Como se comportar na Play Store: 5 erros a serem evitados (com exemplos)

androidpit google play store hero
© nextpit

Você já deve ter lido na Play Store comentários como "Não instala", "Será que esse app é bom?", "Não tem em Português", "Muito bom", "Vou instalar, se gostar depois dou mais estrelas". Eles são úteis? Eles ajudam alguém? Como não pagar mico e ser um bom cidadão na Google Play Store? Confira.

Não é para testar e voltar depois

Alguns apps e jogos, enquanto você os está utilizando, podem ficar incomodando com mensagens frequentes, pedindo que você avalie o título caso tenha gostado. Caso não seja sua vontade avaliar naquele momento, alguns colocam a opção "Lembre-me" depois, mas outros chantageiam colocando a opção "Não, não gostei".

É fato que esses avisos e pedidos tiram a paciência de muitos, mas a solução para isso não é ir até a loja e avaliar o jogo ou app de maneira superficial, pois isso prejudica a experiência dos outros usuários e dificulta o trabalho do desenvolvedor.

play store01
Um clássico a ser evitado / © NextPit (captura de tela)

Os exemplos acima são o pior tipo de comentário que existe, não seja uma dessas pessoas. Avaliar com uma nota baixa e avisar que, caso goste do que baixou "volta para dar mais estrelas" é um comportamento que confunde e estraga o algoritmo de destaques.

O ideal é: não ceda às chantagens do desenvolvedor. Se não está pronto para avaliar o app ou jogo, simplesmente escolha a opção negativa. Quando tiver testado o suficiente, lembre-se de ir até a Play Store avaliar, isso ajuda a todos e incentiva que outros avaliem apps que você ainda pode querer.

Não escreva qualquer coisa

Comentários curtos que dizem "Demais!", "Show!", "Aprovado", não querem dizer muita coisa. Quando você se dá ao trabalho de ir escrever algo, aproveite e escreva algo que realmente será útil para todos.

play store02
Parece útil  / © NextPit (captura de tela)

A situação se deteriora quando o ser humano entra na avaliação apenas para escrever coisas sem o menor sentido, como letras aleatórias ou comentários sem sentido. Apenas parem.

O ideal é: exerça seu papel de cidadão, mesmo que digital. Forneça uma avaliação decente, fale sobre o app ou jogo de maneira mais abrangente. Não é necessário escrever mais do que cinco linhas, mas uma avaliação sucinta e sincera, completa, já pode fazer o dia de muita gente. Lembre-se das avaliações legais que você leu por aí.

play store03
Você baixaria um app com essas avaliações? Eu também não sei / © NextPit (captura de tela)

Não pense que todos falam português

O sistema Android do seu smartphone provavelmente está em português, incluindo aí a sua Play Store. Até mesmo algumas descrições de apps estão em português, uma maravilha! Mas você não deve pensar que, por causa desses fatores, todo o planeta vai falar em português com você.

Quer reclamar de um problema no app que você comprou? Você deve fazer isso, mas não em português! Confira antes, pelo desenvolvedor, pelos títulos publicados e até pelo site deles, se a equipe é brasileira, e se entenderá o que você escrever.

play store04
A tradução da resposta nem tem concordância... / © NextPit (captura de tela)

É óbvio que, se estiverem interessados, os desenvolvedores podem passar o seu comentário por um tradutor, mas muita informação pode ser perder por aí, e sua reclamação será em vão. Ou então eles podem nem se dar ao trabalho de traduzir.

O ideal é: faça a pesquisa antes e descubra o idioma dos criadores do app. Tente falar no idioma deles, as chances de receber um retorno são maiores. E, caso não haja um email para contato, cobre!

Não transforme a avaliação em um fórum

A ideia das páginas dos apps e jogos é para que você dê uma nota de uma a cinco estrelas e escreva brevemente sobre o que achou da sua experiência de forma geral, coesa e aprofundada. Não é o lugar para perguntar como faz para fazer rodar em tal smartphone ou para reclamar que o jogo não baixou fora da sua rede WiFi.

play store05
Isso, eles parecem ter anotado tudo / © NextPit (captura de tela)

O ideal é: Não é para constatar que não funciona em seu smartphone, ou que o jogo é uma droga porque precisa de internet. O próprio AndroidPIT tem um fórum onde você pode entregar suas mágoas e frustrações. A dica é a mesma, avalie o app pelo que ele é.

