NextPit

Cinco anos da linha Moto G: seria essa uma história de sucesso?

moto g timeline special
© NextPit

Como o tempo passou rápido! O ano de 2017 marca o quinto ano da série Moto G, lançado originalmente em 23 de novembro de 2013. O smartphone, queridinho dos brasileiros, teve momentos bons e ruins, mas se mantém até hoje como uma referência no segmento intermediário. Neste artigo, irei fazer uma rápida retrospectiva sobre estes últimos anos de Moto G, passando por todos os modelos.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

O primeiro a gente nunca esquece

Galaxy Win, Nexus 4 e Galaxy S3 Mini. Estes são três exemplos de smartphones que estavam à disposição dos usuários que queriam gastar até R$ 1.500 em 2013. Quem tinha o orçamento curto, acabava investindo em modelos pouco atraentes e funcionais. A luz no fim do túnel naquele ano foi o lançamento do Moto G, em novembro.

Você pode não ligar para os modelos intermediários, ou então não gostar de aparelhos da Motorola. Mas, você não poderá negar que este dispositivo tem uma importância significativa na historia dos smartphones com Android. O preço era bom, o acabamento era interessante e, o melhor, as especificações eram mais do que justas.

AndroidPIT moto g 2013 8956
Moto G 2013 / © NextPit

Como disse, só não usava um Moto G na época quem realmente não gostava da Motorola, ou então preferia investir em modelos tops, como o LG G2 e Xperia ZQ.

O primeiro Moto G é um marco para sua própria fabricante, visto que este é o celular mais vendido em toda sua história até hoje. Existia um modelo com TV, um dual-SIM com mais armazenamento e também uma opção com mais cores de capas traseiras.

Crescendo

Definitivamente, o Moto G era um projeto sólido e bem posicionado no mercado em meados de 2014. Faltava apenas um amadurecimento na série, ou seja, crescer em alguns aspectos. A resposta da Motorola aos anseios do público que esperava pela segunda geração do seu best-seller veio em 5 de setembro daquele ano. A aposta para este modelo foi a tela maior, expansão da memória e áudio estéreo.

Com relação aos alto-falantes, uma curiosidade: a edição 2014 foi a última que trouxe som estéreo, infelizmente. A Motorola introduziu um novo visual, mais adequado ao novo tamanho do aparelho, mantendo as principais características que haviam consagrado a série anterior. Logo, poucas alterações foram feitas no hardware, mas, de modo geral, a novidade foi bem recebida pela comunidade. 

motorola moto g 2015
Moto G 2014 / © NextPit

O ponto mais interessante com esse lançamento era a abrangência do Moto G entre os brasileiros. Os altos índices de vendas fizeram com que o Moto G saísse da comunidade mais envolvida com Android e fosse alcançado por milhares de usuários. As cobranças por mais hardware e recursos logo aumentaram, e isso fez com que as coisas ficassem mais diferentes, digamos, com o próximo lançamento.

Diferente até demais

O que foi o Moto G3? Um erro, um acerto, ou o Moto G menos Moto G que você já viu? Ainda me lembro do evento de lançamento do Moto G3, que aconteceu em 28 de julho de 2015. O nome estava lá, assim como o software puro e suas especificações, que por sinal se mantiveram as mesmas de seu predecessor.

Era nítido que havia um esforço da Motorola em levar o Moto G a novos públicos, apresentando o modelo como um produto mais descolado, cheio de recursos modernos, como proteção contra água, e totalmente customizável. A chegada da plataforma Moto Maker ao Brasil naquele ano foi algo bastante promissor, visto que até então os usuários não haviam tido uma experiência de personalização neste nível.

Anteriormente, o Moto G podia ser customizado através de capas traseiras, o que deixava os usuários incomodados, visto que o excesso de aparelhos iguais pelas ruas era enorme. Logo, a Motorola apostou forte na personalização. 

traseiramotogturbo
Moto G 2015 / © NextPit

Alguns meses após o seu lançamento, o Moto G3 ganhou uma variante, o Moto G3 Edição Turbo. Nela, todas as correções que deveriam ter sido feitas no modelo principal estavam presentes por uma diferença de preço mínima. Tínhamos mais memória RAM e também o suporte para o sistema de carregamento turbo.

Afinal, quem quer gastar pouco num celular certamente irá priorizar um produto que seja funcional e rápido, e não irá se importar muito se o mesmo tem ou não certificação IP68. O Moto G3 foi a série menos atualizada até hoje, visto que o modelo recebeu apenas uma versão do Android, ao contrário de seus predecessores. Nem mesmo a Edição Turbo, com mais memória RAM, ganhou atualizações mais recentes do sistema.

De volta às origens

A Motorola havia se tornado Lenovo, e essa mudança de direção podia ser notada através de seus produtos. A proposta de marca chinesa era expandir a linha Moto para países asiáticos, logo, a necessidade de variar os modelos da série Moto G se tornou uma prioridade. Outro cenário em 2015 era o setor mobile, onde estava se tornando impossível criar um modelo com custo/benefício competitivo por menos de 900 reais.

motog4plus androidpit front
Moto G4 Plus / © NextPit

O Moto G4 foi lançado em três variantes: Moto G4 Play, Moto G4 e Moto G4 Plus. Cada uma delas convencia o usuário por motivos diferentes. A mais básica tinha uma duração de bateria melhor, enquanto o modelo intermediário vinha com custo/benefício mais atraente e o último aparelho carregava alguns extras.

A Motorola otimizou o hardware, melhorou as câmeras e voltou a apostar no básico com o consumidor, como era feito com o Moto G2. Menos recursos mainstream e melhor experiência de uso foi a proposta dessa geração.

