Como rodar aplicativos incompatíveis com smartphones rooteados

AndroidPIT magisk
© nextpit

O SafetyNet é um termo bastante conhecido na comunidade. Se trata de um conjunto de serviços oferecidos pelo Google que visam proteger serviços contra fraudes. Isso pode acontecer facilmente em aplicativos instalados em smartphones com root, visto que estes estão mais expostos a adulterações, URLs ruins e ameaças externas. Contudo, o SafetyNet tem sido usado frequentemente sem muita necessidade, e está se tornando um inimigo de muitos desenvolvedores. Neste artigo você vai descobrir quais apps usam o SafetyNet e como instalá-los no seu aparelho rooteado.

Como mencionei acima, o uso do SafetyNet aumentou. A base de aplicativos protegidos por ele, contudo, se manteve a mesma, embora seus desenvolvedores tenham intensificado seus mecanismos de proteção. O Google também removeu recentemente da Play Store o utilitário para root Magisk Manager, que burlava o SafetyNet de forma mais segura.

Até mesmo a comunidade por trás da ROM Lineage OS comentou recentemente sobre essas mudanças, dizendo que está mais difícil contornar os mecanismos de segurança do SafetyNet agora.

AndroidPIT lineage os hero
Lineage OS é uma das ROMs mais famosas do momento / © NextPit

Quais aplicativos são bloqueados pelo SafetyNet?

Não existe uma lista oficial de aplicativos protegidos pelos SafetyNet, mas podemos compartilhar alguns exemplos que temos conhecimento na sequência. As verificações feitas pelo SafetyNet mudam bastante, visto que algumas podem ser ignoradas e outras são permanentes.

O Netflix é um bom exemplo dessas diferenças nas verificações do SafetyNet. Ele não está visível na Play Store para aparelhos rooteados, mas pode ser instalado através de fontes externas, como o site APK Mirror. O mecanismo do SafetyNet pode ser contornado neste caso, mesmo com o Google Smart Lock funcionando. O único contra é que o app não será atualizado pela loja, sendo necessário fazer esse processo manualmente.

safetynet pokemon go snapchat blocked
Pokémon GO utiliza o SafetyNet / © NextPit

Pokémon Go verifica sempre, enquanto que o Snapchat só uma vez

O Snapchat funciona de forma diferente, apenas no processo de login ou registro da conta do usuário. Se você fez root no seu smartphone depois de instalá-lo, vai conseguir utilizá-lo normalmente. Mas isso não funciona ao contrário, já que o Snapchat não permitirá que você se registre caso resolva instalá-lo após o root.

Esse processo de verificação do Snapchat é bastante semelhante ao do Pokémon Go, mas com esse jogo as verificações acontece periodicamente a cada atualização liberada. Se o desenvolvedor não conseguir identificar a autenticação com o SafetyNet, uma mensagem de erro aparecerá e você não conseguirá mais abrir o game. É válido dizer que as diretrizes do SafetyNet mudam de um dia para o outro, o que dá certa instabilidade no funcionamento de alguns apps em aparelhos rooteados.

O jogo Super Mario Run é mais rígido com as verificações. Se os requisitos da SafetyNet não forem atendidos, o aplicativo simplesmente falhará e não exibirá nenhuma mensagem. A Nintendo, aparentemente, procura o ID do aplicativo Magisk pelo telefone. No caso, o jogo só é iniciado se o Magisk e o Magisk Hide estiverem desinstalados.

No caso do Android Pay, o SafetyNet é uma espada afiada que protege o aparelho severamente. Muitas vezes é impossível usar o telefone como método de pagamento confiável, mesmo contando com a verificação do Magisk.

Ignorando o SafetyNet

A solução em curto prazo para contornar as restrições do SafetyNet é o Magisk. Essa ferramenta é um pacote completo que você pode usar para gerenciar o acesso root do seu smartphone. Com ele, os famosos SuperSU ou CF-Auto-Root não são necessários.

safetynet pokemon go snapchat open
O Snapchat é outro app que usa o SafetyNet  / © NextPit

O Gerenciador Magisk estava disponível na Play Store, mas foi removido pelo Google recentemente, como comentei no início do artigo. Atualmente, contudo, você pode baixar um arquivo ZIP com o Magisk beta. Essa versão disponível para download é compatível com as mudanças feitas no SafetyNet até o dia 13 de junho de 2017. Portanto, tenha em mente que essa pode não ser a versão mais atual do Magisk disponível até o momento, afinal, o mesmo pode ter sido atualizado.

