Anatel passa a permitir bloqueio de celulares roubados pelo número da linha

Anatel passa a permitir bloqueio de celulares roubados pelo número da linha

A Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel - anunciou hoje que os usuários brasileiros poderão bloquear, em todo o país, celulares perdidos, extraviados ou roubados informando à operadora apenas o número da linha. Confira todos os detalhes desta decisão abaixo.

A medida faz parte de uma série de ações da agência para combater o furto e o roubo de celulares no Brasil. De acordo com a entidade, não haverá mais a necessidade de fornecer o IMEI (sequência numérica do celular equivalente ao chassi do automóvel). Além disso, o usuário dar início ao processo de bloqueio do aparelho na delegacia de polícia, no momento do registro da ocorrência.

Para bloquear um celular roubado, basta  fornecer o número da linha à operadora. O IMEI não será mais necessário

O bloqueio de celulares perdidos, furtados e roubados é possível por meio do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI), sistema coordenado pela Anatel e administrado pelas prestadoras de serviços móveis. Hoje a base de dados do CEMI tem cerca de 6,5 milhões de celulares registrados, que não podem ser mais utilizados. Em dezembro de 2014, o CEMI foi integrado à base mundial de celulares administrada pela GSM Association (GSMA).

  • Lei contra venda de aparelho que desbloqueia IMEI é aprovada em São Paulo
14 12 2012 14h21min47s 1
Anatel libera bloqueio de celulares roubados pelo número da linha / © Sinclair Maia; Anatel

"Essa integração permite a troca de informações entre todos os países conectados à GSMA e evita que terminais roubados, perdidos e extraviados em outros países sejam ativados no Brasil e vice versa", explicou José Alexandre Bicalho, superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel. 

"O objetivo das medidas é eliminar a utilidade dos celulares furtados e roubados, o que certamente contribuirá para inibir crimes contra pessoas, estabelecimentos comerciais e veículos de transporte de carga", disse o presidente da Anatel, João Rezende, durante a entrevista coletiva sobre as inovações.

Para quem quer comprar telefones usados

O CEMI também permite que as pessoas consultem, pela internet, se um celular está bloqueado por roubo ou furto. Basta acessar o site "Consulta Aparelho Impedido" (fora do ar até o fechamento desta notícia). Essa consulta é recomendável antes da compra de celulares, especialmente no caso de equipamentos de segunda mão.

Quem for compra um smartphone usado pode consultar se ele está bloqueado no site 'Consulta Aparelho Impedido'

Para realizar a consulta no site, no entanto, é necessário que o usuário digite o IMEI do equipamento, que pode ser obtido na caixa do produto, na nota fiscal, ou diretamente no próprio celular - discando *#06#.

Hoje, as polícias civis dos estados da Bahia, Ceará e Espírito Santo já têm acesso ao sistema que permite o bloqueio. Em breve, a funcionalidade estará disponível também para a Polícia Federal e para as polícias civis de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

As demais polícias civis que tenham interesse em ter acesso ao sistema podem entrar em contato com a Agência por meio dos e-mails coge@anatel.gov.br ou prre@anatel.gov.br para obter mais informações.

Você já precisou bloquear um celular roubado ou furtado antes e teve problemas?

Fonte: Anatel

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

106 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Boa noite, tive meu iphone 11 pro max roubado nesse carnaval, ele era dual chip, porém só usava um, liguei na operadora, e a mesma bloqueou este, mais o outro não está bloqueado, como imagino que o ladrão poderá utilizar o celular, uma vez que só conseguir bloquear um, gostaria de saber se tem como bloquear totalmente esse aparelho e como, já que pela operadora não dar pois não usava chip no que não conseguir bloquear.


