NextPit

Google reconhece lentidão em Wi-Fi e vai corrigir problemas com Androids, Chromecast e Google Home

androidpit Chromecast 2015 14
© NextPit

A Google reconheceu que um erro no software Cast, presente em celulares Android, mas também no Chromecast e no Google Home, pode realmente enviar grandes quantidades de dados, causando problemas em algumas redes Wi-Fi. Dependendo do caso, o sinal pode ser reduzido ou até derrubado. A empresa afirmou, ainda, que sua equipe já identificou o problema e liberou uma correção, que vai chegar ao poucos aos dispositivos 

Destacar mudanças recentes

Usuários do mundo todo reportaram recentemente problemas em suas redes Wi-Fi enquanto utilizavam o Chromecast ou o Google Home – esse último não é vendido oficialmente no Brasil. Os roteadores afetados são das marcas Asus, Linksys, Netgear, TP-Link e Synology conforme relatos encontrados no Reddit.

O problema acontece quando o usuário coloca os dispositivos conectados ao Chromecast ou ao Google Home em modo suspenso, também chamado stand by. Ou melhor, quando eles acordam desse modo. Nesse momento, os aparelhos do Google começam a enviar muitas informações de uma só vez, causando uma sobrecarga que acaba derrubando o sinal de Wi-Fi de alguns roteadores. 

Segundo a TP-Link, o envio de dados nessa situação pode exceder mais de 100.000 pacotes. O normal é que esses dispositivos mandem os dados de forma gradual, enviando poucos pacotes em intervalos de 20 segundos. Mas, quando voltam do modo suspenso, acordam e acontece essa essa sobrecarga. A empresa afirmou, ainda, que quanto mais tempo o dispositivo ficar em stand by, mais fácil será estourar esses valores, derrubando assim o sinal.

androidpit Chromecast 2015 10
Chromecast pode interferir no Wi-Fi / © ANDROIDPIT

A fim de resolver essa falha, a Linksys e a TP-Link já lançaram atualizações para seus roteadores. Um porta-voz da Google, em conversa com o The Sun, afirmou que “a empresa está consciente de que um pequeno número de usuários está tendo problemas”, e que “a equipe está trabalhando rapidamente para compartilhar uma solução”. 

Você já teve problemas com o Chromecast?

Fonte: Reddit, The Sun, Google

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   47
    Conta desativada 16/01/2018

    Cai o sinal em conexoes mas lentas, sobrecarregando o fluxo de informações, por isso a perda de sinal .. Na sala de reunião que uso são 20 chromecast ligados, ficam em stand by sempre e nunca aconteceu isso.... A atualização do Google seria pra se liberar aos poucos os pacotes e não tudo de uma vez só, resolvendo o problema

  • Victor Lima 19/01/2018

    que bom que a Google logo se pronunciou e reconheceu

  • Sidney 19/01/2018

    Já imaginou se fosse Apple? Ou os usuários não sabiam manusear ou era para economizar a bateria.

  • Agnaldo 19/01/2018

    "Não nos responsabilizamos pelo alto volume de dados enviado por excesso de uso do dispositivo"

  • Deivis Schuman 17/01/2018

    Nada que uma simples atualização não resolva!
    Diferente das baterias da Maça Mordida! ^^

93 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Alax Ricard de Souza S. 22/01/2018 Link para o comentário

    Agora não informa quais roteadores que foram lançado estas atualizações de correção que ninguém o sabe, e porque a Google não lança uma atualização também para o produto já que esta sabendo que o bug não é só por causa do roteador e sim do produto que consume muito dados.


  •   85
    Conta desativada 22/01/2018 Link para o comentário

    Google e seus bugs misteriosos.


  • Deivis Schuman 20/01/2018 Link para o comentário

    Ainda bem ninguém vai precisar pagar pra resolver esse problema!


    • Sidney 20/01/2018 Link para o comentário

      É que não tem bateria para trocar


    •   85
      Conta desativada 22/01/2018 Link para o comentário

      seria o mínimo também....


