NextPit

Como usar o novo e o tradicional recurso de status do WhatsApp

Androidpit best texting app whatsapp 9935
© NextPit

A última grande atualização do WhatsApp trouxe o recurso de vídeos curtos do Snapchat ao mensageiro. Se você não está familiarizado com a função, não se preocupe, neste artigo você aprenderá a usar e atualizar o seu status no WhatsApp usando o recurso "Recados" (tradicional) ou as "Atualizações de Status" (novo).

Destacar mudanças recentes

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Pegue um atalho

Como usar o status tradicional do WhatsApp

Desde a atualização para a versão 2.17.95 do WhatsApp beta, já é possível voltar a usar o tradicional modo de status no WhatsApp. Assim, a "frase" do seu perfil volta a aparecer para os seus contatos.

Para mudar o texto de status, chmado agora de "Recados", basta clicar no menu do WhatsApp (três pontos no canto superior direito da tela) > Configurações > clique no seu perfil > clique sobre a frase de status e você poderá modificá-la.

whatsapp status antigo
Você pode voltar a ter a sua antiga frase de status / © NextPit

Como usar o novo recurso de vídeos curtos do WhatsApp

Logo que você entra na aba Status, você terá um exemplo feito pela própria equipe do WhatsApp, este é o primeiro vídeo curto que você terá contato. Confira agora alguns controles e funções que você precisa conhecer para assistir e capturar vídeos de status:

  • Clicar sobre a imagem muda o bloco de status (cena ou pedaço), necessariamente uma atualização de status não precisa ser um vídeo, mas uma imagem estática com adesivos, por exemplo;
  • Para criar um vídeo, clique no botão inferior direito da tela principal da aba "Status";
  • Se você fizer um vídeo, o áudio será gravado também;
  • Clicando no menu lateral dos seus vídeos de status ou imagens, você poderá compartilhar com algum dos seus contatos, bem como ver quantas pessoas assistiram ao seu status;
  • Responda a qualquer atualização de Status clicando no botão de responder e digitando uma mensagem em uma conversa que aparecerá separada.
meu status whatsapp
Você também pode compartilhar status direto com seus contatos a partir da aba "Status" ou deletá-los manualmente / © NextPit

Para fazer seu primeiro update de status, clique no botão inferior direito lembre-se: para fazer vídeo você segura o circulo na parte inferior da tela; para fotos basta apenas um toque.

meu status whatsapp 1psd
Clique no botão inferior verde (captura de tela 1) e comece a gravar um vídeo ou capture uma foto / © NextPit

Aqui, você pode usar ainda a câmera principal ou a frontal, bem como o flash. Depois de gravar um vídeo ou capturar uma foto, você poderá editá-los:

  • Cortar;
  • Adicionar adesivos;
  • Adicionar texto;
  • Desenhar.

Vale lembrar que todas essas ferramentas são conhecidas do próprio WhatsApp que, apesar de copiar alguns recursos do Snapchat, conseguiu manter as funções bem parecidas com aquelas que já tínhamos no mensageiro.

meu status whatsapp 2
Use os recursos de edição para deixar seus vídeos curtos ainda mais legais / © NextPit

Depois de fazer seu vídeo, este, automaticamente será compartilhado conforme a sua configurações de privacidade. Diferente do Snapchat, no qual você pode adicionar um tempo de reprodução e de exclusão do vídeo ou imagem, no WhatsApp o seu status estará disponível por 24 horas e, a cada novo vídeo, este será integrado ao seu vídeo curto anterior, assim, se você fizer 10 vídeos em uma hora para mostrar seu status, seus amigos terão 10 partes para assistir.

Logo, se você deseja fazer um vídeo com diferentes partes, basta criá-los separadamente, e seus amigos poderão tocar na tela para passar cada parte de forma mais rápida ou aguardar o tempo de duração de cada vídeo de status. Faça o teste, este é um dos recursos mais legais que encontrei até o momento.

Para deletar seus status, basta clicar sobre o menu em "Meu Status" > pressionar o vídeo ou imagem que deseja excluir da série > clicar sobre o ícone da lixeira. Contudo, tenha em mente que, passadas as 24h da criação do vídeo curto, o mesmo irá se autodestruir.

Como configurar a privacidade do status

Depois do update, as telas abaixo deverão aparecer assim que você abrir o app pela primeira vez depois da atualização:

atualizacao status whatsapp
Aqui você poderá escolher que verá as suas atualizações de status / © NextPit

Neste momento, o que você deverá levar em consideração é o detalhe sobre as "Configurações de Privacidade". Ao clicar nesta opção, você poderá definir quais dos seus contatos é que poderão ver os seus vídeos curtos. Lembre-se, qualquer usuário do WhatsApp terá que acessar a barra de "Status" para ver seus vídeos, não significa que ao fazer um vídeo você irá automaticamente enviá-los para seus contatos.