Aparência é tudo

Com hardware quase idêntico ao de seu predecessor, os novos Moto G5 chegaram ao mercado este ano apostando, entre outras coisas, no visual elegante. É claro que design é algo subjetivo, mas a Lenovo garante que priorizou a estética e a qualidade dos materiais que compõem os Moto G5. Neste ano, ao contrário de 2016, temos apenas duas variante, o que deixa a faixa de entrada em aberto para a Motorola investir em novas opções não-Moto G.

AndroidPIT lenovo moto g5 1105
Moto G5  / © NextPit

Os modelos novos não agitaram o mercado como aconteceu nos dois primeiros anos de vida, mas a Motorola ainda está por cima. A Lenovo assumiu de vez às frentes deste projeto, o que gerou uma onda de críticas entre a comunidade, que se incomoda bastante com os rumos que a série está tendo.

Talvez pela pressão, ou por questões mercadológicas, a Lenovo precisou rever seus planos e assumiu publicamente que ofuscar o brilho da gigante americana foi um erro. Agora, mais do que nunca, a Motorola volta a ser o cartão de visitas dessa joint venture. Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

Vida longa ao Moto G!

Hoje, a Motorola é a quarta maior fabricante do mundo fora da China. A segunda maior no mercado nacional. O Moto G pode não ser o principal produto no portfólio da marca hoje, na opinião de muitos usuários, mas, definitivamente, ele foi o responsável por consolidar a marca nessas posições tão disputadas entre os fabricantes. Desde 2013 muitas novidades chegaram ao país, e muitas dessas ameaçaram a popularidade do modelo intermediário, como a Asus.

Entramos no quinto ano de vida do Moto G, e pessoalmente desejo vida longa a este cara! Contudo, não devo fechar os olhos ou me ponderar com relação às críticas. O Moto G pode não ser o símbolo da inovação máxima da Motorola, pois já vimos a empresa desenvolver altas tecnologias para outros modelos, como o Moto X Force e o Moto Z, mas ele certamente é um símbolo de uma revolução que aconteceu num determinado momento. Foi o líder máximo.

Espero que os próximos Moto G voltem a olhar mais para a comunidade que o abraçou, que o divulgou e que difundiu seu valor as pessoas que sequer conheciam as possibilidades que um modelo com hardware justo era capaz de oferecer.

A Motorola abriu um caminho, deslizou em certos momentos, mas em contrapartida conseguiu montar uma base forte de usuários, que consomem a marca antes de olhar para os pontos contras de seus modelos. O Moto G original representa bem essa ideia, e espero que a série caminhe para o futuro sem deixar de olhar para o seu passado.

O que você tem a dizer sobre os Moto G? Já teve algum?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   84
    Conta desativada 07/04/2017

    Ta mais pra uma Historia de fracasso , começou acima da media com G 1 e agora virou tudo aquilo que a google lutou contra quando lançou o G1 .......

  •   19
    Conta desativada 07/04/2017

    Querendo ou não a linha G da Motorola e linha J da Samsung são as mais vendidas no Brasil. Não adianta ficar falando que a Lenovo acabou com a Motorola, esse segmento é o que mais vende, quem compra esses produtos nem sempre procuram informações de hardware e software... A grande maioria confia na marca.

  • Henrique P. 07/04/2017

    Não vejo nada mais além do que um modelo bom e com um ótimo custo-benefício e na sua segunda versão marcou como o início da queda da qualidade.

    G2: problemas com a atualização do Marshmallow
    G3/G3 Turbo: problemas de áudio e falta da API Nougat para atualizar o aparelho
    G4 Play/G4/G4+: Apenas o primeiro considero como um celular que mostrou-se a nível, mas o custo-benefício não chamou a atenção. Os outros dois, bem acho que não preciso nem falar...
    G5/G5+: um possível acerto, porém sem o custo-benefício que houve na primeira geração.

    Perdeu o título de melhor custo-benefício para o Zenfone 3 e se bobear poderá perder mais coisas ainda.

    Obs: fanboys e pessoas que não tiveram problemas com as gerações citadas, não venham pra cima de mim me xingar e falar que sou hater da Motorola e do Moto G

    - Tenho um Motorola: o Moto Maxx
    - Tenho um Moto G2, como aparelho secundário, o uso quando tenho alguns problemas com as ROMs do Moto Maxx
    - Só porque você não teve problemas não significa que os outros não tiveram

  • Rosane O. 07/04/2017

    Minha mãe não larga a Motorola. Acha lindo e há anos -muitos anos- é só essa marca que ela compra.
    Com o dia das mães chegando, pretendo comprar pra ela um bom aparelho, estou pensando entre o Moto G5 Plus ou o Moto Z Play. Dependendo de alguma promoção (vou rezar pra ter), vou acabar pegando o Z mesmo. :)

  • Roger S. 07/04/2017

    Comprei o lendário Moto G1 XT1033. Até hj tá firme e forte com a minha mãe, a bateria está boa ainda e o sistema roda liso. Foi o único Moto G que vi vantagem para comprar, depois se tornou somente um telefone a mais dentre os intermediários;

139 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   16
    Conta desativada 08/02/2018 Link para o comentário

    tenho um Moto G3 tenho uma experiência muito boa, mesmo sendo antigo


  • Pedro 22/07/2017 Link para o comentário

    até agora só tive dois Moto G's um finado de segunda geração que não tenho nada a reclamar a não ser que só tinha quatro horas de autonomia, mesmo com modo de economia de energia ligado, e um 4 play que já sobreviveu de tudo na minha mão de uma simples queda até eu ter apagado o SO pela TWRP


  • Marileide Aguiar Brandao 13/04/2017 Link para o comentário

    Tive o moto G3, moto G4 sem nenhum problema , e devido a uma promoção da TIM resolvi mudar para o samsung A52017. Que decepção! Péssima camera de selfie, muitos aplicativos inuteis, etc....Comparei a câmera do G5 Plus com o Zenfone 3 e o A5 . Moto G5 Plus na questão foco ganhou de disparada. Estou colocando meu samsung a venda, para adquirir !
    E ainda tem a TV que adoro...

