


  • 6
    Newton Siqueira 30/07/2016 Link para o comentário

    Camila, concordo com você, pois o ministério públicos a própria Justiça brasileira tem que ter a consciência que eles tem se acostumar com os avanços tecnológicos como a quebra da criptografia bem como a digitalização de todos os processos judiciais.


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 28/07/2016 Link para o comentário

    observem eu nao me importar :)


  • Adalberto Muniz 9
    Adalberto Muniz 27/07/2016 Link para o comentário

    Privacidade no mundo de hoje é mera ilusão. Só de ter um smartphone, você já não tem mais privacidade. Quer privacidade em comunicação? Dê um bilhete com uma mensagem para alguém e mande ela queimar depois de ler. Qualquer outro meio de comunicação estará com a privacidade ameaçada, por um simples motivo: A informação passa por outras pessoas/empresas/sistemas antes de chegar ao destino. Cartas, Fax, telefonemas, SMSs, mensageiros instantâneos, e-mails, etc... Tudo passara por algum lugar antes de chegar ao destino. A verdade é que eles deveriam colaborar. Conversas de infidelidade ou fotos de "nudes" são o menor dos problemas. Coisas perigosas e prejudiciais à sociedade podem circular nesses programas de mensagens. E como disse o camarada num comentário lá embaixo, para todos que discordam, fica a pergunta: E se esse escudo de privacidade tão forte mascarar um ato criminoso que afetaria você, sua família ou sua vida?

    Santiago de Sa


    • 10
      Eduardo França 04/08/2016 Link para o comentário

      Ou use o Chat Secure, faça todas as conexões através da rede TOR, utilize proxies e VPNs mesclados, assim você teria um pouco mais de privacidade.


    • Paulo Victor 2
      Paulo Victor 21/08/2016 Link para o comentário

      Acontece que isso é a política das empresas cara, se elas quebrarem a regra para uma excessão eles vão achar que virou festinha e vão querer que elas quebrem para outras ocasiões também, e aí a confiança que os usuários tem nelas vai acabar. Se você tivesse uma empresa com uma determinada política e por algum acaso autoridades viessem pedir que você quebrasse essa sua política para um caso, porque você "pode" ter informações que eles precisam (o que ñ é o caso do Wpp porque ele Ñ MANTÉM NOSSAS CONVERSAS NO BANCO DE DADOS DELES), você quebraria? Sabendo que depois de fazer isso sua empresa estaria arruinada pois mais ninguém confiaria em você? Entenda, se uma empresa volta com sua palavra (como Microsoft faz várias vezes), as pessoas ñ confiam mais nela, ñ querem mais usar. "Ah mas se tivesse sua família envolvida...", mudemos o ponto de vista, e se esse caso envolvesse a família dos donos da empresa, adivinha? Eles ainda assim ñ poderiam fazer nada, pois ñ possuem nada. As conversas estão no celular da pessoa e se a pessoa apagar, e apagar os backups até mesmo os salvos na nuvem, e as mensagens do outro smartphone também e seus devidos backups já era cara, nem se eles pegarem o celular da pessoa eles conseguem a conversa.


  • 26
    Johnnys 26/07/2016 Link para o comentário

    Enquanto o app não fornecer os dados à justiça, eles ficarão bloqueando o whats.

    Maurício Nascimento


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 26/07/2016 Link para o comentário

    libera logo, quem nao deve nao teme

    Maurício Nascimento


    • Paulo Victor 2
      Paulo Victor 21/08/2016 Link para o comentário

      Liberar o que eles ñ tem? Interessante, me explica isso aí.


  • Eliandro Moura 11
    Eliandro Moura 26/07/2016 Link para o comentário

    Se o Mark Zuckerberg usa fita cola ou fita adesiva no computador. Para aumentar a sua privacidade. Depois de ser vítima de alguns hackers que descobriram sua senha......será que ele iria confiar nesta criptografia do WhatsApp......duvido....


    • Paulo Victor 2
      Paulo Victor 21/08/2016 Link para o comentário

      Pra sua informação WhatsApp é do Facebook...


  • 3
    Silvio Zanin 26/07/2016 Link para o comentário

    É engraçado! Quando aparece alguma coisa de graça a nossa democracia está em cima!
    Porque a polícia, ao invés de usar as mídias existentes pra achar bandido, não saem da cadeira e vão atrás do problema, ou seja, fazer juz ao salário para que são pagos!
    Com relação aos juízes que insistem neste assunto, é porque está sobrando tempo, pois milhares de processos estão aguardando a tua decisão!
    Vivemos num mundo de crime, de medo!
    Ao invés de olhar dentro de casa fica perdendo tempo e dinheiro do povo, com decisões corriqueiras!
    Nós não conseguimos nem combater o crime no RJ é fica buscando Estado Islãmico!
    Para por favor! Não prejudique o povo, que desfruta deste whats pra conversar, pois as operadoras cobram R$1,00 por msg enviada! Isto vocês não mudam!
    Vai democracia acabada!!!

