Em defesa dos botões capacitivos do Android

androidpit motorola moto x screen capacitive buttons
© nextpit

Existem três maneiras de navegar por um telefone Android: os botões físicos, os capacitivos e os botões virtuais (ou on-screen, se preferir)  localizados na tela. Cada modelo de smartphone traz a disposição desses botões de uma forma diferente. E, pela sua capacidade de interagir com o Android, eu diria que os capacitivos são a melhor opção.

BlackBerry Priv vs Samsung Galaxy Note 5 11
Há mais de uma maneira de interagir com o Android / © ANDROIDPIT

Primeiro, usei uma combinação de botão de home e botões capacitivos, como é visto no Galaxy S7. Depois utilizei os botões virtuais, como você vê no Huawei P9. Depois, apenas botões capacitivos. Agora, depois de todas as opções testadas, devo explicar por que os botões capacitivos são a forma mais minimalista e elegante para interagir com seu smartphone.

Quem se preocupa com os botões?

Sem os botões, o seu telefone não tem ideia do que está fazendo. Se eles não existissem, tudo o que o aparelho poderia registrar são toques e deslizes que gerariam uma confusão de gestos, sem direção, que você usou para chegar a algum lugar, entre apps e páginas web. 

Com os botões, você introduz ordem na experiência com o Android. Você pode dizer ao Chrome que gostaria de voltar à página anterior, ou manter um deles pressionado para visualizar quais apps estão sendo executados e qual você quer usar no momento. Você pode dizer ao sistema operacional para retornar à tela inicial ou acionar o Google Now, já que apenas poucos de nós podemos acioná-lo via voz com o "Ok Google", presente no Marshmallow.  

Os botões introduzem ordem na experiência com o Android

Seja físico ou capacitivo, os botões são importantes e ajudam a transformar uma bagunça de gestos em um conjunto estruturado de ações. Como um carro que tem pedais de acelerar, brecar e embreagem.

AndroidPIT Samsung galaxy s7 edge 10 review
O mágico home button do Galaxy S7/ © ANDROIDPIT

A mitologia do botão Home

O botão físico de Home usado no Samsung Galaxy S e na linha Note é uma interessante escolha de design. Ainda que a popularização das telas multi-gestos tenha removido a necessidade de um hardware físico para interagir com a interface gráfica, a presença do botão físico para a página inicial mantém uma pequena, mas pungente, ligação entre a pessoa e a máquina.  

O botão físico da Home mantém a ligação entre o usuário e o hardware

Mas o botão físico é melhor que o capacitivo? Eu acho que não. O fato é que a Samsung foi feliz ao criar uma combinação de botões capacitivos ao lado do botão físico de Home, mesmo que uma combinação apenas com comandos capacitivos fizesse exatamente o mesmo trabalho. O que nos faz perguntar: qual era o raciocínio da empresa sul-coreana?

AndroidPIT iPhone SE 4289
O iPhone foi o primeiro a introduzir o botão Home físico / © ANDROIDPIT

Defendendo os botões capacitivos

Eu tenho usado o OnePlus X há vários meses. Ele usa botões capacitivos para navegação, com a opção de escolher pelos botões virtuais também. Eu também passei algum tempo com o Galaxy S6 e sua mistura física/capacitiva. Mas passei mais tempo com os clássicos botões capacitivos durante toda minha experiência com o Android, principalmente com o Galaxy Nexus. 

Eu devo dizer: os botões virtuais estampados na tela não são bons. Na verdade, em várias ocasiões, eles são uma droga. Eles "mastigam" parte da tela e me fazem perguntar se isso é necessário. Praticamente todos os telefones têm um painel inferior que poderia ser usada para botões. 

Os botões capacitivos são invisíveis, discretos e totalmente confiáveis

Botões off-screen não ocupam espaço no display. Eles são invisíveis, discretos e não perdem a sua "clickabilidade" depois de alguns meses. Para mim, o único inconveniente dos capacitivos é me acostumar ao fato de que eles são virtuais - meus dedos querem feedbacks quando eu pressioná-los. É um pouco estranho no começo. Mas dá para resolver facilmente quando ativo a opção Vibrar ao Tocar no menu de Configurações. 

Confiáveis e com mínimo design: eu diria que você deve dar uma chance à qualidade dos botões capacitivos. Você vai notar que é a melhor maneira de se envolver apropriadamente com o Android. 

Qual é a configuração ideal de botões em um smartphone?

E que tipo de botão você prefere no seu Android?

Ir para o comentário (128)
Omar Hamwi

Omar Hamwi
Diretor de conteúdo

Omar é um usuário dedicado do Android desde 2011. Ele começou sua carreira como jornalista dos media impressos antes de passar para as publicações digitais. Ele adora tecnologia e, desde sua mudança de Sydney para Berlim, compartilha seus interesses com a equipe do AndroidPIT. Sua missão agora é ajudar os leitores do site a encontrar os melhores aparelhos e serviços para as suas necessidades.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
128 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    14_lavs 24/06/2020 Link para o comentário

    Meus botões capacitivos estão para baixo, alguém poderia me ajudar? (Moto g8 plus)


  • 26
    Conta desativada 13/06/2016 Link para o comentário

    Não me sinto incomodo ao usar os virtuais. Muitos aplicativos os ocultam ao ativarmos o modo tela cheia. Eh assim no UC Browser(nesse caso os virtuais não são ocultados mas sim a barrinha superior), Pocket, Adobe Reader, Games, reprodutores de vídeos...
    Além disso, posso está enganado, os acho mais duráveis.