O Magisk oferece opções adicionais para evitar a verificação do SafetyNet. O aplicativo pode ser ocultado dos demais e ter suas autenticações reduzidas, fazendo com que o sistema verifique o mínimo de compatibilidade. O criador do SuperSU, a Chainfire, disse recentemente que essas alterações ficarão mais restritas no futuro, visto que a quantidade de pessoas que usam root está crescendo. Isso fará com que as fabricantes, os desenvolvedores e o Google criem métodos que inviabilizem esses remendos.

O gerente de projetos da Magisk, Topjohnwu, comentou que os privilégios do root podem viabilizar os truques que o Magisk dispõe. Contudo, o mesmo afirma que as coisas devem mudar futuramente em modelos Google Pixel, por exemplo, que devem ficar mais rígidos contra essas alterações de root. 

Não se trata apenas do root

A API do SafetyNet foi desenvolvida especialmente para detectar dispositivos infectados ou incompatíveis com os mecanismos de segurança do Google. O que os desenvolvedores de aplicativos como o Magisk e o Hidern estão fazendo é oferecer uma forma de burlar essa autenticação, que é um método parecido com o que é feito quando um app com código malicioso é instalado no smartphone.

AndroidPIT virus 2
Smartphones com root são mais vulneráveis / © ANDROIDPIT

Os desenvolvedores não são obrigados a usarem o SafetyNet em seus apps, mas existem algumas razões lógicas que tornam essa opção viável para alguns deles. Apps como Spotify e Netflix, por exemplo, podem estar preocupados com a exploração do modo offline de seus respectivos serviços em aparelhos com root, uma vez que códigos maliciosos podem copiar esses dados e oferecê-los para download. O mesmo é válido para aplicações bancárias ou sistema de pagamentos, onde transferências de dinheiro e informações são feitas.

É necessário lembrar que o SafetyNet não confere apenas o root feito no aparelho, mas se trata de um processo que abrange outras verificações. O bootloader desbloqueado também é verificado, assim como alterações no firmware original do smartphone. No caso da Netflix qualquer alteração a partir de ROMs customizadas modificam a disponibilidade do app na Play Store, mesmo sem root no aparelho. As ROMs mais recentes estão oferecendo métodos de instalação onde o root não seja obrigatório, exatamente para não esbarrar no SafetyNet.

Se trata do que então?

A arbitrariedade na forma como o SafetyNet é usado deixa algumas perguntas em aberto. Alguns aplicativos bancários que conheço não o utilizam, mas eles conferem o status root do aparelho e funcionam mesmo assim. O Netflix pode ser instalado manualmente via APK, e os riscos de cópias de arquivos offline continua existindo de certo modo.

O ápice dessa arbitrariedade vem no uso do SafetyNet em jogos, como o Pokémon GO, Super Mario Run ou até mesmo no app do Snapchat, cujo o objetivo aqui é impedir a trapaça entre os usuários. Mas, francamente, ninguém está burlando leis severas apenas por querer usar esses apps com root. E as ferramentas de gerenciamento, como o Magesk, não tem o direito de existirem?

Por outro lado, também me pergunto se ainda existe uma justificativa pra rootear um smartphone. Graças ao Android Auto Backup, que funciona razoavelmente bem, as razões para o root, usando Titanium Backup, por exemplo, já não são mais atraentes quanto antes. Claro que é sempre bom ter um controle maior sobre nossos smartphones, mas as restrições de um smartphone não-rooteado não são exatamente intoleráveis.

O que eu não entendi ainda é o castigo pelo desbloqueio do bootloader. Entendo que e instalação de uma ROM num telefone antigo também é por motivos de segurança, como a Lineage OS, por exemplo. Ao usar pacotes de segurança mais atualizados nessas ROMs, eu estarei tornando meu aparelho mais seguro do que usar o firmware do fabricante, que nem sempre recebe os patches mais recentes. Ser punido injustamente é algo que eu acho alarmante.

