Como fazer backup do WhatsApp no PC (Windows)

Como fazer backup do WhatsApp no PC (Windows)

Embora o WhatsApp possua a opção de fazer backup diretamente no iCloud ou Google Drive, para iPhone e Android, ter um backup disponível em seu computador também pode ser muito útil. 

Isso porque o backup do WhatsApp no PC pode ajudar a acessar arquivos e ver conversas mesmo quando você troca de um smartphone Android para um iOS - ou vice-versa. Além disso, ele é mais uma garantia de que você não irá perder suas conversas.

Como fazer backup do WhatsApp no PC

Backup offline

É possível transferir arquivos do WhatsApp para o PC offline, usando um cabo USB. Para isso, você deve abrir o WhatsApp e acessar o menu de backup. Depois, conecte o smartphone ao PC usando o cabo USB.

Feito o backup no smartphone, abra o armazenamento interno dele no PC e, logo depois, acesse a pasta "WhatsApp".

Por fim, toque em "Databases" e copie o arquivo msgstore.db.crypt12 para o computador. Pronto! 

1b horz
Copie a pasta de mesmo nome da imagem para seu PC / © Ariane Velasco | NextPIT

Backup do WhatsApp no PC com aplicativos

Existem diversos programas que permitem fazer o backup do WhatsApp no PC. Os principais são o Sync e o Dr. Fone - ambos com suporte para Windows, Android e iOS. Abaixo, confira breves instruções para fazer o seu backup com eles. 

Vale lembrar que, para fazer o backup via USB, pode ser que você precise ativar a depuração USB em seu smartphone Android. Veja como fazer isso aqui.

Sync

O Sync é um aplicativo de nuvem que está disponível nas versões grátis (5 GB de armazenamento) e premium. 

Para ter acesso ao programa, você deve fazer login na página inicial usando um e-mail e uma senha. Depois, é só fazer o download gratuitamente em seu Windows.

Após o fim da instalação, abra o programa e baixe o app solicitado pelo Sync em seu smartphone. Em seguida, no programa para PC, clique em "Adicionar pasta". Em seguida, selecione o backup da pasta "WhatsApp" no aplicativo para celular.

Feito isso, você deve autorizar o acesso do Sync no PC ao seu smartphone. É possível fazer isso enviando uma URL por e-mail ou através de apps mensageiros. A URL é fornecida pelo próprio app de celular do Sync. 

Visite a URL em seu computador e clique em "Eu já tenho sincronização". Depois, em "Iniciar aplicativo" e "Continuar". Aprove o app em seu smartphone tocando no botão verde que aparecerá na tela.

Pronto! Agora, todo o backup feito no WhatsApp será sincronizado com a pasta do Sync - e poderá ser acessado em seu computador. 

sync
Você pode acessar seus backups diretamente da web, ao fazer login / © Captura de tela: Ariane Velasco | NextPIT

Dr. Fone

Disponível para Windows e Mac, o Dr. Fone permite fazer backup de suas conversas do WhatsApp para o PC de maneira bem rápida. 

Primeiro, acesse a página do aplicativo no PC e faça o download. Depois, clique em "Transferência do WhatsApp". 

Na aba "WhatsApp", clique em "Backup das mensagens do WhatsApp". O seu smartphone deve estar conectado ao PC através do cabo USB. 

O Dr. Fone irá identificar o smartphone automaticamante. Clique em "Backup" para iniciar o processo e espere até que ele seja concluído. Simples, não é mesmo? 

dr fone
O Dr. Fone é bastante intuitivo / © Captura de tela: Ariane Velasco | NextPIT

E você, conhece algum outro programa bom e seguro para fazer backup do WhatsApp no PC? Conte pra gente nos comentários.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.