  • Concordo que o aparelho que for roubado deva ser imediatamente bloqueado, mais hoje eu estou bem sem esperanças. Em novembro de 2015 comprei um iphone 5 para dar de presente para minha irmã, a mesma tinha um J3 ela utilizou o mesmo chip, pq até mesmo não comprei o aparelho na loja tim por isso o imei não foi cadastro junto com o número, hoje dia 27/07/2017 depois de 1 e 8 meses o celular dela está constando na listra negra, liguei pra apple e a mesma informou que foi a operadora que bloqueou, ligo pra operadora e nada agora eu me pergunto o que faço??? Jogo o aparelho no Lixo ou embrulho num papel de presente e entrego na TIM, porque eles com certeza erram na outra de bloquear??? Faço outra pergunta eles não conferem os dados!!!! Estou completamente sem entender


  • E quando o imei consta impedido do nada e o cel so fica em chamada de emergencia , e vc vai ate a assistencia sansung com a nota fical e a caixa e eles dizem que foi impedido por uma oeradora mais naio sabem dizer qual , dai vc vai em todas e nenhuma colocou bloquei , e vc fica com um celular inutilizado que esta na garantia ainda! o que fazer ?? estou desesperada nem anatel nem procom nem niguem me ajuda !!


  • 17/03/2016, 8h28min: O site de consulta está operacional.


  • Não sendo bloqueio de IMEI, tudo bem, pois não é complicado burlar. Quando um IMEI é bloqueado, o aparelho deveria ser totalmente travado, até mesmo o Sistema Operacional.


  • Observação: o site citado na matéria continua fora do ar. Data: 16/03/2016, às 17h09.


  • Não sei com vocês, mas comigo perdi um smartphone em julho de 2015, liguei para operadora para bloqueá-lo e o que ouvi da atendente: "se eu fosse nem bloqueava, porque eles vão "virar" o aparelho, entendi como instalar novo sistema ou criar outro IMEI e, quem o encontrou, conseguirá cadastrá-lo novamente sem problemas. Depois de ter procurado o mesmo por semanas e ter ido a Polícia Civil fazer Boletim de Ocorrência, ouvir isto é desanimador.


    • Vai ter gente que pode até fazer isso, mas não são todos, tem muito ladrãozinho ai que não sabe nem mesmo mexer direito nas configurações do aparelho... de qualquer forma já é algo que dificulta e se todos fizerem esse bloqueio, uma porcentagem dos ladrões podem deixar de roubar celulares.


  • vitoria ES ja tinha essa opção, foi a primeira cidade brasileira a usar este serviço, muito bom ter estendido.


  • Ótima ideia da Anatel.Achei isso show de bola e sempre acharei.


  • O problema é que as únicas funções impedidas são as de chamadas e SMSs. Quem compra consegue usar um celular bloqueado como tablet. Seria interessante se este bloqueio informasse o nome e o número do telefone do dono, cadastrado nas configurações do aparelho e o bloqueio não deixasse usar de forma alguma.


  • Acabei de tentar mas o site deleta o 15° número do imei, só podendo realizar a consulta com 14 dígitos, resultando em falha na consulta ou imei inválido.


  • Ótima iniciativa da Anatel. No ano passado tive meu Moto G (1 geração) roubado e após boletim de ocorrência feito, liguei pra operadora pra bloquear o aparelho e suspender temporariamente a linha. Com essa determinação, fica de fato mais rápido e fácil bloquear dispositivos roubados/furtados/perdidos, tendo em vista que nem sempre (quase nunca) dispomos do número do IMEI pra informar. Ponto pra Anatel!


    • O imei está sempre na caixa do aparelho caso precise dele.


      •   16
        Conta desativada 10/03/2016 Link para o comentário

        E por acaso você anda com a caixa do aparelho para cima e para baixo? O que eles quis dizer é que, na hora do furto/roubo/tanto faz, dificilmente a pessoa estará com o número do imei em mãos para informar durante o B.O. Meu Deus....


      • Isso mesmo, amigo Xeudom Cuper. Vc entendeu o q eu quis dizer.


      • Sim, Lucas. Após ligar pra operadora eu tive q mandar um e-mail com alguns documentos em anexo e tbm precisava informar o IMEI. De toda forma, agradeço pela interação. Um abraço.