  • Rodrigo Biajio Barros 7
    Rodrigo Biajio Barros 13/06/2016 Link para o comentário

    Eu acho que tanto faz o tipo de botão, isso é frescura. O que importa é a experiência do usuario com o sistema operacional. Não adianta ter botões bons e o sistema ser uma porcaria.


  • 14
    Willy Milane 25/05/2016 Link para o comentário

    Pra mim botões capacitivos não têm pra ninguém. São os melhores. Faz muito, muito tempo que me pergunto o porquê dos botões virtuais e a resposta é simples. Imitar a Apple e isso pra mim é o fim da picada.


  • Thalles Henrique 24
    Thalles Henrique 13/05/2016 Link para o comentário

    Também prefiro os capacitivos, mas acho que não me incomodaria em usar virtuais. Já usei um aparelho com botões físicos, que acabaram se desgastando em menos de dois anos de uso. Dentre as três alternativas, é a única que não usaria.


  • Arthur 5
    Arthur 08/05/2016 Link para o comentário

    Simplesmente necessito de botões fora da tela, quando o celular da aquela travada os botões param junto e isso me dá uma agonia de não ter o que fazer, não tem um home pra apertar até voltar, sei lá


    • Eduardo Domingues 1
      Eduardo Domingues 26/07/2017 Link para o comentário

      FALOU TUDO EM DUAS LINHAS


  • Ênio Victor 2
    Ênio Victor 07/05/2016 Link para o comentário

    Eu gosto dos botões virtuais mas as vezes sinto que eles ocupam muito espaço na tela


  • Victor Matheus 3
    Victor Matheus 02/05/2016 Link para o comentário

    eu mesmo não gosto de nenhuma das alternativas. no meu android ( lg g2), desativo totalmente a navbar e uso um app de gestos chamado gmd gesture control. coloco pra que deslize de cima pra baixo bem na borda direita, voltar da direitapra esquerda a partir da borda direita, no terço superior da tela, e recentes no canto inferior esquerdo da tela, deslizando debaixo pra cima. fica MUITO melhor de usar com uma mão só, e tenho minha tela toda pra mim. e além desses gestos, uso ainda vários outros, pra chamar apps específicos, ou pra tirar print, pra trocar diretamente de um app pro outro, sem passar pelo recentes, etc. pra mim, ESSA é a melhor alternativa


  • 13
    Conta desativada 02/05/2016 Link para o comentário

    Eu prefiro os botões virtuais. Mas essa preferência advém principalmente da esperança de que, um dia, alguma empresa aproveite essa área livre com tela e não com um espaço inútil não utilizado. Acho que o ideal seria que a parte inferior tivesse apenas um espaço mínimo para um alto-falante frontal e a câmera frontal, na parte superior, poderia ser implementada junto com a tela, numa solução parecida com o LG V10, só que a parte de tela ao lado da câmera poderia ter a barra de notificação, deixando espaço na tela.

    Jonatas


    • 14
      Willy Milane 25/05/2016 Link para o comentário

      Cara uma tela na parte de baixo onde o espaço não é utilizado seria a mesma coisa que ter botões capacitivos, tirando a questão de que poderia ter funções além das dedicadas aos botões, porém gastaria mais bateria.


  • 9
    italo alexandre 02/05/2016 Link para o comentário

    Em minha opinião, acredito q os virtuais sejam melhores, mas realmente eles tomam uma parte da tela para si. O exemplo está no meu moto x play, q eu acho a barra grossa demais e não dá pra deixar ela mais fina ao meu gosto sem modificar o Android. Acho isso um erro do Google. Poderia ser personalizado e eu a deixaria na msm espessura q a de cima (barra de notificação), dando um ar de simetria ao aparelho.


  • PedroTech. 5
    PedroTech. 02/05/2016 Link para o comentário

    Incrível, todo mundo elogia os botões físicos, mas, quando o Moto Maxx foi lançado era comum lermos e ouvirmos: "O design do aparelho é feio, e, relativamente antigo. A maior prova disso são os botões capacitivos [...]".


    • Arthur 5
      Arthur 08/05/2016 Link para o comentário

      Pelo fato dele ser lançado com os botões capacitivos desenhados para o android KitKat, enquanto já estavam pra lançar o Lollipop, então realmente ficou antigo


  • 7
    Isabela 02/05/2016 Link para o comentário

    Não gosto de virtuais e nem capacitivo, por isso não largo a Samsung


  • Tiago Rocha 12
    Tiago Rocha 01/05/2016 Link para o comentário

    Odeio botões capacitivos, me incomodam e o visual do aparelho fica feio, os botões virtuais dentro do display é muito melhor. E essa história de que compromete parte da tela é mentira pois, quando se está jogando ou assistindo a vídeos os botões virtuais não ficam na tela.


  • 4
    Jonatas 01/05/2016 Link para o comentário

    No meu Oneplus one só uso os botões virtuais, não ocupam tanto assim da tela , e os capacitivos, não sei se é por causa da película, pararam de funcionar.


  • André V. 22
    André V. 01/05/2016 Link para o comentário

    Eu, como o autor deste artigo, prefiro botões que não sejam em tela. Gosto do esquema da Samsung, pois além de poupar o botão de bloquear/desbloquear, recebemos um feedback quando saímos de uma aplicação ou quando queremos desbloquear o celular é só clicar no botão frontal e colocar o pin, ao contrário dos outros tipos de botão, temos sempre que recorrer ao botão de desbloquar.

