NextPit

Como ver os aplicativos que têm acesso às suas contas

Como ver os aplicativos que têm acesso às suas contas

Hoje vou mostrar uma maneira simples de verificar se os seus aplicativos têm acesso indevido aos seus perfis do Google, Facebook, Twitter, etc., e como revogar essa permissão.

sec
© My Permissions

Existem muitos aplicativos que realizam esse serviço. Um dos melhores é o Online Privacy Shield, que tem versão em português e pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store (link no final deste artigo). Este app fará uma busca pelos aplicativos que têm acesso às suas contas online (Facebook, Instagram, Twitter, Google, Dropbox, Flickr, entre outras) no seu smartphone ou tablet.

secur
Escolha um perfil online (esquerda) e o app mostrará quantos app tem acesso a ele (direita). / © NextPit

Ao abrir o Online Privacy Shield, você poderá escolher a conta que deseja verificar. O app irá então fazer uma busca e mostrar os aplicativos que tem acesso à conta (escolhi a minha conta do Google como exemplo):

secur1
Você pode revogar ou confirmar as permissões de acesso de um app ao seu perfil. / © NextPit

Para bloquear o acesso de algum aplicativo, basta clicar em “Revogar”, em vermelho, logo abaixo do nome do app. Suas permissões serão revogadas e você ainda pode contar o motivo e partilhar a informação com outros usuários. Além disso, você pode confirmar os direitos do aplicativo clicando no botão verde “Confiar”.

secur2
A opção de adicionar mais contas (esquerda) e as configurações do app (direita). / © NextPit

O melhor do Online Privacy Shield é que ele não coleta os seus dados enquanto faz a “faxina”. Com ele, descobri que 7 aplicativos tinham acesso às informações da minha conta Google, inclusive o “Pocket”, que eu já havia apagado depois de um teste. Clicando no aplicativo da lista, você também pode ver em detalhes as permissões concedidas. Para adicionar mais uma conta, deve-se pagar pelo serviço ou compartilhar o link do app com os amigos. Se eles baixarem o Online Privacy Shield, você recebe o serviço de graça.

No caso do Facebook, existe a opção extra de bloquear o acesso de aplicativos de amigos à sua conta, individualmente ou em bloco, função extremamente útil nesses tempos de apps intrusivos.

Você já conhecia esse aplicativo? Tem outra sugestão de gerenciador de permissões?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

6 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rudi Santos 12/03/2014 Link para o comentário

    Via Protect é um app interessante !!!


  • Rudi Santos 12/03/2014 Link para o comentário

    Via Protect é um app interessante !!!


  • Lukas A. 12/03/2014 Link para o comentário

    Ótima informação.


  • Carlos Henrique 12/03/2014 Link para o comentário

    Só para deixar claro o que o artigo deveria deixar: o aplicativo só permite visualização grátis de UM tipo de conta. Para ter acesso a mais, você pode pagar um valor mensal para poder usar o aplicativo ou copiar um link e pedir para pessoas clicarem. Resumindo: instalei e apaguei, tem melhores que realmente são gratuitos.


    • Daniel Carrara 12/03/2014 Link para o comentário

      Olá, Carlos. Na verdade, se você compartilhar o serviço e seus amigos também baixarem o app, você ganha mais serviços de gerenciamento grátis. Você mencionou outros serviços melhores e gratuitos. Poderia compartilhar conosco os aplicativos? Deixaria o tópico mais interessante para a nossa comunidade.
      Obrigado pela informação adicional, irei incuí-la no artigo.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.