    Eduardo FrançaEdson NeryCristiano A.


  • 3
    Emcapra 26/07/2016 Link para o comentário

    O povo gosta de ficar falando que é contra o Whatsapp liberar informações, mas acontece que, se acontecer um caso na familia que dependa dessas informações, quero ver se mantém o que diz..... o calo só dói quando o sapato apertado entra....

    Eduardo FrançaMaurício NascimentoFelipe Mattos


    • Paulo Victor 2
      Paulo Victor 21/08/2016 Link para o comentário

      Continuaria defendendo eles ñ liberarem o que eles Ñ TEM. Caralho, será que é tão difícil as pessoas entenderem que eles ñ guardam as conversas de ninguém!? Se eles querem tanto assim as conversas pega o celular do cara é torce pra ele ñ ter apagado nada, nem os backups da nuvem. Muito mais simples do que insistir pra uma empresa liberar o que ela ñ tem.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 26/07/2016 Link para o comentário

    O que escrevo no Telegram, ou Whats, são coisas simples do cotidiano com meus contatos, então, não tenho nada a temer.

    Eliandro Moura


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 26/07/2016 Link para o comentário

    Só o mexer do olhar eles já querem hackear... Particularmente, não faço parte dessas tolices...


  • Jailson Lima 1
    Jailson Lima 26/07/2016 Link para o comentário

    Brasil, um pais onde tem uma das melhores e maiores inteligência kkkk pra copiar o q os verdadeiros criadores estrangeiros pelo amor de deus a justiça brasileira não sabe nem o q e uma linha telefônica porra vem com essa q pode burlar pelo texto foi um hacker brasileiro que descobriu poxa aí hackrs da rusia parece q vcs tem um fan... justiça brasileira. Sou brasileiro mais admito q é uma vergonha viver aqui... alépuliticoapolíticos corruptos também um monte de justiça injusta... sabe de nada inocente


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 26/07/2016 Link para o comentário

    Depois da ultima atualização BETA notei a pasta WhatsApp Animated Gifs.... Logo teremos Gifs no Whatsapp kkkkk


    • Paulo Victor 2
      Paulo Victor 21/08/2016 Link para o comentário

      Hahahhahaha agora descobri porquê apareceu essa reportagem pra mim. Tô torcendo que tenhamos mesmo \o/


  • Rafael Henrique 4
    Rafael Henrique 25/07/2016 Link para o comentário

    Se foi criado pelo homem, certamente tem um jeito, de burlar ou de obter informações.

    Mas isso é herança de quando se conseguia uma gravação telefônica ou grampear alguém em dois palitos.

    Mas óbvio que no Brasil, a coisa samba mais do que o necessário.

    Conta desativada


    • Paulo Victor 2
      Paulo Victor 21/08/2016 Link para o comentário

      Entenda, eles ñ guardam nossas conversas. Ñ tem como eles liberarem nada, porque eles ñ tem nada.


  • 76
    Conta desativada 25/07/2016 Link para o comentário

    Basta hackear o aparelho do cara, não precisa ser o laptop.

    Conta desativada


  • Leonardo Bruni 3
    Leonardo Bruni 25/07/2016 Link para o comentário

    Não sou criminoso e não tenho nada a esconder. Podem xeretar que não me importo. Como se já não fizessem isso, não é Snowden?

    airtonGabrielFelipe Mattos


  • Maurício Nascimento 14
    Maurício Nascimento 25/07/2016 Link para o comentário

    Só vão ver meus erros de português...

    Luiz de SáConta desativadaairtonConta desativadaFelipe Mattos


  • 99
    Conta desativada 25/07/2016 Link para o comentário

    Não me sinto seguro em nada...

    Conta desativadaConta desativada


    • 76
      Conta desativada 25/07/2016 Link para o comentário

      Sabe aquela página que tua mulher não pode ver? Ela tá vendo...kkkkkkkkk

      Conta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 26/07/2016 Link para o comentário

        KKKKK

        Conta desativada


  • 73
    Jairo rios 25/07/2016 Link para o comentário

    Resumindo , as atitudes dos juízes que solicitaram o bloqueio é arbitrária ,eles carecem de conhecimento técnico e são muito mal assessorados é também demonstra a falta de aparelhamento do efetivo de inteligência das polícias , não em competência mas em equipamentos mesmo.


