Como fazer uma thumbnail atrativa para seus vídeos no YouTube

Como fazer uma thumbnail atrativa para seus vídeos no YouTube

A thumbnail é, além do título, o principal motivo que leva alguém a acessar o seu vídeo no YouTube. Por isso, vale a pena fazer de tudo para ter uma capa que seja o mais criativa possível - e cause impacto positivo em quem a vê.

Se você quer fazer boas thumbnails para seus vídeos do YouTube, mas ainda não sabe como, confira a lista abaixo com algumas das principais dicas.

Thumbnail para YouTube: dicas para criar a sua

Use um bom editor

Existem diversos editores que permitem criar thumbnails gratuitamente - e usar vários de seus recursos. Alguns deles são o Canva e o Adobe Spark Post

Ambos são bem fáceis de usar e permitem adicionar textos, colagens, fotos de paisagens e outros itens coloridos - o que pode tornar as thumbnails bem chamativas.

O mais interessante é que os editores contam com a possibilidade de usar edições predefinidas, o que pode facilitar bastante o processo. 

thumb1
Você pode usar o Canva no smartphone ou PC / © Ariane Velasco / NextPIT

Escolha bem o tema da thumbnail

A sua thumbnail deve estar relacionada com o seu vídeo. Por isso, evite usar fotos fora de contexto ou simples capturas de momentos do vídeo. 

Se o seu canal é sobre games, coloque uma boa foto do jogo com texto e desenhos que mostrem o que vai ser feito no vídeo. Já, se você tem um canal bem humorado, use um momento engraçado do vídeo, com texto e cores chamativas.

Na hora de criar a sua thumbnail, o que conta é a criatividade. Canais mais sérios, é claro, exigem capas que estejam de acordo com o assunto tratado - provavelmente com menos cores chamativas. 

Usar momentos finais do vídeo em sua thumbnail também é um ótimo jeito de atiçar a curiosidade de quem o acessa - e aumentar o seu número de views.

Insira uma pergunta na sua thumbnail

Títulos com perguntas são, naturalmente, mais instigantes. Por isso, sempre que possível, adicione uma pergunta em sua thumbnail. Por exemplo: se você está realizando um experimento, vale inserir as palavras "funciona?", "dá certo?" entre outras do gênero.

Os textos da thumbnail não podem ser pequenos, mas também não devem cobrir toda a imagem inserida. Dê preferência para cores chamativas, como vermelho, roxo, azul, laranja e amarelo - dependendo do conteúdo. 

thumbyou
Exemplo de thumbnail chamativa / © Canal "Olá, Ciência!" / YouTube

Pense na thumbnail enquanto grava o vídeo

Prepare o cenário de seu vídeo e articule as cenas para que elas possam render boas thumbnails mais tarde. Sua expressão facial e as cores do cenário podem ajudar a chamar mais atenção do público.

Dê uma olhadinha na concorrência

Você provavelmente já ouviu que quem faz diferente, se destaca. Assim, que tal dar uma olhada em outros Youtubers de seu nicho e ver qual tipo de capa eles têm feito? 

Isso pode ajudar a pensar em alternativas para a sua criação - e, consequentemente, destacar você dos demais.

Foque em uma identidade visual

Antes de começar a criar o cenário e as thumbnails de seus vídeos - ou caso você queira simplesmente mudá-las - pense no que tem mais a ver com você.

Isso se chama investir em originalidade. É claro que deve haver um equilíbrio entre o que você apresenta e o que o público quer ver (afinal, você quer cliques). No entanto, abandonar sua identidade em prol do conteúdo não é muito inteligente.

Por isso, pense nas cores que mais têm a ver com você e com o tema do canal e procure usá-las com frequência. O mesmo vale para a intro dos vídeos. No caso das capas, certifique-se de que o seu rosto apareça na maioria delas. 

paleta cores
Uma boa paleta de cores para o cenário pode contribuir para sua identidade visual / © Pixabay

Peça opiniões

Por fim, você pode recorrer às opiniões de amigos e familiares sobre o seu conteúdo. Pergunte se as capas chamam atenção deles, se eles clicariam mesmo sem saber que o vídeo é seu, o motivo principal que os levaria a clicar, entre outras.

A partir dessa pequena pesquisa, você consegue coletar críticas construtivas para melhorar ainda mais o seu conteúdo.

E você, conhece alguma outra dica para criar boas thumbnails no YouTube? Compartilhe com a gente nos comentários!

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.