NextPit

Primeiros passos para transformar sua casa em uma Smart Home

AndroidPIT smart home android man 0721
© NextPit by Irina Efremova

O verdadeiro conceito em torno do Smart Home irá levar bastante tempo para se tornar realidade. Mas, felizmente, existem alguns acessórios e dispositivos que podem oferecer alguns benefícios neste sentido. Neste artigo iremos lhe mostrar algumas alternativas que você poderá recorrer para tornar seu ambiente "mais inteligente".

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

O que é Smart Home?

Resumidamente, é um termo que está ligado a automação residencial integrada, que oferece diferentes possibilidades ao usuário através da internet. Através deste sistema podem controlar eletrodomésticos, iluminação, temperatura, multimídia, segurança, janelas e portas. 

Minha casa pode ser smart?

Sim. Qualquer casa pode se tornar inteligente. Para isso, será necessário um Wi-Fi potente, capaz de atingir todos os cômodos da casa. 

smart home infografico BRA
Bem-vindo a uma Smart Home! ( clique aqui para ampliar a imagem) / © NextPit

Dispositivos para sua casa inteligente

Hoje, vamos fazer um tour pela minha Smart Home hipotética, onde iremos descobrir o que fazem esses dispositivos inteligentes e como eles podem nos ajudar.

Smart Lock

Para receber sua visita na minha casa hipotética, vou sair para comprar cerveja, refrigerantes e lanches. Na hora de voltar para casa, certamente estarei cheio de sacolas nas mãos e terei que fazer malabarismos para pegar a chave e abrir a porta quando eu chegar. Com uma fechadura ingrediente, ou sistema Smart Lock, poderei abrir minha porta com a biometria do meu dedo. Bem mais prático!

No mercado nacional existem poucas opções de Smart Lock, onde o usuário pode cadastrar sua biometria em fechaduras inteligentes. É claro que esse conceito deve se disseminar nos próximos anos. NO Mercado Livre, por exemplo, é possível encontrar fechaduras da marca Kevo, que são gerenciadas através do celular.

Geladeira

Bom, entrei em casa e vou guardar tudo o que sai para comprar. O mais importante aqui é que não esqueci de comprar nada, pois o sistema inteligente da geladeira me lembrou da quantidade de cervejas que eu tinha guardada. Ela também me lembrou que tinha pouco leite e iogurte. 

Sim, isso é possível no sistema Smart Home ideal. Nessa área temos investimentos agressivos da Samsung (linha Samsung Hub) e da LG. Seus lançamentos mais recentes incluem telas sensíveis ao toque na porta da geladeira, cameras para fazer escaneamento dos alimentos dentro da geladeira, reunindo informações sobre data de compra e de vencimento.

samsung ha ref rf56k9540sr food management innerview cameras
Geladeira inteligente da Samsung / © Samsung

Central multimídia

Que tal um pouco de música? Essa é uma das possibilidades dos sistemas inteligentes que eu mais gosto, que é ouvir música a partir de qualquer um dos aparelhos Wi-Fi em qualquer cômodo da casa. Você pode assinar um serviço específico para essa finalidades, como o Sonos, ou integrar os ambientes utilizando serviços convencionais de streaming, como Spotify.

Assistente Virtual

Os assistentes virtuais estão mais difundidos hoje. Para ativar uma música como falei acima, por exemplo, eu posso pedir ao Google Home ou para a Alexa, da Amazon. Eles são bem otimizados e funcionam a partir de comandos de voz.

Engadget
Este é o Google Home  / © Engadget

Câmeras de segurança

É claro que minha casa não é uma mansão, mas por questões de segurança eu posso optar por um sistema de câmeras de vigilância. No sistema de Smart Home elas conseguem exibir imagens sobre alguém que está no portão de casa em qualquer cômodo que eu estiver, através de um smartphone, tablet, monitor ou TV. Tudo o que eu preciso fazer é pegar o celular e me comunicar com essa pessoa, sem sair do lugar.

Lâmpadas

Chegamos ao quarto da casa! Para criar uma atmosfera mais aconchegante, vou mudar as cores das lâmpadas para dar um tom mais quente ambiente. Também vou desligar a luz da cozinha que deixei ligada. Mas, não se engane, tudo isso será feito através do meu smartphone, graças às lâmpadas inteligentes da Philips Hue.

Smart TV

Que tal terminarmos nosso passeio pela minha casa com um bom filmes ou série na Netflix? Sim, pois numa casa inteligente não pode faltar uma TV inteligente. Esse dispositivo é padrão, ou seja, são TVs com sistemas operacionais e com acesso a internet. Se você pode baixar apps ou espelhá-los na TV, você tem uma Smart TV.

Sony android tv 24
Smart TV / © ANDROIDPIT

Limpeza inteligente

Nossa tour pela minha casa está chegando ao fim, mas, antes, gostaria de mostrar uma novidade: meu aspirador de pó inteligente. Um produto como o iRobot Roomba 650, pode ser controlado através do smartphone, e tudo o que eu vou precisar fazer é me preocupar em monitorá-lo. Simples assim.