Você usa root no seu aparelho? Já deixou de usar algum app nele por incompatibilidades com o software?

Ir para o comentário (76)
Eric Ferrari-Herrmann

Eric Ferrari-Herrmann
Editor

Eric faz parte da equipe do AndroidPIT desde 2014, escrevendo artigos e análises para o site alemão. Depois de um começo lento com um Xperia P, migrou rapidamente para um Nexus 4, dispositivo que lhe serviu de cobaia para seus primeiros experimentos flasheando ROMs. Agora ele é um especialista em ROMs customizadas. Além disso, ele adora sushi.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
76 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fernando Souza 5
    Fernando Souza 29/06/2017 Link para o comentário

    Sempre usei o Root, mas basicamente para habilitar o backup. O auto Backup do Google funciona razoavelmente, mas não recupera todo o status dos programas (configurações, senhas, etc.) e nem me dá o controle do processo, por exemplo restaurar um backup de apenas um app de alguns dias atrás. Se o Google incluir um método de fazer e restaurar backups completo e flexível, eu não vou fazer questão de root. Simples assim.


  • Sam 1
    Sam 28/06/2017 Link para o comentário

    Sinceramente, se for pra usar um sistema onde eu nao possa alterar o que EU quiser, prefiro pagar mais caro e pegar um iPhone que vai ser atualizado por muito mais tempo. Ja tive iPhone, mas a liberdade do Android me conquistou. Entretanto, se for pra abrir mao da liberdade prefiro ter um suporte decente. Odeio bloatware e ambos os sistemas possuem, mas ja houve testes em que, no Android, alguns deles gastaram bateria e dados mesmo sem nunca serem executados.


  • Douglas C. 14
    Douglas C. 27/06/2017 Link para o comentário

    Tentei instalar o Pokémon Go em um Galaxy Tab E com root do meu filho e no momento que eu vou logar não vai de jeito nenhum. Agora que eu descobri que o vilão provavelmente é este SafetyNet do Google.


  • 42
    Conta desativada 26/06/2017 Link para o comentário

    Para viciados (eu) Root sempre será bem-vindo haha.

    AC&MM


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 26/06/2017 Link para o comentário

    Bela dica !!!

    AC&MM


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 24/06/2017 Link para o comentário

    Usuários avançados, que nasceram usando PCs e sempre tiveram total liberdade para fazer, instalar ou desinstalar qlqr coisa, nao vivem sem root.

    Conta desativadaAC&MMConta desativadaPaulo César Ramos de S.Henrique P.


    • AC&MM 72
      AC&MM 25/06/2017 Link para o comentário

      É quase isso.

      Conta desativadaConta desativada


    • 73
      Conta desativada 26/06/2017 Link para o comentário

      Quase verdade, mas não totalmente. Sempre fui hard user de tudo que foi tecnologia que tive. Meus 4 aparelhos Android foram rooteados, meu iPhone teve seu jailbreak, mas hoje eu não vejo necessidade.

      AC&MMConta desativada


  • 3
    Giuliano Faria 24/06/2017 Link para o comentário

    Pessoal...como consigo fazer o telecine play globo play.. E premeie play funcionar em TV box Android?


  • Raimundo Natalier 7
    Raimundo Natalier 24/06/2017 Link para o comentário

    Hoje talvez o root nem seja mais tão necessário assim, digo isso porque tenho um OnePlus 3T e passei um bom tempo para ativá-lo, a versão stock já me dava algumas boas possibilidades. Mas gosto de usar o youtube em segundo plano, ativar algo para download no instagram, e eram coisas que apenas o root me proporcionava, apesar de hoje já haver o app OGYoutube, OGInstagram, que fazem o mesmo trabalho, além das modificações em si no sistema, acho-as válidas, não tem como ficar sem usar.

