NextPit

Você compraria (ou já comprou) um smartphone com sistema desatualizado?

android lollipop hero newapit
© Google

Eu já comprei um smartphone que saia de fábrica desatualizado, e acredito que você também já tenha passado por isso alguma vez na vida. Logo, o objetivo da nossa enquete de hoje não consiste em julgar compras que já fizemos, mas sim saber se você já se arrependeu alguma vez com elas ou se repetiria essa escolha novamente. Afinal, você investiria num smartphone com sistema atualizado?

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Comprar um smartphone com sistema desatualizado pode parecer uma escolha sem alternativas para o usuário algumas vezes. Isso acontece, principalmente, quando gostamos de determinada marca, queremos seu lançamento mais recente e acabamos relevando alguns contras do modelo.

Muitos comentários de leitores aqui do AndroidPIT ilustram bem essa situação, onde o fato de um aparelho vir com menos potência, menos memória RAM ou tela inferior acabam sendo relevados pelo usuário. De fato, nós muitas vezes fingimos não ver alguns contras, tudo em nome da marca do coração. Contudo, a fatura vem mais tarde, e quase sempre ela é alta.

androidpit Kitkat vs Marshmallow
Ainda vale comprar um aparelho com KitKat ou Marshmallow?/ © NextPit

Quando o software já sai de fábrica desatualizado, por exemplo, temos um sinal claro de que a fabricante também relevou características importantes que um lançamento deve ter, subestimando assim, por muitas vezes, seus usuários.

Não demora muito para cairmos numa situação de cobrança, onde vamos atrás dos fabricantes cobrar a atualização que nosso smartphone merece. Porém, muitas marcas sequer contam com um canal de relacionamento que informa seus usuários sobre o andamento de atualizações, principalmente aquelas que vendem muitos modelos. Muitas somem, deixam o usuário literalmente na mão.

Os fabricantes ditam as regras e o nosso papel está em questionar, analisar e debater antecipadamente sobre algo que queremos comprar. Software desatualizado definitivamente não é um bom sinal, não é garantia de nada ao usuário, prejudica a experiência de uso e tem diversos outros contras.

Poderia fazer um artigo à parte sobre os pontos negativos de um aparelho desatualizado. Hoje, contudo, venho perguntar à você:

Você compraria (ou já comprou) um smartphone com sistema desatualizado?
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Deivis Schuman 19/03/2017

    A grande maioria dos consumidores nem sabe que já existe a versão 7.1.1 do Android!
    Ou seja, a grande maioria nem se importa com isso! O que realmente importa é funcionar redes sociais e mensageiros!

  •   93
    Conta desativada 18/03/2017

    William, mas aí temos que levar em consideração os consumidores que não possuem esse conhecimento, para alterar o smartphone ou aqueles que não querem fazer esse processo!

  • Wagner 18/03/2017

    Quem quer smartphone com a última atualização disponível, compra um Apple ou os smartphones da Google... Simples assim...

  •   41
    Conta desativada 18/03/2017

    Concordo plenamente, Marcelo. Por mais que sejamos "desenvolvedores", há muitos clientes leigos que sempre precisam de uma recomendação mais expert sobre qual smartphone comprar.

  •   93
    Conta desativada 18/03/2017

    Isso Lucas, a gente sempre acha que todos os consumidores tem o mesmo conhecimento da turma do AP!

169 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   22
    Conta desativada 02/04/2017 Link para o comentário

    não!!!


  • Diego Silva 29/03/2017 Link para o comentário

    só compro se o Hardware for bom e também se Existir ROMs alternativas atualizadas!. não posso ficar para trás, uso um moto G 1ª com roms personalizada do android 7.1!


  • Thalles Henrique 22/03/2017 Link para o comentário

    A tecnologia é uma das melhores áreas pra demonstrar a aplicação prática do ditado "o barato sai caro". Demorou, mas aprendi. No meu aparelho atual, gastei R$ 900 no lançamento, em 2014. Agora, só compro um acima de R$ 2000, que seja high range, porque mid (mesmo alguns dos tais intermediários premium) são só enchimento de linguiça.