Não deixe de denunciar

Se você ver algo de errado, é seu dever denunciar. Xingamentos, spam, links maliciosos, você não pode deixar passar. E aí estamos falando não apenas de comentários, mas também de apps suspeitos, que tragam problemas ao seu smartphone ou tentem conseguir dados pessoais.

play store06
Isso ajuda em algo? Não? Denuncie / © NextPit (captura de tela)

É você quem ajuda a regular o que entra e sai da Play Store. São muitos apps e jogos chegando todos os dias, e apesar de o Google avaliar a integridade deles com seus robôs, a sua ajuda é essencial.

E você, não gosta de quais comportamentos na Google Play Store?

Ir para o comentário (22)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
22 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 23
    Ricardo 18/09/2018 Link para o comentário

    Excelente matéria! Mas... o brasileiro tem aquele hábito terrível de achar que crítica é dizer "não gostei, porque acho que não tem a ver". Exigir uma avaliação profunda de qualquer coisa é pedir por um nível de abstração e argumentação lógica que quase ninguém tem. Aquilo que mais lemos nas avaliações é "legal!" ou "muito bom!", além de "é uma bosta, não baixem!". O lendário "se eu gostar volto e dou mais estrelas" também é uma pérola. O que é que se pode esperar de um povo que discute com a embaixada alemã, acusando-os de não entenderem que "nazismo é de esquerda"?!? Ahahahahah.


  • 13
    Jefferson Rodrigues 15/09/2018 Link para o comentário

    Pior mesmo são os comentários sem nenhuma pontuação gramatical. É horrível de ler e entender a resenha.

    J H Gouveia


  • 3
    Eduardo 15/09/2018 Link para o comentário

    Concordo com quase tudo, menos com a parte em que devemos falar a língua dos donos do app; primeiro que fazemos a avaliação para que os que estão no nosso país vejam, sempre vemos as avaliações nacionais, e não as que foram feitas em outros paises, e depois, se o app foi disponibilizado em nosso país, deve entrar nas nossas regras, devem estar preparados para nós, inclusive no idioma, "o chocolate pode ser suíço, mas se quer vender aqui, a embalagem deve estar em português".
    Ótima matéria.

    Jefferson RodriguesLeandro AlvesConta desativada


    • 35
      Conta desativada 15/09/2018 Link para o comentário

      Boa Edu, é isso aí. Onde assino? rsrs

      Eduardo


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 15/09/2018 Link para o comentário

    Muito bacana esse artigo, com dicas importantes sobre possíveis erros no play store.


  • Diego Scorpion 28
    Diego Scorpion 15/09/2018 Link para o comentário

    Tinha que ter um colorado falando merda! JAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJA


  • Marcos Paulo 20
    Marcos Paulo 15/09/2018 Link para o comentário

    O pior tipo que tem "se o app for legal volto pra dar mais estrelas", já vi muitos comentários como esses em apps que queria baixar, inclusão (digital) as pessoas sem educação acaba dando nisso ai que vemos.

    Leandro AlvesConta desativada


    • 13
      Jefferson Rodrigues 15/09/2018 Link para o comentário

      A grande maioria que escreve isso é criança.


  • Felipe de Carvalho 35
    Felipe de Carvalho 14/09/2018 Link para o comentário

    Só para fins de esclarecimento, que app é esse que "transformou um Galaxy Pocket em Note, rodando PUGB a 100 fps"? Não que eu precise, claro, mas só por saber mesmo : )

    PS.: Ri demais com o cara chamando a mãe dos outros de "gorda interplanetária".


  • Roger S. 32
    Roger S. 14/09/2018 Link para o comentário

    Os piores são aqueles que dão uma estrela e escrevem: "Vou testar, se for bom, dou 5 estrelas"... patético;

    Leandro AlvesConta desativadaMarcos Paulo


  • Reinaldo Batista Medeiros 9
    Reinaldo Batista Medeiros 14/09/2018 Link para o comentário

    Mas o que esperar de uma parcela de pessoas que possuem preguiça de ler, de aprender, infelizmente a educação no Brasil é frágil, a noção de respeito e de cultura, piorou mais ainda.