  • José Luís Silva Martiniano 20/01/2018 Link para o comentário

    Apesar de não ter problemas, é interessante que corrija essa falha.


  • Guilherme Gabriel 20/01/2018 Link para o comentário

    Solução de um problema que nem deveria ter existido! Que lástima! Ridículo! E outros discursos de ódio que vi acontecendo em ocasião parecida com uma outra empresa aí.

    E novamente, um erro que existe há ANOS em Chromecasts e só ganhou atenção agora. Cadê os argumentos? Frustrações? Vocês todos adora idolatrar a Google... e ficam cegos.

    Parabéns Google, e parabéns Apple por terem ido atrás dos prejuízos e estarem atrás de atualizações! Problemas causados por vocês, não fazem mais que a obrigação em consertar.


    • Sidney 20/01/2018 Link para o comentário

      Já vi esse tipo de escrita em algum lugar... onde será que foi?...kkkkk

      Conta desativadaAgnaldo


      • Agnaldo 20/01/2018 Link para o comentário

        Também já vi alguém ecrevendo assim... resta saber através de qual dos perfis...

        Conta desativada


      •   93
        Conta desativada 20/01/2018 Link para o comentário

        Tô vendo vários escrevendo assim Sidney e Agnaldo! kkk...


      • Guilherme Gabriel 20/01/2018 Link para o comentário

        Escrevo de forma correta porque é na qual acredito que seja mais viável. Escrevo assim com amigos, familiares, e outros. Ninguém nunca reclamou. Não tenho relação com esses fakes, poxa. Tem alguma forma de provar isso?


      • Alax Ricard de Souza S. 25/01/2018 Link para o comentário

        Eu não tenho nada a reclamar da escrita, mais do que você falou é a verdade e muito bem.


    • guaba 21/01/2018 Link para o comentário

      pelo menos ninguém teve que pagar pra resolver o problema :v


  • Phelipe B. 20/01/2018 Link para o comentário

    Eramos felizes com Windows XP e Symbian, só não sabíamos disso!


  •   99
    Conta desativada 19/01/2018 Link para o comentário

    Pronto problema resolvido.


  • Victor Lima 19/01/2018 Link para o comentário

    que bom que a Google logo se pronunciou e reconheceu


  • Anderson Maciel 19/01/2018 Link para o comentário

    Wifi no Android é de longe muito melhor do que no iOS, tenho 2 airport em casa, do tempo ainda que usava iPhone e nenhum iPhone pega 50mbit de download no speedtest, apenas os Androids. Vai entender.


    • Alax Ricard de Souza S. 20/01/2018 Link para o comentário

      Isso é bug que poderia ser corrigido com uma atualização de firmware pela Apple se eles se preocupa-se com os usuários.


  • Sidney 19/01/2018 Link para o comentário

    Eu tinha comentado que não era o fim do mundo, que uma correção simples de software corrigiria. Tá aí.


  • Agnaldo 19/01/2018 Link para o comentário

    Tá certo o que não pode e dizer que não aconteceu ou que a culpa é dos roteadores...


    • Sidney 19/01/2018 Link para o comentário

      Já imaginou se fosse Apple? Ou os usuários não sabiam manusear ou era para economizar a bateria.


      • Agnaldo 19/01/2018 Link para o comentário

        "Não nos responsabilizamos pelo alto volume de dados enviado por excesso de uso do dispositivo"


      • Alax Ricard de Souza S. 20/01/2018 Link para o comentário

        Isso é verdade.


  •   84
    Conta desativada 19/01/2018 Link para o comentário

    espero q tenha uma soluçao e q saia raapido


  •   47
    Conta desativada 19/01/2018 Link para o comentário

    Isso acho importante:
    reconhecer o erro, buscar uma solução rápida e se desculpar.
    Bem diferente de outras empresas que conheço.....


