NextPit

Como mudar a fonte padrão do seu Android e personalizar o seu aparelho

androidpit samsung fonts
© NextPit

Alterar o estilo da fonte do seu Android pode ser uma tarefa necessária para customizá-lo, ou apenas para tornar sua experiência de uso com o sistema melhor. Seja qual for o seu motivo, nosso objetivo neste artigo é ajudar você a mudar a tipografia do seu Android através das configurações ou por meio de apps de terceiros.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Trocando a fonte através das configurações do sistema

A maioria dos smartphones com Android permite que os usuários altere o tipo da fonte do sistema, ou sua aparência, sem a necessidade de um aplicativo de terceiro. É claro que por este meio as opções de customização são menores do que aquelas disponíveis num app destinado a isso. A forma como a fonte do sistema pode ser alterada também pode variar de acordo com o fabricante do modelo, mas, geralmente, o caminho é o seguinte: Configurações> Tela> Fonte padrão.

Esse é, por exemplo, o caminho a ser utilizado por usuários de smartphones Samsung, como é o caso da nossa imagem ilustrativa. A interface da marca dispõe de poucas opções, mas é possível baixar novas fontes neste mesmo painel, tocando em "Baixar fontes".

samsung font galaxy apps
A Samsung disponibiliza fontes pré-instalada e novas pela loja Galaxy Apps / © NextPit

O sistema da Samsung direciona o usuário para a loja de aplicativos da empresa, Samsung Apps, para que o mesmo possa escolher sua nova fonte. A maioria das opções são gratuitas, mas existem algumas pagas. Essas opções devem ser semelhantes em smartphones dessa fabricante, mas existem alguns modelos mais básicos da linha Galaxy que não contam com a opção de download.

Trocando a fonte do sistema através de um launcher

Se você quiser ir um pouco além daquilo que é oferecido pelo fabricante do seu dispositivo, como o exemplo que mencionei acima, a alternativa mais viável é instalar um launcher. Você provavelmente já deve ter um lançador favorito com esse recurso, mas, se ainda não tiver, poderá consultar a nossa lista abaixo e escolher a opção que mais lhe agrada:

Nossa opção aqui é o Launcher Action 3, que oferece opções por padrão e também permite que novas fontes sejam instaladas, o que não é possível por opções como o Smart Switch e o Arrow Launcher. Agora, se você quiser ir além do que é oferecido por um launcher, o mais interessante para você pode ser a instalação de um aplicativo específico para o gerenciamento de fontes. Vamos falar sobre eles no tópico abaixo.

fonte action launcher
O Action Launcher vem com fontes pré-instaladas / © NextPit

Melhores aplicativos de fontes para Android

A Google Play oferece inúmeros aplicativos que alteram a fonte padrão do sistema. É válido dizer que a maioria precisa de acesso root para funcionar corretamente. Separamos duas opções abaixo:

FontFix

O app FontFix pode ser uma ótima alternativa para quem não utiliza um aparelho da Samsung, por exemplo. É possível pesquisar rapidamente pela fonte desejada, mas é válido dizer que a aplicação dependerá da permissão do seu sistema. Aparelhos como os Galaxy, por exemplo, não terão problemas com esse aplicativo.

Tudo o que você precisará fazer no FontFix é selecionar a fonte desejada, baixá-la e fazer sua instalação. Fontes adicionais podem ser encontradas para download dentro do aplicativo, mas o arquivo de instalação não é transferido pela Play Store, ou seja, você terá que habilitar a opção de "Fontes desconhecidas" para utilizar as fontes baixadas separadamente.

O aplicativo reúne informações úteis para o usuário, como as fontes que já foram instaladas no dispositivos. Também é possível verificar a quantidade de espaço que será ocupada no armazenamento com a instalação e outras informações adicionais.

fontfix fonte android app
FontFix é um aplicativo específico para fontes / © NextPit

IFont

O IFont é outro aplicativo capaz de mudar a fonte do sistema, mas que dificilmente funcionará em aparelhos não-Galaxy. Para ser honesto com você, muitas marcas bloqueiam a instalação de fontes tipográficas de terceiros no sistema. Fizemos o teste num S7 Edge e tudo funcionou normalmente.

No menu de configurações você poderá selecionar o fabricante do seu aparelho, o que será útil para você descobrir se existe alguma restrição ao aplicativo. No caso do Xperia Z3+, outro aparelho que fizemos o teste, não foi possível instalar uma fonte selecionada sem acesso root no dispositivo. Portanto, esteja atento quanto ao root no seu dispositivo.

Uma das principais vantagens do IFont são os pacotes de idiomas, que baixam fontes específicas para a linguagem selecionada pelo usuário. No caso do inglês, por exemplo, o pacote de fontes não virá com acentuação nas palavras, como é o caso do português (não disponível no app).

ifont app fonte android
O iFont exige root na maioria dos smartphones / © NextPit

Agora, se você não quiser fazer uma mudança tão radical no dispositivo, poderá modificar apenas a fonte de alguns aplicativos de mensagens instantâneas através de códigos, como o WhatsApp, por exemplo. Já pensou em deixar suas conversas mais divertidas usando fontes diferenciadas? Pois bem, o tutorial completa para você experimentar esse recurso está no artigo abaixo:

Você gosta de mudar a fonte do sistema?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

65 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Claudio Estevão 23/05/2019 Link para o comentário

    Rapaz, tenho um moto g5 e fui testar o fontfix, o app pegou, claro que me dando um pequeno susto. A tela ficou preta por certo tempo, precisei reiniciar o celular, quando ligou já estava td mudado e pegando. Realmente para fazer isso é preciso certo cuidado e sorte.