    Willy MilaneEric Gustavo


  • Blind 40
    Blind 01/05/2016 Link para o comentário

    Bons: virtuais ou capacitivos, tendo em vista que os virtuais tem que sumir em alguns casos e a barra ser transparente. Capacitivos tem que ser bem responsivo e não precisa necessariamente ser retroiluminado (vc sabe onde fica o botão). Mas muitos gostam assim.


    Botões físicos? J A M A I S !!!!!!!!

    Pq?

    Resposta: podem quebrar mais facilmente, deixam o design tosco e faça o simples teste rápido de apertar um botão físico e um botão capacitivo e veja quanto tempo demora para voltar para a HOME. Capacitivos/virtuais ganham de 10 a 0, sem dizer que os físicos vc é obrigado afundar o botão, podendo e já acontecendo com DIVERSAS pessoas no mundo, o desequilibrio e aparelho indo pro chão. Esforço desnecessário.

    Smartphones são feito para serem práticos, foco em usabilidade, botão físico não ajuda nisso.

    Leitor biométrico é na TRASEIRA sempre.

    Jonatas


  • 6
    Mateus Sabino Cruz 01/05/2016 Link para o comentário

    eu gosto dos botões on-screen, mas as vezes eles atrapalham na experiência com alguns apps, mas como eu uso um LG G3, posso esconder os botões virtuais, e exibir eles quando eu quiser.

    mas seria totalmente inovador se uma fabricante de smartphones, fizesse um dispositivo com um display secundário, com os botões virtuais nele.


  • Paulo Vinícius 21
    Paulo Vinícius 01/05/2016 Link para o comentário

    isso vai do aparelho em minha opinião um galaxy s7 com botoes virtuais ficaria bizarro

    André V.


  • Roberto Oliveira 32
    Roberto Oliveira 30/04/2016 Link para o comentário

    Enquanto muitos desviaram do Maxx pelos capacitivos, justamente esse parâmetro contou à favor na horaa de escolher esse aparelho. =)

    Eric Gustavo


  • 4
    Gabriel Ribeiro 30/04/2016 Link para o comentário

    O bom dos virtuais é que você pode intercalar na hora que quiser com alguns hacks, como o GravityBox por exemplo.

    Mas na real mesmo, eu queria que eles sempre fossem translúcidos (tanto a barra de navegação quanto status) para aproveitar mais o tamanho da tela.


  • 11
    Getulio 30/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro os capacitivos. Tenho um Vibe e ele é assim. O problema foi o engenheiro "portugues" que os colocou ao contrário e sem retro iluminação. Se não fosse por isso seria perfeito.

    Luiz Gustavo


  • 5
    Farad Oliveira de Araujo 30/04/2016 Link para o comentário

    Eu não gosto dos vituais e isso me mantém preso a Samsung.

    Eric GustavoAndré V.


  • Lipe M. 24
    Lipe M. 30/04/2016 Link para o comentário

    Gosto mais dos virtuais, ja tenho me acostumado bastante, meu tablet e o smartphone q ja tenho a 2 anos, são com botões virtuais, ja os capacitivos eu gosto mas desde que sejam iluminados e de fácil visualização, acho q fica muito bom, só não gosto muito do botão físico, um dos motivos pra eu não ter um samsung.

    Blind


  • Renata Teles 13
    Renata Teles 30/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro home físico e capacitivos.. os virtuais tem essa barra preta nos apps ridícula. .se fosse transparente seria um pouco mais bonito.

    Eric GustavoAndré V.Luiz GustavoRenato OliveiraRoberto Oliveira


    • André V. 22
      André V. 01/05/2016 Link para o comentário

      Isso depende da fabricante. O Android puro tem a barra transparente.


      • Renata Teles 13
        Renata Teles 01/05/2016 Link para o comentário

        Nos apps não..tinha um nexus 5 e a barra era preta nos aplicativos.

        Eric Gustavo


  • Ciganows 12
    Ciganows 30/04/2016 Link para o comentário

    Virtuais com certeza


  • 13
    Jason Vianna 30/04/2016 Link para o comentário

    O bom são os caacitivos

    Eric GustavoAndré V.Renato Oliveira


  • Diego 35
    Diego 30/04/2016 Link para o comentário

    "Na verdade, em várias ocasiões, eles são uma droga. Eles "mastigam" parte da tela e me fazem perguntar se isso é necessário. Praticamente todos os telefones têm um painel inferior que poderia ser usada para botões. " resumiu tudo o que eu penso. Hoje eu tenho um Xperia M2 com botões virtuais, mas antes dele, eu tinha um Xperia E dual que tinha botões capacitivos e eu gostava muito mais. Além de não comerem um espaço na tela, eles pareciam ser mais "clicáveis" do que os botões virtuais

    Eric GustavoAndré V.Renato OliveiraConta desativadaJason Vianna


  • 21
    Conta desativada 30/04/2016 Link para o comentário

    O on-screen nem gosto eim! Estou escrevendo fico esbarrando o dedão neles, daí saí do app!

    Eric GustavoAndré V.Conta desativadaJason Vianna


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 30/04/2016 Link para o comentário

    não gosto dos botões ... podem quebrar e custa uma nota pra consertar


  • Paulo César Ramos de S. 18
    Paulo César Ramos de S. 30/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro capacitivo. Não desgastam, não matam a tela e, pelo menos usando Xposed ou uma ROM customizada, é possível dar mais funções além do padrão.
    Tenho outro aparelho com botão virtual e a interação é mais ingessada e limitada.

    Eric GustavoAndré V.


