Review preliminar do BlackBerry Priv: será que o Android salva a BlackBerry?

androidpit BlackBerry Priv 1
© nextpit

Ler em outras línguas:

Chegou a hora. A BlackBerry, com seu Priv, lança seu primeiro smartphone Android no mercado, descartando seu próprio sistema operacional BlackBerry OS. Será que a mudança de sistema operacional basta para colocar a BlackBerry de volta num caminho de sucesso? Confira a resposta no nosso teste.

BlackBerry Priv
BlackBerry Priv
BlackBerry Priv
BlackBerry Priv: Todas as ofertas

BlackBerry Priv – Data de lançamento e preço

O BlackBerry Priv foi lançado hoje, dia 6 de novembro no Canadá, Estados Unidos e Europa. O dispositivo entrou em pré-venda em diversas lojas online desses países, mas será entregue apenas na segunda metade deste mês. O dispositivo custa 749 dólares (o equivalente a R$ 2.831,00 sem impostos ou taxas).

BlackBerry Priv – Desenho & Qualidade de Construção

O que é isso? É um Samsung Galaxy S6 Edge que é vendido como um smartphone da BlackBerry? Não, é mesmo o BlackBerry Priv. Como ambos os dispositivos possuem tela dual Edge, é inevitável pensar no carro-chefe da sul-coreana à primeira vista. Quanto ao tamanho, contudo, existem diferenças. O curioso é que as 5,4 polegadas do BlackBerry Priv estão exatamente entre os tamanhos do Galaxy S6 Edge e Galaxy S6 Edge+.

androidpit BlackBerry Priv 2
O display dual edge lembra o da Samsung.  / © ANDROIDPIT

Mas vamos à parte traseira do BlackBerry Priv. Aqui a empresa usa um tecido de fibra de carbono da indústria aeroespacial. A maioria também conhece o material pelo seu uso na Fórmula 1. Ele é utilizado no cockpit do carro. Com isso, o Priv é muito resistente. Nas mãos o material é como um policarbonato com uma camada soft touch. A vantagem dessa composição é a pegada: o Priv não escorrega fácil das mãos.

Nas laterais se encontram os botões de volume e o de ligar e desligar. Como particularidade temos entre os botões de volume um botão extra que torna o smartphone mudo imediatamente. Ideal para reuniões.

androidpit BlackBerry Priv 4
Alta tecnologia foi usada na parte traseira do BlackBerry Priv. / © ANDROIDPIT

Na parte frontal domina naturalmente o display dual edge, mas abaixo da tela se encontra também o alto-falante um pouco proeminente. Para acessar o teclado físico, basta empurrar a tela para cima e temos o QWERTY.

De maneira geral, o BlackBerry Priv causa uma boa impressão. A tela desliza facilmente no trilho, e todo o mecanismo é construído de maneira robusta, e não me parece que estrague tão cedo com o uso repetido.

androidpit BlackBerry Priv 8
O alto-falante é bem potente. / © ANDROIDPIT

BlackBerry Priv – Tela

Como já mencionado no começo, o BlackBerry usou no Priv uma tela de 5,43 polegadas de diagonal e tecnologia Dual Edge AMOLED e resolução WQHD. A BlackBerry não informou se essa tela foi comprada da Samsung. Isso não surpreenderia, pois o display do Priv entrega uma imagem nítida e com ótima representação de cores.

androidpit BlackBerry Priv 7
A tela AMOLED de 5,4 polegadas e resolução WQHD.  / © ANDROIDPIT

As bordas curvadas da tela não são apenas decorativas. Elas são usadas pela BlackBerry para oferecer informações extras. Se o dispositivo estiver conectado à tomada, na borda esquerda vemos a barra de carregamento.

Ao lado desse truque, a borda esquerda da tela também tem um uso prático: a barra de produtividade. Quando puxada para o meio da tela, a barra mostra as informações mais importantes da BlackBerry hub, como emails, informações da agenda, mensagens das redes sociais, mensagens de sms e chamdas perdidas.