    •   7
      Conta desativada 19/01/2018 Link para o comentário

      Falar da Apple é fácil, só que nesse caso a própria Google admitiu, será que terá um suporto como a Apple?


    • Alax Ricard de Souza S. 19/01/2018 Link para o comentário

      Isso é verdade.


  • Wanderson Perin 17/01/2018 Link para o comentário

    Aqui em casa sempre que ligo, todos smartphones ficam com conectividade limitada... Não encontrei solução ainda, meu roteador é um Air Live N. Power


    • Alax Ricard de Souza S. 17/01/2018 Link para o comentário

      Amigo eu sofria isso com o roteadores brasileiro, como por exemplo a da TP-Link depois que eu mudei de roteador para o da Xiaomi os meus problemas acabaram amigo, eu uso agora uso o Xiaomi Router 3 amigo e não sofro com problemas de conexões simultânea.


      • Sidney 19/01/2018 Link para o comentário

        Bom saber. E o alcance dele, é bom?

        Conta desativada


      • Alax Ricard de Souza S. 19/01/2018 Link para o comentário

        É sim de até 300m sem barreiras amigo, eu tenho duas dele por ser em casas diferentes, e por fazer um de repetidor por ser casas diferentes, recomendo muito ele, tem controle remoto por meu do app Mi Wi-Fi que já tem em Português.


      • Sidney 19/01/2018 Link para o comentário

        Obrigado. Vou dar uma olhada.


      • Alax Ricard de Souza S. 20/01/2018 Link para o comentário

        Amigo na Gearbest esta com o preço bem acessível, mais o problema é que o suporte técnico da Gearbest esta uma porcaria que esta passa até duas semanas para responder ou resolver o problema do cliente, enquanto na Banggood é um pouco mais caro mais também o suporte técnico dele e a resolução do problema é mil vezes bem mais rápido e sem lenga lenga.


  • Alax Ricard de Souza S. 17/01/2018 Link para o comentário

    Sempre vai ter algum problema pois são produtos que consume muito mais dados, ram do roteadores pois precisa de muito mais trafego.


  • Junior Fornazi 17/01/2018 Link para o comentário

    por isso que meu Chromecast e tb o mi box tv de vez em quanto travam o wifi...... já estava na desconfiança.... vem logo atualização

    Conta desativada


  • Alax Ricard de Souza S. 17/01/2018 Link para o comentário

    Que bom que as empresas esta ciente e vai lança uma atualização de firmware para sanar este problema.


  • Jaiir_Reis 17/01/2018 Link para o comentário

    Tenho chormecast a 2 anos e sempre notei isso, do nada a rede wifi some e aparece na lista de wifi o nome do chormecast como se ele também fosse um ponto wifi.


  • Rodrigo Guilherme 17/01/2018 Link para o comentário

    "TP-Link já lançaram atualizações para seus roteadores." alguém me ensina como eu atualizo meu roteador da tp-link?


    • Ader Marcelo 19/01/2018 Link para o comentário

      vai no site, depois em download ou suporte, pesquise o modelo do seu roteador, veja na parte de baixo qual é a versão do seu modelo e baixe o zip, geralmente é só descompactar e fazer o upload no "site" do seu roteador nas configurações avançadas do sistema.

      Conta desativada


  • Victor Lima 17/01/2018 Link para o comentário

    isso é bom saber


  • Phelipe B. 17/01/2018 Link para o comentário

    Tá explicado o motivo da conexão voltar zunindo quando eu reinicio o roteador.

    SidneyConta desativada


  • Deivis Schuman 17/01/2018 Link para o comentário

    Nada que uma simples atualização não resolva!
    Diferente das baterias da Maça Mordida! ^^


    •   25
      Conta desativada 19/01/2018 Link para o comentário

      Mas porquê tanto ódio para com a maçã mordida?
      Roubou-te a mulher?
      Tirou-te o emprego?
      Gostavas de ter um Mac, Ipad ou Iphone e não consegues?...
      Calma!
      Tens outros sistemas operativos...Linux? Windows? Chrome os? Não gostas?
      Tens amigos com produtos Apple e gostavas de ter tb?
      A Apple não te obriga a comprar nada...
      Calma, descontrai.....relax
      Assim ficas doente!!