  • 13
    Sid Amorim 30/04/2016 Link para o comentário

    De início incomodaram, mas no moto x o redirecionamento inferior é muito pequeno, ficaria ruim botões capacitivos lá.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 30/04/2016 Link para o comentário

    Sempre usei os virtuais na tela, e agora estou gostando muito dos capacitivos do Zenfone 2! Nunca gostei do botão home físico! Então se for pra escolher hoje, posso dizer q o capacitivo me conquistou!


  • Wallace Marques 42
    Wallace Marques 30/04/2016 Link para o comentário

    Também tem a serie S active que usa botões físicos.


  • 12
    RoKr 30/04/2016 Link para o comentário

    botões virtuais para reduzir o tamanho do aparelho se n for assim melhor fisico+capacitivo


  • João Flávio 4
    João Flávio 30/04/2016 Link para o comentário

    Eu prefiro botões físicos e capacitivos, como os da linha galaxy, com o home físico e os outros 2 capacitivos, mas pra inovar talvez se colocar os 3 capacitivos ficaria bacana, o que eu não curto é botão virtual na tela, perde espaço de tela e convenhamos, não vejo vantagem nenhuma, se vc quer minimizar algo em tela cheia tem que tocar pra aparecer os botões e depois usa-los.. claro, não mata ninguém fazer isso, mas se pensar na dinâmica, é algo questionável. E outra, nos celulares com botoes virtuais sempre tem aquele espaço enorme vago depois da tela que não serve pra nada, porque não aproveitar aquele espaço pra colocar botões fora do sistema e liberar a tela com eles, sem duvida eu prefiro que não sejam virtuais direto do sistema.

    André V.Eduardo Henrique


  • Rodrigo Ferreira 1
    Rodrigo Ferreira 30/04/2016 Link para o comentário

    eu acho o botão virtual normal, mas prefiro o capacitivo com vibração ao tocar
    Já o físico eu acho muito ruim porque com o tempo ele fica frouxo, para de funcionar minh mãe tem um galaxy e o botão dele funcionava no começo, um ano depois ele tem um delay no botão físico que apertando levemente não funciona, so funciona quando aperta com força.


  • Gabriel 32
    Gabriel 30/04/2016 Link para o comentário

    Já usei os dois tipos de botões mas admito q gosto mais dos virtuais do KitKat

    JonatasDeivis SchumanRoKr


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 30/04/2016 Link para o comentário

      Tbm gosto muito brother!

      Gabriel


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 30/04/2016 Link para o comentário

    Eu prefiro o estilo Home da Samsung, que não ocupa espaço na tela.

    CAV


  • Bruno Pro 8
    Bruno Pro 30/04/2016 Link para o comentário

    Eu prefiro botões virtuais por um motivo besta, mudam conforme atualizações

    Conta desativada


  • Rodrigo Calile 45
    Rodrigo Calile 30/04/2016 Link para o comentário

    eu prefiro o Botão home tbm...

    Conta desativada


  • 15
    gleibson 30/04/2016 Link para o comentário

    acho melhor essa mistura da Samsung no meu note 5 já me acostumei

    Conta desativada


  • Nícolas Kim 27
    Nícolas Kim 29/04/2016 Link para o comentário

    Acho que a questão do aproveitamento de tela depende do modelo do aparelho. Um LG G4, por exemplo, poderia muito bem ter botões capacitivos no lugar do grande logo frontal, que a meu ver é um desperdício de espaço, mas um Moto X 2014 perde espaço de tela com botões virtuais, porém ganha em área útil por ser menor, pois a área abaixo da tela onde está o alto falante é bem fina, tanto que nem caberiam botões ali. O problema mesmo é quando botões capacitivos não são retroiluminados, nesse caso era melhor que fossem na tela mesmo. Portanto, quando vou escolher um aparelho, essa é uma das exigências: botões virtuais ou capacitivos iluminados.

    Lipe M.Conta desativada


  • 13
    Jonathas Queiroz 29/04/2016 Link para o comentário

    Eu tmbm curto botôes capacitivos, acho mais prático do que os virtuais e os físicos. Os virtuais ocupam uma parte da tela e dependendo do app esses botões acabam se "escondendo" o que pra mim é ruim pois nunca acerto de primeira quando quero que eles voltem. E nem se fale dos físicos, com o uso constante esses botões acabam quebrando, afundando ou algo parecido, e quando acontecesse teria que ir pra assistência técnica.


  • Natanael Bodanese 16
    Natanael Bodanese 29/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro os botões igual da samsung, os outros como iphone e motorola, não consigo acostumar, e acabo apertando o home e fazer tudo novamente kkk

    Natanael BodaneseNatanael BodaneseConta desativada


  • Caio A. 9
    Caio A. 29/04/2016 Link para o comentário

    recentemente adquiri um Oneplus2, ele possui tanto os capacitivos quanto os virtuais (os que eu já estava acostumado devido aparelhos da linha moto), mas com a serie de funções que os botões capacitivos me deram, em quesito tanto de ter uma tela mais limpa, quanto de usabilidade, os botões capacitivos acabaram conquitando o meu ponto a favor!


  • Jonny E. 37
    Jonny E. 29/04/2016 Link para o comentário

    Ponto para o Lenovo Vibe A7010, e para o Lenovo Vibe K4!

    Brunno


  • Allan Pitanga 7
    Allan Pitanga 29/04/2016 Link para o comentário

    Não é tanto o assunto do post, mas vi o autor comentar sobre isso e gostaria de perguntar: Alguém sabe uma forma de desativar o feedback dos botões sem desligar o "vibrar ao tocar"? Não gosto do feedback, mas meu telefone vive no modo silencioso, então preciso do alerta :/ Já sobre os botões, sim, também prefiro os capacitivos rs são tão práticos quanto os virtuais, bonitos, e não ocupam espaço na tela


    • 31
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      Não entendi direito qual alerta você está falando, poderia explicar melhor?

