NextPit

Cinco cuidados que você deve ter antes de comprar um celular Android

AndroidPIT xiaomi android one 2066
© NextPit

O Android não é o sistema operacional mais usado no mundo por acaso. A diversidade de produtos e preços de milhares de modelos que rodam o robô verde acabam tornando a escolha por um dispositivo não-iOS a melhor alternativa para muitas pessoas. Existem, contudo, alguns cuidados básicos que você deve ter na hora de comprar seu primeiro Android, ou se você pretende trocar seu atual por uma escolha consciente e de melhor custo/benefício.

Cuidados para comprar um Android

Reputação da marca

Antes de mais nada, escolha uma marca. Isso permitirá que, primeiramente, você se identifique com o design de determinado fabricante e toda sua essência. Isso fará você ter uma base dos pontos fortes e fracos dos produtos da empresa e também - o mais principal - seus principais problemas com os consumidores.

Se o produto for um lançamento, dificilmente você encontrará muitos registros de reclamações e experiências de uso. Na dúvida, aguarde um pouco mais.

AndroidPIT BEST SMARTPHONES 2017 2663
Avalie a reputação da sua marca favorita / © NextPit

Procure entender a filosofia da empresa como, por exemplo, se a mesma trabalha com foco em linhas de baixo custo ou então se apenas os modelos mais caros são os melhores.

Pesquise sobre o valor de revenda médio do seu modelo ou de modelos similares da mesma marca;

Tente identificar se a companhia escolhida costuma lançar muitos dispositivos ao longo de um único ano. Se você não gosta de sair perdendo dinheiro quando resolve trocar de smartphone, uma empresa com portfólio grande demais ou com excesso de reclamações pode ser perigo.

Atualizações do sistema

Com relação aos updates de sistema, tenha em mente que o determinado pela Google é que as fabricantes mantenham seus aparelhos atualizados por ao menos 18 meses. Isso inclui novas versões do Android, atualizações pontuais de melhorias e segurança.

Identifique se a marca escolhida tem uma boa reputação no que diz respeito aos updates do Android. Existem fabricantes que atualizam apenas modelos mais caros e mantém os básicos sem atualizações. Investigue tudo.

Nem todas as empresas dispõem de canais de suporte que detalhem a chegada ou a distribuição em massa de atualizações. Para isso, sites especializados, como o nosso, e fóruns em redes sociais ajudam bastante a expandir sua pesquisa. O mais importante, em todo caso, é determinar se atualizações são ou não importantes para você.

samsung galaxy S5 android update optimization
Atualização em dia importa pra você? / © NextPit

Cuidados básicos com importação

Agora, se você vai importar, procure se informar sobre a reputação da empresa que você escolheu antes de começar a investir em sua nova compra.

Assista ou leia reviews, participe de discussões em fóruns ou sites especializados e, sobretudo, certifique-se que seu celular escolhido funcionará no Brasil sem quaisquer restrições, como internet 4G ou até mesmo no idioma do sistema.

A compra em si é um processo delicado mas, acima de tudo, sempre se organize para pagar o preço cheio do produto, isso inclui seu frete internacional, nacional e a tributação. Nunca se programe para pagar apenas o preço original do produto.

As dicas sobre tributação e importação você encontra nos artigos abaixo:

Como transferir seus dados do iPhone

Se você está vindo do iOS - ou qualquer outro sistema (eles existem, ainda?) - pesquise por tutoriais em vídeo e texto que expliquem como é possível transferir todos os seus dados de uma aparelho para o outro. É claro que muito usuário prefere fazer uma instalação limpa, sem puxar dados pessoas - apenas contatos - mas isso é algo pessoal. O Google Drive, o Drop Box, o Google Fotos e diversos outros serviços de armazenamento em nuvem podem receber suas imagens, vídeos e documentos do iCloud sem quaisquer problemas.

betas android o vs ios 11
Transfira seus dados de um sistema para outro / © NextPit

O trabalho aqui pode ser mais manual que automático, mas pode acabar compensando. Não é tudo que pode ser transferido com segurança de um sistema para outro, como as conversas do WhatsApp, por exemplo, mas os demais dados podem ser sincronizados com a conta Google sem muitos problemas.

Suporte e assistência técnica

O último passo não é o menos importante, saiba disso. Não se trata de descobrir se os celulares da marca que você escolheu costumam ou não dar problemas, até porque isso é bastante subjetivo, mas sim de identificar se o suporte pós-venda funciona.

Saber quantas assistências próximas a sua casa existem e como funciona o SAC da fabricante são cuidados essenciais que você deve ter.