Dito isso, se você quiser que todos os contatos no seu WhatsApp possam ver suas atualizações de status, escolha a primeira opção. A segunda opção se refere apenas a quem não poderá ver os seus vídeos curtos e a terceira e última, apenas aqueles que poderão ver sua atualização de status. 

Para mudar as configurações de privacidade, acesse a aba Status > menu (ícone dos três pontos na parte superior) > Privacidade de Status.

Seus contatos no WhatsApp não sumiram

Para acessar os "Contatos", agora temos um botão na parte inferior direita da tela. Bem como, o acesso rápido à câmera com a introdução de um ícone da câmera na primeira aba.

contatos whatsapp
Antes (esquerda); Depois (direita) / © NextPit

E aí, você já está usando a atualização de status do WhatsApp? O que achou?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

177 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luiz Mofati 30/03/2017 Link para o comentário

    PelamordeDeus! Porque ainda não inventaram um bloqueador de grupos? Tem certos grupos de família que nos adicionam, e depois a nossa vida vira um inferno, não param de falar bobagens, nem de madrugada! E o pior é que se a gente sai do grupo, vem todo mundo ligando para saber porque saiu e algum fdp vai e adiciona de novo. O inferno existe e está nos grupos de familia do Whatsapp...


  • Wilton Mid 13/03/2017 Link para o comentário

    O whatsapp voltou a traz e retirou o status antigo? Pq hj atualizei o meu para versão 2.17.99 e função recado(antigo status) sumiu :(


  • Marcio S. 13/03/2017 Link para o comentário

    GRAÇAS A DEUS o status normal voltou!!!!!!!!!


  • Emerson Morais 11/03/2017 Link para o comentário

    essa nova função que copia o snapchat pra mim não soma e nem atrapalha, tanto faz


  •   60
    Conta desativada 11/03/2017 Link para o comentário

    Completando: o watsapp deveria ser um messenger nao uma rede social pra isso existe o facebook ja tem o "snapgram" no ista ou quem quiser usa logo o bom e velho snapchat.
    Por min migrava pro Allo ou Telegram porem nenhum desses dois e tao popular quanto o wats (pelo menos onde eu moro) e isso meio que me isolaria.


  •   60
    Conta desativada 11/03/2017 Link para o comentário

    Odiei esse novo status por min podia ter como opcao desativa-lo e voltar com a lista de contatos na aba mas voltar com o "recados" ja e um comeco aguardo sair a att pra versao final.


  • David tardie 11/03/2017 Link para o comentário

    vou sair do beta tester, Deps que dá 9 horas dá noite não cai msg como antes fica estranho bem ruim


  • Squalo 11/03/2017 Link para o comentário

    "Novo" risos.


  • airton 10/03/2017 Link para o comentário

    Quer dizer que inventaram o teste beta pra deixar o aplicativo de como era antes.
    Sei sei!!


  • Jairo rios 10/03/2017 Link para o comentário

    Resumindo , "voltou o que era antes e deixaram a opção do status " , e isto é ótimo , cada vez mais pesado , estilo Facebook

    Conta desativada


  • Julio 10/03/2017 Link para o comentário

    Status com o antigo texto ja voltou, torne-se usuário beta e atualize pra versão 2.17.95, lembrando que continua os status vídeo e foto tbm


  • Julio 10/03/2017 Link para o comentário

    Status com vídeo e foto e gif, pra os exibicionistas de rede social, mais uma opção pra se exibir, kkk, e o zap ainda avisa quem dos seus contatos visualizou...


  • Daniel 10/03/2017 Link para o comentário

    Simples! Não usar! Se quiser "postar" algo no status melhor baixar um aplicativo de rede social e Usá-la, wattsapp deixando de ser wattsapp!

    Conta desativada


  • Tarlisson Jose 10/03/2017 Link para o comentário

    Eu tive que reinstalar o beta para o original e copia se tornando um só . Kkkkkkkkkkk


  • Whyatt Earp 10/03/2017 Link para o comentário

    Melhor função do WA, é a função, desinstalar. Ótima. A função.


  • José Luís Silva Martiniano 10/03/2017 Link para o comentário

    Já estou para desinstalar esse app do meu dispositivo.


  • Henrique P. 10/03/2017 Link para o comentário

    Tomara que retirem aquila peida de status com foto...


    • Fernando Camargo 10/03/2017 Link para o comentário

      Não era nem pra terem colocado pra começo de conversa.


      • Henrique P. 11/03/2017 Link para o comentário

        Eu to suspeitando que foi por que o Snapchat tá pra vir a ser descontinuado. Lembrando que o Instagram também está copiando recursos do Snap, e todos os 3 apps são de propriedade do FB


      • Lucas ☯ 11/03/2017 Link para o comentário

        O Snap não é do Facebook!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.