Como se proteger de tentativas de clonagem no celular

Como se proteger de tentativas de clonagem no celular

As invasões em mobiles tem sido cada vez mais frequentes, por isso é sempre bom reforçar a segurança. As clonagens de celular aumentaram bastante e é um dos maiores riscos atualmente.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar na proteção. Vamos lá?

Tome cuidado em redes públicas

O famoso wi-fi de graça pode se tornar uma baita dor de cabeça. As redes abertas são muito menos seguras e estão constantemente expostas a invasões.

Essas redes devem ser utilizadas apenas para funções basicas, como troca de mensagens e acessos rápidos nas suas redes sociais. Nada de acessar seu internet banking ou dados sigilosos.

Aquele SMS estranho é pra isso mesmo

Uma dos meios mais frequentes de clonagens de celulares é pelo acesso a links suspeitos. Aquele SMS com a promoção do Faustão, ou daquele banco que você nem tem conta, muitas vezes tem o intuito de te direcionar a clicar em um link que vai infectar seu aparelho.

Caso exista a coincidência de ser algum serviço em que você tenha conta ou contrato, é melhor se informar e se comunicar com a empresa. Ainda mais se o número que te enviou a mensagem não é comercial.

Evite os APKs e apps suspeitos

Se até mesmo na loja de aplicativos aparecem malwares, imagina nos sites por ai. São vários os relatos de downloads que resultaram em um uma infecção por malware, muitas vezes rodando em segundo plano mascarados em um algum aplicativo que parece oficial.

Cuidado também com aplicativos pedindo permissões estranhas. Como acesso ao microfone e câmera, por exemplo.

androidpit apk installer app icon
Tome cuidado com os APKs / © ANDROIDPIT

Aposte na biometria

Caso você precise deixar seu celular carregando em algum local, como no escritório ou sala de aula, ter uma senha forte é outra dica importante.

Com o desbloqueio biométrico, você utiliza a impressão digital ou reconhecimento facial, assim não precisa facilitar na hora da senha por conta da praticidade.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.