      • Deivis Schuman 20/01/2018 Link para o comentário

        Não é ódio não brother Pedro! Apenas indignado com o que ela fez!
        E não, não gostaria de ter um Mac, nem Ipad e nem Iphone!
        Estou relax de tudo! Flutuando! Levinho levinho!

        Conta desativadaConta desativada


  • Jairo rios 17/01/2018 Link para o comentário

    Felizmente nunca tive estes problemas


  • Soterio Salles 17/01/2018 Link para o comentário

    Tenho roteador da TP-LINK aqui e felizmente não fui premiado com o problema, no meu caso o Chromecast ainda é do primeiro modelo então não sei se tem alguma coisa a ver.
    A única coisa aconteceu recentemente foi de dar uns lags enquanto eu assistia conteúdo no YouTube mas o firmware do Chromecast atualizou e parou de acontecer o problema.


    • Deivis Schuman 17/01/2018 Link para o comentário

      Ele atualiza sempre?

      SidneyConta desativadaConta desativada


      • Soterio Salles 17/01/2018 Link para o comentário

        Volta e meia tem algum update, geralmente eu só sei porque quando ligo a TV vejo a tela de atualização.


    •   99
      Conta desativada 17/01/2018 Link para o comentário

      O meu é o 2 e nada aqui também


  • Ronaldo 17/01/2018 Link para o comentário

    Nunca tive esse tipo de problema.


  • Jonscravit 16/01/2018 Link para o comentário

    usem roteador com minimo 128 mb de RAM, portas gigabit, wifi Ac e CPU dual core, esses roteadores do brasil são uma buesta, aqui nunca deu lag


    • Deivis Schuman 17/01/2018 Link para o comentário

      E aqui no Brasil existe algum roteador com essas configurações?


      • Sidney 17/01/2018 Link para o comentário

        Em São Paulo você consegue comprar qualquer tipo de roteador na Santa Ifigênia. Basta ter paciência para procurar. Acredito que encontre também no Mercado Livre, pois os vendedores da SI vendem também no ML.


      • Jonscravit 17/01/2018 Link para o comentário

        tem mas custa bem mais aqui, vc compra assim por 100 reais na china com suporte a firmware alternativo a openwrt etc

        aqui alguns modelos, os da Tenda preço bom
        TP-Link Archer C7 AC1750 (processador single-core Qualcomm QCA9558 720mhz, 128 ram) U$55
        Tenda AC18 AC1900 (processador dual-core Broadcom BCM4709C0 1.4ghz, 256 ram) U$55
        Tenda AC15 AC1900 (processador dual-core Broadcom BCM4708A0 800mhz, 128 ram) U$33
        D-Link DI R-859 AC1750 (processador single-core Qualcomm QCA9563 750mhz, 128 ram) U$55


  • Sidney 16/01/2018 Link para o comentário

    Nada que uma correção de software não resolva. Vi essa matéria em vários sites como se fosse o fim do mundo. O fim do mundo seria se eles acionassem o dedo do Trump contra o botão vermelho.


    • Jonscravit 16/01/2018 Link para o comentário

      culpa de roteadores com 32mb ram, cpu fraca e chip wifi defasados e capenga.. na china roteadores gigabit, dual core, 128mb ram wifi AC atual por 100 reais. .aqui o decente fica a partir de 300 reais


    • Deivis Schuman 17/01/2018 Link para o comentário

      Quais os melhores aqui?


  • José Luís Silva Martiniano 16/01/2018 Link para o comentário

    Até o momento, nunca tive bronca nenhuma.