BlackBerry Priv – Características Especiais

Em que pensamos quando ouvimos o nome BlackBerry? Diante dos meus olhos aparece sempre um smartphone com um teclado físico. Este também é o caso do Priv, mas dessa vez a fabricante o escondeu atrás do display. Quando se deseja escrever emails mais longos, documentos ou outras mensagens, basta empurrar a tela para cima e o teclado físico é mostrado.

O teclado, apesar de fino, se mostra ideal para a digitação rápida. Por termos de clicar em teclas físicas, temos a resposta tátil imediata que num teclado virtual só pode ser imitada pela vibração. Quando acessamos o teclado físico empurrando a tela, o teclado virtual desaparece automaticamente do display.

androidpit BlackBerry Priv 9
O teclado físico também pode ser usado como touchpad. / © ANDROIDPIT

O teclado não serve apenas para a digitação de textos, ele também pode ser usado como trackpad. Podemos então marcar passagens de texto, copiar e usar em outras partes do documento, etc. Enquanto digitamos, o sistema oferece três opções de palavras, e podemos escolher uma com um deslize para cima ou para baixo no teclado físico. Uma função bem interessante a que podemos nos acostumar bem rapidamente.

Como todo o teclado pode ser usado como Trackpad, ele pode ser usado também para a leitura de sites. Podemos rolar a página de qualquer ponto do teclado (e também mover o site horizontalmente). Isso é particularmente prático quando se deseja alternar páginas de início.

Também existem várias outras funções e atalhos que podem ser acessados do teclado físico. Eles serão explicitados no review completo do aparelho.

BlackBerry Priv – Software

Foi-se o tempo do BlackBerry OS. Pela primeira vez a companhia canadense produz um smartphone que roda com o sistema operacional Android. O Priv chega ainda com o Android Lollipop, mas já se trabalha no update para o Android 6.0 Marshmallow. Ainda não se sabe, contudo, quando ele será distribuído.

A vantagem é enorme. O usuário pode obviamente instalar os aplicativos da Play Store. Contudo, a BlackBerry não seria a BlackBerry se não oferecesse também recursos e serviços próprios. Em primeiro lugar deve-se mencionar a BlackBerry Hub. Nessa central de mensagens, agrupam-se num único lugar os emails, sms, mensagens de redes sociais e compromissos na agenda. No começo parece estranho, porque estamos acostumados a usar apps individuais para cada notificação ou mensagem, mas com o tempo a hub se mostra um serviço bem prático, pelo acesso rápido.

BlackBerry Priv Software 1
A barra de produtividade, o layout adaptável e o DTEK. / © ANDROIDPIT

Outra característica do BlackBerry diz respeito à segurança e privacidade. A palavra mágica para o máximo de segurança é a BlackBerry DTEK. Este recurso não é apenas uma solução de software, mas é uma combinação de hardware e software. Uma configuração em separado permite restringir o acesso de Apps ao microfone, câmera, informações de localização e dados pessoais. No curto tempo do nosso hands-on não pude averiguar com detalhes os pontos fortes e fracos do sistema, no teste final saberemos se a empresa fez um bom trabalho ao integrar o Android.

BlackBerry Priv – Performance

A fabricante canadense construiu o Priv quase com o hardware idêntico ao instalado no LG G4. Em outras palavras, isso significa que o Priv roda com o Qualcomm Snapdragon 808 com seis núcleos e 3Gb de memória RAM. A memória interna de 32 GB não é particularmente grande, mas ela pode ser aumentada em até 2 TB graças à entrada para cartão microSD.

Com essas especificações, esperamos que o BlackBerry Priv tenha os mesmo resultados de benchmark (e por consequência a mesma performance) do ótimo LG G4. Aguarde nosso teste completo para tirarmos a prova.

