Celular demorando para carregar: o que fazer?

Celular demorando para carregar: o que fazer?

A bateria do seu smartphone está no fim e você tem alguns poucos minutos para ficar perto da tomada. Porém, por alguma razão, a recarga não flui e parece mais lenta do que o normal. Será que isso significa que é hora de trocar de aparelho? 

Saiba que essa é apenas uma entre as muitas possibilidades. Há diversos fatores que influenciam para a velocidade de recarga de um aparelho, mesmo naqueles modelos que possuem tecnologias de carregamento rápido. Um cabo incompatível, uma fonte avariada ou mesmo apps drenando a carga em segundo plano podem complicar muito mais as coisas. 

Se o seu celular está apresentando um comportamento estranho, fique calmo: estamos aqui para ajudá-lo a resolver. Aqui estão algumas hipóteses para você testar (e comprovar) por quais motivos a recarga anda mais lenta do que o normal. 

1. Cabos velhos ou sem certificação 

Quando você recebe o seu smartphone novinho em folha, há um carregador e um cabo na caixa – pelo menos por enquanto. O cabo original foi testado e aprovado pelo fabricante para entregar a capacidade máxima de carga ao aparelho. 

Porém, cabos velhos, danificados e, principalmente, versões sem certificação ou homologação do fabricante, podem prejudicar o desempenho na hora do carregamento. Na dúvida, teste a recarga com um outro cabo, de preferência novo. 

2. Nem todas as fontes de energia são iguais 

A recarga ideal é aquela que é feita com cabo e carregador originais, sempre em uma tomada de parede. É claro, sabemos que é possível carregar o aparelho em outros dispositivos, como baterias externas ou mesmo na saída USB do PC.  

Nesses casos, a energia recebida será menor e, consequentemente, o tempo de recarga será maior. Se você quer a melhor experiência possível, sempre, a sua opção deve ser pelo carregador de parede, com fio. Mesmo os carregadores wireless originais não oferecem a mesma velocidade. 

MongDa wireless charger hero 2
 © AndroidPIT

3. Adaptador trocado pode limitar a recarga 

Observe ainda se o adaptador de tomada que você está utilizando é o original do aparelho. Se não for, é bem possível que a recarga sofra algum tipo de queda de desempenho. Os aparelhos mais novos, especialmente aqueles com tecnologia de recarga rápida, perdem em eficiência quando são recarregados com outras fontes. 

Se por um lado não há incompatibilidade entre tecnologias desenvolvidas por Samsung, Motorola ou LG, por outro há limitações técnicas que podem comprometer a experiência. 

4. O problema está no software 

Aplicativos mal otimizados ou com atualizações pendentes podem comprometer não apenas o funcionamento do aparelho, mas também a recarga. Isso porque eles sugam muita energia, chegando até mesmo a consumir mais do que a capacidade de recarga do produto. 

Muitas vezes esses apps defeituosos estão rodando em segundo plano e nem sequer nos damos conta deles. A dica é: reinicie o celular ou feche todos os apps em execução para evitar que isso aconteça. 

5. Você não para de usar o aparelho 

A última razão para a lentidão da recarga pode ser o uso incessante do aparelho. Quando a tela está ativa, com intensidade de brilho alta, e apps que requerem maior capacidade de processamento estão em execução, a energia é drenada com mais rapidez. 

Se o aparelho em questão é um modelo que não possui um sistema de recarga rápida, então são grandes as chances de que você não esteja dando tempo para ele se recuperar. É hora de fazer uma pausa e aguardar até que a bateria retorne a um patamar confortável. 

E se nada disso der certo? 

Se nenhuma das alternativas acima resolver o problema, pode ser que o seu celular esteja mesmo no limite. A bateria é um componente que costuma se desgastar com mais rapidez do que outros itens. Porém, nesse caso você terá outros sinais, como incapacidade de sustentar a carga por muito tempo. 

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.