    Conta desativada


  • Paulo silva 10/04/2017 Link para o comentário

    Gostei muito da linha moto g5, mais o que não gostei foi que não veio a galeria do mogo g para gente visualizar nossos fotos e outra também e a tampa removível da bateria uma maior saco para tirar essa capa, podia ser mais pratico aos usuários.


  • Alexandre Dos R. 09/04/2017 Link para o comentário

    Eu acho que perdeu a identidade do custo benefício.

    Conta desativada


  • Leonardo Fuchs 09/04/2017 Link para o comentário

    Sucesso?????? Já vai sair o Android 8 e nada do 7.0 nunca mais compro nada dessa marca.


  • Jorge J. 09/04/2017 Link para o comentário

    Na minha opinião apenas o primeiro moto g foi digno de aplausos o restante só vende graças ao nome do moto g do Google


  •   20
    Conta desativada 08/04/2017 Link para o comentário

    Moto G2 é só abrir o menu que trava ,mentira de quem fala que não trava ,a não ser que estiver com custom ROM


    • Alexandre Dos R. 09/04/2017 Link para o comentário

      O meu ficou uma desgraça depois das att. Kkkkkkk


  • Luís Antonio Rojas vega 08/04/2017 Link para o comentário

    Eu tive moto g 1,2,3,4 mais 5 eu não vi novidades novas nele , aparte que tela e menor , prefiro ficar MotoG 4


  • ROBERTO JANSEN 08/04/2017 Link para o comentário

    O único moto g que eu usei foi o moto g4plus e garanto em minhas mãos não houve problema algum .. talvez eu seja suspeito em defender o legado tão importante e promissor que a Motorola tem com a linha g até pq eu sou apaixonado pela Motorola e seus maravilhosos produtos.. e desejo que a linha x volte ao mercado foi onde tudo começou pra mim até hj estar aqui citando que a Motorola sempre será a senhora das telecomunicações e não adianta sempre se renova e surpreende a cada lançamento....


  • Miranildo Cabral 07/04/2017 Link para o comentário

    Eu estou fazendo a conta errada ou de 2013-17 são 4 anos, sem contar que o Moto G foi lançado quase em 2014, aí são 3 anos só...


  • Tenente Zureta 07/04/2017 Link para o comentário

    Se o primeiro Moto G tivesse slot pra cartão, aposto que muitos que o abandonaram estariam utilizando ate hj!!! Aparelho fenomenal, tamanho de tela perfeito, encaixe perfeito nas maos e no bolso, roms customizadas "a dar e vender" ...... e tudo isso por um preço justo!


  • HensyS 07/04/2017 Link para o comentário

    Mau g1 tá aqui até hoje!


  • Adriana Rodrigues 07/04/2017 Link para o comentário

    Por incrível que pareça eu ainda tenho o moto G2, porém sempre quando eu atualizo para versão mais recente ele trava no logo da Motorola "forçando" voltar para versão anterior. Não sou consumista pretendo continuar com o meu celular até ele parar de funcionar, vejo que hoje em dia os celulares já vem com prazo de validade forçando o consumidor trocá los de ano em ano tanto que estamos na versão G5.


  •   44
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    É indiscutível que a linha G é uma campeã, mesmo com todos os erros que possam ter aparecidos no meio do caminho. Quando vi o G5 ao vivo me impressionei muito com ele, bem acabado e por um preço bem competitivo.

    Conta desativadaLuiz de SáConta desativada


    •   42
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Sim, vai diminuir mais, eu acho.


  • Henrique Veresconde 07/04/2017 Link para o comentário

    Não troco meu moto g2 por nada...

    RodrigoConta desativada


    •   42
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Você foi um sortudo então.


      • Henrique Veresconde 08/04/2017 Link para o comentário

        Pq?


      • Henrique Veresconde 08/04/2017 Link para o comentário

        3 anos e tudo OK.

        Conta desativada


      •   42
        Conta desativada 10/04/2017 Link para o comentário

        Pq o meu era doido, problema nos slots dos chips, parecia uma TV antiga ficava chiando e com tela cinza, já morreu e ressuscitou 3x, tive problema na bateria também, e toda vez que eu dizia que ia trocar por outro, ele me deixava na mão até que um dia eu sentei em cima dele e quebrei a tela kkkk, mas está vivo ainda.


      •   42
        Conta desativada 10/04/2017 Link para o comentário

        3 amigos meus tambem tiveram alguns desses problemas...


    • Rodrigo 07/04/2017 Link para o comentário

      Um dos melhores celulares que já tive

      Conta desativada


  • Phelipe B. 07/04/2017 Link para o comentário

    Infelizmente a linha Moto se perdeu por não poder oferecer um bom hardware com um preço justo.

    Conta desativada


  • Carol Pinheiro 07/04/2017 Link para o comentário

    Bem, eu tive o moto g 1° geração e eu fiquei dois anos com ele, não tive o que reclamar do seu funcionamento. Meu marido teve o G2, depois de um tempo ele começava a travar, ficava lento, etc. Agora estou com o G5 e só tenho elogios a fazer, não tive nenhum problema com ele até agora. Amei a matéria, bem explicativa!


    •   42
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Muito bom mesmo o G5, tive o mesmo problema que seu esposo no g2, e ainda parecia tv com aqueles chiados cinza kk


  • Luiz Henrique 07/04/2017 Link para o comentário

    Moto G foi bom até a segunda geração, depois foi perdendo a identidade. Depois de ter um Xiaomi, por enquanto, não pretendo mais voltar à Motorola.


