NextPit

Coronavírus pode sobreviver por até 28 dias em telas de celular

corona
© Pixabay

Segundo uma pesquisa realizada pela organização científica australiana CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization), o coronavírus (Sars-Cov-2) pode permanecer em algumas superfícies por até 28 dias. Infelizmente, isso inclui também telas de celular. 

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

A descoberta muda o que já era tido como conhecido sobre o vírus, uma vez que 28 dias é um período muito mais longo do que havia sido anteriormente divulgado. Os estudos também sugerem que o vírus permanece pelo mesmo período em aço inoxidável, vinil, cédulas de dinheiro e plástico. Em superfícies lisas, o vírus sobrevive a 20ºC. 

"A 20ºC, que é aproximadamente a temperatura ambiente, descobrimos que o vírus era extremamente robusto, sobrevivendo por 28 dias em superfícies lisas", afirmou a vice-diretora do ACDP (Australian Centre for Disease Preparedness), organização australiana também envolvida nas pesquisas.

corona1
Coronavírus permanece em superfícies por até 28 dias / © Pixabay

Também foram testadas temperaturas a 30ºC e 40ºC, que diminuíram o tempo de sobrevivência do vírus. A pesquisa reforça a importância de manter as superfícies limpas com o material adequado. 

Os experimentos foram todos realizados em locais escuros, uma vez que, de acordo com pesquisas, a luz ultravioleta mostrou matar o vírus. De acordo com Peter Collingon, professor da Australian National University, lugares ao ar livre são mais seguros "porque a luz ultravioleta está lá e o vírus pode ser inativado". Não se deve esquecer, por outro lado, que ainda existe o risco de transmissão através da fala, tosse ou espirro, enquanto somente 10% da transmissão ocorre por superfícies.

Fonte: The Guardian

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios 12/10/2020 Link para o comentário

    Manter os gadgets higienizados , mas sem neurose .


  • Vinicius Da Silveira 12/10/2020 Link para o comentário

    Experimento furado. As telas de celulares esquentam e já disseram varias vezes que o vírus enfraquece com o calor.