      • Você pode atualizar o B.O., informando o IMEI depois, quando já o tiver em mãos.
        E na hora de informar o IMEI para bloqueio, só de você ter o B.O. informando o roubo do aparelho já é suficiente para "provar" o roubo e solicitar o bloqueio, ainda que não esteja informada a identificação do aparelho.


  • O jeitinho brasileiro ......dará um jeito ,corrupção corre solto.


  • Tá ruim disso realmente funcionar, as operadoras vão encontrar mil desculpas pra se recusar a fazer


  • duvidoooo


  •   99
    Conta desativada 09/03/2016 Link para o comentário

    Tenho minhas dúvidas se vai funcionar


  • Será que vai funcionar? Pq a pirataria sempre vive um passo a frente das tecnologias criadas para combater estes tipos de contravenções, o q é certo é que vivemos sem certeza de nd!


  • Tinha que ter uma maneira do celular explodir na mão de quem roubou ou ,me desculpem ,na mão de quem compra aparelho roubado!

    JotavêConta desativada


  • rsrrss... antes tivesse um chip rastreador rsrsrs... bom talvez seja util mas não acho q o roubo diminua .. rsrs .. bom.. espero não precisar pagar impostos para isso ser implantado, poq acho que isso não ira melhorar muita coisa.


    • Se você instaar um anti-furto root, mesmo que restaurem as configurações de fábrica o anti-furto não sai. Só tem um jeito de tirar, que não vou falar, claro.


  • Num mundo onde é possível modificar IMEI e q as peças tmb servem pra serem vendidas, é apenas mais uma ilusão pro consumidor achar q o roubo de celulares irá diminuir!


  • Alguém usa o cerberus, ele envia mensagem do chip e localização do celular, sem o ladrão saber que esta sendo rastreado. E ele impede restar. Alguém usa???


    • Utilizo o cerberus é um aplicativo muito bom


    • Arildo,
      Sim, se houver a troca do chip, ele envia a localização do celular. Através do site tmb vc pode fazer inúmeras coisas, como rastrear, enviar SMS, Bloquear a tela, tirar fotos, gravar vídeos, visualizar ligações feitas e etc. Ele não impede de resetar o aparelho, mas ele bloqueia a opção de desligar o mesmo através do botão power na tela bloqueada. Se vc tiver um aparelho com bateria fixa, acho q será mais difícil ele conseguir desligar e te dará mais tempo pra conseguir rastrear. Vc pode enviar comando tmbs através de um número cadastrado no APP, acionando wifi, Rede móvel e etc.
      A samsung implantou um sistema q evita instalar ROMS por programas como o Odin, fazendo com q vc tenha q desativar a opção nas configurações do aparelho. Mas um aparelho com bateria removível, ainda há a possibilidade de resetar com o volume + / home / power!
      Ainda assim, o Cerberus é uma boa pedida pra tentar recuperar o aparelho agindo rápido.


    • se você instalar o cerberus via recovery, ele nunca mais sai do celular...


    • Eu uso Avast Anti-Theft root. Posso configurar para fazer da mesma forma, ainda que restaurem as configurações de fábrica, mas se quiser, posso disparar pela net um alarme, bloqueio, ou somente rastrear.


  • Já comprei vários celulares usados. A minha primeira exigência é que ele acompanhe a sua a caixa original, isso já diminui bastante o risco de comprar algum que seja roubado, já que vou conferir o seu imei. Recentemente me roubaram um Moto G, fiz todo o procedimento para bloquear, mas até hoje não sei se realmente ele foi bloqueado..

    Conta desativada


    • A filha da minha amiga de 9 anos foi roubada,um Redmi 2,ontem,ela jogou a caixa fora,sem IMEI,a Vivo não bloqueia,isso foi hoje,como foi eu que comprei,falei com a Xiaomi e eles gentilmente me enviaram a NF,guardem a NF,sempre.


  • Na minha concepção quando cadastramos um número, o mesmo envia de onde estas informações estão sendo 'compartilhadas' é como um roteador, que fornece um IP para o dispositivo e captura o MAC dele, talvez quando cadastrado, ele envia o número do IMEI ou algo familiar...