    Conta desativada


  • Ader Marcelo 38
    Ader Marcelo 24/06/2017 Link para o comentário

    Pela personalização no meu ver o root é desnecessário, algumas coisas o próprio sistema ou um app ajuda a resolver o problema ou amenizar, um exemplo nesse caso foi o modo imersivo que gosto de usar em alguns jogos e por questão de comodidade quis colocar ele na barra de notificações e para tal o app Tiles pede root ou adb, daí não pensei duas vezes... Fui no windows, drivers, depuração e... usei o adb e puff! tudo resolvido! Agora uma coisa é certa, usar o desbloqueio do bootloader para atualizar o sistema com uma Custom Rom, isso sim é algo que acho válido e que não deveria ter problema =( mas enfim. Ah e Androidpit ou alguém daqui, vocês poderiam falar mais sobre isso aqui? → "As ROMs mais recentes estão oferecendo métodos de instalação onde o root não seja obrigatório, exatamente para não esbarrar no SafetyNet." ←
    Custom Rom sem root? como onde? hehe quero mais informações sobre XD a Lineage seria uma?

    AC&MM


    • AC&MM 72
      AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

      Bom, Ader, existe a personalização que serve apenas para trocar a aparência do SO e aquela que serve para mudar estruturas no Android. Eu, por exemplo, gosto de desinstalar aplicativos que são nativos no Android e são inúteis pra mim, além de instalar aplicativos do meu uso a nível de sistema pra que, se em um possível problema no aparelho eu tiver que resetá-lo, o aplicativo vai reiniciar junto com o sistema operacional sem eu ter o trabalho de instalá-lo novamente. Sem contar que eu modifico também a boot animation, papéis de parede, apago toques que vem no Android e coloco os meus no lugar, modifico o build prop e outras coisas mais que eu puder mexer.
      Claro que isso vai do gosto de cada usuário fazer ou não dessa forma.

      Conta desativadaConta desativadaAder Marcelo


  • Paulo Ricardo 31
    Paulo Ricardo 24/06/2017 Link para o comentário

    Já tentei ficar sem root... E não dá, não pra mim. Ainda não nasceu fabricante que faça um software tão bom, que eu não precise desbloqueá-lo e modifica-lo.

    Conta desativadaPaulo César Ramos de S.Conta desativadaHenrique P.AC&MM


    • AC&MM 72
      AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

      EU te entendo, Paulo. Parece que a mão coça enquanto a gente não mexe no aparelho pra modificá-lo.

      Conta desativadaConta desativadaGabrielHenrique P.Paulo Ricardo


    • Paulo César Ramos de S. 18
      Paulo César Ramos de S. 26/06/2017 Link para o comentário

      Concordo plenamente. Achei que poderia ficar sem root no S7 devido a quantidade de recursos, mas faltava muitos outros da qual não conseguia ficar sem e vários outros da qual achava bem desnecessários.
      Agora estou realmente satisfeito com meu aparelho graças ao root.

      Paulo RicardoAC&MMConta desativada


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

    É mais fácil infectar o Smartphone com tranqueiras recebidas no Whatsapp do que com acesso root!

    DiegoConta desativadaConta desativadaGabrielPaulo RicardoConta desativadaHenrique P.DanielConta desativada


    • AC&MM 72
      AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

      Com toda certeza. Nisso, eu concordo.

      Conta desativadaGabrielAder MarceloConta desativadaDeivis SchumanHenrique P.Daniel


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

        Tamo junto brother

        AC&MM


  • AC&MM 72
    AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

    Honestamente, celular Android sem acesso root, PRA MIM, não tem graça.
    E se eu quiser instalar um aplicativo que eu gosto e ele fucar dando problema, sinceramente, eu busco usar alguns meios pra usá-lo sem empecilhos, que o diga o Aptoide, Lucky Patcher e o MoaAdB (são os principais que eu uso), isso sem contar a alegria de poder desinstalar um aplicativo que, ao meu ver, é inútil. Uso SIM antivírus (critiquem o quanto quiserem!) pois eu tenho consciência que com um aparelho com acesso raíz e com aplicativos que burlam certas defesas, estou mais exposto a possíveis ataques. Até entendo esse caso dessa proibição em prol da segurança, mas essa "defesa" deixa, em certas situações, o aparelho um tanto quanto limitado no que diz respeito a personalização. E claro, faço isso porque sei o que estou fazendo e consciente de suas consequências.
    Antes de tudo, respeitando aqueles que não gostam de fazer acesso raíz em seus aparelhos.