    •   42
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      ta parecendo meu namorado falando, depois do xiaomi ele não enxerga outra coisa kk


      • Luiz Henrique 10/04/2017 Link para o comentário

        Niedja, felizmente além do preço baixo os produtos da Xiaomi tem uma qualidade muito boa. Em relação ao Redmi 2 Pro posso dizer que a única coisa que peca um pouco é a câmera, mas os specs dele há dois anos atrás (pelo preço de 600 e pouco) são de intermediários hoje vendidos a R$800 ou mais. Além disso, é a única marca que entrega atualizações consistentes até para aparelhos mais antigos. Acho que é por isso que é difícil não se encantar pela marca, que tem uma comunidade em fóruns e no XDA muito ativa.

        Conta desativada


      •   42
        Conta desativada 10/04/2017 Link para o comentário

        O dele é esse mesmo, com esse trauma que tive da camera dele, tive medo de importar qualquer xiaomi. Tava de olho no redmi 4.


      • Luiz Henrique 11/04/2017 Link para o comentário

        Acho que quando sair o Redmi Note 5 troco o meu, mas dá uma conferida nos testes de câmera da linha Redmi, parece que evoluíram bastante. Na prática não sei como está.

        Conta desativada


      •   42
        Conta desativada 11/04/2017 Link para o comentário

        Sim, nos testes não me atraiu, vou esperar o boy importar o 4 haha


      • Luiz Henrique 17/04/2017 Link para o comentário

        hahahaha é uma boa opção.


  •   42
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    moto g2 me deu tanta dor de cabeça, acho que ele tinha sentimentos, toda a vez que eu dizia que ia comprar outro ele dava pau.


    •   93
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Essa foi boa Niedja! rs....

      Conta desativada


  • Felipe de Carvalho 07/04/2017 Link para o comentário

    Sucesso é algo subjetivo.

    Para a crítica especializada (esse portal e seus leitores - bom, nem todos leitores), o sucesso da linha G seria trazer bons aparelhos, à frente da concorrência, e liderar o mercado de vendas.

    Para a Motorola/Lenovo, sucesso talvez seja apenas lucro, vender aparelhos pouco acima das gerações anteriores, reaproveitando peças (diminuindo custo de produção), e continuando com uma boa lucratividade mesmo sem ter o aparelho mais vendido do mercado.

    É evidente que a Samsung (p. ex.) tem mais lucros que a Motorola, mas também é uma empresa muito maior. Talvez, resguardando as proporções de cada Companhia, o lucro da Motorola esteja razoável, e esse seja o sucesso da mesma.

    Luiz de SáConta desativadaConta desativada


  • Matheus Franzotti 07/04/2017 Link para o comentário

    tive um motoG2 por 3 anos e esse ano me dei o luxo de um upgrade e comprei o moto Z. tenho o outro ainda e não pretendo me desfazer dele, ainda é um quebra galho bom


  •   62
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Sem dúvida os melhores Moto G, foram os 2 primeiros. Até hoje conheço várias pessoas que tem e seguem funcionando muito bem e nem trava. A Motorola se perdeu com as gerações posteriores, lançando aparelhos com qualidade inferior. O G5 talvez seja uma aposta de tentar reerguer esse, que é um dos modelos mais vendidos do Brasil, junto com a linha J da Samsung.


  • betinho b. 07/04/2017 Link para o comentário

    a 5 geração tá horrivel


  • David CD 07/04/2017 Link para o comentário

    A linha G começou a decair na terceira geração. Pois repetiu as especificações novamente, não bastasse o moto g2 ser um replay mais de detalhado do moto g1, ela fez a cagada de repetir no moto g3, e o resultado foi o moto g3 ser um fracasso.
    O moto g1 era uma sensação, foi um golpe pesado na Samsung, que a derrubou no segmento de intermediários.
    Mas é isso, moto g não é mais moto g. Só me interessei pelo moto G até a sua segunda geração, e só.

    Conta desativadaConta desativadaRodrigoConta desativadaConta desativada


    • Carlos Smith 07/04/2017 Link para o comentário

      A Samsung só se deu bem com os Galaxys Js por que eles atendem os usuários que usam smartphone para redes sociais, já que boa parte dos brasileiros só precisa disso então pra que fazer um smartphone intermediário potente se poucos vão reclamar do desempenho


  • Leandro Tavares 07/04/2017 Link para o comentário

    Se quiserem tornar a linha popular novamente é só lançar a variante americana aqui no Brasil, 4GB de RAM com 64Gb de memória interna por 299,00 dólares.

    Conta desativada


  •   41
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Moto G Colors Edition 16GB
    Novembro de 2013

    Fui o primeiro do meu bairro à ter. No mundo de S2 Lite, RAZR i e L7 II, cara... Era novidade pra todo mundo. A maioria dos meus amigos era louca pra ter a moda da época, o Google Nexus 5, aparelho mais cobiçado entre os Android's, e foi como se o Moto G fosse substituto direto dele. Naquela época, eu tive um E612 e era noob aqui no AndroidPIT. Tanta inveja, que caiu na rodovia...

    Mas esse sempre vai ser o melhor de todos!

    Conta desativada


  • Daniel 07/04/2017 Link para o comentário

    Depois do G1 a linha caiu na mesmice, comparo o sucesso do G1 ao do moto x1, Motorola inovou e alavancou as vendas na época, mais com o passar do tempo o modelo foi ficando cada vez mais caro ao ponto do G5 custar o preço de um top de linha lá fora. Linha moto G hoje vive das glórias do passado....


  • wesley 07/04/2017 Link para o comentário

    tenho o moto g1 music ate hoje tou na lineageOS 14.1 tou super feliz roda lisinho e guerreiro nosso g1 foi o melhor da serie moto g e continuará sendo


  • jorge bueno 07/04/2017 Link para o comentário

    Tive os três moto Gs, o primeiro, o segundo e o terceiro, só não gostei do segundo, travava demais, o g4 plus tem tido muita reclamação por parte das pessoas que conheço que o adquiriram, vi muitas reclamações nas redes sociais, mesmo assim comprei um pro meu filho e com dois meses de uso ele apresentou problemas, está na autorizada

    Conta desativada


  • Julio Pinheiro 07/04/2017 Link para o comentário

    A linha Moto G caiu bastante mas pra comprar aqui no Brasil tá cada vez pior.
    Quando comprei o G4 na última BF não tinha opções melhores - R$1000 na época - nada que enchesse os olhos na concorrência, e eu realmente tava precisando.