  • O Cemitério não funciona Maciel. Ops! Quiz dizer, CEMI.. Xiii!! Pelo jeito eles vão ter que instalar um mainframe para atender a demanda.. Vixii..!!


  • O aparelho fica bloqueado? E se que roubar tirar o chip?


    • Essa é a minha indagação também Gislane Rodrigues.


    • continua bloqueado, o celular de identificação x não terá possibilidade de comunicar com a torre. Sempre que você faz a ligação, vai para a torre diversas informações, uma delas é o IMEI, se o IMEI que vem do aparelho (que o chip pega estas informações além de outras coisas do smartphone) estiver na blacklist, dai já era... ai para trocar o IMEI do aparelho é um processo mais complicado, desmotiva uma boa parcela de ladrões


  • e se o ladrão tirar o chip antes de fazer o bloqueio o smartphone vai ser bloqueado?


  • Legal a iniciativa!
    Agora vamos ver na pratica se funciona!


  • Não vi nada diferente...se os imeis são alterados facilmente...e outra bloqueio da conta google no aparelho tbm já foi quebrado...


    • rsrsrs... tinha que ter um chip rastreador e um modo de autobot biométrico poq dependendo posso resetar o cel usando o bot e boas troco o chip e boas .. concordo contigo e acho que isso n sera util rsrs


  •   85
    Conta desativada 08/03/2016 Link para o comentário

    Já é um começo para tentar diminuir ao máximo esse "comércio" de telefones roubados. Se roubam é pq tem quem compre....


    • Mesmo bloqueado tem utilidade,peças, Moro aqui no Centro de São Paulo,tem mercado.


      •   85
        Conta desativada 09/03/2016 Link para o comentário

        Verdade Roberto, display principalmente é um dos preferidos. Smartphones deveriam vir com modo de autodestruição após o roubo hahahahaha


  • Enfim algo para facilitar a vida do cidadão de bem que sofre o transtorno de ter seu aparelho roubado.


    • Já era pra ter acontecido isso!


    • so acho que não ira resolver muita coisa, nao creio que fara efeito ... ou bandido n ler esse tipo de noticia e continuara roubando /ou se ele tem bastante conhecimento burla isso facilmente sempre a falhas .. rsrs.. mas realmente tranquilizara a vida de alguns .. mas n creio q sera util


  • Bem mais prático, excelente medida.


  • Excelente matéria.


  • Ficou mais fácil para quem não sabe o que é emei (que é a maioria das pessoas).


  • Será que vai dar certo? Ainda acho mais confiável o bloqueio por IMEI.


  •   84
    Conta desativada 08/03/2016 Link para o comentário

    Excelente isso de ter de falar imei é ruim pois a maioria joga a caixa do cel fora


  • Não entendi , hoje vc compra um celular e não uma linha telefônica , e posso usar qualquer número , ou um número antigo ou um número novo , não sei como esse celular fica registrado pra ser bloqueado pelo número , meu irmão comprou um moto g3 e o chip que ele usa é o mesmo de sempre que já foi usado em dezenas de celulares , se ele pedir bloqueio vai bloquear todos os celulares que ele usou o número dele ?


    • tbm n entendi...


    •   35
      Conta desativada 09/03/2016 Link para o comentário

      Andinho, na operadora o seu número telefônico fica associado ao último aparelho que você usou e lá consta também o código IMEI. Então quando você fala o seu número a operadora verifica que tal aparelho/IMEI deve ser bloqueado.


  • hummmm muito bom


  • Vou de Z5 Premium mesmo


  • Melhor que bloquear o aparelho, é saber por meio do IMEI o CPF do quem está usando o aparelho roubado.

    Isso devia ser divulgado.


  • Isso até demorou de acontecer aqui, pois não tem nada mais fácil para as operadoras do que bloquear o sinal do aparelho! O difícil é fazer aparecer o sinal!!!

    Assim que colocamos o chip no celular, a operadora já o registra em seu banco de dados. Isso é fato, no site da tim, por exemplo, vc pode consultar o imei facilmente.


