NextPit

6 dicas para proteger seu smartphone durante viagens

6 dicas para proteger seu smartphone durante viagens

Embora pareça bastante simples, viajar com um smartphone requer alguns cuidados caso você queira manter sua privacidade e segurança - assim como ocorre com outros eletrônicos portáteis.

Felizmente, existem dicas que podem ser muito úteis na hora de proteger suas informações pessoais. Confira algumas delas a seguir.

Como proteger seu smartphone em viagens

Cuidado com Wi-Fi público 

Sempre que possível, utilize seus dados móveis ao invés de redes Wi-Fi públicas. Isso porque cibercriminosos podem se aproveitar delas para acessar dados sigilosos - como senhas de banco, dados pessoais, entre outros.

Evite a todo custo acessar sua conta no banco quando conectado a elas. Atualize constantemente seu antivírus e realize varreduras para verificar se seu smartphone foi infectado de alguma maneira.

androidpit wifi devices
Prefira conexões particulares a Wi-Fi público / © shutterstock.com/NextPIT

Dificulte o desbloqueio do aparelho

Embora seja ruim pensar nisso, smartphones podem ser perdidos ou roubados durante uma viagem. Por isso, antes de embarcar, reforce suas senhas cadastrando digitais e reforçando os códigos já existentes.

Use aplicativos de localização

Aplicativos como o "Find my iPhone" e "Buscar meu telefone" podem ser usados para localizar o seu celular em caso de perda. É possível usar o app mesmo offline.

Evite carregadores públicos

Aeroportos e locais semelhantes possuem estações de carregamento públicas. Sempre que possível, opte por usar um carregador portátil próprio ao invés delas.

Isso porque, embora pensadas com boas intenções, elas podem ser usadas por criminosos para acessar dados do seu smartphone através de entradas contaminadas por malwares e spywares.

MongDa wireless charger hero 2
Um carregador portátil é ideal para garantir a segurança de seu smartphone / © NextPIT

Use e abuse do backup e da nuvem

Para evitar que arquivos importantes sejam perdidos caso algo aconteça com seu smartphone, realize o backup dos arquivos na nuvem periodicamente. Assim, se o aparelho for perdido, você poderá transferir imagens e documentos importantes para outro dispositivo.

Capa protetora e película, sempre!

Por fim, mesmo que seja algo tão banal, usar uma capinha protetora e uma película é essencial para proteger seu smartphone contra quedas. Evite transtornos e gastos desnecessários com conserto! 

E você, conhece outras dicas para proteger seu smartphone durante viagens? Compartilhe com a gente nos comentários!
 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.