  • Este é o smartphone Android mais rápido do mercado

BlackBerry Priv – Câmera

No passado, a BlackBerry não atribuiu grande importância para uma câmera decente. Mas com o BlackBerry Priv a fabricante canadense chegou finalmente ao presente. A câmera principal grava fotos em formato 4:3 com um máximo de 18 megapixels. Graças ao sistema de focagem automática rápida, as fotos podem ser feitas de maneira bem ágil. O estabilizador ótico de imagem também ajuda os instantâneos, mas também para a gravação de vídeos. Aguarde as nossas fotos de teste no review completo do Priv.

androidpit BlackBerry Priv 5
A câmera traseira de 18 Megapixels. / © ANDROIDPIT

BlackBerry Priv – Bateria

A bateria do BlackBerry Priv é relativamente grande. Com uma capacidade de 3.410 mAh a bateria do BlackBerry Priv supera a de seus concorrentes  de forma significativa. Em comparação, o Samsung Galaxy S6 Edge Plus e o Note 5 contam com 3.000 mAh. Segundo a BlackBerry, a grande bateria confere a autonomia de impressionantes 22,5 horas em uso normal. É um pouco difícil de acreditar, principalmente por causa da tela AMOLED WQHD e do hardware potente. Aguarde o nosso teste completo da bateria do Priv.

BlackBerry Priv – Especificações Técnicas

Veredito preliminar

O mais recente smartphone da BlackBerry que eu pude testar foi o Passport. Claro que era uma categoria completamente diferente de smartphone, porque rodava com o sistema operacional BlackBerry 10. Agora mudando para Android, abre-se um mundo novo para os usuários da companhia. De repente, há milhões de aplicativos disponíveis na Google Play Store em um smartphone BlackBerry. Adicione-se a isso a alta qualidade habitual de processamento da BlackBerry, um display dual edge de ponta que até agora só tínhamos na Samsung e, claro, o teclado físico. Este último não só serve para digitação de texto rápida, mas também como uma espécie de touchpad para aumentar a produtividade.

Falando de produtividade: a BlackBerry Hub é, à primeira vista, um recurso muito útil, porque aqui todos os e-mails, mensagens, contatos e compromissos são agrupados e você pode ver muito rapidamente uma informação importante. Por enquanto o BlackBerry Priv parece bastante convincente e dá um sopro de vida nova ao mercado de smartphones Android. Mas eu duvido que a BlackBerry vá realmente fazer concorrência à Samsung, LG e companhia com o Priv. É muito mais um teste para a empresa canadense, para saber como os serviços e características da BlackBerry são recebidos no mercado Android. O Priv é, portanto, mais um meio do que um fim. Não é o smartphone que está em primeiro plano, mas os serviços e aplicativos. É preciso testar com mais detalhes o dispositivo, e nosso review final dirá como se sai essa aposta da BlackBerry no mundo Android.

Ir para o comentário (31)
Shu On Kwok

Shu On Kwok
Editora Sênior

Desde 1999, Shu escreve sobre o variado mundo de tecnologia e telecomunicações. Sua carreira começou como apresentador no programa de televisão de cinco horas NBC GIGA, que o levou para várias etapas da sua carreira até que finalmente se uniu à equipe do AndroidPIT em maio del 2015. Sua paixão pelos dispositivos móveis e gadgets não conhece fronteiras. Seja com o Android, iOS ou Windows, Shu se sente em casa com qualquer sistema operacional.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
31 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 63
    José Luís Silva Martiniano 16/07/2016 Link para o comentário

    Muito interessante, mas muito pesado e muito caro.


  • paulo Muniz 4
    paulo Muniz 28/02/2016 Link para o comentário

    não vem para o brasil, se quisserem comprar comprem pelo site da doug shop por 3.999 a vista ou por 4.500 em parcelas....esse smartfone é melhor do que o galaxy s7


  • 1
    junior nicácio 27/12/2015 Link para o comentário

    Chega por 5499,00 Meu deus, o iPhone é seguro e mais barato.