      Allan Pitanga


      • Allan Pitanga 7
        Allan Pitanga 02/05/2016 Link para o comentário

        Perdão, amigo, da vibração para ligações, já tentei tirar o vibrar ao tocar por não gostar da vibração quando pressiono as teclas de função, mas perdia chamadas por conta disso :/ queria remover a vibração das teclas e manter a vibração pra ligações e notificações


  • Pamella Scramin F. 32
    Pamella Scramin F. 29/04/2016 Link para o comentário

    O capacitativo do One Plus é de fato discreto, se aparelhos como da Sony que tem bordas pra caramba, usassem os botões discretamente valeria a pena, pois sobraria tela.
    Agora das tres opções eu ainda prefiro apenas o virtual.

    JohnnyConta desativada


  • Martin 17
    Martin 29/04/2016 Link para o comentário

    Os botões virtuais desaparecem ao olhar videos e etc, mas se olhar com atenção percebe-se a sombra dos três botões (no caso meu moto x2). Isso é mais nítido ainda assistindo gameplays gravados do celular; na tela do pc vemos perfeitamente a tal sombra.


    • 22
      Conta desativada 30/04/2016 Link para o comentário

      Burn in amigo. Por isso digo que a mistura botões virtuais + Amoled não dá certo.

      Paulo César Ramos de S.CAV


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 30/04/2016 Link para o comentário

        Sim realmente Burn in! Amoled+Botões Virtuais= Com o tempo vai dá merda!

        Paulo César Ramos de S.


    • 23
      Shunsui 30/04/2016 Link para o comentário

      Tem algum problema com seu celular, pois não vejo isso acontecer em outros modelos Android com tela amoled, e nem mesmo nos Lumia que é Windows com botões virtuais ficar aparecendo logo com tela amoled...


  • William M. Melo 20
    William M. Melo 29/04/2016 Link para o comentário

    Sem dúvidas os capacitivos são muito melhores, são botões livres e você não precisa está tocando na tela para eles aparecerem. Sem falar que os virtuais ocupam espaço na tela.

    Rodrigo Carvalho


    • 93
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      William, na Motorola os botões virtuais recolhem liberando a tela, então essa justificativa foi por água abaixo e quem ocupa espaço é o botao físico, que não tem pra onde ir!


      • William M. Melo 20
        William M. Melo 01/05/2016 Link para o comentário

        Todas fazem isso, por isso que eu disse que você precisa tocar na tela para os botões aparecerem.


  • Lewis 12
    Lewis 29/04/2016 Link para o comentário

    Tenho 4 smarts diferentes em casa (só 2 são meus) um deles tem botões na tela,2 deles tem botões capacitivos,e 1 tem botão home físico,e acho q o físico e pior pois você precisa preciona-lo muito para ligar a tela

    Conta desativada


  • Eduardo Rocha 37
    Eduardo Rocha 29/04/2016 Link para o comentário

    Eu prefiro botões capacitivos, acho a experiência de uso bem melhor! Tantos aparelhos com bordas enormes, pelo menos que sejam para os botões capacitivos.

    Paulo César Ramos de S.Rodrigo CarvalhoNathan M.


    • Nathan M. 18
      Nathan M. 29/04/2016 Link para o comentário

      ganhou meu like pela foto do perfil 👏👏👍


  • Rodrigo Bastos 14
    Rodrigo Bastos 29/04/2016 Link para o comentário

    quem escolheu botões virtuais no mínimo tem um moto G , mas que adoraria ter um Iphone 6S ou Um S7 admitam kkkk

    BrunnoRodrigo CarvalhoMárcio Nascimento


    • Jerry Wendel 33
      Jerry Wendel 29/04/2016 Link para o comentário

      Prefiro um Positivo ou Gradiente que um iPhone. Celular de menina e ruim pra caralho. Serve só pra ligar e tirar foto no espelho


    • Jerry Wendel 33
      Jerry Wendel 29/04/2016 Link para o comentário

      Haaa... Já tive todos os Motorola, menos Moto Maxx. Estava com o Moto X Style Bambu e agora com o Moto X Force. Se tem alguem aqui que conhece bem sobre Motorola esse alguém sou eu.


    • 31
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      Eu escolhi botão virtuais e realmente tenho um Moto G 2014, mas se um dia passar para o lado do iPhone certamente eu habilitaria o assistive touch para não precisar tocar tanto no botão home e no botão power pois há um desgaste sim. Certamente faria o mesmo com o Galaxy S7.


    • 93
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      Rodrigo, tenho um Moto X2 e nunca gostei de botões físicos! O S6 e S7 são bonitos, mas se não tivessem os botões físicos, aí seriam um primor em design! Quanto ao Iphone o botao físico combina com o design, pois é redondo.


