NextPit

Pode comemorar: bloqueador de anúncios chegará ao Google Chrome em Fevereiro

AndroidPIT security 3870
© NextPit

O Google vem testando há algum tempo uma forma de bloquear alguns tipos de anúncios nativamente no Chrome. De fato, muitos usuários vem utilizando ad-blockers em seus smartphones e seus desktops nos últimos anos, seja para otimizar a navegação pela internet ou para fugir de anúncios invasivos. Agora, a tão esperada ferramenta ganhou uma data de estreia no Chrome: 15 de fevereiro de 2018.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Os testes começaram em junho, ao menos publicamente, e desde então o Google tem promovido uma série de encontros e debates com gigantes da tecnologia em busca de um filtro que possa manter os anúncios saudáveis rodando, mas bloquear aqueles que não prestam. O Coalition for Better Ads reuniu empresas como o Facebook, Twitter, Reuters e o The Washington Post, que por sua vez se comprometeram em desenvolver anúncios que não prejudiquem a experiência do usuário.

O fruto desses testes e reuniões foi o “Better Ads Standards” (ou “Padrões Para Melhores Anúncios”), que é uma espécie de cartilha que irá regular os anúncios. Segundo a empresa, a partir do dia 15 de fevereiro de 2018, todas as propagandas que não estiverem de acordo com as condições estabelecidas pelo Better Ads Standards serão removidas e integrarão a Black List do Chrome por no mínimo 30 dias.

A partir do dia 15 de fevereiro, o Chrome irá bloquear anúncios que prejudicam a experiência do usuário

Dentro dessas diretrizes se enquadram vídeos que abrem em tela cheia, pop ups que não apresentam um botão de fechar e propagandas que capturam o usuário com base em sua localização sem a devida permissão. Essa forma de validação foi o método encontrado pelo Google para não banir todo e qualquer tipo de publicidade, visto que as mesmas são, geralmente, a principal fonte de renda de muitos sites.

Até o dia 15 de fevereiro teremos mais detalhes sobre o recursos que deve chegar ao Chrome através de update via servidor, ou seja, silenciosamente em segundo plano. A empresa ainda não detalhou se os usuários conseguirão denunciar anúncios invasivos e bloqueá-los manualmente.

Você usa ad-block em seu smartphone? Acha que a ferramenta do Google será eficiente?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rogerio Droid Tec 20/12/2017

    Não acho que os anuncios são um problemas, o ruim são os anuncios abusivos que pipocam na tela e não conseguimos fechar, ou quando fechamos abre outras paginas.

  • Agnaldo 20/12/2017

    Mas é isso que eles estão fazendo UE? Leu materia?

  •   84
    Conta desativada 20/12/2017

    nos podemos o androidpit nao eahueahuea

  • Jairo rios 20/12/2017

    Evolução necessária deste bom navegador , vamos aguardar e avaliar.

  • Jonscravit 20/12/2017

    estão reclamando das propagandas do youtube?
    no youtube as propagandas acho validas, google pagou 1.6 bilhões e investiu quase 500 milhões dolares para melhorar o youtube..
    ta reclamando de ver uma propaganda de 30 segundos(de vez enquando) no youtube?
    que tal pagar 200 reais ao mes para ver propagandas no telecine, HBO, nos canais de futebol... comerciais de 5 minutos a cada 5 minutos do history e discovery.. nem vou falar da TV aberta...
    comecem a pensar melhor sobre as coisas, daqui a pouco chega politico maluco que ficou irritadinho com propagandas, e manda proibir propagandas no youtube e ai google se manda do brasil e ai acabou o problema das propagandas...
    sindicato de jornais da espanha ficou irritados com propagandas do google e o fim la foi bem legal...