  • J H Gouveia 21/03/2017 Link para o comentário

    Meu moto x1 é lollipop e continua funfando bem. rsss


  • Davi 21/03/2017 Link para o comentário

    Cyanogenmod tá aí pra isso né kkk


  • VictorDunguinha 20/03/2017 Link para o comentário

    Comprei o LG X POWER que com certeza não será atualizado rsrs e vai morre no 6.0.1

    CAV


  • Edson Matheus 20/03/2017 Link para o comentário

    a questão qual celular? com o hardware? por exemplo se eu pegar o lg g2 vale a pena dependendo do preço vale muito a pena, se eu tenho conhecimento necessario para botar custom rom, vai de boa.
    mas ai querer comprar um lg l prime da vida não tem nem como.


  • raphael m. 20/03/2017 Link para o comentário

    A realidade é que os que se preocupam com atualização são as minorias mesmo, acredito eu que os critérios dá maioria que vai comprar um smartphone o grande peso e quando foi lançado


    • VictorDunguinha 22/03/2017 Link para o comentário

      No meu caso cansei das promessas de melhora de consumo de bateria e comprei o LG x power, não vai ser atualizado mas aí só por uma custom, mais importante que atualização é o celular me acompanhar


  • Pedro Remigio 20/03/2017 Link para o comentário

    Já comprei sim, mas foi que eu não tinha conhecimento sobre Android, e era o que minha renda permitia comprar na época. Não me arrependo, porque realmente não tinha conhecimento, e o aparelho me serviu bem no tempo que o tive, inclusive foi atualizado por um tempo.


  • Luiz Henrique 20/03/2017 Link para o comentário

    Compro e não me arrependo, primeiro porque a MIUI mesmo com Android desatualizado tem as funções sempre atualizadas, segundo porque jogo uma custom rom AOPS e já fico com o Android Nougat.


  • Vladimir 20/03/2017 Link para o comentário

    o problema é quando você tem um smartphone mais parrudo que o lançamento recente e ele vem mais atualizado que o seu


  • Denis 20/03/2017 Link para o comentário

    "Você compraria (ou já comprou) um smartphone com sistema desatualizado?" - Compraria sim, caso o hardware e o preço valessem à pena e se houvesse também suporte à custom roms.


  •   35
    Conta desativada 20/03/2017 Link para o comentário

    A pergunta é: você comprou algum smartphone com sistema atualizado?


  • Alex Dias 20/03/2017 Link para o comentário

    A compra dependeria de diversos fatores no meu caso, como só uso custom rom se soubesse de uma com a versão do android atualizada ou se eu tivesse interesse em alguma característica ou falha das versões anteriores eu compraria sim.


  • Gustavo Mendonça V. 19/03/2017 Link para o comentário

    Se for um top de linha do ano passado ou retrasado eu compraria sim, eu só ia passar uma Custom ROM para usar a versão mais atual do Android.


  • Jessé N. 19/03/2017 Link para o comentário

    Ano passado, em junho, comprei um Galaxy S5. Ele saiu com o Android Kit Kat, aí já atualizou via OTA pro Lollipop logo que liguei, e depois de uns meses foi pro Marshmallow. E então, ele deu problema 2 vezes, pq molhou, em seguida, apareceu com um sabre de luz rosa no meio da tela, e depois de reparado, deu bug de novo no display. (Todos os reparos foram feitos pela garantia, juntos, totalizaram 2 meses). Então, mês passado eu resolvi ligar pro sac Samsung (a propria atendente da auroruzada que me sugeriu) e explicar a minha saga com o aparelho (to na Sammy desde o S1, que AUNDA FUNCIONA!). Dois dias depois de ter ligado, me ligaram de volta da Samsung, dizendo que havia sido autorizada a troca do meu aparelho por um Galaxy S7. 4 dias depois, o aparelho chegou, e assim que liguei, já começou a baixar o 7.0 Nougat! Estou feliz da vida com ele! Está muito lindo, fluido e "clean" com o novo sistema!!!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.