    Para um bom entendedor...

    Conta desativadaPaulo César Ramos de S.Conta desativadaHenrique P.Paulo RicardoAder MarceloDeivis SchumanConta desativada


    • 32
      Conta desativada 24/06/2017 Link para o comentário

      Para usar aptoide, L.Patcher e outros, não há necessidade de root... Hoje vc consegue desinstalar muitos aplicativos ou simplesmente desativa-los....quanto a antivírus realmente é difícil que consigam pegar tudo.. Hoje os ransomware, pra vc ter ideia estão tão sofisticados que dificilmente um antivírus vá detecta-lo.... Ou seja não vejo mais essa necessidade de root como antigamente, mesmo pq Google já está praticamente bloqueando aceso root nas próximas gerações do Android

      Conta desativadaConta desativadaFernando LimaAdilson MagalhãesLuiz de SáDanielAder MarceloDeivis SchumanConta desativada


      • AC&MM 72
        AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

        Entendo e respeito tua opinião, mas aplicativos como o Lucky Patcher (principalmente) e Aptoide, sem acesso root, tem suas funcionalidades limitadas. E sei sim que nenhum antivírus é capaz de detectar todo tipo de ameaça, mas ele, aliado ao bom senso do usuário, ajuda a dificultar ataques que seriam fatais pra qualquer tipo de usuário.
        Quanto ao fato da Google tentar dificultar o acesso raíz em versões do Android futuras, afinal de contas, quem quer perder dinheiro?
        Mas um bom cracker que se preze, não vai perder tempo invadindo sistemas de usuários comuns, salvo se for para escravizar seus dispositivos para um possível ataque DDoS.

        Henrique P.Conta desativada


      • 32
        Conta desativada 24/06/2017 Link para o comentário

        Ataques DDoS não destinguem usuários, um usuário comum pode ter aplicativos de bancos, contas, arquivos em nuvem... Pra hackers é até mais fácil ataque a usuário comum....

        Luiz de SáConta desativadaConta desativadaAdilson MagalhãesConta desativada


      • AC&MM 72
        AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

        Mas foi isso o que eu quis dizer.

        Conta desativadaHenrique P.Conta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Ainda acho que depende do Smartphone!

      Henrique P.AC&MMConta desativada


      • AC&MM 72
        AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

        Em que sentido Deivis? Não entendi sua colocação.

        Deivis SchumanConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

        Pra Smartphones mais antigos brother AC!
        Não teria coragem de fazer Root em um S8 e instalar Aptoide nele por exemplo!
        Já no meu Xperia C5 se tivesse custom rom já teria feito a tempos!

        AC&MMConta desativada


      • AC&MM 72
        AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

        Entendo. Mas é como eu já comentei antes: eu não aguentaria ficar sem acesso root mesmo se o aparelho é novo e atual. Já virou um vício.
        Pra ter uma ideia, quando eu pego o aparelho pela primeira vez, no mesmo dia eu pesquiso sobre uma forma de dar acesso root no dispositivo.

        Deivis SchumanHenrique P.


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

        Entendi brother! Viciado em root! ^^

        AC&MM


      • AC&MM 72
        AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

        Fazer o quê?!


  • Léo Walk 58
    Léo Walk 24/06/2017 Link para o comentário

    Tenho Root e nunca infectei meu smartphone!!! Basta ter bom senso na hora de usar. Pesquisa é a palavra chave antes de instalar qualquer coisa no aparelho.

    Conta desativadaHenrique P.DanielPaulo RicardoDeivis SchumanAC&MMConta desativada


    • AC&MM 72
      AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

      Concordo plenamente e assino embaixo.

      Léo WalkHenrique P.Conta desativada


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 23/06/2017 Link para o comentário

    Depois reclamam quando o celular é infectado...

    Conta desativadaLuiz de SáDeivis SchumanConta desativadaFernando LimaAdilson Magalhães


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Hahahahahahahaa! Breves!

      Conta desativada


    • 42
      Conta desativada 26/06/2017 Link para o comentário

      Nunca infectei meu telefone, afinal isso não é "culpa" do root e sim do usuário que faz isso com ou sem root.


