Birdwatch: Twitter inicia testes com ferramenta contra fake News

Birdwatch: Twitter inicia testes com ferramenta contra fake News

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (25) o início dos testes de uma ferramenta de combate às fake news. Trata-se do Birdwatch, uma espécie de comunidade voluntária que checará a autenticidade das informações publicadas no microblog.

O serviço será testado inicialmente nos Estados Unidos e, ao menos por enquanto, não há previsão de expansão para outras localidades.

“O Birdwatch permite que as pessoas identifiquem informações em tweets que elas acreditam serem enganosas e escrevam notas que forneçam um contexto informativo. Acreditamos que essa abordagem tem o potencial de responder rapidamente quando informações enganosas se espalham, adicionando contexto em que as pessoas confiam e consideram valioso”, destacou Keith Coleman, vice-presidente de Produto do Twitter.

Expansão dependerá do sucesso da iniciativa

Inicialmente, somente usuários norte-americanos podem se cadastrar para fazer parte de um grupo seleto de “moderadores” que indicarão conteúdos falsos. Os alertas criados por eles serão exibidos juntamente com o tweet em questão, oferecendo aos leitores um contexto acerca da informação divulgada.

“Sabemos que há uma série de desafios para a construção de um sistema conduzido pela comunidade como este, desde torná-lo resistente a tentativas de manipulação até garantir que ele não seja dominado por uma maioria ou se torne tendencioso com base na distribuição de contribuintes”, completou o executivo do Twitter.

Fonte: Twitter

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Quem participara da comunidade de análise é o pessoal progressista. Se tiverem votado em partidos/candidatos conservadores, pode esquecer, não farão parte da comunidade de analistas.