  • AC&MM 07/04/2017 Link para o comentário

    Não gostei do Moto G1 porque não tem expansibilidade de memória de armazenamento. O Moto G2, eu gostei por causa do som estéreo e da expansibilidade. O Moto G3 foi mais do mesmo. Eu tive o Moto G4 Plus e gostei muito. O Moto G5: talvez sim, talvez não; o mais certo é: quem sabe?!

    - Quanto é 2017 - 2013 ?
    - É 5!
    -Acertou!
    -Ah! Miseravi!

    Não deu pra resistir...! kkkkkkkkk

    Conta desativadaConta desativada


  • Deivis Schuman 07/04/2017 Link para o comentário

    Na minha humilde opinião o Moto G2 é a estrela!


    • jorge bueno 07/04/2017 Link para o comentário

      O moto g2 foi bom pra mim, até o momento que começou a travar pra abrir aplicativos nativos, como a galeria de fotos por exemplo, isso me deixava com tanta raiva que não tive outra opção a não ser comprar o g3


      • Deivis Schuman 08/04/2017 Link para o comentário

        E com qual versão do Android isso acontecia brother?:


  • Celio Oliveira 07/04/2017 Link para o comentário

    Sim apesar que alguns problemas linha moto g é melhor que j7 prime


  • gustavo s 07/04/2017 Link para o comentário

    tive 2 moto g1, esse era da motorola, ela dominava= topp


  •   99
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Já usei o G1Music Edition 😍, G2 👍 e G4 Plus 🤕.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativada


  • Lucas 07/04/2017 Link para o comentário

    Bom,quando eu vejo o moto g,me vem a mente: é mais do mesmo. O design é super parecido em todas as versões,a memoria RAM não muda,e ele não vem com muitos recursos de hardware,como a resistência a água e o autofalante estéreo que removeram! E como o Android é puro,então estamos acostumados a ver mais do mesmo! É uma série que não me deixa de boca aberta simplesmente. Agora o Galaxy j7 prime sim pelo seu design,memória RAM de 3GB,e processamento. Isso então é só um exemplo!

    Conta desativada


  •   85
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Sinceramente, só prestou o 1º!!! Ano passado voltei a usar a série e foi só decepção, Moto G4 foi o smartphone mais problemático que já vi, não existia um que escapasse, quando não era "ghost touch" era o "burn in" e assim ficou. Lenovo nem sequer deu satisfação sobre os problemas do aparelho e já empurrou outro no mercado, mas não tinha muito o que se esperar deles, acho que há um ano eles lançaram o Vibe K5 e fizeram o maior alarde. E até hoje o aparelho não recebeu nenhuma atualização.....

    Conta desativadaConta desativada


  • Mickael Fernandes 07/04/2017 Link para o comentário

    Também tive o G1, Music Edition, versão acompanhada do Tracks Air Sol Republic. Na época valia muito a pena, lembro-me que paguei R$659 e era possível vender o fone de ouvido por até R$400. Vendi o aparelho ano passado funcionando e continua até hoje, permaneci com o fone de ouvido, o qual gosto muito por ser meu único bluetooth.
    Saudade da época... foi o aparelho que me fez voltar ao Android - havia largado por causa da Samsung com vários aparelhos que tive, mas dei um basta com o S2, rs.

    Conta desativadaLuiz de SáConta desativada


  • Victor Lima 07/04/2017 Link para o comentário

    o G1 original foi oq teve mais sucesso

    Conta desativadaConta desativada


  • Vítor Pedro 07/04/2017 Link para o comentário

    Cara, o moto G1 era muito bem feito! Realmente é qualidade!


  • AC&MM 07/04/2017 Link para o comentário

    - Quanto é 2017 - 2013 ?
    - É 5!
    -Acertou!
    -Ah! Miseravi!

    Não deu pra resistir...! kkkkkkkkk


  • Soterio Salles 07/04/2017 Link para o comentário

    Para a proposta de ser intermediário a linha G cumpre o papel. Preço questionável? Com certeza, Brasil tá ridículo no quesito preço de smartphone faz um bom tempo.
    Mas no quesito design tá medonho, pra mim fica cada vez mais feio assim como a linha Vibe que não é exemplo de beleza mas parece menos feia que a linha Moto G.


    •   85
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Linha Vibe é bem pior, que nem atualização recebe...

      Conta desativada


      • Soterio Salles 07/04/2017 Link para o comentário

        De fato a Lenovo não é exemplo quando se fala em atualização. Fico pensando no pessoal que tá comprando o ZUK Z2 com tanta alegria pelo custo benefício... Aí a Lenovo vai e não atualiza...

        Conta desativadaConta desativadaConta desativada


      •   93
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Verdade Soterio, achei o Zuk muito interessante, mas preferi comprar outra marca. Pois além de ser Lenovo (Não compro mais) tem a questão da troca de ROM, que pra mim não vale o trabalho!

        Conta desativadaConta desativada


      •   40
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Mas recentemente foi liberada a att para o Zuk Z2 para o Nougat.
        Bem, eu li isto em um artigo, acho que a um mês atrás.