Monitoramento de sono

Mais uma vez: obrigado por terem acompanhado meu tour. Agora vou dormir e espero ter uma agradável noite de sono. Em cima da minha mesa de cabeceira da cama está o dispositivo Hello "Sense my voice", que é um monitor de sono. Esses aparelhos reunem sensores, como humidade, temperatura, pressão luz e medido de qualidade do ar, e precisa ser colocado debaixo do travesseiro para que o monotonamente aconteça. Assim, tenho um registro completo sobre minha noite.

Outros produtos inteligentes que merecem ser destacados

As opções são inúmeras, e só descrevi alguns dispositivos aqui. Gostaria de mencionar dois dispositivos inteligentes aqui que eu considero como úteis. Um deles é o termostato inteligente, que controla o ar condicionado com base na umidade do ar. Pode parecer bobeira, mas com um dispositivo deste conseguimos economizar energia e também dinheiro. O segundo é um detector para vazamento de água, que nos sinaliza sobre eventuais problemas previamente. Existem muitos acessórios com essas funcionalidades à venda no mercado.

Por fim, gostaria de saber: você usa algum desses dispositivos? Algum deles você gostaria que fizéssemos um review? Participe da nossa enquete e deixe sua contribuição.

Em qual dispositivo inteligente você está mais interessado?
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   84
    Conta desativada 12/04/2017

    Ai minha casa fica tao inteligente que começa a me achar burro e agir por contra propria ta loco

50 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • AC&MM 13/04/2017 Link para o comentário

    PRIMEIROS PASSOS PARA TRANSFORMAR SUA CASA EM UMA SMART HOME:
    Tenha muito (mas muito) dinheiro.


  • Henrique Veresconde 13/04/2017 Link para o comentário

    Coisa de mulher... Kkk


    •   76
      Conta desativada 14/04/2017 Link para o comentário

      Preconceito. Para com isso!


  • Paulo Ricardo 12/04/2017 Link para o comentário

    Aí eu faço um Review negativo de algum desses produtos, e o pessoal da empresa não gosta e bloqueio minha casa remotamente, igual ao americano que ficou sem garagem porque o dono da empresa é muito "sensível" à reclamações de clientes e brickou remotamente o dispositivo abria a garagem dele. Não obrigado, prefiro a velha e boa tecnologia analógica pra minha casa.


  • Adamo Moura 12/04/2017 Link para o comentário

    Não tenho dúvida que isso vai ser muito comum em um futuro não muito distante. Alguém já assistiu o filme Her "Ela", recomendo, um ótimo filme sobre esse tema, com direito a tomar chifre da assistente virtual e tudo ! rs


  • Henrique Veresconde 12/04/2017 Link para o comentário

    Nunca vi tanta besteira em uma só matéria...queria que eu pudesse deletar assuntos bestas do Android Pit com minha voz.


    • Ilan E. 18/04/2017 Link para o comentário

      Você é chato demais.


  • Danilo Cesar 12/04/2017 Link para o comentário

    Ja assistiram a casa monstro ? Então... vai ser do mesmo jeito kkkkkk.... o diia que você ficar na cama por mais tempo, a cortina pega e enrola em você e começa a clicar em você, assim como você faz no celular quando ele trava sabe.... e vai querer reiniciar você kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    o duro é se a casa soltar um : " O HUMANO NÃO ESTA RESPONDENDO " .... ai se tá no mato kkkkkkkkkkkk

    Conta desativada


    •   76
      Conta desativada 14/04/2017 Link para o comentário

      Lembrei e deu arrepio...hahahaha


  •   41
    Conta desativada 12/04/2017 Link para o comentário

    Assim que eu estiver com a chave do meu tão sonhado apartamento em mãos, até as portas e janelas vão ser inteligentes.


  • Phelipe B. 12/04/2017 Link para o comentário

    Esqueceram de falar que o passo ZERO é ter muito dinheiro para investir.


  • Marcos Gundis 12/04/2017 Link para o comentário

    A tecnologia cada dia mais inteligente e seres humanos cada dia mais burros e cegos!


  • Nivaldo Cavalcante 12/04/2017 Link para o comentário

    Haha o wifi já cai com o PlayStation e os smartphones conectados, imagine a casa toda!


  • Miranildo Cabral 12/04/2017 Link para o comentário

    Limpeza ingrediente, esse é ponto smart o mais interessante :)

    Conta desativada


  • Deivis Schuman 12/04/2017 Link para o comentário

    Assistam um filme chamado Ex Machina!

    Conta desativada


  • Mickael Fernandes 12/04/2017 Link para o comentário

    Com certeza um sistema de limpeza! Tenho amigos com esses robôs aspiradores e só tecem elogios. Também estou querendo um...


    • Deivis Schuman 12/04/2017 Link para o comentário

      Mas tá caro ainda brother!


      • Mickael Fernandes 12/04/2017 Link para o comentário

        Realmente, mas a tecnologia está se popularizando... já se acha um legalzinho em promoção por ~800 reais. Pelo que as pessoas falam, ainda vale bastante a pena, hehe.


    •   44
      Conta desativada 12/04/2017 Link para o comentário

      Ja tive a oportunidade de ter um robo desses em casa por 2 semanas. É muito bom. Ainda mais pra mim que tenho 2 gatos e deixa pelo pra todo lado.


  • José Luís Silva Martiniano 12/04/2017 Link para o comentário

    Muito legal esse artigo.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.