  • 1
    Elias Neto 28/11/2015 Link para o comentário

    A materia não diz se o aparelho virá para o Brasil????


  • Igor Cardoso 20
    Igor Cardoso 08/11/2015 Link para o comentário

    BB perdeu muito espaço no mercado, mas é incontestável que é uma empresa que tem seu nome feito e principalmente: nicho. O smart está muito lindo e surpreendente.


  • Faro 17
    Faro 08/11/2015 Link para o comentário

    Um Android "seguro", se for isso mesmo, este Priv emplaca e a BB sai das trevas.


  • Juliano C. 37
    Juliano C. 07/11/2015 Link para o comentário

    a baixa popularidade "ainda" não vai salvar a BlackBerry

    Gilmar Luiz


  • Edivaldo 16
    Edivaldo 06/11/2015 Link para o comentário

    Eu acho que vai da uma boa ajuda


  • Diego Pinzón 20
    Diego Pinzón 06/11/2015 Link para o comentário

    O que pode salvar a Black Berry são preços acessíveis.

    José Valeriano


  • Denis 57
    Denis 06/11/2015 Link para o comentário

    Bonito smartphone... o preço dever vir acima de 3K aqui na República das Mandiocas.


  • Rodrigo Calile 45
    Rodrigo Calile 06/11/2015 Link para o comentário

    acho que a blackbarry morreu faz tempo..demorou mto para se atualizar, foi que nem a falida Nokia....as pessoas gostavam do blackberry que o sistema deles era bem seguro, hj ela vem com o android e sendo assim fica vulnerável como qlq outro android..então n tem vantagem nisso aí...pra quem gosta de teclado físico é uma boa (que não é o meu caso)


    • Douglas Machado 9
      Douglas Machado 06/11/2015 Link para o comentário

      o motivo da BlackBerry ter aceitado fazer a parceria para lançar um smart Android foi justamente instalar suas politicas de segurança, logo não acho que a BlackBerry vai dar um passo atrás quanto a segurança dos seus produtos.

      Daniel SúnigaLenin Assis


    • Edivaldo 16
      Edivaldo 06/11/2015 Link para o comentário

      Eu tbm nao gosto do teclado, pois estao querendo voltar para anos atras


  • 1
    Daniel 06/11/2015 Link para o comentário

    kkkkkk muito bom esse aparelho sera que ele ja vai vim com leitor de digitais(sensor biometrico) ?


  • 85
    Conta desativada 06/11/2015 Link para o comentário

    A cada matéria publicada aqui sobre o Priv, eu me apaixono mais por esse aparelho... com certeza minha próxima Divida!!!


  • 8
    Marcelo Nepomuceno 06/11/2015 Link para o comentário

    Exelente a aposta da BlackBerry com certeza esse será um dos tops isso pq e o primeiro já virei fã e concerteza compraria ...


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 06/11/2015 Link para o comentário

    "No passado, a BlackBerry não atribuiu grande importância para uma câmera decente."

    Isso soa bem estranho... Tanto as câmeras do Z10 como do Z30 dão um belo banho na concorrência (80%), surpreendendo pela qualidade das fotografias.
    Já era de se esperar que o Priv também mandasse bem nesse quesito.


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 06/11/2015 Link para o comentário

    100empre gostei de teclado QWERTY... Vem logo BB... Deixa eu ser seu dono...


  • arthur4g b. 30
    arthur4g b. 06/11/2015 Link para o comentário

    100 dúvidas, cala a boca BlackBerry e leva meu dinheiro... Aí sim merece atenção também no mercado...


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 06/11/2015 Link para o comentário

    Pelo que eu tenho lido, a BlackBerry só tem a acertar e ganhar com esse aparelho.
    O bicho está lindo, o Android está puro ou quase, o teclado físico com certeza será sensacional!