  • Rodrigo Bastos 14
    Rodrigo Bastos 29/04/2016 Link para o comentário

    sei não hein


  • Josue Js 12
    Josue Js 29/04/2016 Link para o comentário

    Botões capacitivos são úteis, porém comprometem o design, só não comprometeriam se fossem sem desenho nenhum. O Moto Max é um exemplo que ficou datado pela mudança de botões do Android. Eu acho que depois de tanta estagnação quando falamos de botões, acredito que esses três botões do Android deveriam ser substituídos por gestos. Você tocar onde fica o botão home do Android e arrastar para a borda da tela seria um gesto simples e que não necessitaria de uma faixa ocupada com o botão. Os outros seguiriam a mesma lógica: o voltar tocando e arrastando para a borda esquerda e o multitarefas tocando e arrastando para a borda direita. Seria um problema para telas grandes, e poderia ser feito tocando e arrastando para baixo nos lugares onde ficavam os botões virtuais.
    Claro que os botões do Android já tem uma identidade, porém quando não tiver nada para mudar talvez eles façam isso, ou pelo menos deixe como opção para os fabricantes e usuários.
    A Apple tem o botão home virtual, já vi muita gente usando para não estragar o botão home físico. Não é o padrão, mas a opção existe.


    • CAV 57
      CAV 30/04/2016 Link para o comentário

      A Microsoft meio que tentou fazer isso com o Nokia X (sim, ele rodava o Android 4.1.2) só deixando o botão de voltar. A experiência não foi das melhores. Tanto é que no Nokia X2 (com Android 4.3) adicionaram um botão HOME.
      E esse negócio de gestos meio que já existia no MeeGo (e consequentemente nos Salfish OS e no Tizen), no Symbian 9.5 e ^3, no Bada, no BB10 e no Firefox OS.
      Gestos definitivamente não conseguiu ser algo tão intuitivo como deveria ser em smartphones.

      Conta desativada


  • 18
    João 29/04/2016 Link para o comentário

    S6 e S7 com botão capacitivo são os melhores sem dúvidas


  • 25
    Marcos Fontes 29/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro os botões virtuais na tela, pelo simples fato de que as bordas possam ser menores.

    Jerry WendelKiritsu YakagamiAlexandre BorgesConta desativada


  • 6
    Ermeson Rodrigues 29/04/2016 Link para o comentário

    primeiro de tudo ta dificil ter um smart, depois eu me preocupo com os botoes...

    Kiritsu Yakagami


  • Williams 18
    Williams 29/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro o home físico cm ctz

    Conta desativadaRafael Bezerra


  • Armando Figueirêdo 18
    Armando Figueirêdo 29/04/2016 Link para o comentário

    Botões físicos e capacitivos são mais praquelas pessoas que gostam de interfaces: tipo, Samsung, Asus, Xiaomi, HTC etc. Eu sou purista, então prefiro os botões virtuais do jeito que o Android é. Peculiaridade de um e de outro.

    Alexandre BorgesJorge RupicConta desativada


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 29/04/2016 Link para o comentário

    Poucos são os aparelhos que têm suas bordas superiores e inferiores pequenas. Logo, acho que deviam usar os botões capacitivos para dar um melhor aproveitamento para essa área e, consequentemente, liberar espaço na tela.

    BrunnoBrunOo El Marouni


  • SEVERINO LIMA JR. 8
    SEVERINO LIMA JR. 29/04/2016 Link para o comentário

    ja tive outros smartphones, desde 2014 estou com o moto X2, e uma das coisas que achei legal nele foram os botões virtuais que aparecem e desaparecem podendo a parte abaixo da tela ser menor, acho mais proveitoso já que atualmente nossos smartphones estão cada vez maiores.

    Jerry WendelKiritsu YakagamiConta desativada


  • João Renato 29
    João Renato 29/04/2016 Link para o comentário

    Os botões virtuais me incomodam um pouco, pelo fato de eles ocuparem uma boa parte da tela e como foi colocado no texto pra que se sobra espaço na parte de baixo dos aparelhos. O que me adianta comprar um aparelho de 5,5 polegadas se eu na verdade estarei usando 5,2?

    Conta desativadaPaulo César Ramos de S.BrunOo El MarouniJonny E.Rodrigo CarvalhoMr AndroidMárcio NascimentoJohnnysDenys M.Williams


    • Jerry Wendel 33
      Jerry Wendel 29/04/2016 Link para o comentário

      Não tô entendendo. Já usou Motorola? Eles somos quando não usados e a tela é 100% aproveitada. De qual aparelho vc fala?


  • 99
    Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro os botões virtuais na tela

    Conta desativada


  • Haroldo Sousa de oliveira 2
    Haroldo Sousa de oliveira 29/04/2016 Link para o comentário

    Botões virtuais conferem um visual moderno, futurista, cleanly e falando de tecnologia, quem gosta dela vai sempre se deparar com um botão desses na vida. Viva o futuro!

    Conta desativadaConta desativada


  • 14
    Vinicius Campelo 29/04/2016 Link para o comentário

    Botões fisicos e capacitivos deixam o celular grande e feio, tipo os smartphones da linha zenfone, eles são enormes considerando o tamanho da tela, outro exemplo é o iPhone(tipo todos).Esses tipos de smartphones nunca terão audio estereo frontal, mas aí nego diz que celular não precisa ter audio decente pois só utiliza com fones de ouvido, mas em casa eu me dou ao luxo de simplismente colocar um video no celular e assistir sem fones, sem falar que pagar 3k em um smartphone que não tenha tudo da melhor qualidade possivel é pra imbecis.


    • 45
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      Vinicius, concordei com seu comentário até a última virgula. Porém o final desse, na minha opinião, foi desnecessário e agressivo.

      Conta desativadaConta desativadaSEVERINO LIMA JR.


      • 82
        Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

        Concordo Diniz. Abaixo os insultos. Totalmente desnecessário. Vms manter o respeito, msm com pontos de vista antagônicos.

        Conta desativada


    • 17
      Gabriel Nunes 30/04/2016 Link para o comentário

      E o Lenovo Vibe com som estéreo e botões capacitivos?