        Conta desativadaConta desativada


  • Roberto Carvalho 07/04/2017 Link para o comentário

    Moto G e uma relação de amor e ódio, uns odeiam e outros amam, na minha opinião não pode se negar que ele foi o divisor de águas em 2013, meu primeiro moto g lembro até hj e o áudio estéreo do g2?
    Tenho um moto G4 plus e sei que ele não é nenhum celular melhor custo /benefício pra quem pode importa um zukao da China kkkkk
    Mas ele ainda é um bom custo benefício pra quem está na realidade no Brasil e preço e assim mesmo, nunca vai se ter o preço da primeira versão, esqueçam, paguem o valor ou esperem promoções ou então não comprem, todo celular no Brasil e caro se não fossem caro tava todo mundo de S7 edge e iPhones da vida.


  •   5
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Não entendo o pessoal que diz que o G5 Plus não vale nada, que custo benefício bom foi o Moto X 2014 lançado por 1500. Amores, Snapdragon 625 já superou o 801, o Moto G5 ainda tem bateria melhor, construção melhor, câmeras infinitamente melhores, mais funções, leitor de digitais, tela menos saturada, desapeguem, quem vive de passado é museu.


    •   85
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      hauhauhauhauhau por esse preço super convidativo do Moto G5 eu prefiro importar um Xiaomi Mi5s Plus, One plus 3 T e outros smartphones infinitamente superiores a ele......

      Conta desativadaConta desativadaLucas Goulart F.Conta desativada


      •   93
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Concordo totalmente Leandro, tem gente que elogia o Moto G5, mas não compra de jeito nenhum!


      • Maicon Bruisma 07/04/2017 Link para o comentário

        Não nego, eu mesmo comprei um Zuk Z2 por mil


      •   99
        Conta desativada 08/04/2017 Link para o comentário

        Concordo

        Conta desativada


    • Bruno Cavalcanti 07/04/2017 Link para o comentário

      Snap 625 supero o 801 MDS quanta bosta hoje o x2 tá 999 x2 e bem superior que esse g5 plus


    •   99
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Mas quem já teve dois G4 Plus problemático fica com um pé atrás...


      •   93
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Verdade Cláudio, elogia quem não passou pelo calvário dos defeitos!


      •   99
        Conta desativada 08/04/2017 Link para o comentário

        Isso aí brother Neri 👍

        Conta desativada


    • Henrique P. 07/04/2017 Link para o comentário

      625 se EQUIVALE ao 801 e ainda tem uma Adreno pior que a Adreno 330.


  • Lucas Goulart F. 07/04/2017 Link para o comentário

    O Moto G morreu na segunda geração. Da terceira pra frente foram só decepções.

    Conta desativadaConta desativadaHenrique P.Conta desativadaConta desativadaConta desativada


    •   85
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Concordo, nem do 2º eu gostei muito, achei bem genérico na época....


      • Lucas Goulart F. 07/04/2017 Link para o comentário

        O interessante dele era a tela um pouco maior e som estéreo. O resto, assim como os outros Moto G são tudo mais do mesmo.

        Conta desativadaHenrique P.Conta desativadaConta desativada


  • Erisvelton Gomes Silva 07/04/2017 Link para o comentário

    Cinco anos caramba, nesse momento estou digitando no meu MOTO G 1° Geração, não me arrependo de telo comprado, e troca-lo, só quando não tiver mais jeito.
    Ao contrário do que muitos falaram o meu nunca travou e nunca me deixou na mão com certeza o melhor aparelho que tive.

    Conta desativadaLuiz de SáConta desativada


    • Marcone 07/04/2017 Link para o comentário

      Falo o mesmo do meu Moto G 2.

      Conta desativadaLuiz de SáConta desativada


  • Neto Castro 07/04/2017 Link para o comentário

    Ele não é símbolo de inovação jamais. Ele foi e é todos esses anos um aparelho que deu certo. Só isso. Pra usuário comum no dia a dia. Inovação foi o Moto Maxx, Moto X Force, Moto Z com seus módulos etc.


  • Léo Walk 07/04/2017 Link para o comentário

    O que fazia a linha Moto G brilhar era justamente seu valor baixo. Sem isso, adeus sucesso!!! Os smartphones fabricados pela Lenovo são bons, mas os valores pedidos não condizem com o que o público quer realmente pagar. Comprei um Moto G4 Play com 4 meses de uso por 500 reais. Tenho certeza que se o valor dele nas lojas fosse esse o sucesso seria imediato!!!

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaLucas Goulart F.


    • Ccracing Preparações 07/04/2017 Link para o comentário

      O moto G4 play é o melhor da família G4
      Durabilidade de bateria excelente e não há relatos de problemas com toques fantasmas ou burn in , com preço dentro da realidade atual !


    •   99
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Concordo Léo 🤘


  • Julio 07/04/2017 Link para o comentário

    Alguns comentários aqui sobre o Samsung J5, eu tenho um Moto G4 Play, uso a 7 meses e nunca travou, ele rápido. Peguei num J5 de minha irmã essa semana, ela usa tem 3 meses, ele tem câmeras e tela melhor que o Moto G4 Play, mas percebi na hora mexendo nele que é muito mais lerdo que o meu Moto G4 Play.


  • joão nascimento 07/04/2017 Link para o comentário

    Tinha um g2 agora um g5 estou satfeito com o desempenho.. mas futuramente quero um moto z!


  • Robson Cunha 07/04/2017 Link para o comentário

    Tenho que ir G4 plus até agora sem problemas, dá conta do recado.


  •   60
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Nunca tive mas to cercado deles...
    Ja estou mimado com os tops da samsung mas no que diz respeito a intermediarios: Se a "lenovorola" nao prestar atencao o J vai papar G...se e que me entendem


    • Roger S. 07/04/2017 Link para o comentário

      Pelo menos aqui onde moro, a linha J (especialmente o j5) reina entre os intermediários. A tela é boa, a câmera é boa e o preço nem se fala. Memória ram e processador não são lá essas coisas, mas me surpreendi positivamente com ele (j5). Quando tive que comprar um telefone secundário, fiquei entre j5, moto g4 play, vibe k5 e Lg k10. Optei pelo J5 pelas qualidades citadas acima, e o único que me fez pensar um pouco mais antes de comprar foi o g4 play.