  • 18
    Geofilho Ferreira Moraes 06/11/2015 Link para o comentário

    Shu On Kwok, você poderia me informar se o BlackBerry Priv: tem em configurações o menu de acessibilidade com as mesmas opções que tem no android puro?
    Tem o google talkback em acessibilidade? Se sim, você poderia ativá-lo neste aparelho e verificar se ele está lendo o launcher e os ícones e menus?
    Obrigado.


  • Bruno Louredo 19
    Bruno Louredo 06/11/2015 Link para o comentário

    Ridículo o comentário dd usar ios... Parece que todo mundo esquece do monopólio da Apple e o quanto o sistema dela e restrito somente à ela e o comércio com preços absurdos tanto nos aparelhos e nos apps. Somente o tempo irá dizer que esta escolha vai ser de fato bem aceita no mercado ou não. E esta aceitação é que vai definir se BlackBerry será novamente reinserida no mercado de Smartphones. Mas no meu parecer pode ser sim de fato uma boa escilha. Visto que a empresa já tem seus usuários fiéis que privam muito pela segurança de dados à qual ela sempre se saiu na frente. E com as possibilidades do Android pode ser uma combinação realmente bem vinda. Mas no entanto... Só o tempo dirá. Isso vai depender muito da BlackBerry. Fatos cruciais vão ser definitivos para que ela obtenha sucesso. Tais como entregar atualizações de software rapidamente para que o aparelho não fique obsoleto,fazer melhorias nos aplicativos nativos dela e grande trunfo (na minha opinião) não super valorizar o aparelho como fazem a Sony e Samsung. Oferecer bom hardware e software atualizados não significa um preço de ouvir sentado. Mas sim ser competitiva juntando todos esses pontos. Se podemos comprar um bom aparelho à um preço acessível, com certeza a demanda de vendas dele será grande o que implicará na maior receita da empresa podendo assim dizer que ela se manterá mais tempo no mercado competindo com as atuais empresas dominantes.


  • 11
    Conta desativada 06/11/2015 Link para o comentário

    Android salvar o BlackBerry??? Piada né kkkkk. SO muito vulnerável para uma empresa que fez fama em segurança de dados para o usuário. A aposta correta seria usar o IOS sem dúvida nenhuma!!!


    • 18
      Pedro Porto 06/11/2015 Link para o comentário

      como se realmente fosse uma opção usar o iOS KKKKKKKKKKKKKKK

      Jww


    • 14
      Jww 06/11/2015 Link para o comentário

      Eu acho que tu estás no lugar errado.


    • Vinícius Fortes 6
      Vinícius Fortes 06/11/2015 Link para o comentário

      Nossa, vc nem capacidade pra falar mau do ANDROID vc tem !!!!
      depois disso " A aposta correta seria usar o IOS sem dúvida nenhuma "
      Para de ser ignorante o android é o melhor sistema por trazer um código aberto, e em termos de segurança tenho certeza que a BlackBerry vai fazer um otimo trabalho já que é uma das qualidades da empresa é a segurança


    • 18
      Geofilho Ferreira Moraes 06/11/2015 Link para o comentário

      Com certeza essa moça não entende nada de sistemas para smartphones. BlackBerry com ios só quando galinha criar dente. Kkk...


  • 7
    Renato Borges 06/11/2015 Link para o comentário

    compraria fácil.


  • 13
    Conta desativada 06/11/2015 Link para o comentário

    Compraria sem mais nem menos.


  • 3
    Emanoel Pedro 06/11/2015 Link para o comentário

    Eu particularmente amei esse teclado . Ele me lembra meus Sony de 2010 , e incrível como a "black" ta chegando pra causar junto com a Mi.. i like it..


  • Gustavo Vasconcelos 6
    Gustavo Vasconcelos 06/11/2015 Link para o comentário

    Compraria fácil

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.