Como descobrir se você está sendo rastreado pelo celular

Como descobrir se você está sendo rastreado pelo celular

Assim como computadores, os celulares estão sujeitos a ataques de malwares espiões, que são denominados de spywares, podendo rastrear informações das vítimas. Infelizmente, os usuários costumam ser a porta de entrada para invasões nos aparelhos, basta apenas um clique errado ou uma mentira bem contada para que um  mal comprometimento aconteça.

Os spywares agem de forma silenciosa buscando alvos fazem parte de um usuário comum, como dados pessoais, dados bancários, ganhos financeiros, hábitos diários e conversas sigilosas. Existem pequenos sinais deixados por malwares que são controlados por criminosos, e nós da Nextpit, indicaremos alguns indícios de que seu celular possa estar sendo espionado.

1. Superaquecimento

Aplicativos de spyware podem provocar um aquecimento maior que o normal em seu aparelho, pois se o telefone está mais quente em momentos de repouso, algo está errado, e busque investigar o ocorrido.

2. Aplicativos Suspeitos

Percebeu algum aplicativo indesejado que você não instalou? É uma suspeita de espionagem. Para ter uma conclusão mais exata, consulte o histórico de downloads e confere se o aplicativo foi baixado, em seguida, pesquise sobre o aplicativo e veja o que os especialistas e usuários dizem sobre ele. Em caso de suspeita, remova-o imediatamente, mas é importante lembrar que o spyware pode estar escondido em outros diretórios.

3. Publicidade escancarada

Anúncios Pop-up são as evidências mais claras de que o aparelho está contaminado por algum vírus espião. Alguns deles circulam na tela durante o uso comum do celular e convidam o usuário a realizar diferentes ações, que podem contaminar ainda mais o telefone.

4. Recebimento e envio de mensagens

Celulares contaminados roubam os dados da vítima e cobra quantias em bitcoins (moeda digital) pelo resgate, pois são capazes de acessar a lista de contatos do usuário e enviar, automaticamente, mensagens por SMS ou até mesmo via Whatsapp. Os recados maldosos enviados por criminosos são relacionados a promoções de produtos e pornografia, para levar as vítimas a clicarem nos links maliciosos.

5. Auto consumo dos dados móveis do aparelho

O enorme uso de dados móveis é uma forte evidência que o celular possa estar sendo rastreado, isso porque aplicativos de spyware usam a internet para enviar informações sobre a vítima ao hacker, gastando o consumo de dados. Caso desconfie de possíveis invasões, vá nas configurações e busque por “dados móveis” para ver uma lista ordenada com os aplicativos que mais consomem dados. Picos brutos no gráfico podem indicar espionagem e rastreamento.

6. Bateria menos duradoura

Ao usar o seu aparelho, percebeu que a bateria dele passou a durar menos do que deveria e sem um motivo aparente? Essa desconfiança pode indicar alguma atividade suspeita que esteja acontecendo em seu telefone. Acesse as configurações e vá em bateria para saber o seu consumo.

Afinal, como se proteger?

Uma parte dos spywares aparecem em promoções com e-mails falsos, SMS de prêmios e convite para instalar aplicativos são algumas iscas para vitimar determinados usuários. Por mais que seja um amigo ou conhecido, jamais clique nesses links.

Evite baixar aplicativos de fontes externas, os chamados APKs. Não há como garantir integridade de um aplicativo desenvolvido por um terceiro, pois o software pode ter sido modificado sem que o desenvolvedor saiba interceptar dados e contaminar o telefone do usuário. Confie nas lojas oficiais, como o Google Play Store.

Para reforçar o seu celular contra invasões e criminosos, instale um antivírus no seu aparelho, além de fazer backups regulares dos seus dados, seja em um dispositivo externo ou em nuvem. Caso ele tenha sido infectado, é preciso formatá-lo, restaurar nas condições de fábrica para remover o vírus completamente.

Códigos para descobrir se está sendo rastreado pelo aparelho

*#21# - Com este código, é possível descobrir se as ligações, mensagens e outros dados estão sendo encaminhadas a outros números e aponta para qual telefone estão sendo desviados. Caso tenha esse rastreamento, que dá acesso aos seus horários, itinerários, e as pessoas com quem mantem contato, além dos dados financeiros e todo tipo de informações vulneráveis que podem ficar expostas.

*#62# - Código para descobrir o destino das informações quando uma pessoa não consegue entrar em contato com você. O certo é que o desvio habilitado seja um dos números da sua operadora, mova-o para a caixa postal imediatamente.

##002# - Desabilite todo tipo de desvio que exista em seu telefone. Sendo extremamente importante, principalmente se você estiver em área roaming, uma vez que ligações encaminhadas para a caixa de mensagem deixarão de ser cobradas.

*#06# - Este código permite descobrir o Identificador Internacional de Equipamento Móvel, o IMEI. Onde você possa localizar o seu aparelho, caso ele seja roubado ou perdido, uma vez que cada celular transmite este código automaticamente, mesmo se acontecer uma troca de chip.

É possível conferir essa informação do seu telefone, por meio deste link, que diz a marca, modelo e ficha técnica do seu aparelho.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.