AndroidPIT dead galaxy s6 3076
Saiba se a marca atende bem seus clientes no pós-venda / © NextPit

Se você importar o produto, veja se o modelo escolhido é homologado pela Anatel para receber suporte ou se a fabricante costuma oferecer suporte a modelos não vendidos aqui oficialmente. Agora, caso a marca sequer exista no Brasil, ou seja, se ela for exclusiva de outros mercados, procure ter uma noção das assistências que possam reparar seu produto ou então substituir peças quando necessário.

E você, quais outros cuidados toma na hora de escolher um celular?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

50 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Marcio A. 29/03/2018 Link para o comentário

    Importante: não pagar caro demais.


  • Léia M. 24/03/2018 Link para o comentário

    Não salva uma fabricante Android... ultimamente todas estão apresentando problemas dos mais simples aos mais complicados.


    •   40
      Conta desativada 24/03/2018 Link para o comentário

      Os aparelhos da OnePlus não está tendo nenhum problema! Pense bem antes de comentar!


    • David CD 25/03/2018 Link para o comentário

      Victor, a Léia está certa. Todas fabricantes estão sujeitas a defeitos de fábrica. Muitos smartphones chega ao consumidor e em pouco tempo dá dor de cabeça ao consumidor, infelizmente essa é a realidade.


  • Edson Coelho 24/03/2018 Link para o comentário

    É evidente a insatisfação geral com a LG. Já tive um Nexus 5 e me atendeu bem por anos. A marca piorou tanto assim foi?


  • Léo Walk 24/03/2018 Link para o comentário

    Estava muito afim de pegar o Redmi 5 Plus, mas conversando com os amigos aqui do site e assistindo vídeos, notei que o problema maior de quase todos os smartphones da Xiaomi é o áudio. Nisso já fiquei com um pé atrás neste quesito.


    • David CD 25/03/2018 Link para o comentário

      Disso você não tenha dúvida. A linha redmi sofre desse mal, principalmente em gravações de vídeos. Agora os tops de linha e os intermediários premium acho que não sofra desse mal.


  • Maurício Rodrigues 24/03/2018 Link para o comentário

    Levando em conta o custo X benefício para mim hoje o melhor foi o Zenfone 4 é a Asus está garantindo que fiz uma boa escolha com updates em dias e sistema rodando liso...


    •   40
      Conta desativada 24/03/2018 Link para o comentário

      Sim, a ASUS está fazendo um ótimo trabalho! A ASUS mudou desde que foi lançado o Zenfone 3!


  • Victor Lima 24/03/2018 Link para o comentário

    procedência... não ser LG... sempre manusear antes...não ser da Lenovo... tomar cuidado com anúncios baratos até mais... e não ser Lenovo e LG de novo..


    •   40
      Conta desativada 24/03/2018 Link para o comentário

      Victor Lima, uma coincidência tem entre Lenovo e LG, o nome das duas começam com a letra L!


  • José Luís Silva Martiniano 23/03/2018 Link para o comentário

    Sensacionais dicas, ótimo artigo sobre cuidados básicos na hora de comprar um novo smartphone. Além disso, vejo o custo benefício, configuração (memória RAM, interna, bateria, tela e preço). No momento, estou quase fechando negócio na aquisição de um Zen Fone 4. O legal seria um Huawei Mate 10 Pro, porém está acima das minhas possibilidades, na atualidade.


  • Jerry Wendel 23/03/2018 Link para o comentário

    Assistência da Motorola nunca me deixou na mão


  • Jerry Wendel 23/03/2018 Link para o comentário

    Não compre LG, positivo, CCE... No demais depende do seu uso. Óbvio que os médios e tops são os indicados

    Conta desativada


    •   40
      Conta desativada 23/03/2018 Link para o comentário

      Verdade brother Jerry! Não compre LG sendo top de linha! Se não, só vai ter dor de cabeça!


  • Agnaldo 23/03/2018 Link para o comentário

    1 e a última são as mais importantes que servem pra todos, a importação e transferência de iPhone só pra pessoas específicas, já as da atualização do pra quem gosta de matemática e realmente se importa com números visto que ultimamente é só isso que muda no sistema.


    •   40
      Conta desativada 23/03/2018 Link para o comentário

      Verdade brother Agnaldo! As atualizações do Android só estão mudando o número e o design do sistema!

      Conta desativadaAgnaldo


  • Sidney 23/03/2018 Link para o comentário

    Eu sempre achei que assistência técnica no país é muito importante. Mas tem que ver se vale a pena arriscar, pois muitas vezes você consegue importar um equipamento equivalente por 1/4 do preço. Nesse caso é vantagem.
    O maior problema de importar é que dependemos da empresa falida chamada Correios, e a coisa não está fácil com eles.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.