    • 10
      Eduardo França 04/08/2016 Link para o comentário

      E competência também. Se eles provarem que precisam do equipamento x, eles conseguem comprar.


  • 82
    Conta desativada 25/07/2016 Link para o comentário

    Sempre soube que esses juízes estão querendo aparecer. Ñ é necessário bloquear o serviço da nação inteira pra obter o que eles querem. Tinha que ser aqui mesmo, tinha que ser.

    GabrielConta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 25/07/2016 Link para o comentário

    se alguém consegue hackear a CIA...pq não conseguiria mexer na criptografia do whatsapp?

    Eliandro MouraConta desativada


  • 13
    Black 25/07/2016 Link para o comentário

    eles querem verem os nudez...

    Jailson Lima


  • Igor Arusa 33
    Igor Arusa 25/07/2016 Link para o comentário

    É obvio né..
    Vimos semana passada que isso pode se fazer. Como a PF interceptou as conversas dos possiveis terroristas? Foi feita a pergunta para o Ministro e ele desconversou mesmo a reporter alegando que o Whtasapp tinha sido bloqueado justamente por que não conseguiam?
    Quando querem eles conseguem mesmo..
    O fato é que não querem aplicar a tecnica em todos os casos judiciais no Brasil.

    Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 25/07/2016 Link para o comentário

      Jura que você acha que a PF interceptou o WhatsApp do grupo de amadores que se f* só para a PF dizer que está trabalhando?


  • Carlos Smith 7
    Carlos Smith 25/07/2016 Link para o comentário

    Não me sinto seguro por que sempre tem uma forma de burla um sistema de segurança então eu não confio na criptografia do whatsapp


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 25/07/2016 Link para o comentário

    Besta é quem acredita em todo que lê sem questionar nada.

    Creio que existam várias formas de se burlar um sistema de criptografia, mas é interessante também, para a justiça, fazer esse rebuliço todo para as pessoas terem uma falsa sensação de segurança para falarem tudo o que quiserem nos apps.

    No mais, se realmente a justiça está tendo essa dificuldade, eu sou do time que acha que a empresa tem que dar um jeito de fornecer as informações; Ainda que não tenha as conversas antigas, passe a fornecer as conversas novas.

    Conta desativadaCarlos Smith


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 25/07/2016 Link para o comentário

    essa perseguição da justiça brasileira com serviços como whatsapp é puro interesse politico e comercial, não nos esqueçamos que é de MUITO interesse das operadoras de telefonia querer prejudicar serviços como o do whatsapp

    Carlos Smith


  • Jeison B. 19
    Jeison B. 25/07/2016 Link para o comentário

    Pra mim essa questão de privacidade é conversa fiada. Principalmente na era digital. Os serviços que utilizamos (Google, Microsoft, Facebook, Bancos etc etc etc) coletam informações a nosso respeito todo o tempo. O que fazemos, por onde andamos, com quem falamos, o quanto e com o que gastamos, enfim. Somos monitorados com tal intensidade que muitas pessoas sequer tem ideia. Mas está tudo lá nos TERMOS/DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE pra quem quiser ler. Pra mim não se trata apenas de quem tem dados a nosso respeito mas de como os obteve e as intenções, ou seja, o que pretende fazer de posse de tais informações. Não há como negar que a tendência é que tenhamos cada vez menos privacidade. Nem escapar. Mas é possível ter um certo controle. Cabe a cada um escolher o que compartilhar ou não. No que tange à requisição de informações por parte da justiça quando alguém está oficialmente sob investigação judicial por suspeita de ter cometido algum tipo de delito, e tal justiça por meio dos mais diversos recursos legais requisitar quaisquer tipos de dados sobre o(s) envolvido(s), sejam elas fiscais, bancárias, telefônicas, as empresas devem ter de fornecer sim, os dados. Daquele(s) indivíduo(s) em questão e conforme o trâmite legal. E punir em caso de descumprimento da ordem judicial. Contudo, discordo quando a punição envolve e prejudica aqueles que não fazem parte do processo. Ou seja, suspender todo um serviço de comunicação de uma empresa afetando milhões de usuários por conta da recusa dela em cumprir uma ordem. Não é por aí. Por isso se chama democracia o regime de governo em que vivemos. Mas ela deve ser exercida com responsabilidade, através de debates, conhecimento e informação. E não ao acaso. Não gostaria de vivenciar um "1984" de George Orwell. Esta é apenas minha humilde e mal redigida opinião. Concorde ou discorde quem quiser. Como disse Evelyn Hall: "Eu desaprovo o que dizes mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo".

