Como funcionam os contatos de recuperação de conta no iOS 15

Como funcionam os contatos de recuperação de conta no iOS 15

Com a atualização do software do iPhone, o ID Apple recebeu uma nova opção para auxiliar no processo de recuperação de conta. Com o iOS 15 é possível adicionar contatos próximos a você para ajudar a recuperar a sua conta da Apple caso esqueça a sua senha ou o código do dispositivo. Configurar essa opção é fácil, confira abaixo.

Aviso: este recurso ainda está na versão beta do iOS 15. Portanto, talvez apresente mudanças até o lançamento da versão estável do sistema operacional, em setembro.

Nós baixamos a versão beta do iOS 15 para desenvolvedores e já estamos usando algumas das principais funções do novo software em um iPhone 11 Pro Max. E uma das funções exclusivas do iOS 15 é a adição de Contato para Recuperação da Conta. Se você já teve que recorrer à Apple por problemas com o bloqueio da sua conta, então sabe que todo o processo pode demorar.

Mas o fato de poder adicionar amigos ou familiares em quem você realmente confia a uma lista de contatos de recuperação muda tudo isso. Aqui, no entanto, é importante dizer que estas pessoas não terão acesso a sua conta, o que acontece é que se você esquecer a senha, por exemplo, você poderá ligar para um destes contatos para solicitar o seu código de recuperação e retomar o controle da sua conta. Legal, né?

Como adicionar contato de recuperação de conta no Apple ID

Como mencionado acima, estamos testando as novidades do iOS 15 ainda na versão beta, mas já dá para se ter uma boa ideia sobre como este serviço vai funcionar. E é isso que explico abaixo. Mas antes de passar para um passo a passo, é preciso lembrar que existem alguns pré-requisitos para configurar o seu contato de recuperação de conta no Apple ID, os quais estão listados a seguir.

Pré-requisitos:

  • Todos os seus dispositivos registrados com o seu ID Apple devem ter a versão mais recente do iOS ou macOS;
  • As pessoas de confiança precisam ser maiores de 13 anos de idade e ter um dispositivo Apple.
Contato recuperacao conta falhou ios 15
Seus dispositivos devem ter a versão mais recente do iOS ou macOS / © NextPit

Dito isso, adicionar um contato de recuperação de conta é simples e funciona basicamente como adicionar um número fidedigno. Para tanto, será necessário seguir os seguintes passos:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Clique no seu ID Apple - a primeira opção na tela de Ajustes;
  3. Clique em Senha e Segurança;
  4. Navegue até a opção Recuperação de Conta e selecione;
  5. Clique no botão Adicionar Contato de Recuperação;
  6. Desbloqueie a opção usando o Face ID (ou a sua opção de desbloqueio padrão);
  7. Adicione a sua senha do ID Apple.
  8. Siga as instruções na tela.
Contato recuperacao conta ios 15 01
O novo recurso está disponível em Senhas e Segurança / © NextPit
Contato recuperacao conta ios 15 02
Seu contato não poderá acessar os seus dados! / © NextPit

É claro que é de boa conduta pedir permissão para amigos ou familiares antes de adicioná-los como contatos de recuperação de conta do ID da Apple, pois você evitaria surpresas assim.

Depois que seus contatos de recuperação estiverem ativos — sim, você poderá adicionar mais de um —, quando você precisar recuperar o acesso ao seu ID da Apple, será necessário efetuar uma chamada em tempo real para o contato relacionado e solicitar o código de recuperação. Nós não conseguimos chegar até este estágio, dado que o recurso ainda está na fase beta.

E aí, você já teve problemas com a recuperação da sua conta? Essa nova opção teria ajudado no processo? Compartilhe a sua experiência e opinião nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Vinicius Guerra há 3 meses Link para o comentário

    A Apple é muito rígida com a segurança do seu sistema operacional, o qual acho ótimo. Mas é fundamental o usuário saber o seu ID Apple e também não mudar o número de telefone, caso faça, troque em senha e segurança, se não perde mesmo. Minha prima já teve a proeza de perder 3 vezes.

    O velho e bom papel, anote o seu ID Apple e verifique se o telefone de recuperação está certo.

    Tenho tudo salvo também no famoso Drive do Google, além de arquivos no Onedrive.


  • Jairo rios há 3 meses Link para o comentário

    Para pessoas com vaga lembrança parece ser útil-)