Review da caixa de som Sony SRS-XB31: som, batida e luzes

sony01
© nextpit por Stella Dauer

Ler em outras línguas:

Caixas de som portáteis são ótimos acessórios para smartphones. Existem muitos concorrentes no mercado, mas é possível dizer que, com uma vibe muito parecida, temos as caixinhas da JBL. Ao mesmo tempo em que testei a XB31, estive aqui também com a Flip 4 e vou dar uns pitacos sobre isso, também.

Sony LF-S50G

Prós

  • Carregador portátil
  • Luzes embutidas
  • Funções Extra Bass e Live Sound são muito eficazes
  • Volume alto
  • Som equilibrado

Contras

  • Demora para carregar
  • Bateria gasta rápido com luzes
  • App é confuso
Sony LF-S50G: Todas as ofertas

Um design trabalhado no tecido

Em relação ao visual, a XB31 está mais madura do que sua versão anterior. Tem um design com menos linhas, menos delimitações. Sem bordas, porque não? São como duas partes dobradas que se juntaram: aquela que tem as partes de cima, de baixo e das costas; e a que tem a frente e as laterais. Pode vir em preto ou nesse vermelho muito bonito e vibrante das fotos.

sony03
NFC no corpo para facilitar a conexão / © NextPit por Stella Dauer

A XB31 é toda acabada em tecido, ligeiramente fofinha no toque. Mas você olha para esse monte de tecido e, se tem cabeça de dona de casa que nem eu, imagina um encardido e sujeirinha entrando. Não tem problema, porque a XB31 é à prova d'água e sujeira , incluindo aí terra, lama, essas coisas. 

Ela é IPX7, resistindo a submersão em água de torneira, de piscina, do mar (ela é inoxidável) por até 30 minutos em até um metro, e IP6X, resistindo a pó, inclusive areia. Ela não aguenta jatos d'água ou água quente. Sim, você pode botar ela debaixo da torneira e lavar, só precisa tomar cuidado para que sua tampinha traseira esteja sempre bem fechada, pois ela é quem abriga as conexões que não podem ser molhadas. 

sony05
Botões multifunção / © NextPit por Stella Dauer

Também é à prova de impacto em quedas de até 1,2 metros. Ela é pesadinha, são 890 gramas, mas a qualidade dos falantes pede isso. Acima temos os botões que, diferente do que vemos em outras caixinhas, são mais discretos. Há o botão de energia que, se apertado por mais tempo, abre o Bluetooth para pareamento.

E tem também os botões de volume, um indicador do Bluetooth (piscando devagar está procurando aparelho, todo azul está pareado e piscando rápido está aberto a pareamento). Por último, tem um botão de play e pause que também atende chamadas, já que o XB31 tem um microfone. Se apertar duas vezes esse botão, ele passar a música; três vezes, volta.

Mais distante fica o local do NFC, tradição da Sony, que permite conexões muito rápidas com smartphones que também têm NFC. Abaixo ficam quatro pezinhos em borracha, enquanto debaixo da grossa tampa de borracha na traseira residem diversas coisas: USB A comum (que recarrega seu aparelho), micro USB para recarga (com LED que fica aceso em laranja enquanto recarrega), P2 de áudio, um reset e três botões. 

sony02
Outros botões e conexões escondidos atrás de tampa de proteção / © NextPit por Stella Dauer

Um deles informa, por voz, em inglês, a porcentagem da bateria, mas se você apertar por muito tempo apaga as luzes da caixa. Outros dois botões são mais misteriosos e específicos. O WPC ativa a função Wireless Party Chain, e com ele você liga outras caixinhas da Sony no mesmo som, amplificando o volume e a qualidade. São até 100 caixinhas juntas, de diversos modelos atuais, ou até 10 mini system, todos da linha Sony desse ano.

Já com o botão ADD você ativa o Speaker Add, e pode colocar duas caixinhas Sony XB31 para atuar, cada uma, como um lado do som, melhorando volume e estéreo, ou tocando o mesmo som. Ela também funciona com o Google Assistant e com a Siri, mantendo o botão de play apertado por três segundos.

sony09
Robusta e pesada / © NextPit por Stella Dauer

Funções especiais

Um app da Sony, chamado Music Center, ajuda em diversas coisas. Ao invés de usar atalhos em combinações de botões na XB31, é possível configurar tudo através de app gratuito para Android e iOS. Porém, ele é um confuso, e apesar de ser bonito, tem as configurações espalhadas para todos os lados.