  • 60
    Conta desativada 23/06/2017 Link para o comentário

    Já tive vontade de fazer root no meu s7 mas os prejuízos superam os benefícios principalmente as atualizações ota e os patches se segurança, e agr os jogos que eram o meu principal objetivo do root (sim trapaça me julguem )

    Deivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Em um S7 não compensa mesmo brother!

      Conta desativadaConta desativada


    • AC&MM 72
      AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

      Bom, eu já me arriscaria. Não sei se eu aguentaria ficar com um smartphone, mesmo novo e atual, sem acesso root.

      Conta desativadaConta desativada


  • leandro 11
    leandro 23/06/2017 Link para o comentário

    Deixei de usar o app moto tela pq instalei lineageos sinto muita falta e nao gosto do app semelhante que tem na play store

    Deivis SchumanLéo Walk


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 23/06/2017 Link para o comentário

      Eu tava vendo e a LOS tem o Ambient Display incluído. Usa ele. Muito melhor que a Moto Tela, pelo menos na minha humilde opinião.

      Deivis SchumanLéo WalkConta desativada


      • Léo Walk 58
        Léo Walk 24/06/2017 Link para o comentário

        Henrique, boa noite!!! Você sabe me informar se a função "Ambient Display" também existe na ViperOS?

        Henrique P.AC&MMDeivis SchumanConta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

        Tbm queria saber se a ViperOS tem a função Ambient Display!

        Henrique P.Conta desativada


      • AC&MM 72
        AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

        Pelo que eu pesquisei e pude entender,essa função não existe no Viper OS. Se eu estiver errado, me corrijam.

        Henrique P.Conta desativadaDeivis Schuman


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 24/06/2017 Link para o comentário

        Sim Léo. Já vi reviews da ROM e estava lá o Ambient Display.

        AC&MM


      • leandro 11
        leandro 26/06/2017 Link para o comentário

        Entendo mais o moto tela e melhor pois quando tiro o celular so bousso ele ja mostra as notificacoes e a hora e o ambiente display so mostra quando chega notificação por isso prefiro moto tela


    • Léo Walk 58
      Léo Walk 24/06/2017 Link para o comentário

      Esse é um dos motivos de não ter instalado ainda um rom custom aqui no Moto G4 Play. Só que também uso o Gravity Screen Pro que ao pegar no smartphone ou tira-lo do bolso a tela liga automaticamente e só desliga se eu por novamente no bolso ou deixar em algum lugar parado e também com a tela virada para baixo.

      DanielDeivis Schuman


      • Daniel 70
        Daniel 24/06/2017 Link para o comentário

        Também uso Gravity Screen aqui!

        Léo Walk


    • 42
      Conta desativada 26/06/2017 Link para o comentário

      masoque?


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 23/06/2017 Link para o comentário

    Não uso root e até agora não tive problemas de compatibilidade de apps.

    Deivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Que bom brother!


  • Ralf Alencar 34
    Ralf Alencar 23/06/2017 Link para o comentário

    Atualmente se perde muito ao fazer root nos aparelhos, acaba não compensando, mas em aparelhos que já não tem mais suporte pelas fabricantes ainda é uma excelente pedida.

    Luiz de SáConta desativadaDeivis SchumanConta desativadaConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Ótimo comentário brother!


    • AC&MM 72
      AC&MM 24/06/2017 Link para o comentário

      Sim e não. Depende muito de saber o que está fazendo e saber reverter o processo.

      Conta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 23/06/2017 Link para o comentário

    hum legal apesar de eu nunca ter rooteado os que eu tive ou tenho

    Deivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Nunca se aventurou com custom rom brother Vran?

      Victor Lima


      • Victor Lima 78
        Victor Lima 25/06/2017 Link para o comentário

        Não man kkkkkk

        Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 26/06/2017 Link para o comentário

        Então viva essa nova experiência brother!

        Victor Lima


      • Victor Lima 78
        Victor Lima 27/06/2017 Link para o comentário

        Precisa não rapaz kkkk não faço ideia de como mexer nessas coisas kkkk

        Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 27/06/2017 Link para o comentário

        É viciante brother!