  • Célia Cotrim 19/08/2018 Link para o comentário

    Gostaria de saber se dá pra mudar a fonte do meu xiaomi mi mix 2 usando a Nova Launcher! Alguém sabe como fazer?


  • N0625Yvia 01/07/2017 Link para o comentário

    A ZenUI permite customizar a fonte do aparelho usando as integradas em alguns apps. Gostava de fazer isso no meu finado (leia-se: roubado) Moto X Play. No A5 2017 a ZenUI não instala por ser incompatível com o aparelho. Comassim?


  • Natanael Bodanese 28/06/2017 Link para o comentário

    A maioria das fontes instalam mas da erro na hr de selecionar elas.. Cada marca deveria ter seu próprio app de personalização ..


  •   26
    Conta desativada 28/06/2017 Link para o comentário

    Prefiro a fonte padrão mesmo. Não vejo necessidade de alterar.

    OFF TOPIC: Quando eu escrevo à mão, ou seja, a minha caligrafia, uso a Comic Sans, hehe, a mais odiada segundo pesquisas. Nunca fui bom em escrever ligando letras. Bom, até que eu consigo liga-las mas fica feio PACA, hehe.


  •   85
    Conta desativada 28/06/2017 Link para o comentário

    Tentei usar um dos apps da matéria, mas infelizmente só com root que funciona. E na MIUI não tem essa opção de troca de fontes como padrão...


    • Paulo Ricardo 28/06/2017 Link para o comentário

      Na verdade existe uma opção para mudar a fonte nas configurações da Miui sem a necessidade de root, porém ela fica oculta para quem é usuário comum. Para desbloquear essa função você precisa estar cadastrado como designer no site da Xiaomi. Na verdade isso é uma coisa simples de se fazer. Caso você tenha interesse, é só digitar no Google "como mudar a fonte da Miui 8 sem root" que vai aparecer vários sites mostrando o passo a passo.


  • Victor Lima 28/06/2017 Link para o comentário

    bacana


  • José Luís Silva Martiniano 27/06/2017 Link para o comentário

    Eu prefiro a original, acho muito mais prático de usar.


  • AC&MM 27/06/2017 Link para o comentário

    Esse negócio de mudar a fonte do Android é interessante e ao mesmo tempo não é. Pois há certos tipos de fontes que ficam esquisitas em algumas situações.
    Digo isso porque já tentei mudar a fonte de vários aparelhos que tive e em alguns casos ficava até complicado de ler certas palavras por causa do tipo de fonte. Eu acho que tudo depende mais do que se espera com a customização.

    O meu cobaia foi o Moto G4 Plus e, tanto a Font fix quanto a iFont, não instalaram porque precisam de acesso raíz no aparelho.
    Eu desfiz o acesso raíz no Moto G4 Plus porque ia vendê-lo, mas depois não deu certo e não quis refazer o acesso. Resumindo: preguiça.


  • Daniel 27/06/2017 Link para o comentário

    Não achei a opção "trocar fontes" no meu smart, uso a padrão do sistema.

    Conta desativada


  •   60
    Conta desativada 27/06/2017 Link para o comentário

    ❎NADA A VER❎
    Google vai impedir download e atualização de aplicativos em celulares com Android eclair (2.1) ou inferior, atualmente menos de 0.5% dos usuários utilizam tais versões.

    "Esta mudança vai acontecer sem nenhuma notificação ao dispositivo por causa de restrições técnicas do aplicativo Android Market"

    Retirado de:
    http://m.correio24horas.com.br/noticias/single/noticia/google-vai-impedir-download-de-aplicativos-em-celulares-com-android-muito-velho/?cHash=d4149315379bbaf0cb5d342d318010bf


    •   85
      Conta desativada 28/06/2017 Link para o comentário

      Guerreiro quem usa um aparelho com essa versão ainda kkkkkkk, acho que já deu de suporte mesmo....


  • Henrique P. 27/06/2017 Link para o comentário

    Como no Android Stock não tem essa opção o jeito é usar o substratum, no meu caso.


  •   32
    Conta desativada 27/06/2017 Link para o comentário

    Uso Samsung sans da própria loja de apps, instalar app só pra isso? Não obrigado

    LeandroConta desativada


  • Deivis Schuman 27/06/2017 Link para o comentário

    Pra quem tem Smartphone Samsung é algo simples mudar a fonte!
    Já pra quem não tem é algo mais trabalhoso e tem um certo risco!
    Eu mesmo já precisei instalar a Rom novamente quando fui inventar de trocar a fonte do meu finado LG G3!


  • Elerson Soares 27/06/2017 Link para o comentário

    Rapaz, cuidado com estes apps que mudam a fonte.... isto detonou o desempenho do meu antigo smartphone.


  • delcelos 05/11/2016 Link para o comentário

    Corrija isso "A maioria das opções são gratuitas, mas existem algumas pagas" somente uma fonte é grátis "Samsung Sans" o restante... todas são pagas na loja Galaxy Apps.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.