Uma das coisas que podem ser controladas por ele são as luzes da moldura da XB31. Você pode desligar tudo se não gostar, mas há 12 perfis que passam por cores mais calmas, sólidas ou outras mais animadas, que trocam mais rápido e até que ativam as luzes estroboscópicas que ficam atrás do tecido da parte frontal (eu não gosto muito dessas, mas ajudam em festas).

sony04
App ajuda a configurar luzes / © NextPit por Stella Dauer

E como se não bastasse essa caixa já ter luzes pra festa, ela tem também interação sonora . No app (ou dando dois tapas na parte traseira da XB31) você ativa o Party Booster. Com ele ativado, você pega a caixa na mão e literalmente batuca nela. As laterais, frente, cima e baixo, quando batidas, emitem sons. E esses sons também são configurados, podendo ser de tambores ou efeitos especiais. É uma função bem diferente, admita.

sony08
Party Boost / © NextPit por Stella Dauer

A potência da bateria da XB31 não é informada em lugar nenhum, mas ela é forte o suficiente para recarregar seu smartphone através da conexão USB na traseira enquanto você escuta música pelo Bluetooth. Ela durou 3 horas e meia com o volume médio e a função Extra Bass ligada (além das luzes) e mais de 13 horas com o volume mais baixo e o som no Standard, sem luzes. O volume vai ficando mais baixo conforme a bateria fica mais fraca e não aumenta até a carga terminar de ser carregada.

Ela levou 5 horas para recarregar, e para saber que precisa fazer isso você recebe avisos em voz, em Inglês, quando a bateria está baixa. Mais ou menos uma hora antes de morrer ela diz “Please charge” (Carregue por favor). Apertando o botão de bateria na traseira ela informa se está em 20%, 50%, 70% ou totalmente carregada.

A caixa da XB31 traz, além dela, um cabo para carga e pequenos e básicos manuais. No app e na internet você encontra informações mais completas. Infelizmente, não vem com fonte, mas você pode usar a do seu smartphone ou outros eletrônicos pequenos.

Ela não tem Extra Bass à toa

Mas e a qualidade, o que mais deve importar a muitos de vocês? Eu não sou a mais experiente audiófila, então essa é a opinião de alguém que gosta muito de música. Eu gosto dos graves evidenciados, então a função de destaque da XB31, o Extra Bass, é um grande diferencial aqui .

Ele realmente eleva os graves da música, perdendo bem pouca qualidade. Quem não curte graves mais pesados não vai achar muito bom, pois a função às vezes pode abafar a música sem motivo, mas para quem gosta de batidas mais fortes é uma das melhores opções pelo preço. 

sony07
Extra Bass é destaque na XB31 / © NextPit por Stella Dauer

Se não gostar, tem o modo padrão e também o Live, que destaca mais agudos e a tridimensionalidade na música, aumenta o volume e aprimora alguns dos médios, sem ficar ruim. Em muitos casos, é melhor do que o Extra Bass.

Ela aceita padrões de áudio de alta fidelidade como o AAC e o LDAC, tecnologia de codificação de áudio desenvolvida pela Sony, que permite o streaming de áudio através de conexões Bluetooth de até 990 kbit/s a ​​24 bits/96khz. Usei com o Xperia XZ2 Compact e gostei do resultado, embora não seja super perceptível para quem não entende.

Gostei muito do som, considerei ele mais limpo do que o de outros na mesma faixa de preço, como a própria Flip 4. Graves, médios e agudos são bem definidos e mais naturais, o volume pode ficar bem alto, muito mesmo. Os alto-falantes têm 48 milímetros cada.

sony06
Atalhos do app / © NextPit por Stella Dauer

Veredito Final

Para sua categoria média, já que existem menores (como a própria XB21), ela é realmente uma das melhores. Não é a mais barata, mas traz a tradição de áudio da Sony junto com ela. Eu já tinha gostado muito da XB30 e do Extra Bass, e o mínimo que dá para dizer é que a Sony manteve a qualidade que eu já tinha visto, trazendo o extra de ser em tecido e IP67.

Ir para o comentário (5)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
5 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fred Assag 1
    Fred Assag 15/08/2019 Link para o comentário

    A caixa de som não acompanha carregador de tomada. Alguém sabe recomendar algum tipo de carregador, que não irá afetar a vida útil da bateria?


  • 11
    Erlon Lima 19/09/2018 Link para o comentário

    Realmente em termos de qualidade sonora a Sony manda muito bem, mas o que me irrita é o volume diminuir quando a bateria está acabando. Isso deveria ser opcional.


  • J H Gouveia 30
    J H Gouveia 19/09/2018 Link para o comentário

    Eu quero...


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 19/09/2018 Link para o comentário

    Já me interessou, com esse recurso de Extra Bass.


  • Bruno S. 32
    Bruno S. 19/09/2018 Link para o comentário

    Vai fazer 2 semanas que adquirir a xb31, de fato ela é uma excelente caixa de som.
    Em questão de qualidade vi em comparativos gringos que ela é superior a JBL Charge 3 sendo concorrente direta com a Pulse 3 e ainda sim a Sony levando vantagem, a Sony está entrando na briga nesse segmento.

    J H GouveiaConta desativadaStella Dauer

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.