Como ter a aparência do Android 12 no seu celular agora mesmo

Como ter a aparência do Android 12 no seu celular agora mesmo

O Android 12 trouxe uma das maiores revisões da interface do usuário ao sistema operacional do Google em anos. O Material Design deu lugar para o Material You, em que você passa a ser o centro das atenções. E o mais legal de tudo isso é que, graças a comunidade de desenvolvedores, você já pode ter muitos dos recursos visuais do Android 12 no seu celular agora mesmo.

A previsão da equipe do Android é consolidar os recursos finais do sistema operacional em agosto deste ano. Contudo, considerando que as versões 10 e 11 do SO foram lançadas no mês de setembro, é possível que o Android 12 siga o mesmo caminho. Mas isso não significa que você receberá o update ainda em 2021, pois o processo de atualização de fabricantes como Samsung, Xiaomi e Motorola é muito diferente daquele do Google.

Sabendo disso, muitos desenvolvedores já começaram a trabalhar em cima do Material You para oferecer uma experiência de customização similar com aplicativos alternativos. Este é o caso, por exemplo, de Launchers, widgets e pacotes de ícones disponíveis na Play Store. É utilizando estes aplicativos de terceiros que você já pode ter a aparência do Android 12 no seu celular. Abaixo, explico como fazer isso.

Pegue um atalho:

Para ter a aparência do Android 12 você precisa de um launcher compatível

Mudar a aparência da interface do usuário começa pela mudança do lançador de aplicativos, ou simplesmente launcher. Isso porque muitas das sugestões de widgets e pacotes de ícones precisam ser compatíveis com o lançador de aplicativos padrão.

As opções disponíveis na Play Store são variadas e prometem modificar a sua experiência com a interface do usuário a partir de opções de configuração simples. A minha sugestão é baixar o Nova Launcher, um dos apps mais populares da categoria e disponível grátis na loja do Android.

Baixar o Nova Launcher na Google Play Store

Depois de baixar o Nova Launcher, você precisa configurar o app como lançador padrão do sistema, pois assim será mais fácil implementar as mudanças como os novos pacotes de ícones e widgets sugeridos neste artigo. 

Android 12 launcher
Primeiro de tudo: configure o Nova Launcher como o lançador padrão do sistema / © NextPit

Contudo, você poderá usar o launcher de sua preferência, contanto que o aplicativo permita o uso de pacotes de ícones e widgets otimizados para o Material You. Nós temos uma lista com 25 opções de launcher para escolher na Play Store.

Feito isso, vamos para o próximo passo.

Como ter os atalhos rápidos do Android 12

Além do lançador, o Android 12 tem uma característica muito marcante que são os atalhos rápidos que passaram a ocupar um espaço maior na tela. Ao que tudo indica, ainda não existe uma opção perfeita para customizar qualquer celular neste sentido, porém, o aplicativo Mi Control Center oferece a experiência mais próxima que você pode encontrar hoje.

A grande questão aqui são as permissões de Acessibilidade e de Notificações, pois como o aplicativo irá modificar recursos do sistema para funcionar perfeitamente, é exigido acesso aos controles do celular e a permissão de leitura e controle da tela. O app possui mais de 95 mil avaliações na Play Store e uma pontuação de 4.4.

A versão básica do aplicativo permite usar a barra de notificações e os atalhos rápidos conforme você vê na figura abaixo. Como disse acima, não é perfeito, porém, mostra um layout muito próximo do que temos hoje no Android 12 e ainda traz algumas opções de configurações extras para muitos celulares.

Baixar o Mi Control Center na Google Play Store

Android 12 mi control center
Essa é a opção mais próxima para contar com a UI dos atalhos rápidos do Android 12  / © NextPit

Como ter o papel de parede do Android 12

Os papeis de parede do Android 12 vazaram na rede faz algum tempo, e muitos canais já disponibilizaram versões em alta resolução das imagens. Este é o caso do site russo rozetked, que disponibilizou os wallpapers em duas pastas no Google Drive, bem como o canal Mr Android FHD.

Baixar os papeis de parede do Android 12 - Pasta 1

Baixar os papeis de parede do Android 12 - Pasta 2

Baixar os papeis de parede do Android 12 - Pasta 3

Para usar as imagens como papel de parede do seu celular, basta baixá-las direto no aparelho, pressionar longamente sobre a tela, escolher a opção Estilo e Papel de Parede > Minhas fotos > Download > Selecionar a imagem desejada > Confirmar.

Pronto! Você está usando o papel de parede do Android 12 no seu celular.

