Batalha dos browsers, quem leva a melhor: Chrome, Edge ou Firefox?

Batalha dos browsers, quem leva a melhor: Chrome, Edge ou Firefox?

O Google Chrome tomou conta do mercado de navegadores, mas será que ele ainda é o melhor browser em 2020? Nós testamos os 3 mais populares e vamos te ajudar a escolher o ideal aqui em nossa lista. Bora?

Segurança

Todos os navegadores apresentaram um bom resultado no quesito. Com todas as certificações eles também apresentam um modo de navegação privativa. Mas o browser da Google não é o melhor nessa área. Com recursos para bloquear scripts e cookies de terceiros, o Firefox e o Edge oferecem uma barreira a mais de proteção. Mas nada que seja tão discrepante entre eles.

Interface

Com o Chrome e o Firefox sendo muito similares em suas interfaces e personalizações, eles apresentam uma boa experiência estética e funcional com opções simples facilmente encontradas. Além de salva-las para outros dispositivos, sem precisar ficar modificando o browser toda vez.

Já o Edge continua bastante ultrapassado. Com o modelo Microsoft de personalização "meio tiozão" com propagandas jogadas logo na tela inicial, uma personalização com imagens sugeridas e notícias que muitas vezes não informam nada o browser é muito agressivo e o menos funcional entre os 3 no quesito.

navegadores
A Microsoft continua atrasada / © Renan Dercoles/Captura de tela

Consumo de Hardware

Aqui o vencedor já é conhecido, o Chrome é sugador de memória RAM, muitas vezes com abas abertas e diversos plugins rodando, até máquinas mais poderosas percebem que o browser da Google tá lá funcionando, sendo o único a apresentar algum tipo de problema para PCs e celulares menos potentes.

Estabilidade

Aqui o Chrome também o único a ser destacado, mas como o vencedor da rodada. Com um desempenho muito rápido mas máquinas que aguentam o seu consumo, ele consegue rodar diversas extensões sem apresentar travamento algum. Tanto Firefox quanto Edge apresentaram algum tipo de problema, com extensões que travaram, os a necessidade de reiniciar o programa.

O veredito é...

Se o seu PC, notebook ou smartphone for mais poderoso o Chrome continua sendo a melhor opção do mercado. Com diversos recursos e extensões ele te dá todas as opções para personalizar sua experiência e ter o melhor rendimento. Apesar dele não bloquear cookies e anúncios, por questões de negócio da Google, ele conta com várias certificações de segurança.

Caso o Chrome seja pesado para você, o Firefox é uma opção incrível. Com recursos muito parecidos ao Chrome, com diversas extensões e personalizações interessantes, ele também é de código-aberto e não tem fins lucrativos.

O Edge é uma grande evolução se comparado ao tenebroso Explorer, e roubou a terceira posição do Safari, mas, ainda precisa melhorar a interface que ainda é muito atrasada e com pouco charme para competir com os campeões.

Chrome
O Chrome segue na dianteira / © Google

Qual é o seu browser favorito? Fala pra gente nos comentários!

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

5 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.