60 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Geofilho Ferreira Moraes 21/12/2017 Link para o comentário

    Muitos aplicativos eu não entendo porque o desenvolvedor prefere prejudicar a experiência do usuário inserindo vários anúncios ou apenas um anúncio invazivo é o suficiente para atrapalhar a experiência.
    Sei que pode ser a única fonte de renda, mas a pergunta é: vale a pena prejudicar a experiência do usuário com seu aplicativo inserindo anúncios? Será que o ganho será maior do que os vários usuários perdidos?
    Eu mesmo já desinstalei vários aplicativos por causa de anúncios....
    O mesmo com os sites, se começa a me incomodar muito com anúncios caio fora...


  • Paulo Freitas 21/12/2017 Link para o comentário

    Olha, o desempenho em navegar em alguns sites mais do que triplicou quando eu coloquei um adblock. Entendo que propagandas são necessárias, mas acabar com o desempenho e a bateria dos usuários desse jeito não dá, tem que haver seleção


  • Hades gsm 21/12/2017 Link para o comentário

    Acho difícil Google fazer isso por completo, já que ele lucra. A propaganda nos Apps do Android beira o insuportável, mais no browser?!...sem falar nos rastreadores para saber onde vc esta e outros para saber o que vc pesquisou e aí te encher o saco com ofertas. Aparelhos que rodam Android estão cada vez melhores, todavia o Android esta difícil de aturar...


  • José Luís Silva Martiniano 20/12/2017 Link para o comentário

    Sensacional essa iniciativa, muito boa mesmo, agora fica a pergunta e como ficará o setor de marketing do big G??


  • Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

    O que me assusta é que eu só vi coisas boas para os usuários, e ainda não encontrei onde está a sacanagem.

    Conta desativadaAgnaldo


    • Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

      Kkkk

      Conta desativadaSidney


    • Ralf Alencar 21/12/2017 Link para o comentário

      A sacanagem está que o bloqueador só irá funcionar em sites que não são parceiros Google.


  • Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

    Já tá na hora de por um fim no famoso "protetor de links" espere 5 segundos e 2 páginas de anúncios carregarem antes de baixar seu arquivo.

    Ou ainda aquela pergunta: qual desses botoes verdes gigantes escrito "download" é o certo? Ah mas é claro que e o link minúsculo espremido entre eles.

    Ou então o famoso "aceite para continuar" e aí vc começa a receber notificações de sites que nunca visitou e não sabe o porquê.


  •   8
    Conta desativada 20/12/2017 Link para o comentário

    Pior que propagandas sao aquelas janelas popups que fazem inclusive o celular vibrar. A unica maneira que encontrei de barra-las eh desabilitando o java script mas navegar em alguns sites sem java NAO da.


    • Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

      Fica tranquilo A partir do Chrome 63 ele começou a limitar o uso da API de vibração , além de bloquear midia autoplay agora apenas ira funcionar se vc demonstrar interesse no site, mas só na versao 64 e que isso vira ativado por padrão portanto ative nos recursos experentais e seja feliz.

      SidneyConta desativada


  • Daniel 20/12/2017 Link para o comentário

    Só vou comemorar depois de testar. O bloqueio me parece que será parcial, ainda fico com o blokada e adguard que bloqueia tudo no Chrome.


    • Agnaldo 20/12/2017 Link para o comentário

      Eu uso Adblock plus no Samsung Internet por ser mais leve que o Adguard visto que não vi diferença de performance entre eles vc notou alguma?


      • Daniel 20/12/2017 Link para o comentário

        Notei não Agnaldo, eu uso a extensão do Adguard pro Samsung Internet.


  • Deivis Schuman 20/12/2017 Link para o comentário

    Instale o Adguard Adblock e fim das propagandas!


  • Victor Lima 20/12/2017 Link para o comentário

    propagandas que não tomam toda uma tela é normal... foda são aqueles que quando a gente tá navegando ele.aparece do nada e toma a tela inteira kkkkkkkkkk é horrível isso ... e nunca achamos onde fica o bendito "X" escondidos...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.