  • Excelente Post, parabéns!
    Agora basta fazermos nosso papel de verificar se o celular é roubado antes de comprar!


  • Se eu entendi bem, a operadora ou delegacia vai pelo seu numero encontrar o IMEI do aparelho que você utilizava, e fazer o bloqueio do IMEI correto ? não será necessário que o chip ainda esteja no aparelho ? porque primeira coisa que um ladrão "esperto" faz é jogar o chip fora.
    espero realmente que isso funcione.


  •   54
    Conta desativada 08/03/2016 Link para o comentário

    Tomara que funcione mesmo. Uma medida assim ou até mais drástica se deveria ser tomada a muito tempo! Infelizmente a atração por roubo a celulares é devido ao preço exorbitante de muitos aparelhos. O ladrão sabe que a maioria das pessoas andam com um aparelho de pelo menos uns 500 reais. Mas esperamos que isto ajude em alguma coisa


  • Acho que ficou um pouco confuso essa nova forma de bloqueio, imagina que se alguém que tem suas informações pode bloquear seu aparelho numa boa. (Se funcionar) E fora que quando o vagabundo leva, a primeira coisa que ele faz é retirar o chip. Prefiro via IMEI mesmo.


  • pelo menos uma coisa ele fez certo com essa noticia


  •   16
    Conta desativada 08/03/2016 Link para o comentário

    Pena que não criou foi o bloqueio do "ladrão esperto". Ótima iniciativa, mas hoje em dia bandido acha jeito pra driblar tudo. O que vejo de gente em grupo do Facebook anunciando que desbloqueia Moto G (exemplo) bloqueio na conta Google e vira IMEI etc...


  • Obrigado Anatel! Ótima iniciativa ;D


  •   44
    Conta desativada 08/03/2016 Link para o comentário

    Finalmente...

    =]


  • Fui assaltado semana passada e perdi meu celular, e na hr que eu fui assaltado no momento que eu dei o celular o ladrão fdp já tava tirando o chip e meus celulares não são de operadora


  •   82
    Conta desativada 08/03/2016 Link para o comentário

    Se não prestarem atenção e exigir o b.o. sempre qualquer um pode bloquear seu telefone facilmente.


  • Seria bom o androidpit fazer um teste deste sistema de bloqueio da anatel. Não acredito que funcione. Uma vez perdi um celular numa lan house e uma pessoa que encontrou não quis me devolver. Liguei para a operadora, no caso a Oi, e solicitei o bloqueio do aparelho pelo IMEI. A operadora confirmou o bloqueio, mas o fato é que nada aconteceu. A pessoa continuou usando o aparelho normalmente. Fiquei puto e desacreditado do sistema. Essa é a realidade brasileira. Cabe apenas o conformismo, porque a revolta estressa.


  • Quando fui assaltado e fui na delegacia fazer R.O., eles se recusaram fazer, impondo um monte de burocracia que não precisava. Tudo isso por conta de preguiça.
    Imagina bloqueio de aparelho em ferramenta da ANATEL!


  • Não ficou claro como vai acontecer o bloqueio do aparelho, uma vez que nós utilizamos chip que pode ser retirado no momento do roubo, por exemplo.


    •   82
      Conta desativada 08/03/2016 Link para o comentário

      Creio que quando o aparelho se registra na rede celular o número do imei fica registrado tb.


      • Eu trabalho em operadora e esse não é um problema. Ao inserir o chip em um celular e ligar o aparelho ocorrerá o registro de rede (quando aparece o sinal de rede da operadora na tela do celular)... Após a rede ter sido registrada, os dados do aparelho são registrados automaticamente no sistema, sendo disponibilizado o dia e horário em que este foi inserido. Assim, podemos saber a marca, o modelo e o IMEI do aparelho!


  •   82
    Conta desativada 08/03/2016 Link para o comentário

    Parabéns a agência. Ótima iniciativa. Os índices de roubos e furtos estão aumentando a cada dia. Agora podemos ser roubados tranquilamente rs...

    eduardoConta desativada


  • :)

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.