        Victor Lima


  • Daniel 70
    Daniel 23/06/2017 Link para o comentário

    Nem todo mundo que faz root no Android está em busca de grandes aventuras ou alterações fraudulentas e significativas no aparelho. Às vezes a ideia é simplesmente eliminar algum aplicativo da sua operadora ou fabricante, ou definir determinadas configurações mais avançada. SafetyNet e cia no combate à fraude, dificultando a vida dos usuários que apreciam a liberdade dos aparelhos roteados, hoje em dia eu não vejo vantagens no root.

    Henrique P.Ader MarceloAC&MMDeivis SchumanLéo WalkConta desativadaTharcyzoConta desativada


    • 60
      Conta desativada 23/06/2017 Link para o comentário

      Sim exatamente excluir apps inúteis não é crime nenhum

      Conta desativadaHenrique P.DanielAC&MMDeivis SchumanLéo Walk


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Infelizmente algumas fabricantes ainda não deixa de forma simples desinstalar alguns aplicativos de fábrica!

      Conta desativadaHenrique P.Conta desativadaDanielAC&MMConta desativada


      • Daniel 70
        Daniel 24/06/2017 Link para o comentário

        Principalmente a Samsung!

        Deivis SchumanHenrique P.Conta desativada


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 26/06/2017 Link para o comentário

        Sim brother Fonseca!


  • Alexandre Maia 39
    Alexandre Maia 23/06/2017 Link para o comentário

    Simples, não faça root no celular.

    Luiz de SáDeivis SchumanConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      ^^


  • Henrique P. 74
    Henrique P. 23/06/2017 Link para o comentário

    Nada que o Magisk não ajude ksksks. Acho que é uma boa começar a pensar em um espaço para as atualizações e dicas de tal app.

    Conta desativadaAder MarceloDeivis SchumanConta desativadaTharcyzoConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Magisk ou superSU brother Henrique Potter?

      Henrique P.Conta desativada


      • Henrique P. 74
        Henrique P. 24/06/2017 Link para o comentário

        Ao meu ver tanto faz. Pra mim Magisk, mas o SuperSU não é mal pedido

        Deivis Schuman


  • Everton B. 25
    Everton B. 23/06/2017 Link para o comentário

    Prefiro ter o root! A Google ainda peca na questão backup online de apps e dados... A fragmentação e desinteresse das operadoras/fabricantes sem manter as atualizações nos força a correr para ROMs personalizadas e isso traz vários problemas e se não tivermos o root dificulta ainda mais pra quem quer se manter atualizado...

    Conta desativadaAC&MMDeivis Schuman


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Sim brother! Principalmente pra quem não tem um aparelho da atualidade!

      Conta desativada


  • Sean Murray 3
    Sean Murray 23/06/2017 Link para o comentário

    tenho root no meu moto g1,mas vejo que aos pouco está se tornando desnecessário ter root em celulares novos ,outra coisa,esse tutorial se aplica ao Super Mario Run?

    Deivis SchumanConta desativadaHenrique P.


    • Henrique P. 74
      Henrique P. 23/06/2017 Link para o comentário

      A qualquer app que não funcione com root

      Deivis SchumanLéo WalkConta desativadaConta desativada


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Pra aparelhos não tão novos, é necessário root pra sempre estar atualizado!

      Ader Marcelo


  • 32
    Conta desativada 23/06/2017 Link para o comentário

    Usei muito root para ativar som estéreo e rádio FM... Muitos aparelhos tem essas duas funções mas vem desativado... Hoje em dia não vejo necessidade de root

    Conta desativadaConta desativadaLuiz de SáDeivis SchumanConta desativadaFernando LimaAdilson MagalhãesConta desativadaConta desativadaDaniel


    • Deivis Schuman 124
      Deivis Schuman 24/06/2017 Link para o comentário

      Se tiver um Smartphone que sempre tem atualização não precisa mesmo brother!
      Agora se pretendente usar uma custom rom com a ultima versão do Android, só consegue isso com root!

      Conta desativadaAder MarceloConta desativada


    • Eduardo S. 18
      Eduardo S. 26/06/2017 Link para o comentário

      Ativar o rádio FM eu sei, mas como consigo utilizar a saída de som superior para tornar o aparelho estéreo? Pesquisei e só achei para o Nexus 5.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.