  • 45
    Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

    Acho melhor os botões virtuais, pois diminuem o tamanho do aparelho e tem o recurso de recolherem automaticamente, deixando a tela totalmente livre.

    SEVERINO LIMA JR.Haroldo Sousa de oliveira


  • Jerry Wendel 33
    Jerry Wendel 29/04/2016 Link para o comentário

    Botão físico aumenta o tamanho do celular e diminui o tamanho da tela. Além de dar pau. Os virtual da Motorola são o máximo, somem e aparecem de acordo com o tipo de uso. Deixando tela cheia quando não usados

    Jonny E.Conta desativadaHiago Dalmolin


    • 93
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      Pois é Jerry, o autor da matéria viajou na maionese e os argumentos pró botao físico não convencem! Sem falar que não conhece os botões virtuais usados na Motorola.

      Jerry Wendel


      • Lewis 12
        Lewis 29/04/2016 Link para o comentário

        Outras marcas também fazem isso como LG,ASUS

        Jerry Wendel


      • Jerry Wendel 33
        Jerry Wendel 29/04/2016 Link para o comentário

        E é verdade... ele nem falou dos Motorola. Deveria usar ao menos o Moto G por uma ou duas semanas.


  • Denis 57
    Denis 29/04/2016 Link para o comentário

    Bem... eu gostava dos botões físicos, mas depois acabei me acostumando com os virtuais e eles não me incomodam. Prefiro que esse espaço seja aproveitado para colocar outro alto-falante e dessa forma, poder desfrutar de um som estéreo frontal.

    RicardoConta desativada


    • 93
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      Exato Denis, o melhor lugar para os altos falantes é na parte frontal!

      Conta desativada


    • Ricardo 11
      Ricardo 29/04/2016 Link para o comentário

      Falou tudo!


  • Alexandre XStationBR Games (XStationBR) 9
    Alexandre XStationBR Games (XStationBR) 29/04/2016 Link para o comentário

    1000 mil vezes botões capacitivos e em segundo lugar botões capacitivos.

    Rogerio Costa


    • 8
      João Pedro 30/04/2016 Link para o comentário

      ???


  • 20
    KcoP 29/04/2016 Link para o comentário

    De fato os botões capacitivo me trazem um conforto maior. Ao mesmo tempo eu curto o sistema da Apple ios que trás o recurso de arrastar pra voltar à tela anterior. Creio que seja mais rápido dq precisar clicar no botão capacitivo. Acredito de verdade que seria interessante ver o Android com esse recurso.
    Já em relação aos botões virtuais, de fato eles ocupam uma área significativa da tela que poderia ser aproveitada de outra maneira.


  • 4
    Marcelo Gomes 29/04/2016 Link para o comentário

    Botones fisicos e capacitivos san los mejores

    Rogerio CostaWilliams


  • Rogerio Costa 18
    Rogerio Costa 29/04/2016 Link para o comentário

    Mil vezes botões capacitivos. Meus preferidos.

    Alexandre XStationBR Games (XStationBR)


  • 93
    Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

    Não gosto de botões físicos, pois dão problema com facilidade e prefiro o design mais limpo! Acho uma maravilha a Motorola não colocar nem o logo da empresa na parte frontal.

    RicardoConta desativadaHiago DalmolinJerry Wendel


  • Waldiney S. 25
    Waldiney S. 29/04/2016 Link para o comentário

    Com exceção dos botão físicos, tanto faz se ficam na tela ou abaixo dela. Também não sinto falta de feedback tátil e nem tenho problemas de espaço na tela (quando são virtuais). Quanto ao caso se um dia deixassem de ter botões, estão aí BBOS e Sailfish, com a maioria dos comandos feitos por gestos, e ambos são utilizáveis.


  • AC&MM 72
    AC&MM 29/04/2016 Link para o comentário

    No caso de quem tem um Moto G ou Moto X em que o alto-falante ocupa o espaço dos botões capacitivos inviabilizando, assim, o seu uso.
    Pra mim, tanto faz... Já usei aparelhos da LG com botões capacitivos, Samsung e os seus famosos botões físicos e os atuais Motorola com botões virtuais.


    • 93
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      Mas os altos falantes ficam na melhor posição, que é a frontal!

      Conta desativada


  • Allan Bonfim 18
    Allan Bonfim 29/04/2016 Link para o comentário

    "já que apenas poucos de nós podemos acioná-lo via voz com o "Ok Google", presente no Marshmallow."
    Tenho um aparelho com lollipop e posso acionar o "ok Google" por voz normalmente e lhe pedir qualquer função que ele possa executar.
    Quantos aos botões, acho interessante botões virtuais em smarts com mais de 5" de tela,e capacitivos em smart com menos de 4,7" de tela,nessa segunda opção, acho que é até interessante o mesmo tipo de teclado do Blackberry Priv,por dar muito mais espaço ao conteúdo exibido na tela.


  • Bruno Oliveira 17
    Bruno Oliveira 29/04/2016 Link para o comentário

    Gosto mais dos botões capacitivos mesmo, mas também já tive uma ótima experiência com os botões virtuais no meu antigo Moto-G 2013 v;


  • 8
    Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

    O ruim de não ter botões físicos é a ativação da tela. Por exemplo o Moto G ou Nexus, é muito chato ter que pegar o celular pra ligar a tela.


  • 30
    Lordney 29/04/2016 Link para o comentário

    Botões virtuais comem parte da tela, dá a impressão de que a tela é menor, botões físicos já estão meio fora de moda a não ser quando tenham leitor de digitais. Fico me perguntando para que os smartphones tem uma borda tão grande e botões virtuais... Acho que no futuro a parte frontal será inteiramente para a tela como no rumor do iPhone sem botão físico.


