Câmera do celular sem foco? Saiba como resolver esse problema

Câmera do celular sem foco? Saiba como resolver esse problema

Quase todo mundo já passou pela situação, família reunida, hora da fotografia, smartphone na mão e... uma foto embaçada. Tentar novamente não conserta o borrão de pixels na tela. O problema neste caso é que a câmera do celular não foca, o que pode ter várias causas. Confira as diferentes soluções para resolver o problema de imagem desfocada na câmera e melhorar suas fotos.

Pegue um atalho:

AndroidPIT Camera BlindTest
O smartphone é a principal câmera da maioria das pessoas. Veja como resolver o problema da câmera do celular sem foco / © NextPit

Câmera do celular sem foco: limpe a lente

O manuseio diário do celular acaba deixando marcas não apenas na tela, como também no módulo de câmera. No caso da câmera de selfie, é comum que a gordura do rosto acumule sobre a lente frontal, enquanto a câmera principal costuma ficar com marcas de digitais e poeira.

Pode parecer óbvio, mas vale a pena limpar a lente com um pano de microfibra apropriado — semelhante àquele que as óticas dão de brinde na venda de óculos —, especialmente antes de ocasiões especiais. Na correria, vale usar uma camiseta de algodão limpa ou papel higiênico, mas tome cuidado e não esfregue com muita força para não riscar o material!

Mesmo nos casos em que o vidro ou plástico da lente não pareça sujo, vale seguir o conselho, já que nem sempre é possível notar o acúmulo de sujeira em frente à câmera.

Câmera do celular embaçada: tente desligar e ligar o aparelho

Pode parecer conselho de atendente do suporte técnico, mas não custa tentar — eu mesmo já passei por isso. Às vezes, o aplicativo de câmera ou algum componente de sistema está com algum conflito ou sobrecarga e simplesmente se recusa a funcionar direito. Nestes casos, reiniciar o celular pode solucionar os problemas de fotos sem foco.

Reiniciar o app de câmera pode até resolver as fotos embaçadas em alguns casos, mas para garantir desligue o celular — deixe pressionado o botão de liga/desliga por alguns instantes e toque na opção “Desligar” —, espere alguns segundos e então ligue novamente o smartphone.

S7 camer zoom
Zoom digital causa perda de detalhes e nitidez / © NextPit

Câmera do celular sem foco: Zoom digital pode prejudicar a qualidade

Alguns apps de câmera podem manter as configurações de zoom mesmo após serem reiniciados. E como já repetimos inúmeras vezes, o zoom digital é um recurso que reduz a qualidade das fotos, resultando em fotos embaçadas ou sem nitidez.

Para voltar à ampliação padrão da câmera, faça o movimento de pinça na tela, aproximando os dedos. Alguns aplicativos e smartphones podem oferecer outras opções para controlar o zoom, como uma barra deslizante na tela, ou ainda a possibilidade de controlar a ampliação com os botões de volume — neste caso, o botão para reduzir o volume geralmente reduz também o zoom.

Câmera do celular embaçada: faça o foco manual

Apesar de ser um recurso amplamente usado em aparelhos intermediários e premium, o foco automático não está disponível em alguns smartphones, ou tem o funcionamento lento. Nestes casos, tirar uma foto logo após abrir a câmera pode resultar em uma foto embaçada.

Outra possibilidade é que o foco automático tenha sido desligado sem querer. Neste caso, consulte as configurações do app de câmera para ativar o recurso.

Caso o celular tenha um foco automático lento ou ruim, para garantir que o aparelho foque a pessoa ou objeto correto na cena, toque no ponto desejado, em volta do qual o aplicativo mostrará um quadrado verde, e então tire a foto.

sony xperia z5 compact camera manual mode wb de
Quantidade de opções no modo manual pode intimidar / © NextPit

Câmera do celular sem foco: mude para o modo automático

Apesar da infinidade de recursos avançados, os modos manuais nos celulares podem ser uma armadilha para usuários que só querem registrar um acontecimento. Um dos ajustes que acompanha a opção é justamente definir um ponto de foco fixo, que serve apenas para situações específicas.

Para a maioria dos usuários, o modo automático costuma ser mais do que suficiente para o dia-a-dia, especialmente nos aparelhos mais recentes e seus recursos de inteligência artificial. Por isso, consulte o aplicativo de câmera no seu smartphone e tente desligar modos manuais ou “Pro”.

Câmera do celular embaçada: problemas técnicos?

As soluções a seguir são mais radicais e deixam o aparelho fora de combate por algum tempo, então só valem em último caso, após tentar todas as soluções acima.

Redefinição de fábrica

É possível que o aplicativo de câmera do aparelho esteja com algum bug de funcionamento. Neste caso a solução pode ser verificar se há alguma atualização de sistema disponível, ou, em último caso, redefinir as configurações do aparelho, fazendo uma restauração de fábrica do smartphone.

Lembre-se que a restauração apaga todos os dados do celular, por isso, faça uma cópia de segurança dos arquivos antes de seguir os passos indicados na página.

Lente embaçada por dentro

Outra possibilidade é que a lente esteja embaçada ou suja por dentro, após a entrada de poeira ou umidade. Neste caso, é preciso entrar em contato com a fabricante para verificar se houve um recall — alguns modelos em 2020 tiveram problemas de projeto com o conjunto de câmera, por exemplo —, ou então para localizar a assistência técnica oficial mais próxima.

2021 03 10 camera Redmi Rrezart Hajrizi MiCommunity
Sujeira dentro da lente tem solução mais demorada / © Rrezart Hajrizi/MiCommunity

A limpeza das lentes é um processo delicado, em que qualquer descuido pode danificar permanentemente os elementos ópticos do módulo de câmera e, por isso, é melhor que seja feito por um profissional autorizado.

Problema no sensor

Em casos extremos, o sensor da câmera — responsável por captar a luz — pode ter se danificado. Novamente, recomendamos uma busca por assistências técnicas autorizadas, para não perder a garantia de fábrica, que em alguns casos pode cobrir os custos do reparo.

Como se trata de um componente caro e de reposição menos frequente, o custo do reparo fora da garantia pode não compensar. Pese os prós e os contras antes de pagar pelo conserto. Dependendo da idade do aparelho, vale considerar os avanços em processamento de imagem nos últimos dois anos, liderado pelo Google com a linha Pixel e as chinesas Huawei e Xiaomi.

Lembrou de alguma solução que ficou de fora do nosso guia? Compartilhe suas experiências com a comunidade NextPit no campo de comentários.


Este texto foi atualizado em março de 2021 e comentários anteriores à data foram mantidos.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Leonardo M. Tavares 27/01/2020 Link para o comentário

    O meu moto G4 Plus num evento de carros antigos as fotos estavam ficando com imagens duplicadas e o mais estranho a imagem principal preto e branco e a imagem secundária num borrão vermelho. Só normalizou após reiniciar o celular umas 4 vezes.


  • Edinho K. 08/01/2020 Link para o comentário

    Alguns problemas são mais complicados do que falha no software. Se o cidadão tiver a "sorte" de ser premiado, só trocando todo o módulo da câmera...


  • Jairo rios 08/11/2019 Link para o comentário

    As vezes , restaurando para configurações de fabrica resolve este problema , já ocorreu comigo.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.