      Conta desativada


      •   60
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Otima aquisicao se quiser fazer o upgrade pro j7 (contanto que nao se encomode com tela grande) nao vai se arrenpeder fica a dica


    • Neto Castro 07/04/2017 Link para o comentário

      Não mesmo. O J não é tão bom pra bater o G. Nem mesmo o JPrime. E olha que Samsung é minha preferida. O J pode bater em vendas mas a serie G é melhor.


  • Carlos Smith 07/04/2017 Link para o comentário

    O primeiro é o segundo foram ótimos mas, depois a Lenovo acabou com o Moto G

    Conta desativada


  •   19
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Querendo ou não a linha G da Motorola e linha J da Samsung são as mais vendidas no Brasil. Não adianta ficar falando que a Lenovo acabou com a Motorola, esse segmento é o que mais vende, quem compra esses produtos nem sempre procuram informações de hardware e software... A grande maioria confia na marca.


    • Deivis Schuman 07/04/2017 Link para o comentário

      Faz sentido seu comentário brother! Acho mesmo que a grande maioria compra pela marca!

      Conta desativadaConta desativada


    • Tenente Zureta 07/04/2017 Link para o comentário

      melhor comentário! o brasileiro sempre compra pela marca e pelo valor... nao tem jeito! por isso as series "G" da motorola e "J" da samsung sempre terão espaço no bolso do povo!

      Conta desativadaConta desativada


  • Henrique P. 07/04/2017 Link para o comentário

    Não vejo nada mais além do que um modelo bom e com um ótimo custo-benefício e na sua segunda versão marcou como o início da queda da qualidade.

    G2: problemas com a atualização do Marshmallow
    G3/G3 Turbo: problemas de áudio e falta da API Nougat para atualizar o aparelho
    G4 Play/G4/G4+: Apenas o primeiro considero como um celular que mostrou-se a nível, mas o custo-benefício não chamou a atenção. Os outros dois, bem acho que não preciso nem falar...
    G5/G5+: um possível acerto, porém sem o custo-benefício que houve na primeira geração.

    Perdeu o título de melhor custo-benefício para o Zenfone 3 e se bobear poderá perder mais coisas ainda.

    Obs: fanboys e pessoas que não tiveram problemas com as gerações citadas, não venham pra cima de mim me xingar e falar que sou hater da Motorola e do Moto G

    - Tenho um Motorola: o Moto Maxx
    - Tenho um Moto G2, como aparelho secundário, o uso quando tenho alguns problemas com as ROMs do Moto Maxx
    - Só porque você não teve problemas não significa que os outros não tiveram


    • Deivis Schuman 07/04/2017 Link para o comentário

      Ótimo comentário brother Henrique Potter!
      Bem detalhado e informativo!

      Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaHenrique P.


    • Fernando Camargo 07/04/2017 Link para o comentário

      Tenho um Moto G1 e concordo com tudo que disse, depois do primeiro não conseguiram acertar mais a receita, o G1 ta comigo a 4 anos e nunca deu problema de hardware, já um amigo meu comprou um G2 e ele já pegou 102°C na CPU...

      Conta desativadaConta desativadaHenrique P.


    •   40
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Excelente comentário.
      Tenho algo a acrescentar sobre o problemas com a atualização do Marshmallow Moto G2: Acredito que a atualização do Marshmallow para este smartphone foi feita de má fé pela empresa, sua build foi disponibilizada com muitos erros e com recursos que faziam um consumo alto de CPU e ram. Tive um modelo em mãos em que após a atualização para o Marshmallow, começou a esquentar e travar em tarefas simples, resolvi fazer root e analisar o logcat e fiquei surpreso com tantos erros, nunca tinha visto tantas mensagens de warm em uma build oficial.
      Resolvi instalar uma rom mm aosp, o smartphone parou de esquentar, houve melhoria no consumo energético da bateria e o sistema ficou muito fluído e rápido.
      Não seria esta uma tática usada pela empresa para fazer o consumidor migrar de smartphone?
      (Aliás, tal problema aconteceu com o Moto X, Moto X² e Moto Maxx)

      Recentemente testei um com Android Nougat, rapaz seu desempenho esta show de bola.


      • Henrique P. 07/04/2017 Link para o comentário

        Moto Maxx começou a ter problemas agora por conta da atualização do patch de segurança de dezembro. Até o patch de setembro estava tudo ok na ROM stock, mas de fato ouço muitos falando dos problemas na ROM stock e pra piorar temos só uma custom ROM que é boa, a AOSP Extended. O pessoal pra conseguir uma experiência boa em outras ROMs precisa fazer format data e outras trezentas coisas.

        Conta desativadaFernando CamargoConta desativadaConta desativada


      •   40
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Uma pena ver estes problemas em um smartphone como o Moto Maxx, que mesmo sendo um smartphone fora de linha continua tendo um baita hardware.

        Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


      •   93
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Pois é Gaki, acredito nessa má fé também, fazem de tudo pra vender, até encher um smartphone de bugs!

        Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


    •   44
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      A inversa também é verdadeira. Voce ter um problema não significa que os outros tiveram. Acredito que muita gente cuida mal dos seus aparelhos.


      • Henrique P. 08/04/2017 Link para o comentário

        Sem dúvidas Alcides, mas houve muitos casos que o aparelho mal saiu da caixa e já tava com burn-in ou com outros problemas (G4/G4+ e G3)

        Conta desativada


    •   99
      Conta desativada 08/04/2017 Link para o comentário

      HP, ótimo comentário!


  •   84
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Ta mais pra uma Historia de fracasso , começou acima da media com G 1 e agora virou tudo aquilo que a google lutou contra quando lançou o G1 .......