    Gabriel


  • Jonnattan Silva 16
    Jonnattan Silva 25/07/2016 Link para o comentário

    A polícia tem outros meios de investigar que não seja prejudicando os demais.
    Basta usar o cérebro e agir. Ao invés de querer que nós façamos o trabalho deles.
    Brasil é uma piada em todos os sentidos.


  • Vitor Alves 14
    Vitor Alves 25/07/2016 Link para o comentário

    Exatamente como eu disse em uma outra matéria sobre esse caso:

    "O aplicativo está evoluindo a mercê dos usuários, quem tem que procurar um método de contornar esses empecilhos é a justiça brasileira. Querem tudo na mãozinha? Ora.

    Um exemplo é o FBI que contratou uma empresa pra desbloquear o iPhone de um terrorista."

    E torno a reafirmar: querem tudo de mão beijada, querem facilidade, ao invés de estudarem outros métodos mais eficazes.

    Ainda acham que terão o mesmo trabalho fácil de antes, estão estagnados e querem que o mundo também pare.


    • Spike Spiegel 33
      Spike Spiegel 25/07/2016 Link para o comentário

      Então na sua opinião essas empresas estão acima da justiça e não tem o dever de fornecer informações quando requisitadas? Por que segundo vc: 'a justiça [quer] tudo de mão beijada, [quer] facilidade, ao invés de estudarem outros métodos mais eficazes...' É isso?

      RIDÍCULO!!!

      Conta desativada


      • 76
        Conta desativada 25/07/2016 Link para o comentário

        Por causa dessas pessoas é que o mundo está como está. Eles só pensam no próprio umbigo e esquecem que vivem em sociedade. São esses mesmos que enchem a cara e usam as redes sociais para saber onde tem blitz ou voam com o carro e diminuem onde o Waze aponta que tem radar. É triste saber que tem tanta gente assim no mundo, mas fazer o quê, não é? O ser humano ainda não evoluiu nada.


      • Vitor Alves 14
        Vitor Alves 29/07/2016 Link para o comentário

        Spike Spiegel, é por isso que coloquei em questão ambos os lados da moeda. Você aceita a possibilidade de um vazamento de seus dados? Ótimo, opte por esse lado.

        Faz parte da política da empresa em não poder (ou não querer, quem sabe) ceder os dados e então ao invés de causar esse tumulto, é mais fácil buscar outros métodos.

        Utilizei o exemplo do FBI, que percebendo que não iria obter os dados requisitados pelos mesmos, contrataram uma empresa especializada. Uma atitude bem mais eficiente, por sinal.


      • Vitor Alves 14
        Vitor Alves 29/07/2016 Link para o comentário

        Agora ao dono da verdade absoluta, dotado de tamanha inteligência e mais evoluído perante aos humanos, Steve Oliver:

        Largue de ser um babaca julgador, pois você não me conhece pra apontar isso ou aquilo baseado em uma opinião que dei na internet.

        "Hurr durr, encher a cara". Viaje menos, seu SJW.


  • Marllon Kevinn 22
    Marllon Kevinn 25/07/2016 Link para o comentário

    " É culpa da Dilma !! " kk

    Conta desativada


    • 76
      Conta desativada 25/07/2016 Link para o comentário

      Concordo e completo, da Dilma, do Lula e do Moro.


  • klods dell 31
    klods dell 25/07/2016 Link para o comentário

    Não falo e nem envio nada importante pelo wathsapp e telegram. Fico mais preocupado com home banking e aplicativos de bancos.


  • Laércio Henrique Da Silva 23
    Laércio Henrique Da Silva 25/07/2016 Link para o comentário

    O Brasil e uns dos paises que mais usa a internet mas também e um que menos sabe usar, mas acho que esse quadro vai mudar...


  • André Gustavo 18
    André Gustavo 25/07/2016 Link para o comentário

    Já nos tiraram o Direito à Legítima Defesa por meio das armas de fogo, o Direito à Privacidade com certeza vai ser tirado também e o Direito à liberdade vai ser só questão de tempo, afinal a moda hoje é suprimir Direitos. Claro que como cidadão e usuário de qualquer sistema informatizado sempre soube que essa balela de criptografia era conversa para boi dormir.

    Leonardo DiasAugusto LaraTharcyzoCelino DouradoRenato Lopes


  • Luciano Diniz 31
    Luciano Diniz 25/07/2016 Link para o comentário

    Não me sinto seguro, mas questões como Whatsapp e Telegram não me preocupam, o que me preocupa mais são serviços de e-mail e Banco. Mas quanto essa questão de ter acesso as msg é fato, exatamente o que a Riana disse: "Tinham acesso as informações muito fácil". Acredito que nada hoje em dia é "imburlável". É a mesma história dos antivírus, quem cria o antivírus, cria um vírus melhor ainda.

    klods dellCelino Dourado

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.