  • Daniel 16/01/2018 Link para o comentário

    Nunca tive problemas. Li nos comentários de uma matéria de outro site que a TP-Link está desenvolvendo um dongle como o chromecast e por isso teria intenção de desmerecer a Google, sendo essa uma falsa informação, entretanto, não sei se isso é verdade, mas não duvido.


  •   47
    Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

    Cai o sinal em conexoes mas lentas, sobrecarregando o fluxo de informações, por isso a perda de sinal .. Na sala de reunião que uso são 20 chromecast ligados, ficam em stand by sempre e nunca aconteceu isso.... A atualização do Google seria pra se liberar aos poucos os pacotes e não tudo de uma vez só, resolvendo o problema


    • Jonscravit 16/01/2018 Link para o comentário

      roteadores capenga e caros que tem no brasil


    •   18
      Conta desativada 27/01/2018 Link para o comentário

      20 Chromecast?! Uau O_o


    • Alax Ricard de Souza S. 29/01/2018 Link para o comentário

      Roteadores do Brasil nunca foram excelentes e sim muito lentos que qualquer conexão sobre carrega eles enquantos roteadores internacional não sobre carrega tão fácil assim, roteador de fora é uma porcaria.


  • Thiago19 16/01/2018 Link para o comentário

    Kkkkk tá explicado pq meu roteador sempre que eu ligava o chromecast caia o wifi...


  •   99
    Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

    Até agora não tive este problema...


  •   84
    Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

    vixe cabou a alegria


    • Deivis Schuman 17/01/2018 Link para o comentário

      Acabou a farra! ^^

      Conta desativadaAgnaldoSidneyConta desativada


      • Sidney 17/01/2018 Link para o comentário

        Acabou a brincadeira

        Conta desativadaConta desativadaAgnaldo


      • Agnaldo 17/01/2018 Link para o comentário

        Acabou o recreio

        Conta desativadaSidneyConta desativada


  •   93
    Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

    O modelo mais atingido da TP-LINK é a linha Archer.
    Quando adquiri o Chromecast tive alguns problemas de conexão, mas o Wi-Fi nunca caiu.


    • Deivis Schuman 17/01/2018 Link para o comentário

      Qual roteador tu usa brother?


      •   93
        Conta desativada 17/01/2018 Link para o comentário

        Um WR 940N da TP-LINK Deivis.
        Inclusive comprei no Mercado Livre.


  • Agnaldo 16/01/2018 Link para o comentário

    Mais de 100.000 pacotes? O Google não pode mesmo esperar pelos dados fresquinhos...


  • Agnaldo 16/01/2018 Link para o comentário

    “a empresa está consciente de que um pequeno número de usuários está tendo problemas”

    Só eu achei essa declaração meio sacana? Ala Apple?


    •   93
      Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

      A Google já respondeu que irá resolver o problema com uma pequena atualização Agnaldo.


      • Agnaldo 16/01/2018 Link para o comentário

        Mas eu achei estranho o fato deles declararem "um pequeno número de usuários" como se estivessem tentando diminuir o problema.


      •   93
        Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

        Isso é verdade Agnaldo, já minimizaram o problema.


      •   99
        Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

        Ainda bem!


    •   99
      Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

      Também achei brother AC


      •   93
        Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

        Opa... resolveu aparecer Robozinho?


      •   99
        Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

        Acho que não voltei de viagem ainda KKKKK


      •   99
        Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

        Mas estou de volta 👍


      •   93
        Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

        Hahaha...
        Tá viajando ainda!


      •   93
        Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

        Rapaz que viagem longa hein?
        Bem vindo Claudio! ✌️


      • Sidney 16/01/2018 Link para o comentário

        O robô tava sumido. Acho que estavam usando ele para fazer aquele teste de inteligência artificial...kkkkk


      •   93
        Conta desativada 16/01/2018 Link para o comentário

        kkkk...
        Coitado do nosso amigo Sidney...


    • Deivis Schuman 17/01/2018 Link para o comentário

      Uma simples atualização e fim de papo! ^^

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.