Android 12 wallpaper
Tenha os Wallpapers do Android 12 no seu celular agora mesmo / © NextPit

Como ter os widgets do Android 12

Estamos na versão Beta 3.1 do Android 12 e, até agora, os widgets ainda não foram adicionados ao sistema, logo, é uma das grandes curiosidades da maioria das pessoas usando a versão em desenvolvimento. Porém, alguns dos principais widgets do Android 12 já estão disponíveis em aplicativos de terceiros na Play Store.

Por mais que tenha tentado encontrar opções gratuitas para sugerir neste tutorial, falar de widgets otimizados para o Material You e não citar o KWGT seria uma heresia. Para trazer a aparência do Android 12 para o seu celular, este aplicativo pago é uma das melhores opções que encontrei até o momento.

Baixar o KWGT Kustom Widget Maker na Google Play Store

Baixar o KWGT Kustom Widget Pro Key na Google Play Store (R$10,00)

Após baixar e instalar o aplicativo, você precisa criar um widgets para KWGT. É só a partir daí que será possível adicionar os widgets do pacote Android 12. Para tanto, siga o seguinte caminho:

  1. Pressione longamente a tela inicial e toque na opção Widgets;
  2. Role para baixo até encontrar Kustom Widget. Quando estiver aqui, arraste e solte o tamanho de widget de sua preferência na página inicial. Em seguida, toque na parte Click to Setup or long-press to Resize (Clique para configurar ou mantenha pressionado para redimensionar);
  3. Quando abrir o KWGT, navegue até o pacote Android 12 Widget, são 110 opções de widgets, escolha o que deseja adicionar à tela;
  4. Ao escolher o widget, você será redirecionado até a tela de edição. Toque no botão Salvar no canto superior direito no formato de um disquete.
Android 12 widgets KWGT setup
Após configurado, você terá 110 opções de widgets baseados no Material You para usar / © NextPit

Pronto, agora você pode ter uma experiência com widgets muito similar àquela que o Android 12 irá oferecer. O mais interessante aqui é que os widgets também mudam de cor aqui conforme você muda de papel de parede. Contudo, a experiência com os controles do player de música ou volume são um pouco limitadas.

Android 12 widgets 2
Usando o KWGT é possível mudar a cor dos widgets de acordo com as cores do Wallpaper / © NextPit

Na Play Store, existe uma versão gratuita para quem quer ter apenas o design dos relógios do Android 12. Os widgets são muito bem feitos também, só não oferecem a mesma opção de mudança de cor conforme o tema usado no papel de parede. No entanto, já oferece uma experiência com as novas formas do Material You. 

Baixar o Android 12 Clock Widgets na Google Play Store

Android 12 widgets
Os widgets de relógio vem com diferentes opções e são muito similares ao que vimos no Google I/O / © NextPit

Como ter os ícones do Android 12

Outro ponto importante da interface do usuário de um smartphone é a apresentação dos ícones dos aplicativos na tela. Para customização dos ícones, a loja do Android oferece uma série de pacotes. No meu teste, usei o "Pixel pie icon pack" e o "Android 12 Icon Pack". Mesmo pago, este último é o que mais gostei e é o que aparece na captura de tela abaixo.

Android 12 icon pack
As opções de ícones para o Android 12 são baseadas nos primeiros vazamentos sobre o sistema / © NextPit

É isso aí, usando as sugestões acima, o seu celular terá a aparência do Android 12, com as novas diretrizes do Material You.

O que você achou destas dicas? É claro que a maioria das sugestões aqui apenas aproximam a interface do usuário do seu celular daquilo que teremos no Android 12. Para uma experiência completa com a nova versão do SO, você terá que esperar pela atualização do sistema. Para saber se o seu celular é um dos candidatos a receber o update entre 2021 e 2022, acesse a nossa central de atualizações do Android 12.

E aí, que tal ficou a UI do seu Android com as características visuais do Material You? Se você possui outras dicas de aplicativos, widgets e configurações para trazer a aparência do Android 12 para qualquer celular, compartilhe com a nossa comunidade nos comentários abaixo.

Fonte: beebom

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Da trabalho hein -)


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 1 mês Link para o comentário

      Verdade, mas é um trabalho gostoso, sabe? Enquanto estava pesquisando para este artigo me dei conta do quanto vivemos na bolha das interfaces dos nossos aparelhos e esquecemos do quanto dá para ser original a partir da customização do celular. Eu me diverti muito fazendo este artigo...


      • Douglas Charles Cunha há 1 mês Link para o comentário

        Nunca deixei de usar customização em celular. Os meus sempre são exclusivos porque eu mesmo crio meus ícones e papel de parede. Nunca gostei de visual algum de qualquer versão de sistema operacional, seja Windows, Android, iOS, Linux, etc.
        Infelizmente a cada lançamento de versão os desenvolvedores vão limitando as modificações. É triste.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.