    Leandro AlvesConta desativadaDaniel


  • 45
    Conta desativada 14/09/2018 Link para o comentário

    Essa matéria vem de encontro a muitos comentários sobre o Deezer. São vários comentários reclamando que ele não é gratuito e cheio de propagandas. Reclamações sem fundamentos, já que o mesmo é gratuito, com restrições (o que concordo). Muitos querem aplicativos estáveis, sem propagandas e não querem pagar por isso e o pior reclamam como se tivesse razão. Patético!

    Leandro AlvesConta desativadaMarcos Paulo


  • Eduardo Reis 18
    Eduardo Reis 14/09/2018 Link para o comentário

    É o mesmo caso de ser testador beta. Se for para não avaliar corretamente melhor não ser testador. Mas as pessoas querem ser testador para receber uma atualização antes que os outros. Mas não é para isto que serve o programa!

    Leandro AlvesConta desativadaMarcos PauloConta desativadaStella Dauer


  • Henrique Ariel 29
    Henrique Ariel 14/09/2018 Link para o comentário

    Isso que está melhor. O que eu mais via antigamente era "Muito bon, testei no meu galaxy S(aqui ia uma versão mais nova da ultima lançada) meu pai é dono da sansung" hahahahhaha.


  • Rafael Nunes 26
    Rafael Nunes 14/09/2018 Link para o comentário

    Esses comentários são tipo aqueles de quando você quer comprar um produto, daí você entra pra ver a avaliação do produto e a pessoa comenta, "chegou direitinho, pode confiar".

    Leandro AlvesStella DauerPaulo J. A. Mello


    • 13
      Jefferson Rodrigues 15/09/2018 Link para o comentário

      Mas esse tipo de comentário ajuda também.


  • Rafael Nunes 26
    Rafael Nunes 14/09/2018 Link para o comentário

    É que muitos ainda acham que as empresas fazem os app unica e exclusivamente para eles. Ai quando algo não agrada a eles, se sentem como se não foram atendidos. Por isso comentam tanta baboseira

    Marcos PauloConta desativadaPaulo J. A. Mello


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 14/09/2018 Link para o comentário

    Como sempre isso é consequência da "Pátria Educadora" que deu inclusão digital mas não instrução digital. Vejo muitas avaliações na loja em outras localidades e se o pessoal não quer escrever simplesmente dá as estrelas e pronto.
    Lembro bem que antigamente a loja em português era compartilhada com Portugal e os portugueses sempre reclamavam dos brasileiros e suas avaliações absurdas... Com razão.

    Leandro AlvesMarcos PauloDanielConta desativadaStella Dauer


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 14/09/2018 Link para o comentário

    comentários desse naipe encontrados na Play Store é culpa da M.I.D. !!!


  • Lígia B. 31
    Lígia B. 14/09/2018 Link para o comentário

    Que raiva que me dá encontrar tanto comentário inútil e poucas estrelas porque "se eu gostar volto pra dar mais estrelas".

    Marcos PauloConta desativadaPaulo J. A. Mello


  • Paulo Ricardo 31
    Paulo Ricardo 14/09/2018 Link para o comentário

    Ótima matéria. Infelizmente o povo precisa aprender a avaliar corretamente os apps afim de auxiliar de verdade quem for ler e ajudar os devs na evolução do app/jogo.

    Mas, discordo totalmente do começo do artigo, se o dev enche o APP de pedidos de avaliação, não dando tempo nem de usar direito, é dever do usuário apresentar uma reclamação na loja sobre tal comportamento incômodo. Reclamar do excesso de popups com pedidos de avaliação é um feedback valido como qualquer outro. Não vejo nada de errado nisso.
    Se não quer reclamação sobre popups com pedidos de avaliação, é só não encher o APP com isso. Simples!

    Vinícius MedeirosConta desativadaConta desativadaStella DauerEduardo ReisPaulo J. A. MelloHenrique ArielErnesto Koji Nakazawa


  • 41
    Conta desativada 14/09/2018 Link para o comentário

    Lembro-me de 2016, todo mundo brincando na página oficial de download do Google Play Services. Até eu brinquei nos comentários kkk'

    ★★★★★

    "Muito útil: o Google Play Services me ajudou a achar o rato da Coca Cola."

    Conta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.