    • 8
      João Pedro 30/04/2016 Link para o comentário

      E iam funcionar como? Por gestos?


  • Ader Marcelo 38
    Ader Marcelo 29/04/2016 Link para o comentário

    Botões virtuais, os melhores, dizer que eles ocupam espaço na tela, tendo a possibilidade de usar o modo imersivo é desculpa. Eles se transformam, trocam de posição e podem ser personalizados, no meu ver a melhor solução. Botões físicos para interação/navegação não me agradam, capacitivos são muito relativos, o que ele não ocupa na tela, ocupa no corpo do aparelho e dependendo do aparelho as vezes não é iluminado ou falham quando em contato com algum líquido

    Conta desativada


  • 82
    Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro botão físico Home da Samsung. Tenho um segundo smart básico da Lg e acho esquisito os virtuais dele.

    Williams


  • Elivaldo Medvedev 12
    Elivaldo Medvedev 29/04/2016 Link para o comentário

    Na tela e maneiro! Concordo com a perda de "tamanho de tela" mas com as opções de modoficações atraves de temas (Na Sony principalmente) fica até legal mudar as softkeys :D
    Mas creio que gosto e gosto e não se discute, por isso há diversos tipos de aparelhos com e sem botões para varios gostos diferentes.


  • 35
    Maicon Bruisma 29/04/2016 Link para o comentário

    Não gosto de botões físicos a lá Samsung, e depende muito do aparelho para saber se gosto de botões virtuais ou capacitivos. No Windows eu prefiro botão capacitivo, já no android eu prefiro virtual no geral, nunca me atrapalhou e se der para esconder sempre melhor ainda, botão capacitivo normalmente deixa as bordas inferiores enormes, raro o caso de que não, e se o aparelho tiver som frontal ai é virtual na certa. O botão capacitivo as vezes é quem atrapalha pois acabamos encostando a pele nele e ativando algum comando.
    E não podemos esquecer que a usabilidade do IOS metade vem de comandos swipe, metade de atalhos do botão Home e de atalhos "voltar" na tela. E no BBOS é basicamente swipe, e funciona muito bem, então se o android não tivesse mais nenhum botão não seria esse bicho de sete cabeças não, bastava ser implementado os comandos.

    Jerry Wendel


    • 4
      Yago Borges 29/04/2016 Link para o comentário

      "se o aparelho tiver som frontal ai é virtual na certa." Vibe A7010 meu caro. Botões capacitivos e som estéreo frontal. Sou a favor dos botões capacitivos à la Sammy. =)


  • Eric Romero 39
    Eric Romero 29/04/2016 Link para o comentário

    Estou acostumado à usar o "home button", mas não teria problemas em usar outros tipos de botões. =P


  • 22
    Tairo P. 29/04/2016 Link para o comentário

    Lindos mesmo são aqueles botões do Moto Maxx, a la Jelly Bean.

    Conta desativadaAnderson Lopes


  • André Sousa 17
    André Sousa 29/04/2016 Link para o comentário

    Acho que é o contrário: quando você usa iOS se está acostumado com Android você fica procurando o botão de "voltar".


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 29/04/2016 Link para o comentário

    Confesso que a ausência de botão físico foi uma das coisas que mais estranhei ao trocar de telefone mas a adpaptação foi muito rápida e pelo fato de não existir nunca vai dar problema!

    Jerry Wendel


  • Leandro Sousa 13
    Leandro Sousa 29/04/2016 Link para o comentário

    Atualmente estou com um Lenovo Vibe A7010, e estou adorando os botões capacitivos, justamente porque faz a tela ser melhor aproveitada. Alguns reclamam por ele não ser retroiluminado, mas até prefiro, fica discreto e parece que não há nada sob a tela.
    Outra vantagem de botões capacitivos e físicos em relação aos exibidos na tela, é que quando você projeta a tela do Android na TV para ver algum filme/vídeo, dependendo do aplicativo os botões continuam aparecendo, isso na TV é terrível, o Globosat Play é um exemplo de app que acontece isso.


  • 73
    Jairo rios 29/04/2016 Link para o comentário

    Prefiro os virtuais na tela , boa usabilidade e deixa o gadget mais clean.

    Conta desativadaJerry WendelAugusto SilvaEnos Andrade


  • 22
    Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

    Também tenho preferência por botões capacitivos. Acho que eles se adequam melhor ao design frontal sem comprometer a tela. Sem contar que no caso de telas Amoled, os botões virtuais aceleram muito o processo de burn in.


  • 23
    Shunsui 29/04/2016 Link para o comentário

    Simples, mastigam se a Google não criar meios de ocultar, se pode ocultar, não consome parte da tela, simples assim.


    • 93
      Conta desativada 29/04/2016 Link para o comentário

      Shunsui, também não entendi essa parte da matéria, será que o autor usa outro SO?


  • 5
    Johane 29/04/2016 Link para o comentário

    se travar o telefone já era ou da algum bug

    Williams


    • Augusto Silva 34
      Augusto Silva 29/04/2016 Link para o comentário

      Os celulares que não possuem botões "físicos" tem um sistema de desligamento de emergência. Basta apertar o botão de energia e segurar, em segundos a tela apaga e o celular desliga.

      Conta desativada


  • Brunno Honorio 29
    Brunno Honorio 29/04/2016 Link para o comentário

    sinto falta do botão home na Sony!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.