    • Bruno Alexandre 07/04/2017 Link para o comentário

      Eu tenho um moto E1, da época que era do google ainda... pra mim ainda é um ótimo smartphone básico... assim como o G1... mas acho que a motorola deu umas perdidas depois que foi pra lenovo...


      •   84
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        vc foi muito bonzinho com " umas perdidas" ela se perdeu totalmente daqui a pouco lança moto G custando 1400 com processador snap 400 fica de olho só


    • Deivis Schuman 07/04/2017 Link para o comentário

      O Franco é Franco 24h por dia!
      Perfeito comentário brother!


    • Willy Milane 13/04/2017 Link para o comentário

      E seria possível explicar o que é esse "tudo" que a Google lutou contra?


  • José Luís Silva Martiniano 07/04/2017 Link para o comentário

    Até um tempo, ainda não tinha utilizado dispositivos da Motorola, até comprar um Moto Maxx, que atualmente estou utilizando.


  • Denis 07/04/2017 Link para o comentário

    "O que você tem a dizer sobre os Moto G?" - As duas primeiras edições foram um marco. O G3 foi esquecível, mas a quarta geração foi interessante. Achei o G5 apenas ok... nada demais, sabe? "Já teve algum?" - Nunca... mas o meu filho tem um G4 Plus e o considero um ótimo smartphone.


  • Rosane O. 07/04/2017 Link para o comentário

    Minha mãe não larga a Motorola. Acha lindo e há anos -muitos anos- é só essa marca que ela compra.
    Com o dia das mães chegando, pretendo comprar pra ela um bom aparelho, estou pensando entre o Moto G5 Plus ou o Moto Z Play. Dependendo de alguma promoção (vou rezar pra ter), vou acabar pegando o Z mesmo. :)


  • Roger S. 07/04/2017 Link para o comentário

    Comprei o lendário Moto G1 XT1033. Até hj tá firme e forte com a minha mãe, a bateria está boa ainda e o sistema roda liso. Foi o único Moto G que vi vantagem para comprar, depois se tornou somente um telefone a mais dentre os intermediários;


  • MrBluUe 07/04/2017 Link para o comentário

    tive o Moto G2 e realmente era ótimo
    o som estéreo era ótimo e o aparelho era bem resistente
    porém o hardware já era um pouco defasado e o aparelho estava começando a travar então tive que troca-lo, observando os novos Moto G (4/4Plus e 5/5Plus) decidi trocar de marca, não gosto do que a Lenovo está fazendo com a Motorola. Peguei um Redmi Note 3 Pro que é um ótimo aparelho, recomendo a todos


  • Jairo rios 07/04/2017 Link para o comentário

    Somente existiu 2 moto G , o by Google , o restante pfff


  •   93
    Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

    Tive o G1, G3 Turbo e agora o G4, que vai ser o meu último aparelho da Motorola! Triste isso, a Lenovo me fez desistir de um produto que eu era muito fã.


    •   84
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      Ate que vc foi guerreiro eu parei no g1 aparti do g3 eu comecei a ver a merda q tava virando e nunca mais voltei kk


      •   93
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        É Franco, a qualidade foi caindo a cada geração! Pra minha felicidade achei um chinês com o Android muito parecido com o da Motorola.


      • Henrique P. 07/04/2017 Link para o comentário

        Chegou o Umi Plus já Neri?

        Conta desativadaConta desativada


      •   93
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Ainda não HP, esperando a liberação da RFB como sempre!


      •   84
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        hoje em dia pra quem quer intermediario barato com qualidade só os xiaomi da vida mesmo o problema é importa

        Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


      •   93
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        Da Xiaomi​ que me interessam é Mi5s ou o Mi Mix Franco, o restante acho todos muitos parecidos, igual os chineses mesmo! rs...


      •   84
        Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

        kkkk verdade mas perto dos hardwares vendidos no brasil pelo mesmo preço.. n tem como reclamar deles haha

        Conta desativadaConta desativada


  • Pedro Marcello 07/04/2017 Link para o comentário

    Infelizmente a linha moto G perdeu seu foco principal:
    - Som Stereo Dual
    - Durabilidade
    - Qualidade
    - Custo Benefício
    Tudo isso mudou nesses 5 anos , porém o Moto G5 é a minha escola depois de 2 anos com moto G2


    •   84
      Conta desativada 07/04/2017 Link para o comentário

      o som nao é foco principal dele ate pq foi lançado na 2 versao , o foco principal era hardware intermediario pelo preço de aparelhos de entrada


    • Bruno Alexandre 07/04/2017 Link para o comentário

      Podiam lançar um moto E novo... ficou complicado né... o celular mais barato que a motorola tem custa mil reais


  •   22
    Conta desativada 06/04/2017 Link para o comentário

    quatro ou cinco?


    • Ronaldo 06/04/2017 Link para o comentário

      5 aparelhos, 4 anos!


    • Bruno Salutes 06/04/2017 Link para o comentário

      5 anos da linha, estamos no quinto ano de Moto G. Em novembro, dia 23, aniversário de quatro anos do primeiro lançamento. "Como o tempo passou rápido! O ano de 2017 marca o quinto ano da série Moto G, lançado originalmente em 23 de novembro de 2013. "


  • Wendel Batista 06/04/2017 Link para o comentário

    Infelizmente a motorola/lenovo não soube conduzir essa linha (e as outras também, como o omoto x). Era apaixonado, hoje não me encanta mais.


  • Ronaldo 06/04/2017 Link para o comentário

    Tive o primeiro moto g, na sua versão music. Era um aparelho apaixonante para a época. Tive também o moto g4, que foi um pesadelo para mim. Tela amarelada, burn-in e 4 idas à assistência. Isso só não virou um processo na justiça porque a motorola me ofereceu o moto z play. Estou aguardando o aparelho!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.